23 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 19  13. Deixando Nazaré. Lucas 4:16-31 mostra que o motivo da retirada para Cafarnaum foi a tentativa do assassinato de Cristo depois de um culto na sinagoga. Cafarnaum tornou-se o lar de Jesus pelo resto do seu ministério. 14-16. Para que se cumprisse refere-se a Isaias. 9:1, 2, de onde os termos geográficos foram com particular liberdade transcritos. Além do Jordão, uma frase um tanto enigmática aqui, mas compreendida de preferência como sendo a Peréia, a qual, com a Galileia, formavam o setor limítrofe de Israel. Esta região, mais exposta a influências estrangeiras do que a Judéia, tinha uma população mista, e o estado espiritual do povo costumava ser baixo. A vinda da luz de Cristo em tal área de trevas espirituais foi profetizada pelo profeta e a sua profecia cumpria-se agora. 17. Arrependei-vos. A mesma mensagem que João pregou na Judéia estava sendo agora proclamada por Jesus na Galileia (cf. 3:2). 2) A Chamada dos Quatro Discípulos. 4:18-22. Jesus já tinha se encontrado com alguns desses homens, se não todos, na Judéia, quando João Batista ainda estava em atividade (João. 1:35-42). Agora, na Galileia, esse relacionamento foi renovado e tomouse permanente (compare com Marcos. 1:16-20; Lucas. 5:1-11). 18-20. Mar da Galileia. Um lago no vale do Jordão a 680 pés abaixo do nível do mar, com 7 milha de largura, 14 milha de comprimento, abundando em peixes, e sujeito a tempestades súbitas. Simão lançava a rede com seu irmão André, que o apresentara a Jesus há alguns meses atrás (João. 1:40,41). O convite, Vinde após mim, chamava esses crentes para a companhia constante de Jesus. Os planos de Cristo para eles exigiam um treinamento que os prepararia para recuperar homens perdidos. Logo. A prontidão revela o grande impacto de seu encontro anterior. 21,22. Tiago e João, outro par de irmãos, eram sócios de Simão e André (Lucas. 5:10). Consertando as redes. Mateus e Marcos concordam sobre este fato, mas parece que Lucas difere. Em lugar de aceitar dois incidentes, parece-lhe mais razoável harmonizar os acontecimentos de algum modo, tal como faz S.J. Andrews (The Life of Our Lord upon the Earth, pág. 247, 248). É mais provável que os homens estivessem ocupados em lançar redes e remendá-las quando Cristo se aproximou da primeira vez. Então nosso Senhor usou o barco de Simão, produziu a pesca maravilhosa e chamou Simão e André para segui-lo. Depois de retornar à praia, Tiago e João começaram a consertar a rede rasgada e, então, Jesus também os chamou para segui-lo. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Julho Dia 204  

Leituras: Lucas 9:1-9; Efésios 3:14-21; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Isaías 3-5.  

Versículo Especial“Ai dos que são sábios a seus próprios olhos e prudentes em seu próprio caminho” (Isaías 5:21).  

Pensamento Bíblico: “Ai dos que ao Mal Chamam Bem, e ao Bem, Mal” (Isaías 5:20). Através de todo este trecho, Deus está anunciando e explicando seus julgamentos contra Judá. A nação se considerava próspera e segura, mas Deus via sua podridão interior. Ele fala, por exemplo, das mulheres preocupadas com sua aparência externa. Deus trocaria sua beleza por feiura e seus finos perfumes por maus cheiros. Em vez de atraírem os homens, elas teriam que implorar a eles para se casarem com elas, para recuperarem sua dignidade (3:16-4:1). Outros males em Judá incluíam: Má liderança. Opressão das pessoas pobres, Embriaguez, Injustiça e suborno, a Arrogância, e  Desprezo geral por Deus e sua vontade.  

