
1 Reis (Comentário Bíblico Moody) 38 1) Hadade, um príncipe da casa real de Edom, que escapara ao
massacre de Joabe e fugira com alguns dos seus seguidores para o Egito,
onde foi gentilmente tratado por Faraó. Agora, aparentemente sem
nenhuma razão válida, mas pela providencial direção de Deus, pediu e
obteve permissão de Faraó para retornar para casa. De volta em Israel,
comprovou-se um espinho na carne de Salomão (vs. 14-22).
2) Rezom de Damasco, o filho de Eliada, depois da derrota de seu
senhor, Hadadezer (II Samuel. 8:3-8, 10), veio a ser um bandido que, com
um grupo de renegados, atormentava o país. Logo após a morte de Davi
ele tomou a cidade de Damasco, sem dúvida por meio de um ataque
surpresa. Salomão não conseguiu expulsá-lo dali. Pouco a pouco Rezom
tornou-se uma ameaça crescente que dominava as rotas comerciais do
Oriente (vs. 23-25).
3) Jeroboão, o filho de Nebate, da tribo de Efraim, veio a ser,o
adversário interno de Salomão. Um jovem de considerável capacidade e
talento, ele logo atraiu a atenção do rei (v. 28), que o colocou como
superintendente de suas obras públicas.
29. Sucedeu nesse tempo que . . . o encontrou o profeta Aías, o
silonita. Saindo de Jerusalém um dia, o jovem Jeroboão foi subitamente
abordado por Aías, o profeta (apresentado aqui pela primeira vez), que
simbolicamente lhe revelou o seu futuro. O profeta pegou a sua própria
capa que estava usando e a rasgou em doze pedaços. Entregando ao
jovem dez pedaços e retendo dois, anunciou-lhe que Deus estava para
dividir o reino de Salomão do mesmo modo, dando dez tribos a Jeroboão
e deixando apenas duas com a casa de Davi.
31. E disse a Jeroboão: Toma dez pedaços. À luz da profecia,
Jeroboão já era considerado o líder do novo estado de Israel, formado
por causa do juízo disciplinar dos pecados de Salomão.
32. Porém ele terá uma tribo, por amor de Davi, meu servo. O
pronome "ele" sem dúvida se refere à casa de Salomão, isto é, a Roboão
e seus descendentes. Essa tribo, a de Benjamim, apegou-se fielmente à casa de Davi. As duas tribos são consideradas como uma só; portanto, na
realidade, nenhuma tribo ficou faltando aqui.
33. Porque Salomão me deixou e se encurvou a Astarote . . . a
Camos. . . e a Milcom. Uma razão específica apresentada para a divisão
iminente foi a idolatria – um pecado, que, apesar da severidade do juízo
divino, continuou infestando os dois reinos até que foram para o
cativeiro.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos