10 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

10 de junho Dia 161  

Leituras: Marcos 14:43-52; 2 Coríntios 2:1-11; Salmo 131; Eclesiastes 5:8-12; 1 Reis 9-10.  

Versículo Especial: “Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade” (Eclesiastes 5:10).  

Pensamento Bíblico: Censura  Arrependimento Reafirmação do amor (2 Coríntios 2:1-11). Em sua carta anterior, Paulo tinha censurado os coríntios pela sua tolerância com os pecadores, insistindo com eles para que expulsassem o mal da congregação. A igreja se arrependeu e agiu, e um irmão pecador retornou. Agora Paulo diz que é hora de reafirmar seu amor. Ele os relembra de seu amor para com eles, e instrui os santos coríntios para aceitarem a volta do irmão com amor.  

Ação: Encorage outros para que sejam fiéis. Mostre-lhes seu amor. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) 

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 308 "Logo a fome ampliou seu avanço e devorou as pessoas por casas e famílias. Os aposentos altos estavam cheios de mulheres e meninos morrendo de inanição. As ruas da cidade estavam cheias dos cadáveres dos anciãos. Os meninos e jovens vagavam ao redor dos mercados como sombras, todos inchados pela fome, e caíam mortos em qualquer lugar sua miséria se apoderava deles. Quanto a sepultá-los, os que estavam doentes não eram capazes de fazê-lo, e os que estavam sãos e corajosos se desanimavam pela grande quantidade de mortos, e a incerteza sobre quando eles próprios morreriam, porque muitos morriam enquanto estavam enterrando a outros, e muitos foram a seus próprios ataúdes antes da hora fatal. Não havia lamentos nestas calamidades... a fome confundia todas as paixões naturais... Um profundo silêncio e uma sorte de noite letal havia se apoderado da cidade". Para piorar as coisas, estavam os inevitáveis profanadores que saqueavam aos mortos. Josefo fala turvamente de como, quando não se conseguiam nem umas ervas, "algumas pessoas chegavam a tão terríveis extremos como procurar nos esgotos e nos montões de esterco, e comer o esterco que achavam, usando para alimentar-se, coisa que antes não podiam nem ver". Traça um quadro terrível de homens mastigando o couro de correias e sapatos, e conta a história estremecedora de uma mulher que matou e assou a seu filho, e ofereceu parte dessa terrível comida a alguns que lhe pediram de comer. A profecia que Jesus fez dos dias terríveis que aguardavam Jerusalém se cumpriu completamente. Aqueles que procuraram segurança na cidade morreram por centenas de milhares, e só se salvaram os que seguiram seu conselho e fugiram às montanhas. O CAMINHO DIFÍCIL Marcos 13:9-13 Chegamos agora às advertências de próximas perseguições. Jesus nunca deixou em dúvida a seus seguidores de que tinham escolhido um caminho difícil. Ninguém podia dizer que não tinha conhecido de antemão as condições do serviço de Cristo. O ser entregues aos concílios e ser açoitados nas sinagogas se refere à perseguição judaica. Em Jerusalém havia o grande Sinédrio, a corte suprema dos judeus, mas cada povo e aldeia tinham seu Sinédrio local. Ante esses Sinédrios locais seriam julgados os hereges confessos, e seriam açoitados publicamente nas sinagogas. Os governadores e reis se referem a processos ante os tribunais romanos, tais como o que Paulo enfrentou perante Félix, Festo e Agripa. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

9 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA


 9 de Junho Dia 160  

Leituras: Marcos 14:22-31; 2 Coríntios 1:1-11; Salmo 129; Eclesiastes 4:9-16; 1 Reis 7.  

Versículo Especial: “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação” (2 Coríntios 1:3).  

Pensamento Bíblico: Salientando o Conforto de Deus (2 Coríntios 1:1-11). Paulo fala, aqui, do sofrimento que ele havia suportado como um filho de Deus. Mesmo assim, não chama a atenção para a aflição, mas para a consolação. Ele encontrou conforto em Deus, e portanto ofereceu conforto aos outros. Mesmo em meio a severas provações, Paulo encontrou razão para ser otimista, encorajador e agradecido. Seu exemplo deveria desafiar-nos para termos grande fé e otimismo, os quais não podem ser diluídos pelas provações.  

Ação: Seja grato a Deus pelo seu amor e consolação.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 306 A frase abominação desoladora tem origem no livro de Daniel (Daniel 9:27; 11 :31; 12:11). A expressão hebraica significa literalmente a profanação que espanta. A frase se originou em relação com o Antíoco. Já vimos que este tratou de eliminar a religião judaica e introduzir o pensamento grego e os costumes gregos. Vimos como profanou o templo oferecendo carne de porco no altar principal, e estabelecendo um prostíbulo público nos átrios sagrados. Diante do próprio Lugar Santo erigiu uma grande estatua do Zeus Olímpico e ordenou que os judeus a adorassem. Em relação com isto, o autor de 1 Macabeus diz (1:54): “No dia quinze do mês de Kisleu, do ano cento e quarenta e cinco, o rei fez construir, sobre o altar dos holocaustos, a abominação da desolação. Também nas outras cidades de Judá erigiram-se altares.” As frases a abominação da desolação e a profanação que espanta, originalmente descreviam o ídolo pagão e tudo o que o acompanhava, com que Antíoco tinha profanado o templo. A profecia de Jesus é que o mesmo vai acontecer outra vez. E aconteceu quase literalmente no ano 40 D.C. Calígula era então imperador romano. Era epilético e realmente estava louco. Mas ele insistia em que era um deus. Ouviu que no templo de Jerusalém não havia imagens e projetou colocar sua própria estátua no Lugar Santo. Seus conselheiros lhe advertiram que não o fizesse, porque sabiam que se o fizesse estalaria na Palestina uma sangrenta guerra civil. Ele era obstinado, mas felizmente morreu em 41 d. C. antes de poder levar a cabo seu plano de profanação. O que Jesus quer dizer quando fala da abominação desoladora? Nos dias de Jesus os homens esperavam não só o Messias, mas também esperavam a emergência de uma potência que seria a encarnação do mal, uma potência que reuniria a seu redor tudo o que estava contra Deus. Paulo chamou a essa potência o homem do pecado (2 Tessalonicenses 2:3). O João do Apocalipse viu essa potência em Roma (Apocalipse 17). O que Jesus estava dizendo era: "Algum dia, muito em breve, verão o mesmo poder encarnado do mal levantar-se em um intento deliberado de destruir ao povo e ao lugar Santo de Deus." Toma a antiga frase e a emprega para descrever as coisas terríveis que estavam por acontecer. Finalmente, no ano 70 D.C. Jerusalém caiu ante o sítio do exército de Tito, que depois seria imperador de Roma. Os horrores desse sítio constituem uma das páginas mais negras da história. O povo da campina se amontoou em Jerusalém. Tito não teve outra alternativa que render a cidade por fome. A questão se complicou pelo fato de que até em momentos tão terríveis havia seitas e facções dentro da própria cidade, Jerusalém estava em perigos de fora e de dentro. Josefo relata a história desse terrível cerco no quinto livro das guerras dos judeus. Diz-nos que foram tomados 97.000 cativos e que 1.100.000 pessoas pereceram por lenta inanição ou pela espada. Diz que: (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

8 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


8 de junho Dia 159 

Leituras: Marcos 14:32-42; 2 Coríntios 1:12-24; Salmo 130; Eclesiastes 5:1-7; 1 Reis 8.  

Versículo Especial: “Melhor é que não votes do que votes e não cumpras” (Eclesiastes 5:5).  