Ação: Preste atenção em sua beleza interior. É esta a que Deus vê. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 18  5-7. A segunda tentação aconteceu no pináculo, ou aba do Templo em Jerusalém, talvez o alpendre que se elevava sobre o vale do Cedrom. Satanás usou as Escrituras (Salmos. 91:11, 12) para que Cristo provasse Sua declaração de que Ele vivia de toda palavra que saía da boca de Deus. Também está escrito apontava para a totalidade das Escrituras como guia de conduta e alicerce da fé. Não tentarás o Senhor teu Deus (Deuteronômio. 6:16; compare com Êxodo. 17:1-7). Tal atitude presunçosa de colocar Deus à prova não é fé mas dúvida, como a experiência de Israel comprovou. 8-11. Um monte muito alto é literal, mas sua localização é desconhecida. Por meio de algum ato sobrenatural, Satanás mostrou a Cristo todos os reinos do mundo. Tudo isto te darei indica que Satanás tem algo a conceder; caso contrário a prova não teria valor. Como o deus deste mundo (II Coríntios. 4:4) e príncipe das potestades do ar (Efésios. 2:2). Satanás exerce controle sobre os reinos da terra ainda que na qualidade de usurpador e dentro de certos limites. Ele ofereceu este controle a Jesus em troca de adoração, e com isto ofereceu a Cristo aquilo que consequentemente será dEle de maneira muito mais gloriosa (Ap. 11:15). A ligação entre adorar e servir na resposta de Jesus (de Deuteronômio. 6:13) é significativa, pois uma envolve a outra. Para Cristo inclinar-se diante de Satanás seria reconhecer o senhorio do diabo. Uma oferta dessas mereceu uma réplica direta de Cristo. A declaração de Mateus, com isso o diabo o deixou, mostra que a sua ordem das tentações é cronológica (contraste com Lucas. 4:1-13). Jesus repeliu o mais poderoso ataque de Satanás não com um raio dos céus, mas com a Palavra de Deus escrita empregada na sabedoria do Espírito Santo, um meio à disposição de cada cristão. III. O Ministério de Jesus Cristo. 4:12 - 25:46. A análise de Mateus do ministério de Cristo foi baseada sobre quatro áreas geográficas facilmente notáveis: Galileia (4:12), Peréia (19:1), Judéia (20:17) e Jerusalém (21:1). Como os outros sinóticos ele omite o anterior ministério na Judéia, que ocorre cronologicamente entre 4:11 e 4:12 (confira com João. 14). Talvez Mateus comece com Cafarnaum, na Galileia, porque foi o lugar de sua própria associação com Cristo (9:9) A. Na Galileia 4:12 - 18:35 1) Residência Estabelecida em Cafarnaum. 4:12-17. 12. Ouvindo porém Jesus. O aprisionamento de João, com a resultante publicidade, tornou a retirada de Cristo uma necessidade prática para o interesse de seu trabalho. Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


22 de Julho Dia 203 

Leituras: Lucas 8:40-56; Efésios 3:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Isaías 1-2.  

Versículo EspecialO boi conhece o seu possuidor, e o jumento, o dono da sua manjedoura; mas Israel não tem conhecimento, o meu povo não entende” (Isaías 1:3).  

Pensamento Bíblico“O Meu Povo não Entende” (Isaías 1:3). Israel era uma nação rebelde, que tinha esquecido seu próprio Dono. Diferente dos animais, que podem ser muito leais aos seus donos, Israel escolheu ignorar seu Deus. Muitos, hoje em dia, seguem a mesma trilha perigosa. A evidência da existência e do poder de Deus nos rodeia, entretanto, muitos persistem no pecado. Quando esquecemos Deus, podemos esperar que ele nos esqueça.  

Ação: Pense em Deus hoje e todos os dias. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos.)

