Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 40 Estão perdoados os
teus pecados. Neste caso, a condição do homem parece ter sido o resultado
direto de pecado ou então fê-lo refletir mais seriamente sobre a sua natureza
pecadora. Este blasfema. A acusação dos escribas e fariseus, opondo-se aqui
pela primeira vez a Jesus na Galileia, condenaram-no por assumir as
prerrogativas divinas. (Lucas. 5:21). Qual é mais fácil? Uma pergunta que não
tem resposta. Ambas as declarações são igualmente fáceis de serem pronunciadas;
mas qualquer uma delas necessita de poder divino para ser acompanhada de ação.
Um impostor, que procurasse evitar desmascaramento, tecla achado a primeira
mais fácil, é claro. Jesus precedeu à cura da enfermidade para que os homens
soubessem que ele tinha autoridade para tratar a sua causa, prefigurando assim
a expiação. O Filho do Homem tem sobre a tona autoridade. A autoridade de
Cristo para perdoar e curar são dons divinos para a humanidade. 9-13. Vocação
de Mateus, e a festa na sua casa. Todos os sinóticos registram este incidente
logo depois da cura do paralítico. Mateus. Também chamado Levi (Mc. 2:14; Lucas.
5:27). Assentado na coletoria. Cafarnaum (9:1) ficava perto da estrada que ia
de Damasco para as cidades costeiras, e era portanto um lugar favorável -para
se recolher impostos sobre as mercadorias que iam pela estrada ou que teriam de
cruzar o Mar da Galileia. Edersheim descreve, com base em fontes rabínicas, os
impostos aborrecidos que eram extorquidos, e as classificações dos coletores,
dos quais Mateus, como funcionário da Alfândega, era do pior tipo (Life and
Times of Jesus, 1, 515-518). Ele se levantou e o seguiu. Esta atitude marcou um
completo rompimento com o passado; não haveria mais retomo. Seu cargo podia ser
ocupado por outro, e encontrar novo emprego seda difícil para um publicano.
Estando ele em casa à mesa. Esta festa na casa de Mateus (Lucas. 5:29) talvez
fosse realizada algum tempo depois de sua chamada. Ele convidou publicanos e
pecadores, seus antigos companheiros que viviam em oposição à vontade de Deus
conforme revelada no V.T. Sem dúvida os convidou para que Jesus pudesse
ganhá-los para Si. Para os fariseus que faziam a mais rígida distinção e se
tinham na conta de justos, Jesus respondeu que o seu ministério era necessário
aos pecadores, como os serviços do médico são necessários aos doentes. Os
justos. Jesus usou a estimativa dos próprios fariseus a respeito de si mesmos
para responder à objeção deles.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus
abençoe a todos)
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