Pensamento Bíblico: A Fidelidade de Deus (2 Coríntios 1:18-20). Enquanto explicava aos coríntios sua demora em ir visitá-los, Paulo afirmou a fidelidade de Deus. Ele os relembra de que Deus não vacila em sua palavra, dizendo “sim” em um momento e “não” no próximo. Em vez disso, suas promessas são SIM e AMÉM. Elas são seguras e confiáveis. A palavra do povo de Deus tem que ser justa e confiável.  

Ação: Tome compromissos com cuidado; matenha-os fielmente.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 305 A RUÍNA DE UMA CIDADE Marcos 13:1-2 Começamos com as profecias de Jesus que predizem a ruína de Jerusalém. O templo construído por Herodes era uma das maravilhas do mundo. Começou a ser construído nos anos 20-19 a.C., na época do Jesus não estava ainda completamente terminado. Estava edificado sobre a cúpula do Monte Moriá. Em vez de nivelar a cúspide da montanha se formou uma sorte de grande plataforma levantando muros de blocos maciços que encerravam toda a área. Sobre esses muros se estendia uma plataforma, reforçada por pilares sobre os quais se distribuía o peso da superestrutura. Josefo nos diz que algumas dessas pedras tinham treze metros de comprimento por quatro de alto e seis de largura. Seriam algumas dessas pedras imensas as que motivaram o assombro dos discípulos galileus. A entrada mais magnífica ao templo era a do ângulo Sudoeste. Aqui, entre  a cidade e a colina do templo se estendia o Vale do Tiropeion, cruzado por uma ponte maravilhosa. Cada arco tinha uns quatorze metros e em sua construção se empregaram algumas pedras de oito metros de comprimento. O vale corria a não menos de setenta e cinco metros por baixo. A largura da brecha que passava por cima da ponte era de uns cento e vinte metros e a própria ponte tinha um comprimento de dezessete metros. A ponte conduzia diretamente ao Pórtico Real. Este consistia em uma dupla fila de colunas fortes, todas de doze metros de altura, e todas cortadas de um sólido bloco de mármore. Do edifício do templo mesmo, o Lugar Santo, diz Josefo: "Agora, à face exterior do templo em sua frente não lhe faltava nada que pudesse surpreender as mentes ou os olhos dos homens, porque estava toda recoberta de placas de ouro de muito peso, e, aos primeiros raios do Sol, refletia um esplendor ardente e para que os que se obrigavam a olhar tinham que apartar seus olhos, como o teriam feito diante dos raios do próprio Sol. Mas este templo aparecia aos estrangeiros, quando estavam à distância, como uma montanha coberta de neve, porque aquelas partes do mesmo que não estavam redescoberta eram extremamente brancas... Daquelas pedras, algumas eram de quarenta e cinco cotovelos de comprimento, cinco de altura e seis de largura". Um cotovelo equivale a quarenta e cinco centímetros. Todo esse esplendor era o que tanto impressionava os discípulos. O templo parecia o máximo da arte e das realizações humanas, e parecia tão vasto e sólido que perduraria para sempre. E Jesus fez a assombrosa declaração de que chegaria o dia em que nenhuma dessas pedras ficaria sobre outra. Em menos de cinquenta anos a profecia de Jesus se cumpriu tragicamente. A AGONIA DE UMA CIDADE Marcos 13:14-20 Aqui Jesus antecipa algo do tremendo terror do cerco e a queda final de Jerusalém. Sua advertência foi que quando vissem os primeiros sinais disso, os habitantes deveriam fugir a tempo, sem guardar nem a recolher suas roupas ou buscar salvar seus bens. Em realidade, o povo fez precisamente o contrário. amontoaram-se em Jerusalém e a morte os alcançou em formas muito terríveis até para pensar nelas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

7 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


7 de Junho Dia 158  

Leituras: Marcos 14:12-21; 1 Coríntios 16:13-24; Salmo 128; Eclesiastes 4:1-8; 1 Reis 5-6.  

Versículo Especial: “Todos os vossos atos sejam feitos com amor” (1 Coríntios 16:14).  

Pensamento Bíblico: Condições de Amizade com Deus (1 Reis 6:12-13). O templo do Velho Testamento representava a presença de Deus entre o povo. Quando Salomão se preparou para erigir este grandioso edifício, Deus impôs condições para sua presença em Israel: 

   Andar de acordo com meus estatutos

   Executar meus julgamentos

   Guardar todos os meus mandamentos.  

Deus não poderia morar no meio do povo ímpio, então ele lembrou Israel para que mantivesse a pureza diante dele.

Ação: Examine sua vida--ela está num lugar em que Deus pode habitar?(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 303 (2) Há advertências sobre a iminente perseguição. Achamo-las nos versículos 9-13. Jesus previu que seus seguidores teriam que passar pelas experiências mais dilaceradoras e aterradoras, e os advertiu de antemão. (3) Há advertências sobre os perigos dos últimos dias. Achamo-las nos versículos 3 aos 6 e 21-22. Jesus via muito claramente que viriam homens que torceriam e adulterariam a fé cristã. Tinha que ser assim, porque os homens escutam sempre a suas mentes orgulhosas mais que à voz de Deus. E Ele queria defender aos suas antecipadamente das heresias e mentiras que invadiriam a Igreja. (4) Há advertências sobre a Segunda Vinda. Agora, aqui está o ponto importante: estas advertências sobre a Segunda Vinda estão revestidas com a linguagem referente ao Dia do Senhor. Temo-las nos versículos 7 e 8 e 24 aos 27. O imaginário do Dia do Senhor e a da Segunda Vinda estão inexplicavelmente mescladas. Tinha que ser assim, porque ninguém podia saber literalmente o que aconteceria em cada caso. Temos que lidar com visões e sonhos. As únicas figuras que Jesus podia usar com respeito à sua Segunda Vinda eram as que tinham usado os profetas e apocalípticas sobre o Dia do Senhor. Aqui novamente está a advertência: estas descrições não têm que ser tomadas literalmente. São figuras impressionista, destinadas a impressionar nas mentes como visões de um vidente, a grandeza do acontecimento que se produziria. (5) Há advertências sobre a necessidade de estar atento. Nós as temos nos versículos 28-37. Se os homens viverem à sombra da eternidade, se viverem com a constante possibilidade da intervenção de Deus, se viverem com a perspectiva da consumação da vinda de Cristo sempre diante, se ninguém mais que Deus conhecer os tempos e as estações, então é necessário estar preparados. Este capítulo será melhor entendido se lembrarmos estas diversas linhas que ele contém, e se lembrarmos que cada linha se desenvolve em uma linguagem e um imaginário que se remontam ao Antigo Testamento e às imagens apocalípticas do Dia do Senhor.Porque isto é assim, estudaremos o capítulo em detalhe, não por versículos consecutivos, a não ser segundo as passagens que constituem as diversas linhas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

6 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

6 de junho Dia 157  

Leituras: Marcos 14:1-11; 1 Coríntios 16:1-12; Salmo 127; Eclesiastes 3:16-22; 1 Reis 3-4.  

Versículo Especial: “Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão” (Salmo 127:3).  

Pensamento Bíblico: Salomão Pede Sabedoria (1 Reis 3). Quando Salomão ascendeu ao trono, ele percebeu a enormidade da tarefa  de dirigir uma nação. Ele se voltou para Deus, não para procurar riqueza, poder ou longa vida, mas para pedir sabedoria. Deus atendeu ao seu pedido e acrescentou outras bênçãos. Aqueles que dirigem hoje em dia, quer guiando nações, igrejas ou famílias, precisam voltar-se para Deus para receber sabedoria.  