21 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 1616,17. O Espírito de Deus descendo cumpriu o sinal predito para João que Jesus era o Messias (João. 1:33; compare com Isaias. 11:2; 42:1; 59:21; 61:1). Tal como o Espírito vinha sobre os profetas do V.T. para orientação especial no começo dos seus ministérios, agora Ele vinha sobre Jesus sem medida. É claro que isso se relaciona à humanidade de Jesus. Pomba. Um antigo símbolo de pureza, inocência e mansidão (veja Mateus. 10:16). A voz dos céus ocorreu em três lugares-chave do ministério de Cristo; no seu batismo, na sua transfiguração (17:5), e exatamente antes da cruz (João. 12:28). Mateus 4 C. A tentação de Cristo. 4:1-11. O sentido mais óbvio desta passagem, com suas paralelos, é que foi uma experiência realmente histórica. Os pontos de vista que negam isto não diminuem as dificuldades de interpretação. Os diversos testes foram dirigidos contra a natureza humana de Jesus, e ele resistiu nesse reino. Entretanto, a perfeita união das naturezas divina e humana na sua pessoa fizeram que o resultado fosse esse, pois Deus não peca nunca. Mas isso não diminuiu de maneira nenhuma a força do ataque. 1. Foi Jesus levado pelo Espírito. Uma indicação da submissão (voluntária) de Cristo ao Espírito durante o seu ministério terreno. Para ser tentado. Uma palavra significando tentar ou experimentar, às vezes, como neste caso, um engodo para o mal. O Espírito conduziu Jesus para que esse teste fosse realizado. O diabo. O nome significa caluniador, e indica uma das características de Satanás, grande oponente de Deus e do povo de Deus. 2. Quarenta dias e quarenta noites. As três provas registradas aqui seguiram-se a este período de tempo, mas outras tentações ocorreram através do período (Lucas. 4:2). 3, 4. Se és Filho de Deus não implica necessariamente uma dúvida da parte de Satanás, mas antes cria a base para a sua sugestão. A sutileza da prova está evidente, pois nem o pão nem a fome são pecados em si. Não só de pão viverá o homem (Deuteronômio. 8:3) foi a resposta escriturística de Cristo. Até mesmo Israel vagando no deserto ficou sabendo que a fonte do pão (isto é, Deus) era mau importante do que o próprio pão. Jesus recusou-se a operar um milagre com a finalidade de fugir ao sofrimento pessoal quando esse sofrimento fazia parte da vontade de Deus para ele.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


21 de Julho Dia 202  

Leituras: Lucas 8:26-39; Efésios 2:11-22; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Cântico 5-8.  

Versículo Especial“Mas, agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, fostes aproximados pelo sangue de Cristo” (Efésios 2:13).  

Pensamento Bíblico“Porque Ele é a Nossa Paz” (Efésios 2:11-22). Isaías apontou o Messias como o “Príncipe da Paz” (Isaías 9:6). Paulo contou aos Efésios como Jesus cumpriu esse propósito em mais de um sentido. Ele restaurou a paz entre inimigos humanos quando ele construiu igrejas com judeus e gentios. Mais importante, ele trouxe a paz entre Deus e os homens ao remover o pecado que os separava.  

Ação: Seja agradecido pela oportunidade de estar em paz com Deus. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 15 11,12. O batismo de João, um testemunho público de que o participante estava arrependido, seria seguido pelo batismo do Messias, com o Espírito Santo e com fogo. Há quem relegue os dois termos ao Pentecostes; outros, ao Juízo. À vista do versículo 12, parece claro que o batismo com o Espírito Santo refere-se a Cristo salvando os crentes (trigo), e o fogo descreve o juízo que virá sobre os maus (queimará a palha). Compare Malaquias. 4:1 (um capítulo que no N.T. foi aplicado a João; veja Lucas. 1:17). Assim, João olha para a obra do Messias do ponto de vista costumeiro do V.T., sem se importar com o intervalo entre a primeira e segunda vindas, um intervalo do qual ele poderia não estar cônscio. Pá. Um instrumento de madeira para se jogar os grãos contra o vento depois de debulhá-los. A palha mais leve seria carregada pelo vento, deixando os grãos amontoados em um monte. B. Batismo de Cristo. 3:12-17. A vinda de Jesus para ser batizado por João foi colocada em tranquilo contraste com a vinda hipócrita dos fariseus e saduceus (v. 7). Todos os três sinóticos registram este batismo, e o Evangelho de João inclui o posterior testemunho de João Batista sobre o mesmo (João. 1:29- 34). 13,14. Ele, porém o dissuadia. O verbo em grego enfatiza um contínuo protesto. À luz de João. 1:31-33, pode-se perguntar como João reconheceu a superioridade de Jesus para falar assim. Não devemos deduzir, entretanto, que esses dois parentes fossem totalmente estranhos um ao outro, mas antes que João ainda não sabia que ele era o Messias oficial até que lhe fosse dado o sinal do Espírito que desceu do céu (João. 1: 33). 15. Porque assim nos convém. Ainda que fosse verdade que as posições de João e Jesus deveriam ser exatamente opostas, naquele momento (por enquanto) era a coisa oportuna a fazer. É claro que Jesus não se arrependia de nenhum pecado pessoal. Entretanto, como o Substituto que proveria a justiça para a humanidade pecadora, ele aqui se identifica com aqueles que veio redimir e começa, assim, o seu ministério público. Jesus, enquanto esteve na terra, sempre cumpriu com as obrigações religiosas de um judeu justo, tais como adorar na sinagoga, assistir às festas e pagar o imposto do templo. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


20 de Julho Dia 201  

Leituras: Lucas 8:19-25; Efésios 2:1-10; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Cântico 1-4.  

Versículo Especial“Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” (Efésios 2:10).  

Pensamento BíblicoSalvo pela Graça, Mediante a Fé (Efésios 2:8-10). Paulo nos dá um belo resumo da salvação, nestes versículos. A salvação é pela graça (favor não merecido), através da . É um dom de Deus, que não pode ser ganho por nossas obras. Os salvos tem sido criados em Jesus, para andar em boas obras.  

Ação: Mostre sua apreciação pela grande dádiva da salvação andando em boas obras para glorificar a Deus. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 14  3,4. Este é o referido pelo profeta Isaías (Isaias 40:3-5) relaciona definitivamente a profecia à pessoa de João, um fato que se nota em todos os Evangelhos (Marcos. 1:2, 3; Lucas. 3:4-6; João. 1:23). Pelos de camelo e um cinto de couro, provavelmente tem a intenção de assemelhar-se às roupas de Elias (II Reis 1:8; compare com Lucas. 1:17; Mateus. 17:10-13), e era a roupa costumeira dos profetas (Zacarias. 13:4) Gafanhotos. Um alimento admissível e não incomum (Levítico. 11:22). 5,6. A pregação de João estava de acordo com o estado de expectativa que tomara conta de muitos corações, causando um entusiasmo geral, conforme indica a palavra toda. Os que vinham eram batizados como prova da aceitação de sua mensagem. O batismo era praticado pelos judeus quando faziam prosélitos, e com propósitos curativos e purificadores; assim, a forma exterior não era uma inovação de João, ainda que o seu significado fosse novo. Até mesmo a comunidade Qumran observava um batismo ritualístico, ainda que não com os mesmos propósitos que João ao batizar. (V.S. LaSor, Amazing Dead Sea Scrolls, pág. 205, 206). 7-10. Fariseus. Membros de um destacado partido religioso. Proclamavam-se guardiões da lei mosaico e aderiam rigidamente às tradições dos antepassados. Cristo os caracterizou como sendo hipócritas (Lucas. 11:44; 12:1). Saduceus. Um partido de racionalistas religiosos, que negavam a existência da vida futura. Eram politicamente poderosos, incluindo entre eles a aristocracia sacerdotal. João compreendeu que a vida deles não passava de exibição, não havendo uma mudança espiritual, e comparou-os a víboras que fugiam do fogo ligeiro da macega. Tendo Abraão por seu pai nacional não os garantia contra o juízo divino. Deus não estava obrigado a cumprir suas promessas com eles individualmente. Destas pedras. Talvez uma alusão a Isaias. 51:1, 2, mas principalmente uma referência aos cascalhos aos pés de João, que podiam ser criados pelo toque criador de Deus, como Adão foi formado do pó. Com a dramática figura do machado à raiz das árvores, João mostra que o tempo dos seus ouvintes está se esgotando. O lenhador está para aparecer.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Julho Dia 200 

Leituras: Lucas 8:11-18; Efésios 1:15-23; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Jó 41-42.  

Versículo EspecialO caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam” (Salmo 18:30).  

