
 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 4   Títulos e Autoria. Uma das coisas que primeiro se nota em um 
salmo é o título que leva. Como chegar a uma adequada interpretação 
desses títulos é um dos problemas mais exasperantes apresentados por 
este livro. Às vezes é a autoria que está enfatizada nos títulos; noutras, o 
relacionamento. A ocasião da composição dos salmos às vezes é 
indicada. Certos títulos fazem referência do uso especifico de um salmo 
para o culto público. Outros títulos indicam o desejado efeito musical ou 
cenário. Outros ainda descrevem o caráter básico do salmo como 1) um 
hino para ser cantado com acompanhamento musical (mizmôr), 2) uma 
canção (shîr), 3) uma antema (maskîl), ou 4) uma lamentação (miktam). 
Todos, menos trinta e quatro salmos, têm algum tipo de título 
sobrescrito. Os trinta e quatro salmos sem título são chamados de 
"órfãos" judeus. Entre os salmos com título, setenta e três têm a inscrição 
le Dawid, que foi traduzida para "Um Salmo de Davi" na E.R.A, e 
E.R.C. Contudo, o uso hebraico da expressão pode indicar "pertencente a 
Davi", "no estilo de Davi" ou "por Davi". De modo nenhum se deve 
considerar que esses títulos sempre indiquem autoria, quer se refira a 
Davi ou outros. A LXX acrescenta o nome de Davi a quinze salmos que 
não foram assim intitulados no hebraico. Em adição aos setenta e três 
atribuídos a Davi (oitenta e oito na LXX), doze são relacionados com 
Asafe, doze com os Filhos de Coré, dois com Salomão, um com Etã e 
um com Moisés. 
Embora esses títulos não façam parte do texto original, eles se 
baseiam em tradição relativamente antiga. Uma comparação entre o 
Texto Massorético e a LXX indica que os títulos antedatam a LXX, pois 
algumas das orientações musicais já eram incompreensíveis aos 
tradutores gregos e os títulos não se fixaram. Embora os sobrescritos não 
façam parte do texto original, são dignos de consideração, pois 
representam o primeiro esforço do homem em escrever uma introdução 
ao Saltério.  Estrutura. Embora o livro de Salmos pareça carecer de um plano, 
não está em uma ordem indefinida. Embora careça de organização em 
termos de assunto, segue um sistema muito mais óbvio de organização. 
Está dividido em cinco seções, representando diversas coleções que 
foram reunidas. De acordo com o Midrash on the Psalms, um antigo 
comentário judeu, esta divisão quíntupla foi feita para corresponder aos 
cinco livros da Lei. Assim deve ter havido um propósito original entre os 
editores das coleções de salmos para fazer um paralelo entre esta 
quíntupla expressão do povo com a quíntupla convocação divina..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)