Ação: Volte-se para a palavra de Deus para encontrar sabedoria.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 302 Todos os judeus estavam familiarizados com seu imaginário. Os escritos em que consiste essa literatura são chamados apocalypsis, que significa revelação. Esses livros são sonhos e visões do que acontecerá quando vier o Dia do Senhor e no terrível período imediatamente anterior. Continuam usando o imaginário do Antigo Testamento, e a suplementam com novos detalhes. Mas deve notar-se que todos esses livros são sonhos e visões. São tentativas de descrever o indescritível e de dizer o inexprimível. São poesia, não prosa. São visões, não ciência. São sonhos, não historia. Nunca estiveram destinados a ser tomados prosaicamente como mapas do futuro e esquemas dos acontecimentos vindouros. Veremos que cada detalhe deste capítulo tem seu paralelo nas visões do Antigo Testamento e na literatura intertestamentaria. Em todo este capítulo Jesus está usando a linguagem, o imaginário, o aparelho da literatura apocalíptica, para levar as pessoas a entenderem. Estava trabalhando com as únicas idéias que o povo conhecia. Mas Ele e eles sabiam que essas coisas eram meras figuras, porque ninguém sabia o que faria Deus quando irrompesse. As diferentes linhas de pensamento Além disso há, neste capítulo, várias linhas de pensamento. Os escritores evangélicos tinham uma maneira de colecionar os ditos do Jesus sobre algum tema. Era uma sábia maneira de escrever, excelente para fins didáticos. Aqui Marcos recolhe, por assim dizer, ditos de Jesus sobre o futuro. Agora, até uma leitura superficial, sem conhecimentos especiais, mostra que, embora todos estes ditos se refiram ao futuro, nem todos tratam do mesmo. De fato há neste capítulo cinco linhas diferentes. (1) Há profecias da destruição de Jerusalém. Temo-las nos versículos 1 e 2, 14-20. Jesus previu o fim da Santa cidade. Como veremos, teve razão. Jerusalém caiu no ano 70 d. C. O templo foi destruído e aconteceram, tal como Jesus o tinha previsto, as coisas mais terríveis. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

5 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


5 de junho Dia 156  

Leituras: Marcos 13:24-37; 1 Coríntios 15:50-58; Salmo 126; Eclesiastes 3:9-15; 1 Reis 2.  

Versículo Especial: “Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Coríntios 15:57).  

Pensamento Bíblico: Vitória em Jesus (1 Coríntios 15:50-58). Paulo conclui este grande discurso com a garantia da vitória e um desafio para ir avante. Ele promete ao justo a vitória sobre a morte e o Hades e, então, encerra com este desafio: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão” (1 Coríntios 15:58).  

Jesus pavimentou o caminho para que possamos receber a recompensa.  

Ação: “Sede firmes, inabaláveis, e sempre abundantes . . .” (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO



Livro Marcos (William Barclay) 301 Vejamos alguns das passagens do Antigo Testamento sobre o Dia do Senhor. Amós escreve (5:16-20): “Em todas as ruas haverá pranto, e em todos os bairros dirão: Ai! Ai! E ao lavrador chamarão para choro e para pranto os que souberem prantear. E em todas as vinhas haverá pranto; porque passarei pelo meio de ti, diz o SENHOR. Ai daqueles que desejam o dia do SENHOR! Para que quereis vós este dia do SENHOR? Trevas será e não luz. Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso ou como se, entrando em uma casa, a sua mão encostasse à parede, e fosse mordido por uma cobra. Não será, pois, o dia do SENHOR trevas e não luz? Não será completa escuridade sem nenhum resplendor?” Isaías (13:6-13) tem uma terrível passagem sobre o Dia do Senhor: “Uivai, porque o dia do SENHOR está perto; vem do Todo-poderoso como assolação. Pelo que todas as mãos se debilitarão, e o coração de todos os homens se desanimará. E assombrar-se-ão, e apoderar-se-ão deles dores e ais... Eis que o dia do SENHOR vem, horrendo, com furor e ira ardente, para pôr a terra em assolação e destruir os pecadores dela. Porque as estrelas dos céus e os astros não deixarão brilhar a sua luz; o sol se escurecerá ao nascer, e a lua não fará resplandecer a sua luz. ... Pelo que farei estremecer os céus; e a terra se moverá do seu lugar, por causa do furor do SENHOR dos Exércitos e por causa do dia da sua ardente ira” Os capítulos 2 e 3 de Joel estão cheios de terríveis descrições do Dia do Senhor: “O dia do SENHOR vem ... dia de trevas e de tristeza; dia de nuvens e de trevas espessas” “Mostrarei prodígios no céu e na terra: sangue, fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR” (2:1-2, 31). Aqui e ali achamos no Antigo Testamento passagens semelhantes. O Dia do Senhor será algo repentino, esmagador, terrível. O mundo vai cambalear com tanta destruição. O próprio curso da natureza será transtornado, e Deus, o Juiz, virá. Entre o Antigo e o Novo Testamento houve um tempo em que os judeus não conheceram a liberdade. Por conseguinte era natural que suas esperanças e sonhos sobre o Dia do Senhor se tornassem ainda mais vívidos. Nessa época surgiu uma classe de literatura religiosa popular, que Jesus tem que ter conhecido. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

4 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de Junho Dia 155  

Leituras: Marcos 13:13-24; 1 Coríntios 15:35-49; Salmo 125; Eclesiastes 3:1-8; 1 Reis 1.  

Versículo Especial: “Faze o bem, Senhor, aos bons e aos retos de coração” (Salmo 125:4).  

Pensamento Bíblico: Corpos Ressurgidos em Glória (1 Coríntios 15:35-49). Paulo continua sua discussão da ressurreição, afirmando a ressurreição corporal daqueles que são de Cristo (veja 15:22-23). Ele nos diz diversas coisas sobre a ressurreição dos fiéis, incluindo: 

   É uma ressurreição do corpo (v. 44).

   Este corpo é transformado por Deus (vs. 37-38,44).

   O novo corpo é incorruptível (v. 42).

   O novo corpo é ressuscitado em glória e poder (v. 43)

   O novo corpo é espiritual, celestial S não material nem terrestre (vs. 44-49).  

Os cristãos têm uma esperança eterna que torna possível e compensador suportar as dificuldades desta vida!  

Ação: Viva hoje com um olho no céu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Livro Marcos (William Barclay) 300 Marcos 13 As coisas por vir A ruína de uma cidade - Mar. 13:1-2 A agonia de uma cidade - Marcos. 13:14-20 O caminho difícil - Marcos. 13:9-13 Os perigos dos últimos dias - Marcos. 13:3-6, 21-23 Sua segunda vinda - Marcos. 13:7-8, 24-27 Vigiai! - Marcos. 13:28-37 AS COISAS POR VIR O capítulo 13 de Marcos é um dos capítulos mais difíceis do Novo Testamento para a compreensão do leitor moderno. Isto é assim porque é um dos capítulos mais judaicos da Bíblia. De princípio a fim se desenvolve dentro da história e as ideias judaicas. Em todo ele Jesus emprega termos e figuras muito familiares para os judeus de seus dias, mas que são muito estranhas, em realidade desconhecidas, para muitos leitores modernos. Mesmo assim, não é possível desprezar este capítulo e passá-lo por alto, porque nele temos a fonte de muitas ideias a respeito da Segunda Vinda de Jesus. A dificuldade desta doutrina é que hoje em dia ou ela é desdenhada completamente e nem sequer se pensa nela, ou se perde completamente o equilíbrio e chega a ser para alguns virtualmente a única doutrina da fé cristã. Talvez estudando cuidadosamente este capítulo possamos chegar a um conceito são, sábio e correto desta doutrina. Acima de tudo veremos o pano de fundo judaico com o qual deve ler-se este capítulo. Logo tentaremos analisar os diversos elementos que o compõem. Depois o estudaremos seção por seção, como de costume. E, finalmente, buscaremos extrair dele as grandes verdades permanentes e válidas que devem ser recordadas sempre. O Dia do Senhor Todo este capítulo deve ser lido tendo em mente uma coisa temos que voltar uma e outra vez sobre isto porque sem isso há muito no Novo Testamento que é ininteligível. Os judeus nunca duvidaram de que eram o povo escolhido, e nunca duvidaram de que algum dia ocupariam no mundo o lugar que, segundo seu modo de ver, o povo escolhido merecia e teria que ocupar no final. Fazia muito que tinham abandonado a ideia de que alguma vez poderiam alcançar essa posição por meios humanos, e confiavam em que no fim Deus interviria diretamente na história e ganharia para eles. O dia da intervenção de Deus era o Dia do Senhor. Antes do Dia do Senhor haveria uma temporada de terror e tribulações. Seria uma época tremenda na qual o mundo seria sacudido até seus alicerces e viria o julgamento. Mas seria seguida por um mundo novo e uma nova era e uma nova glória. Em um sentido esta ideia é o produto de um invencível otimismo. O judeu estava completamente seguro de que Deus irromperia. Em outro sentido, era produto de um turvo pessimismo, pois se apoiava na ideia de que este mundo era completamente mau e a única coisa suficiente seria sua completa destruição e a emergência de um mundo novo. Não esperavam nenhuma reforma. Esperavam uma remodelação completa e recriação de todo o esquema das coisas. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

