
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 19 3b. Nem te obstines. A serviço de um rei que
costuma ser arbitrário e que faz o que bem entende, a atitude sábia não é
exigir que se faça a sua vontade em todos os assuntos. Há tempo e lugar para
tudo (v. 6). VII. O Tema Demonstrado (IV). 8:10 - 9:16. A. Pela Incongruência
da Vida. 8:10-14. Embora, talvez, geralmente o justo tenha assegurado uma vida
feliz, enquanto os ímpios são deserdados; contudo, até mesmo isto tem suas
exceções, de modo que ninguém pode depender da moral como guia para a vida. B.
Conclusão: Desfrute da Vida Enquanto Pode. 8:15 – 9:16. Considerando que os
propósitos finais de Deus são desconhecidos (8:15-17), que não há nada após a
vida (9:1-10) e que a duração da vida é incerta (9:11-16), a atitude sábia é a
de deleitar-se aqui e agora. Eclesiastes 9 9:1. Se é amor ou se é ódio que está
à sua espera, não o sabe o homem. Esta frase difícil melhor se encaixa
referindo-se a Deus. Nenhum homem sabe se suas atitudes obterão o amor ou o
ódio de Deus (cons. Malaquias. 1:1-3; Romanos. 9:13). Eclesiastes 5. Nem tão pouco terão eles recompensa. O
homem que está vivo pode obter uma recompensa, isto é, alguns lucram do seu
trabalho aqui na terra e pelo menos é alguém, enquanto o morto não constitui
nem sequer uma lembrança. 10. No além (E.R.C., na sepultura). Os hebreus de
antigamente achavam que o Sheol era uma profunda cova sob a terra onde moravam
os mortos (cons. Deuteronômio. 32:22). Está uniformemente descrita como o lugar
para o qual tanto os justos como os injustos iam após a morte, e onde não havia
castigos ou recompensas (cons. Eclesiastes. 3:19, 20; 6:6). Era a "terra
do esquecimento" (Salmos. 88:12) e das trevas (Jó 38:17), onde os homens
existiam como réplicas desbotadas de seus seres anteriores (cons. Isa. 14:9,
10). Aqui (Eclesiastes. 9:10) está uma das mais fortes declarações do V.T. sobre
a vacuidade do Sheol. VIII. Palavras de Conselho (C). 9:17 - 12:8. A. Algumas
Lições sobre a Sabedoria e a Loucura. 9:17 - 10:15. Aqui o autor acrescenta
alguns grupos de máximas sobre o uso sábio das palavras (9:17, 18; 10:12-14),
sobre a conduta sábia (10:2-4, 8-11), e sobre a sabedoria em geral conforme
comparada com a loucura (10:1, 5- 7, 15). 17. As palavras dos sábios, ouvidas
em silêncio. As palavras calmas do homem sábio são atendidas com mais prontidão
do que a tagarelice clamorosa de um falador. Parece que este provérbio foi
acrescentado para sugerir que aquilo que foi dito no versículo 16 nem sempre é
verdade. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a Todos)