
Livro Amós (Comentário Bíblico Moody) 7 4. À casa de Hazael. Hazael, cuja subida ao
trono foi predita por Eliseu (Il Reis. 8:7-13), foi o fundador da dinastia
síria que governou no tempo de Amós. Ele foi contemporâneo de Jorão (li Reis.
8:29), Jeú (lI Reis. 10:31, 32) e Jeoacaz (II Reis. 13:22). Casa de Hazael é
uma referência ao seu palácio real, conforme indicado pelo paralelismo da parte
seguinte do versículo. Ben-Hadade. O filho e sucessor de Hazael (II Reis. 13:3,
25). 5. O ferrolho de Damasco. Os ferrolhos eram usados para trancar os portões
das cidades antigas. Por meio de sinédoque referem-se às defesas. de uma cidade
(Juízes 16:3; I Reis. 4:13; Jeremiias. 51:30; Lamentações. 2:9). Biqueate-Áven.
Um vale cerca de quatro horas de viagem de Damasco. Ao que tem o cetro. O mais
alto oficial. Bate-Éden. Não o Éden de Genesis. 2:8, mas a residência de verão
do rei, não muito longe de Damasco. Quir. De acordo com Amós 9:7, foi o lar
original dos sírios (armênios), e foi para Quir que foram exilados (II Reis.
16:9). Sua localização é desconhecida. 6. Gaza. Este juízo é contra os
filisteus em geral, mas especialmente contra Gaza, a cidade mais importante das
cinco cidades filistéias (I Samuel. 6:17). Gaza, que fica sobre uma junção de
rotas comerciais, era culpada de tráfico de escravos. Comunidades israelitas
inteiras eram vendidas a Edom, o mais acerbo inimigo de Israel. 7. Muros. Uma
referência à força da cidade. 8. Asdode. . . Ascalom . . . Ecrom. Amós omite
Gade entre as cinco cidades filistéias importantes, talvez porque já perdera a
sua influência (II Crônicas. 26:6). O resto ... perecerá. A destruição será
completa. 9. Tiro. Tiro, com sua localização sobre uma ilha e seus dois portos,
veio a ser muito poderosa. Era grande centro comercial (Isaias. 23:1- 3), e tal
como Gaza, ocupava-se com o tráfico de escravos. Não se lembraram da aliança de
irmãos. Uma referência a uma aliança entre Salomão e Irão de Tiro (I Reis.
5:12), que tinha implicações espirituais além de acordos políticos (I Reis.
5:7), e talvez também proibisse o comércio de escravos hebreus. Irão chama
Salomão de "irmão" (I Rs. 9:13), e diversas passagens indicam que
durante um longo período Israel e Tiro desfrutaram de relações amistosas (II Samuel.
5:11; I Reis. 5:1-12; 16:31). 11. Edom. As Escrituras traçam a inimizade entre
Edom e Israel até a rivalidade existente entre Jacó e Esaú, dos quais as duas
nações descendiam. A palavra significa vermelho (Gênesis. 25:25, 30). Perseguiu
o seu irmão à espada. Não é uma referência a qualquer exemplo específico mas
uma descrição da atitude tradicional de Edom para com Israel (Números.
20:17-21; II Crônicas. 21:8-10; II Reis. 8:20-22). ( Que a paz do Mestre Jesus
esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)