3 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de junho Dia 154  

Leituras: Marcos 13:1-13; 1 Coríntios 15:29-34; Salmo 124; Eclesiastes 2:24-26; 2 Samuel 23-24.  

Versículo Especial: “Não vos enganeis; as más conversações corrompem os bons costumes” (1 Coríntios 15:33).  

Pensamento Bíblico: Filosofias Contraditórias (1 Coríntios 15:32-34). Paulo compara duas filosofias de vida. A primeira é a do hedonismo, que só procura o prazer, predominante naquele tempo como agora. É a filosofia dos que esperam ser vencidos na morte. A segunda, da justa submissão a Deus. Esta é a filosofia dos vencedores, aqueles que esperam ser vitoriosos sobre a morte. Paulo escolheu esta última!  

Ação: Viva correta mente, esperando a vitória sobre a morte.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

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Livro Marcos (William Barclay) 298 (3) Adverte contra a intenção de traficar com a religião. Ainda é possível empregar as relações religiosas para obter lucros e progredir. Mas esta é uma advertência a todos os que estão na Igreja pelo que podem obter dela, e não pelo que podem pôr nela. O MAIOR DOM Marcos 12:41-44 Entre o Pátio dos gentios e o Pátio das mulheres estava a Porta Formosa. É possível que Jesus tivesse ido sentar-se tranqüilamente ali depois da discussão e a tensão no Pátio dos gentios e os pórticos. No Pátio das mulheres havia treze caixas para ofertas chamadas "As trombetas" porque tinham essa forma. Cada uma tinha um propósito especial, por exemplo comprar grão ou vinho ou azeite para os sacrifícios. Eram as contribuições para os sacrifícios diários e os gastos do templo. Muitas pessoas lançavam ali contribuições importantes. Então apareceu uma viúva que lançou duas moedas. A moeda assim chamada era um lepton, que significa literalmente delgada. Era a mais pequena de todas as moedas. Mas Jesus disse que essa ínfima contribuição era maior que todas as outras, porque os outros tinham lançado o que podiam dar facilmente e ainda ficava muito, enquanto a viúva tinha posto tudo o que tinha. Aqui temos uma lição sobre o dar: (1) O dar, para ser real, deve significar um sacrifício. O importante não é a soma da oferenda, e sim o custo para o doador. Não é o tamanho da oferenda, e sim o seu valor sacrificial. A verdadeira generosidade é dar até que dói: Para muitos de nós a verdadeira questão é se nossa oferta a Deus alguma vez foi um sacrifício. São poucas as pessoas dispostas a passar sem algum prazer para dar um pouco mais à obra do Senhor. Bem pode ser um sinal de decadência da Igreja e do fracasso de nosso cristianismo ter que extrair donativos às pessoas de Igreja, e que frequentemente não dão a não ser que obtenham algo por seu dinheiro, em forma de entretenimento ou bens. Poucos de nós poderemos ler este relato sem nos envergonhar. (2) O dar, que é verdadeiramente real, tem certa implacabilidade. A mulher teria podido guardar uma moeda. Não teria sido muito, mas algo teria sido; mas deu tudo o que tinha. Aqui há uma grande verdade simbólica. Nossa tragédia é que com frequência há alguma parte de nossas vidas, alguma parte de nossas atividades, alguma parte de nós mesmos que não damos a Cristo. De um modo ou outro, sempre nos reservamos algo. Raramente fazemos o sacrifício definitivo, a entrega final. (3) É algo estranho e formoso que a pessoa que o Novo Testamento e Jesus passam à história como um modelo de generosidade fosse uma pessoa que deu o menos que se podia dar. Podemos sentir que não temos muitos dons materiais ou pessoais que dar a Cristo, mas se pusermos ao seu dispor tudo o que temos e somos, Ele pode fazer com isso e conosco coisas que estão além de nossa imaginação. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

2 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de Junho Dia 153  

Leituras: Marcos 12:35-44; 1 Coríntios 15:20-28; Salmo 123; Eclesiastes 2:18-23; 2 Samuel 22.  

Versículo Especial: “A ti, que habitas nos céus, elevo os meus olhos!” (Salmo 123:1).  

Pensamento Bíblico: A Futilidade de Deixar uma Grande Herança  (Eclesiastes 2:18-23).  O homem sábio continua a busca pela sua realização nesta vida, discutindo seus esforços para juntar riqueza, para afinal descobrir que ela poderia ser esbanjada por herdeiros ingratos. Ainda hoje, muitas pessoas estão preocupadas em deixar uma grande herança, ao mesmo tempo que negligenciam as necessidades espirituais de seus filhos. Nossas posses materiais perecem. As almas duram para sempre.  

Ação: Pais, dêem a seus filhos algo de valor eterno. Mostrem-lhes o caminho para o céu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 297 Procuravam os primeiros assentos em festas. Nas festas a precedência estava fixada estritamente. O primeiro lugar estava à direita do anfitrião, o segundo à sua esquerda, e assim sucessivamente, alternando direita e esquerda, ao redor da mesa. Era fácil dizer qual era a honra que se conferia a alguém pelo lugar em que estava sentado. Devoravam as casas das viúvas. Esta é uma acusação brutal. Josefo, que era ele próprio fariseu, fala de certas épocas de intriga na historia judaica, nas quais "os fariseus se valorizavam a si mesmos segundo sua exata habilidade na Lei de seus pais, e faziam os homens crerem que eles, os fariseus, eram altamente favorecidos por Deus", e "enganavam" a certas mulheres em seus planos e complôs. A idéia por trás disto parece ser a seguinte. Um perito na Lei não podia receber pagamento por seu ensino. Devia ensinar de graça. Supunha-se que tinha um ofício com o qual ganhava o sustento diário com suas mãos. Mas estes peritos na Lei tinham arquitetado para levar as pessoas a crer que não havia mais alto dever e privilégio que o de sustentar comodamente a um rabino, e que, de fato, esse sustento conferiria aos que o proporcionavam um lugar superior na academia celestial. Em matéria religiosa, a triste realidade é que as mulheres sempre foram dominadas pelos enganadores religiosos, e, ao que parece, estes escribas e fariseus dominavam a pessoas simples que apenas podiam sustentá-los. Nunca faltariam incautos. As longas orações dos escribas e fariseus eram notórias. Tem-se dito que suas orações não eram oferecidas a Deus tanto como aos homens. Ofereciam-nas em lugares e em formas em que ninguém podia deixar de ver quão piedosos eram. Esta passagem, uma das mais severos que Jesus jamais pronunciou, adverte contra três coisas. (1) Adverte contra o desejo de proeminência. A gente pode aceitar um cargo na Igreja porque pensa que o merece e o ganhou, mas bem que porque quer prestar um serviço ainda mais desinteressado à casa e ao povo de Deus. Ainda há quem considera os cargos na Igreja como um privilégio e não como uma responsabilidade. (2) Adverte contra o desejo de deferência. Quase todos querem ser tratados com respeito. E, entretanto, o fato básico do cristianismo é que deveria levar alguém a querer anular o eu em vez de exaltá-lo. Conta-se de um monge da antiguidade, um homem muito santo, que foi enviado a tomar conta de um monastério como abade. Parecia uma pessoa tão humilde que, quando chegou, enviaram-no à cozinha como ajudante, pois ninguém o reconheceu. Sem uma palavra de protesto, e sem tentar assumir seu cargo, foi e lavou os pratos e fez as tarefas mais servis. E só muito depois, quando chegou o bispo, descobriu o engano e o humilde monge ocupou sua verdadeira posição. O homem que assume um cargo pelo respeito que este lhe tem que proporcionar, começa erradamente, e, a não ser que mude, não pode jamais ser em nenhum sentido o servo de Cristo e de seus semelhantes. (Estudando a  Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

1 de junho de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de junho Dia 152  

Leituras: Marcos 12:28-34; 1 Coríntios 15:12-19; Salmo 122; Eclesiastes 2:12-17; 2 Samuel 20-21.  

Versículo Especial: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor” (Salmo 122:1).  

Pensamento Bíblico: Uma Fé Vazia (1 Coríntios 15:12-19). Algumas pessoas em Corinto negaram a idéia de que a morte é seguida pela ressurreição. Paulo mostrou que a sua posição retira do evangelho todo o significado. Se Cristo não se levantou, não há razão para servi-lo! Alguns hoje afirmam seguir a Cristo, ao mesmo tempo que negam a ressurreição. A deles, também, é uma fé vazia, sem esperança.  

Ação: Dê graças a Deus pela ressurreição e exaltação de Jesus Cristo. Sirva-o como alguém que tem uma bem fundada esperança no porvir.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 295 O problema era que o título Filho de David estava inextricavelmente mesclado com a ideia de um Messias conquistador. Estava envolto em esperanças e sonhos, finalidades e ambições políticas e nacionalistas. Era usado para o esperado fundador de um reino terrestre. O que faz Jesus é dizer que o título Filho de Davi, como era usado popularmente, é uma descrição totalmente inadequada dele. Ele era Senhor. Agora, esta palavra Senhor (em grego Kyrios) é a tradução comum do Yahweh (Jeová) na versão grega das Escrituras hebraicas. Seu emprego sempre dirigia os pensamentos a Deus. O que Jesus diz é que Ele não veio fundar nenhum reino terrestre. Veio para trazer Deus aos homens. Jesus está fazendo aqui o que constantemente buscava fazer. Está buscando tirar das mentes a ideia de um Messias conquistador que teria que fundar um império terrestre, e pôr nelas a ideia de um Messias que seria o servo de Deus, e que traria para os homens o amor de Deus. A RELIGIÃO EQUIVOCADA Marcos 12:37b-40 A primeira oração desta passagem muita provavelmente deva ir ao princípio desta seção, e não ao final da anterior. A divisão do Novo Testamento em versículos foi introduzida pelo Stefanos, no século XV). Dizia-se que a tinha feito enquanto cavalgava desde sua casa até sua imprensa. Nem sempre são as divisões mais adequadas, e esta parece ser uma das que deveriam ser mudadas (veja-se a versão H. A.). É muito mais provável que a massa do povo ouvisse com prazer uma denúncia dos escribas que uma discussão teológica. Há certas mentalidades para as quais a invectiva é sempre atrativa. Nesta passagem Jesus faz uma série de acusações contra os escribas. Gostavam de andar com roupas longas. No Oriente uma roupa longa que varria o chão era o sinal de uma pessoa notável. Com essa roupa ninguém podia andar depressa nem trabalhar, e era o sinal do homem honorável e dono de seu tempo. Pode ser que a frase tenha outro significado. Mateus 23:5 diz: “Alargam as franjas das suas vestes.” Em obediência a Números 15:38, os judeus levavam borlas no bordo de sua túnica exterior. Essas borlas tinham a finalidade de recordá-los que eles eram o povo de Deus. Muito possivelmente esses peritos legais levariam borlas de tamanho maior que o comum, para destacar-se especialmente. Em todo caso gostavam de vestir-se de maneira tal que chamasse a atenção para suas pessoas e a honra de que desfrutavam. Amavam as saudações nas praças. Os escribas amavam ser saudados com honra e respeito. O mesmo título de rabino significa "Meu grande". Quem os saudasse assim agradava a sua vaidade. Procuravam as primeiras cadeiras na sinagoga. Na sinagoga, diante da arca em que se guardavam os volumes sagrados, e de frente para a congregação, havia um banco onde se sentavam os personagens distinguidos. Tinha a vantagem de que ninguém que se sentasse ali ficava inadvertido. Estava à vista da congregação que o admirava. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

31 de maio de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 


31 de maio Dia 151

Leituras: Marcos 12:18-27; 1 Coríntios 15:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:1-11; 2 Samuel 19.  

Versículo Especial: “O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra” (Salmo 121:2).  

Pensamento Bíblico: O Coração do Evangelho (1 Coríntios 15:1-11). Este capítulo contém uma das mais completas defesas da ressurreição de Jesus e de suas ramificações para seus seguidores. Paulo ofereceu estes fatos sobre Jesus:  ele morreu,  foi sepultado e  levantou-se de novo. Em apoio de suas afirmações, ele ofereceu centenas de testemunhas ainda acessíveis aos seus leitores originais. Paulo sustenta que sua fé, seu trabalho e sua pregação eram todos baseados na verdade.  

Ação: Segure firme a verdade do evangelho.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 294 Deve ter havido nos olhos de Jesus um olhar de amor e de apelo, ao lhe dizer: "Já que foste tão longe, não quer percorrer todo o caminho e aceitar minha maneira de ver as coisas, e ser então um verdadeiro cidadão do Reino?" O FILHO DE DAVI Marcos 12: 35-37a Esta passagem para nós é difícil de entender, porque emprega pensamentos e métodos de argumentação que nos são estranhos. Mas seria tão difícil para a multidão que o ouviu no templo de Jerusalém, porque eles estavam acostumados a essas maneiras de argumentar e de usar as Escrituras. Podemos começar por notar algo que ajuda a esclarecer a passagem. O versículo 35 diz: “Como dizem os escribas que o Cristo é filho de Davi?” Nas primeiras partes do Novo Testamento, Cristo não é um nome próprio, como chegou a ser na atualidade. Aqui leva o artigo definido, o Cristo. Cristo é o termo grego para ungido, e o hebraico para ungido é Messias. Cristo e Messias são em realidade a mesma palavra em grego e em hebraico, e ambas significam O Ungido. A razão para o uso deste título é que na antiguidade a maneira de fazer alguém rei era ungi-lo com azeite, Cristo e Messias significam ambas Rei ungido de Deus, o grande Aquele que há de vir de Deus para salvar o seu povo. Por esta razão Jesus pergunta: "Como podem dizer os escribas que o Rei ungido de Deus que tem que vir é filho de Davi?" O argumento que Jesus apresenta para sustentar sua pergunta é este. Cita o Salmo 110:1: “Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita.” Nesta época os judeus davam por sentado que todos os salmos procediam da mão de Davi. Por conseguinte, crivam que este tinha sido escrito por Davi. Também sustentavam que este salmo se referia ao Messias, o Ungido de Deus que viria. Agora, neste versículo Davi se refere a aquele que viria como seu Senhor. Como, se for seu filho – pergunta Jesus – pode Davi dirigir-se ao com o título de Senhor? O que Jesus busca ensinar aqui? De todos os títulos do Messias, o mais comum era o de Filho de Davi. Em todas as épocas os judeus antecipavam o envio por Deus de um libertador que pertenceria à linha de Davi (Isaias. 9:2-7; 11:1-9; Jeremias. 23:ss.; 33:14-18; Ezequiel. 34:23ss.; 37:24; Salmos. 89:20ss.). O próprio Jesus com freqüência era chamado por este título, especialmente pelas multidões (Marcos. 10:47ss.; Mateus. 9:27; 12:23;.15:22; 21:9, 15). Em todo o Novo Testamento aparece a convicção de que Jesus era filho de Davi, descendente físico dele (Romanos. 1:3; 2 Timoteo. 2:8; Mateus. 1:1-17; Lucas. 3:23-38). As genealogias de Jesus que se dão nas passagens citadas de Mateus e Lucas estão destinadas a mostrar que Jesus realmente descendia da estirpe de David. O que faz Jesus é isto – não nega que o Messias seja filho de David, nem diz que Ele não é filho de Davi. O que diz é que é filho de David: e muito mais. O que havia de vir não só era filho do David: era o Senhor de Davi.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

30 de maio de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA


 30 de maio  Dia 150  

Leituras: Marcos 12:13-17; 1 Coríntios 14:27-40; Salmo 120; Eclesiastes 1:12-18; 2 Samuel 17-18.  

Versículo Especial: “Porque Deus não é de confusão e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos” (1 Coríntios 14:33).  

Pensamento Bíblico: Edificação e Ordem (1 Coríntios 14:27-40). Ainda que nem todas as minúcias da assembléia descrita aqui se repitam hoje em dia, esta passagem bem ilustra alguns princípios importantes, incluindo-se: 

   Uso das habilidades para edificar e encorajar.

   Reconhecimento de que Deus traz paz e não confusão.

   Observação da vontade de Deus que as mulheres estejam sujeitas aos homens.

   Prática da ordem na adoração de Deus.  

Ação: Use suas habilidades para glorificar reverentemente a Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Marcos (William Barclay) 292 (a) Era a sentença com que sempre começava, e começa ainda, o serviço da sinagoga. O Shema completo abrange Deut. 6:4-9; 11:13-21; Números 15:37-41. É a declaração de que Jeová é o único Deus e não há outro, o fundamento do monoteísmo judeu. (b) As três passagens do Shema estavam contidos nos filactérios (Mateus 23:5), que eram pequenas caixas de couro que o judeu devoto levava sobre a fronte e no pulso quando orava. Ao orar recordava seu credo. A origem dos filactérios se acha em Deuteronômio 6:8. (c) O Shema estava contido em uma pequena caixa cilíndrica chamada Mezuzah que se fixava, e ainda se fixa, na porta de toda casa judaica e na porta de cada habitação da casa, para que o judeu recorde a Deus ao entrar e ao sair. Quando Jesus citou este mandamento como o primeiro, todo judeu piedoso concordou com Ele. (2) “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” Esta é uma citação de Levítico 19:18. No original se refere ao próximo judeu. Não teria incluído os gentios, a quem se permitia odiar. Mas Jesus a citou sem condição, e sem limite. Tomou uma velha Lei e a encheu de um novo significado. O novo que Jesus fez foi pôr estes dois mandamentos juntos. Nenhum rabino tinha feito isto antes. Só há uma sugestão de conexão em Os Testamentos dos Doze Patriarcas, obra composta por volta do ano 100 a.C., na qual um escritor desconhecido pôs na boca dos patriarcas alguns belos ensinos. No Testamento de Issacar (5:2) lemos:  "Ama ao Senhor e ama a teu próximo,  Tenha compaixão dos pobres e dos fracos." No mesmo Testamento (7:6) lemos:  "Amei ao Senhor, E da mesma maneira a todo homem com  todo meu coração." No Testamento de Daniel (5:3) lemos: "Amem ao Senhor durante toda sua vida, E os uns aos outros com coração sincero." Mas até vir Jesus ninguém tinha tomado os dois mandamentos pondo-os um junto do outro, fazendo dos dois um só. A religião, para Jesus, consistia em amar a Deus e amar ao próximo. Ele teria dito que a única forma em que alguém pode provar que ama a Deus é mostrando que ama aos homens. O escriba aceitou isto de bom grado, e acrescentou que tal amor era melhor que todos os sacrifícios. Nisto mantinha a linha do pensamento supremo de seu povo. Muitíssimo antes Samuel havia dito: “Tem, porventura, o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros” (1 Samuel 15:22). Oséias tinha ouvido Deus dizer: "Misericórdia quero e não sacrifício". (Oséias 6:6). Mas sempre é fácil permitir que o ritual ocupe o lugar do amor. Sempre é fácil que o culto chegue a ser algo do templo, em lugar de ser algo de toda a vida. O sacerdote e o levita poderiam passar junto ao viajante ferido porque tinham pressa de chegar ao templo para cumprir seu ritual. Este escriba se elevou acima de seus contemporâneos e por isso simpatizou com Jesus. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

29 de maio de 2025

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de maio  Dia 149  

Leituras: Marcos 12:1-12; 1 Coríntios 14:20-26; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 1:9-11; 2 Samuel 15-16.  

Versículo Especial: “Alegro-me nas tuas promessas, como quem acha grandes despojos” (Salmo 119:162).

Pensamento Bíblico: Rejeitando os Servos e o Filho (Marcos 12:1-12). A parábola de Jesus sobre os perversos lavradores da vinha reflete especialmente as atitudes dos chefes judeus para com ele. Eles rejeitaram os mensageiros de Deus e finalmente rejeitaram o Filho de Deus. Tristemente, as mesmas atitudes têm sido refletidas por judeus e gentios que não receberam Jesus Cristo. Não querendo aceitar o testemunho dos profetas da Bíblia, no final de tudo, rejeitaram o próprio Jesus. A resposta de Deus: “Exterminará aqueles lavradores” que rejeitam seu Filho.  

Ação: Submeta-se humildemente ao Filho de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

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Livro Marcos (William Barclay) 291 Veio Davi e os reduziu de 613 a 11, no Salmo 15: Quem, SENHOR, habitará no teu tabernáculo? Quem há de morar no teu santo monte? 1. O que vive com integridade. 2. E pratica a justiça, 3. E, de coração, fala a verdade. 4. O que não difama com sua língua,  5. Não faz mal ao próximo, 6. Nem lança injúria contra o seu vizinho. 7. Aquele a cujos olhos o vil é menosprezado, 8. Mas honra aos que temem ao SENHOR. 9. O que jura com dano próprio e não se retrata; 10. O que não empresta o seu dinheiro com usura, 11. Nem aceita suborno contra o inocente. Veio Isaías e os reduziu a 6 (Isaías 33:15): 1. O que anda em justiça 2. E fala o que é reto; 3. O que despreza o ganho de opressão; 4. O que, com um gesto de mãos, recusa aceitar suborno,  5. O que tapa os ouvidos, para não ouvir falar de homicídios; 6. E fecha os olhos, para não ver o mal; este habitará nas alturas. Veio Miquéias e reduziu os 6 a 3 (Miquéias 6:8): Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: 1. Que pratiques a justiça, 2. Ames a misericórdia, 3. E andes humildemente com o teu Deus. Novamente Isaías reduziu os 3 a 2 (Isaías 56:1): 1. Mantende o juízo. 2. Fazei justiça. E finalmente Habacuque reduziu todos a um só (Habacuque 2:4):  Î O justo pela sua fé viverá. Como se vê, o engenho rabínico tentou contrair a Lei de uma vez que expandi-la. Havia realmente duas escolas de pensamento. Havia aqueles que crivam que na Lei havia questões mais importantes e menos importantes, que o que se tinha que captar eram os grandes princípios. Como disse mais tarde Agostinho: "Ame a Deus e faça o que quiser." Mas havia outros que estavam contra esta posição, que sustentavam que o princípio mais insignificante era igualmente obrigatório, e que era muito perigoso tratar de distinguir entre a importância relativa de uns e outros. O escriba que interrogou a Jesus nesta ocasião, perguntou-lhe sobre algo que era uma questão muito debatida no pensamento judeu. Para responder, Jesus tomou dois grandes mandamentos e os pôs juntos, (1) “Ouve, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!” Esta sentença é o verdadeiro credo do judaísmo (Deuteronômio 6:4). Tinha três usos. É chamado de o Shema. Shema é o imperativo do verbo hebraico ouvir, e recebe este nome pela primeira palavra que contém.(Estudando a Biblialivro por livro que Deus abençoe a todos)

28 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 289 Mas faremos bem em recordar que Paulo tem razão (1 Cor. 2:9) quando toma as palavras do profeta (Isaías 64:4) e as torna suas: "Coisas que, olho não viu, nem ouvido ouviu, nem subiram em coração de homem, são as que Deus preparou para os que o amam." A vida nos lugares celestiais será maior que todo conceito que esta vida possa nos proporcionar. (2) No final Jesus baseava sua convicção da ressurreição no fato de que a relação entre Deus e um homem bom é uma relação que nada pode romper. Uma vez que alguém entrou em uma relação pessoal com o Deus eterno, essa relação é eterna. Deus era amigo de Abraão, de Isaque e de Jacó quando viviam. Essa amizade não pode cessar com a morte. "Deus", como diz Loisy, "não pode deixar de ser o Deus daqueles que lhe serviram e amaram." Como diz o salmista: “Estou sempre contigo, tu me seguras pela minha mão direita. Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória” (Salmo 73:23-24). Ele não pode concebe que sua relação com Deus seja interrompida alguma vez. Em uma palavra, uma só coisa é imortal: o amor. AMOR A DEUS E AMOR AOS HOMENS Marcos 12:28-34 Nada se tinha perdido entre o doutor na Lei e os saduceus. Toda a profissão dos escribas consistia em interpretar a Lei e ser peritos em todas suas muitas regras e regulamentações. O ofício do perito na Lei era conhecer e aplicar a Lei oral, enquanto que, como vimos, as saduceus não aceitavam para nada essa Lei. Sem dúvida o doutor da Lei ficou satisfeito com a derrota dos saduceus. Este escriba acudiu a Jesus com uma pergunta que freqüentemente era objeto de debate nas escolas rabínicas. No judaísmo havia duas tendências. A tendência a expandir a Lei ilimitadamente em centenas e milhares de regras e regulamentos. Mas também existia uma tendência a tratar de concentrar a Lei em uma sentença, uma declaração geral que fora um compêndio de toda a sua mensagem. Uma vez um partidário pediu a Hillel que o instruíra em toda a Lei enquanto permanecia apoiado sobre uma só perna. A resposta de Hillel foi: "Não faças a teu próximo o que não queres para ti. Esta é toda a Lei. O resto é comentário. Vai e aprende." Akiba já havia dito: " 'Amarás a teu próximo como a ti mesmo' – este é o maior princípio geral da Lei.'' Simão o Justo havia dito: "O mundo descansa sobre três coisas: sobre a Lei, sobre o culto e sobre as obras de amor." Shammai tinha ensinado que Moisés recebeu 613 preceitos sobre o Monte Sinai, 355 segundo os dias do ano solar e 248 de acordo com as gerações dos homens. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de maio  Dia 148  

Leituras: Marcos 11:27-33; 1 Coríntios 14:10-19; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:1-8; 2 Samuel 13:14.  

Versículo Especial: “As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre” (Salmo 119:160).  

Pensamento Bíblico: A Vida Segue (Eclesiastes 1:1-8). Um dos mais desconcertantes livros da Bíblia começa falando dos períodos que observamos na vida na terra. As gerações vêm e vão. O sol se levanta e se põe diariamente. As correntes do vento e do mar correm em seus circuitos. A vida segue.  

Se nossa sabedoria for limitada à observação de fenómenos da natureza, nossa existência se torna uma vida sem graça. É interessante que as filosofias pagãs são frequentemente descritas como rodas, girando em repetidas voltas sem fim. Alguns até “reciclam” a alma, através da reencarnação. A mensagem de Eclesiastes se desdobra mais além, mas nós finalmente vemos que há um outro aspecto de nossa existência, que altera esta ciranda. “O espírito voltará a Deus” (Eclesiastes 12:7). Não somos recicláveis: nossas almas são eternas!  

Ação: Ande hoje com sua vida vista na perspectiva da eternidade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de maio de 2025

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 Livro Marcos (William Barclay) 288 Em realidade, Jesus não estava dizendo nada novo. No livro de Enoque se encontra a promessa: "Terão grande gozo, como os anjos do céu." No Apocalipse do Baruque se diz que os justos serão feitos "como os anjos". E os mesmos escritos rabínicos diziam que na vida vindoura "não há comida nem bebida, nem gerar filhos, nem regateio, ciúmes, ódios e pendências, mas os justos se sentam com coroas nas cabeças, e se satisfazem com a glória de Deus". O que Jesus quer assinalar é que não se pode pensar na vida vindoura em termos desta vida. Segundo, ocupa-se do fato da ressurreição. Aqui enfrenta aos saduceus em seu próprio terreno. Eles insistiam em que no Pentateuco, ao qual davam tanta importância, não havia evidências da imortalidade. E Jesus extrai suas provas do Pentateuco. Em Êxodo 3:6, Deus se chama a si mesmo o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó. Se Deus for o Deus destes patriarcas até agora, significa que eles devem estar vivos, porque o Deus vivo deve ser o de homens vivos, e não de seres mortos. E se os patriarcas estão vivos, então está provada a ressurreição. Em seu próprio terreno e com argumentos que eles não podiam responder, Jesus tinha derrotado os saduceus. Esta passagem pode parecer que se ocupa de uma questão que é muito recôndita e remota. É uma discussão em termos que estão totalmente fora da órbita de nossa existência, mas apesar disso surgem duas verdades eternas. (1) Os saduceus tinham cometido o engano de criar um céu à semelhança da Terra. Pensavam em termos das coisas desta Terra. Os homens sempre têm feito isso. Os pele-vermelhas, que eram por natureza caçadores, pensavam que o céu seria um feliz lugar de caça. Os vikingos; que eram por natureza guerreiros, pensavam em um Walhalla onde brigariam todo o dia, onde de noite os mortos ressuscitariam e os feridos se curariam, e onde passariam as noites em banquetes, bebendo vinho em taças feitas com os crânios de seus inimigos vencidos. Os maometanos eram um povo do deserto que viviam em circunstâncias em que o luxo era desconhecido. Portanto concebiam o céu como um lugar em que os homens viveriam uma vida repleta de todos os prazeres sensuais e físicos. Os judeus odiavam o mar e concebiam o céu como um lugar onde não haveria mais mar. Todos fogem da tristeza e da dor, e o céu seria um lugar no qual as lágrimas seriam enxutas de todo olho e onde não haveria mais dor. Sempre os homens criam em seu pensamento um céu que satisfaça seus desejos. E não deixa de haver beleza nesse desejo. (Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de maio  Dia 147  

Leituras: Marcos 11:15-26; 1 Coríntios 14:1-9; Salmo 119:129-144; Provérbios 31:24-31; 2 Samuel 11-12.  

Versículo Especial: “Puríssima é a tua palavra; por isso, o teu servo a estima” (Salmo 119:140).  

