22 de fevereiro de 2024

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 2  INTRODUÇÃO Título. A profecia de Miquéias recebe o seu título do nome do próprio profeta. O nome Mîkâ (LXX, Micaías; Vulg., Miquéias) é uma abreviação de Mîkayâ. O profeta é chamado por este último nome completo em Jeremias. 26:18. A forma original e mais completa é Mîkayâhû, que significa, "Quem é Jeová?" Esta forma mais completa era o nome de um príncipe em II Crônicas. 17:7. É usado para homens e mulheres indistintamente e geralmente é abreviado. Yahu é uma forma antiga do nome do Deus de Israel, geralmente traduzido para "Jeová" (Êxodo. 6:3; Salmos. 83:18; Isaias. 12:2; 26:4). O nome do profeta, como ode outros profetas, Elias, Eliseu, Oséias, Joel, Obadias e outros, é detalhe importante. Tais nomes, junto com o nome de Deus ou de Jeová, indicavam a atitude de submissão do profeta para com o verdadeiro Deus e, no caso de Miquéias, era um desafio aos pecadores e falsos profetas. Data e Autoria. A data do ministério é dado em relação aos reinados de Jotão (739-735 A.C.), Acaz (735-715 A.C.) e Ezequias (715- 687 A.C.), reis de Judá (Miqueias. 1:1). Miquéias começou a sua obra no tempo de Jotão e serviu através de todo o reinado de Acaz e talvez todo o de Ezequias. Sua obra, que está intimamente relacionada com a de Isaías, foi escrita durante os refilados de Acaz e Ezequias. Tanto Miquéias como Isaías, embora se dirijam principalmente a Judá, torna claro que o juízo divino também recairá sobre o Reino do Norte. Que Miquéias profetizou durante o reinado de Ezequias é confirmado por Jeremias. 26:18, 19. Há certos críticos liberais que julgam a obra objetivamente, usando o método histórico-crítico. Para eles o livro de Miquéias não passa de outra produção humana. Esquecendo-se que temos apenas partes de suas mensagens transmitidas em épocas diferentes e que ele estava profundamente preocupado com as condições políticas e sociais do seu povo, e que ele foi movido pelo Espírito de Jeová, esses críticos encontram o que eles consideram glosas e interpolações que eles datam do período pós-exílico. Eles rejeitam o sobrenatural na profecia, especialmente a citação de Babilônia em 4:10, apesar do fato da Assíria ser o poder hostil naquele tempo. Na disposição e no campo de ação, os capítulos 1-5 são semelhantes às profecias de Isaías. Nos capítulos 1-3 Miquéias anuncia o iminente julgamento do pecado, e nos capítulos 4 e 5 ele proclama que Israel será confortada através do perdão e da restauração. Por isso os "liberais" atribuem os capítulos 4 e 5 a um Deutero-Miquéias do período pós-exílico. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...