Pensamento Bíblico: Jesus Limpa o Templo (Marcos 11:15-19). Temos tantas vezes visto um retrato deformado de Jesus, como um fraco, de fala mansa. O retrato verdadeiro da Bíblia é muito diferente. Jesus expulsou do templo, violentamente, os negociantes (realmente, em duas ocasiões diferentes). O mesmo Jesus, agora, possui todo o poder, e levará os ímpios  a um julgamento de ira.  

Ação: Certifique-se de que o templo de sua vida está limpo, de modo que Jesus não tenha que limpá-lo em ira!(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO


Livro Marcos (William Barclay) 287 Assim, pois, os saduceus acudiram a Jesus com uma pergunta de prova, destinada a ridicularizar toda a crença na ressurreição individual. A legislação judaica tinha uma instituição denominada matrimonio de levirato. Sua regulamentação se encontra em Deuteronômio 25:5-10. Se um grupo de irmãos viviam juntos – detalhe este que os saduceus omitem em sua citação da Lei – e um deles morria sem deixar descendência, o dever do seguinte era tomar por esposa a viúva de seu irmão e levantar descendência a seu irmão. Teoricamente isto podia durar enquanto houvesse irmãos vivos e não houvesse descendência. Quando nascia um menino, era considerado filho do marido original. Agora, é evidente que esta Lei tinha o propósito de assegurar duas coisas: primeiro, que não se extinguisse o nome da família, e segundo, que a propriedade familiar permanecesse dentro da família. De fato, por estranho que possa nos parecer todo este assunto, na legislação grega havia disposições não muito diferentes destas. Se um pai grego tinha propriedades consideráveis e só uma filha, esta, por ser mulher, não podia herdar diretamente. O herdeiro direto seria seu marido ou seu filho. Mas se a filha era solteira, o pai podia deixar sua propriedade e sua filha a quem quisesse. Esta pessoa devia casar-se com a herdeira, embora para isso tivesse que divorciar-se de uma esposa já existente. E se, em tais circunstâncias, um pai morria sem fazer testamento, o parente mais próximo podia reclamar como esposa a filha herdeira. O princípio é o mesmo. Tudo está destinado a manter a família e conservar a propriedade dentro da família a que pertencia. Pergunta-a que fizeram os saduceus, pois, pode ter apresentado um caso exagerado, com a história dos sete irmãos, mas estava fundada em uma Lei judia bem conhecida. A pergunta dos saduceus era simplesmente esta: se de acordo com as normas que governam o levirato, uma mulher esteve casada por turno com sete irmãos, havendo ressurreição dos mortos, de quem será esposa na ressurreição? Acreditavam que ao fazer esta pergunta tinham feito a ideia da ressurreição totalmente ridícula. A resposta do Jesus tem duas partes. Primeiro, ocupa-se do que poderíamos chamar a maneira da ressurreição. Estabelece que quando se produz a ressurreição e uma pessoa volta à vida, já não regem as antigas leis da vida física, que os ressuscitados são como os anjos, e que já não intervêm coisas físicas como casar-se e dar-se em matrimonio.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de maio  Dia 146  

Leituras: Marcos 11:1-14; 1 Coríntios 13; Salmo 119:113-128; Provérbios 31:17-23; 2 Samuel 9-10.  

Versículo Especial: “Ampara-me, segundo a tua promessa, para que eu viva; não permitas que a minha esperança me envergonhe” (Salmo 119:116).  

Pensamento Bíblico: O Amor Definido em Ação (1 Coríntios 13:1-8). O amor é mais do que atitude ou atração, ele é ação. Examine a aplicação das palavras de Paulo, em 1 Coríntios 13:4-8. O amor engloba todas as qualidades que deveriam ser aparentes na vida de um filho de Deus. Estes versículos ajudam-nos a apreciar o significado de Mateus 22:36-40, onde Jesus nos diz que nosso serviço pode ser resumido em amor a Deus e amor ao próximo.  

Ação: Mostre amor conforme seu modo de viver.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de maio de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Marcos (William Barclay) 286 "A glória do império romano foi que trouxe a paz a um mundo convulsionado. Sob seu domínio as regiões da Ásia Menor e do Oriente desfrutaram de tranqüilidade e segurança em uma extensão e por um lapso  que não tinham conhecido antes e provavelmente tampouco depois. Esta era a pax romana. Sob o domínio romano o morador das províncias se encontrava em condições de dirigir seus negócios, prover para sua família, enviar suas cartas e fazer suas viagens com segurança, graças à forte mão de Roma." Segue sendo certo que ninguém pode honestamente receber todos os benefícios que confere o viver em um Estado, e logo rechaçar todas as responsabilidades da cidadania. (3) Mas há um limite. E. A. Abbott tem um pensamento sugestivo. A moeda tinha a imagem de César gravada, e por conseguinte pertencia a César. O homem leva sobre ele a imagem de Deus – Deus o criou à sua imagem (Gênesis. 1:26-27) – e portanto pertence a Deus. A conclusão inevitável é que, se o Estado permanece dentro de seus próprios limites e faz as demandas que lhe são próprias, o indivíduo deve lhe dar sua lealdade e seu serviço, mas em última análise tanto o Estado como o homem pertencem a Deus e, portanto, em um conflito entre as pretensões do Estado e Deus, a lealdade a Deus é a primeiro. Mas segue sendo certo que em toda circunstância ordinária, o cristianismo deve fazer do homem um cidadão melhor que qualquer outro homem. FALSA IDÉIA DA VIDA POR VIR Marcos 12:18-27 Esta é a única vez que aparecem os saduceus no Evangelho de Marcos, e sua aparição é inteiramente característica deles. Os saduceus não eram um grande partido judeu. Eram aristocratas e ricos. Incluíam a maior parte dos sacerdotes. A função de sumo sacerdote normalmente era desempenhada por um saduceu. Sendo o partido rica e aristocrata, não era estranho que fossem colaboracionistas, já que queriam conservar suas comodidades e privilégios. Deles procedia a classe governante, os que estavam dispostos a colaborar com os romanos no governo do país. Em certas questões diferiam muito dos fariseus. Primeiro, os saduceus aceitavam só as  escrituras escritas e atribuíam mais importância ao Pentateuco, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, do que a todo o resto. Não aceitavam a massa de tradições e leis orais, as regras e regulamentos que eram tão caros para os fariseus. Seu fundamento era a Lei mosaica escrita. Em segundo lugar, os saduceus não acreditavam na imortalidade, nem em espíritos e anjos. Diziam que nos primeiros livros da Bíblia não havia evidências da imortalidade, e não a aceitavam.(Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de maio  Dia 145  

Leituras: Marcos 10:46-52; 1 Coríntios 12:21-31; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:10-16; 2 Samuel 7-8.  

Versículo Especial“Induzo o coração a guardar os teus decretos, para sempre, até ao fim” (Salmo 119:112).  

Pensamento Bíblico: Uma Bela Mulher  (Provérbios 31:10-16). A definição de Deus da beleza, freqüentemente, difere dos padrões humanos. Uma mulher de valor:

   Apoia seu marido

   Trabalha esforçadamente

   Provê as necessidades de sua família.

Note que qualquer envolvimento que possa tirá-la do lar será em benefício de sua famíliaSnão em negligência à família. Este capítulo dá importante orientação para o desenvolvimento de uma mulher piedosa.  

Ação: A despeito dos esforços, em nossa sociedade, para diminuir o valioso papel das mulheres, mostremos fé para seguir o padrão que Deus revelou.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)


MEDITAÇÃO DO DIA

  31 de Outubro Dia 304   Leituras: João 7:32-39; Tiago 1:19-27; Salmo 105:23-45; Provérbios 26:1-6; Miquéias 1-3.   Versículo Especial: “To...