Pensamento Bíblico“Na Verdade Falei do que Não Entendia” (Jó 42:3). Deus não respondeu a toda a curiosidade de Jó, mas corrigiu o maior erro daquele sofredor. Jó tinha tentado interpretar os atos de Deus sem a revelação de Deus, e tinha sido duramente repreendido. Temos que nos guardar contra o erro de presumir que entendemos o que não sabemos.  

Ação: Quando Deus tiver falado, fale. Quando Deus silenciar, segure sua língua.( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 13  23. Nazaré parece ter sido escolha do próprio José, dentro da providência divina. Por que Mateus considerou isto como o cumprimento de uma profecia é difícil de se entender. Por intermédio dos profetas evita que procuremos apenas uma passagem do V.T, e consequentemente torna duvidoso que haja um jogo de palavras com base em nêser, "renovo" em Isaias. 11:1, ainda que este seja o ponto de vista comum. Parece melhor entender que Mateus achou que a pequena Nazaré era um lugar pouco adequado para residência do Messias (João 1:46), um cumprimento de todas as profecias do V.T, que indicam que o Messias seria desprezado (Isaias. 53:3; SaImos. 22:6; Daniel. 9:26). II. O Começo do Ministério de Jesus Cristo. 3:1 - 4:11. Mateus 3 A. O Precursor de Cristo. 3:1-12. Todos os quatro Evangelhos descrevem o ministério preparatório de João, e Lucas apresenta uma descrição completa do seu notável nascimento (Lucas. 1: 5-25, 57.80). 1. Naqueles dias relaciona-se com o versículo anterior, que fala de Jesus residindo em Nazaré. Uma data precisa foi dada em Lucas. 3:1,2. João Batista, assim chamado até mesmo por Josefo (Antig. xiii, 5.2), pregou próximo ao Rio Jordão, ao norte do deserto da Judéia, uma terra inculta e estéril ao longo da praia ocidental do Mar Morto. 2. Arrependei-vos significa "mudai de pensamento", mas implica em mais do que uma simples mudança de opinião. Como termo religioso nas Escrituras, envolve uma completa mudança de atitude em relação ao pecado e Deus, acompanhado de um sentimento de tristeza e uma correspondente mudança de conduta. Está próximo o reino dos céus (ou está próximo), o motivo porque João chamou os homens ao arrependimento. Este título, peculiar a Mateus no N.T., baseia-se em Daniel. 2:44; 7:13, 14, 27. Refere-se ao reino messiânico prometido no V.T., do qual Jesus seria apresentado como rei. (O termo, "reino de Deus", costuma ter uma conotação mais ampla, mas normalmente nos Evangelhos os dois termos são usados alternativamente.) Esse reino dos céus messiânico, ainda que prometido como um literal reino terreno, deveria, entretanto, basear-se em princípios espirituais, exigindo um relacionamento adequado com Deus para se entrar nele; daí o chamado ao arrependimento. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


18 de Julho Dia 199  

Leituras: Lucas 8:1-10; Efésios 1:1-14; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Jó 39-40.  

Versículo Especial“Eu te amo, ó Senhor, força minha” (Salmo 18:1).  

Pensamento BíblicoCondenando Deus (Jó 40:8). Depois de lembrar Jó de seu poder e de sua sabedoria ilimitados, Deus perguntou severamente: “Acaso anularás tu, de fato, o meu juízo? Ou me condenarás, para te justificares?”  Em sua procura por respostas que satisfizessem a razão humana, Jó contestou a justiça e a bondade de Deus. Quando trocamos a revelação de Deus por nossas ideias do que achamos que deveria ser, condenamos Deus para nos justificarmos. Não temos direito de desafiar a sabedoria de Deus.  

Ação: Receba a palavra de Deus com reverência e humildade. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

17 de julho de 2024

STUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 12  13,14. Uma segunda vez José recebeu instruções por meio de um anjo (veja 1:20) e tomando Jesus e Maria, levou-os para o Egito. A partida apressada parece ter acontecido na mesma noite em que os magos partiram. No Egito, onde havia uma grande população de judeus, a família provavelmente foi bem recebida sem chama a atenção. O apócrifo Evangelho da Infância conta milagres fantásticos ocorridos ali (cap. IV). 15. A morte de Herodes depois de uma enfermidade repulsiva foi detalhadamente descrita por Josefo (Antig. xvii 6.5). Para que se cumprisse relaciona esta experiência com Oséias. 11:1, uma passagem que se refere historicamente à libertação dos israelitas no Egito. Mateus vê Israel nessa profecia como uma figura de Jesus Cristo, o único filho de Deus. 16. Mandou matar todos os meninos. Esse ato assassino de Herodes (que incluiu não mais que algumas dúzias de crianças, por causa do tamanho pequeno de Belém) não ficou registrado em outros escritos históricos e o fato não causa admiração por causa das atrocidades frequentes do rei. Assassinou sua esposa e seus três filhos. Josefo o chama de "um homem de grande crueldade para com todos os homens" (Antig. xvii 8.1). Dois anos para baixo mostra que Herodes não queria se arriscar a perder a sua vítima. Jesus não teria dois anos necessariamente. 17, 18. Raquel chorando por seus filhos. Uma citação de Jeremias. 31:15, que descreve a lamentação do tempo do exílio de Israel. Aquela calamidade, camada pelo pecado de Israel, foi a causa eventual de Herodes ter subido ao trono e agora era a causa desta atrocidade. Matem enerva as duas calamidades como partes de um mesmo quadro. E. Residência em Nazaré. 2:19-23. Lendo-se Mateus, poder-se-á supor que Belém era a residência original. Lucas explica, mostrando que Nazaré foi o primeiro lar. Parece que José pretendia ficar permanentemente em Belém até que seus planos foram divinamente alterados. 19-22. Já morreram. Uma referência a Herodes e conseqüentemente uma expressão idiomática retrospectiva de Êxodo. 4:19. Arquelau, filho de Herodes, o Grande, com Maltace, sua esposa samaritana, foi tão brutal quanto seu pai. Por isso José precisou ser avisado (ou advertido) por divina advertência quanto ao passo seguinte a ser tomado. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


17 de Julho Dia 198  

Leituras: Lucas 7:36-50; Gálatas 6:11-18; Salmo 17; Provérbios 4:14-19; Jó 38.  

Versículo EspecialOs meus passos se afizeram às tuas veredas, os meus pés não resvalaram” (Salmo 17:5).  

Pensamento Bíblico: Gloriando-se Somente na Cruz (Gálatas 6:14-15). Gabar-se é um esporte popular ao qual, às vezes, é permitido atrapalhar o serviço espiritual. Os cristãos, às vezes, se esquecem de que são servos inúteis (Lucas 17:10) e começam a orgulhar-se de seus atos pessoais. Temos que lembrar o que realmente importa: a cruz de Jesus Cristo.  

Ação: Agradeça ao Senhor por sacrificar Jesus para salvá-lo. Certifique-se de que seus amigos sabem sobre seu Senhor e Salvador!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

16 de julho de 2024

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Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 11 2. Sua estrela. Todas as tentativas de se explicar a estrela como um fenômeno natural são inadequadas dada a razão dela conduzir os magos de Jerusalém até Belém e então permanecer sobre a casa. Antes, foi uma manifestação especial dada por Deus, primeiro quando apareceu indicando o fato do nascimento de Cristo, e depois quando reapareceu sobre Jerusalém e guiou os magos ao lugar certo. Considerando que foi registrada uma revelação direta para os magos (v. 12), nada há de improvável em aceitar uma revelação direta desde o começo para emprestar significado à estrela. 3-6. Quando Herodes ouviu dizer que os magos estavam procurando em Jerusalém o Rei dos Judeus, o rei consultou os principais sacerdotes e escribas, dois dos grupos que compunham o Sinédrio. Deram-lhe a profecia de Miquéias 5:2 que cita Belém claramente como o lugar do nascimento do Messias. 7,8. Herodes intimou os sábios, sob pretenso e sincero interesse, pedindo informações exatas sobre a primeira aparição da estrela (parece que ainda não fora avistada em Jerusalém). Seus motivos, entretanto, eram os de precisar a data do nascimento de Jesus, para poder mais facilmente localizá-lo e destruí-lo. 9,10. A estrela que viram no oriente reapareceu então para guiálos de Jerusalém a Belém. 11. A casa (não a manjedoura) na qual os magos encontraram o menino Jesus aponta para o fato de que essa visita seguiu-se ao nascimento de Jesus com um considerável intervalo de tempo, talvez de meses (veja v. 16). As três ofertas deram lugar à tradição dos três magos. A tradição chega até a lhes conferir nomes: Gaspar, Melquior e Baltazar. Mas as tradições não são fatos necessariamente. Ouro, incenso e mirra eram considerados pelos antigos comentaristas como unta demonstração de reconhecimento de que Jesus era respectivamente Rei, Filho de Deus e aquele que estava destinado a morrer12. Divina advertência. Uma especial e divina revelação orientou os magos a evitarem encontrar-se com Herodes na sua volta. D. A Fuga para o Egito e o Massacre das Crianças. 2:13-18. Novamente somos devedores tão-somente a Matem por esta informação. Os dois incidentes relacionam-se com passagens do V.T. Essa relação entre passagens do V.T e N.T, é uma característica deste Evangelho. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


16 de Julho Dia 197  

Leituras: Lucas 7:18-35; Gálatas 6:1-10; Salmo 16; Provérbios 4:7-13; Jó 36-37.  

Versículo Especial“Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gálatas 6:10).  

Pensamento BíblicoCorrigindo os Desviados (Gálatas 6:1). Ninguém é perfeito! Todos nós cometemos erros, e podemos ser apanhados na armadilha do pecado. Compreendendo este perigo, Paulo instrui os cristãos para olharem uns pelos outros. Quando um tropeça, os outros devem estar lá para ajudá-lo a se levantar. As razões são claras: ì Os cristãos amam uns aos outros (1 João 3:14; 4:11). í Tal amor motiva-nos a retirar aqueles que ficam enredados no pecado (Tiago 5:19-20), porque não queremos ver os que amamos morrerem espiritualmente.  

Ação: Mostre seu amor com seus esforços para recuperar irmãos e irmãs que tenham voltado ao pecado. Nunca esqueça que as almas deles estão em perigo!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

15 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 9 20. Filho de Davi. Este tratamento que o anjo deu a José (Gabriel? Lucas. 1:26) é um título principesco. Ainda que José se encontrasse em circunstâncias humildes, era herdeiro do trono davídico que se encontrava vago. A citação do Espírito Santo como agente da concepção de Maria aponta claramente a personalidade distinta deste Divino Ser, e do conhecimento pleno que os judeus comuns tinham dessa Pessoa sem maiores explicações. 21. Jesus provém da expressão hebraica Jeová salva e aponta para o propósito de sua vinda. Seu povo relaciona Jesus às promessas messiânicas feitas a Israel, ainda que a cruz estendesse esta salvação dos pecados também aos gentios. 22,23. A miraculosa concepção seria o cumprimento de Isaias. 7:14. Se houve um outro cumprimento nos dias de Isaías não se discute nem se sugere. Possivelmente essas palavras foram ditas pelo anjo e assim constituíram um reforço para a fé de José. Emanuel não foi usado como nome próprio de Jesus, mas descreve sua pessoa como o Filho de Deus. 24,25. José consumou o período de noivado levando Maria para viver em sua casa para que Jesus por ocasião do Seu nascimento fosse o seu filho legítimo e herdeiro do trono, Entretanto, ele não a conheceu sexualmente até o nascimento. O enquanto não indica necessariamente o que aconteceu depois. Entretanto, qualquer um deduz logicamente que seguiu-se o relacionamento normal do casamento, a não ser que se pretenda defender a virgindade perpétua de Maria. Mateus revela que não tinha tal inclinação. Mateus 2 C. A visita dos Magos. 2:1-12. Mateus que é o único a registrar este incidente, mostra a contraste de atitudes entre os sábios que não eram judeus que viajaram de longe para ver Jesus e as autoridades judias que não foram capazes de caminhar cinco milhas. 1. Belém da Judéia era também chamada de Efrata. (Gênesis. 35:16, 19). É preciso ler-se Lucas. 2:1-7 para se saber porque o nascimento aconteceu em Belém e não em Nazaré. O rei Herodes, conhecido como Herodes, o Grande, era filho de Antipater, um edomita, foi feito rei pelos romanos em 43 A.C. Sua morte em 4 A.D. (nossos calendários estão errados em pelo menos quatro anos) dá-nos a mais recente e possível data para o nascimento de Cristo. Magos (magoî) indicava originariamente a casta sacerdotal entre os persas e babilônios (veja Daniel 2:2, 48; 4:6, 7; 5:7). Mais tarde o nome foi aplicado pelos gregos a qualquer feiticeiro ou charlatão (Atos 8:9;13:18). Mateus usa o termo no sentido bom para designar homens respeitados de uma religião oriental. É inteiramente aceitável que esses homens tivessem contato com os judeus exilados, ou com as profecias e a influência de Daniel, e assim possuíssem as profecias do V. T. relativamente ao Messias.( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


15 de Julho Dia 196  

Leituras: Lucas 7:11-17; Gálatas 5:16-26; Salmo 15; Provérbios 4:1-6; Jó 34-35.  

Versículo Especial“E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne,, com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5:24).  

Pensamento Bíblico: Carne versus Espírito (Gálatas 5:16-26). Nestes versículos, Paulo mostra o contraste claro entre a escuridão da carne e a luz do Espírito. Sua lista de obras carnais inclui coisas que podemos descrever como “grandes pecados” e “pequenos pecados”. Entretanto, Paulo não as descreve nos meios termos, mas coloca-as juntas como inteiramente más. Em contraste, ele manda-nos mostrar o fruto do Espírito, enquanto permitimos que a vontade de Deus transforme nossas vidas.  

Ação: Ainda há obras da carne em sua vida? Remova-as, produzindo o fruto do Espírito!. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

14 de julho de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 8  17. Catorze gerações. Este agrupamento triplo arbitrariamente constituído (como o indicam as omissões), deve ser um arranjo de conveniência. Os três períodos da história nacional foram incluídos teocracia, monarquia e hierarquia. A computação de Mateus apresenta um problema porque ele só relaciona quarenta e Um nomes. Alguns o resolveriam contando Davi duas vezes finalizando o primeiro grupo e começando o segundo (parece que o próprio Mateus também o fez; v. 17). Outros contam o cativeiro como um item da lista. O problema não tem importância por si. B. Nascimento de Cristo 1:18-25. As circunstâncias do nascimento são apresentadas do ponto de vista de José, e alguns dos detalhes têm de ser formados a partir dele (vs. 19 e 20 por exemplo). Se ele já estivesse mono quando o ministério de Jesus começou, como muitos pretendem por causa da ausência do nome, as informações que Mateus obteve devem ter vindo dos irmãos de Jesus. 18. Desposada. Entre os judeus, os votos do casamento se fadam por ocasião do noivado, e sua anulação exigia um divórcio. O costume exigia que houvesse um intervalo, normalmente de um ano, antes da noiva passar a residir na casa do seu marido e para que a união física fosse consumada. Durante esse intervalo Maria achou-se grávida, uma circunstância que costumava ser punida com a morte. (Deuteronômio. 22:23, 24). Parece que Maria não explicou a sua situação a José, deixando este assunto delicado nas mãos de Deus. Dificilmente poderia esperar que José aceitasse sua história sem que houvesse uma autenticação divina. 19. Infamar. Em lugar de fazer uma acusação pública de fornicação, com uma possível exigência de pena máxima, José resolveu usar as frouxas leis do divórcio e dar a Maria uma carta de divórcio particular com a acusação declarada de maneira velada. Resolveu deixá-la significa divórcio, não somente a quebra de um compromisso de casamento. Como ele devia amá-la!. ( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


14 de Julho Dia 195  

Leituras: Lucas 7:1-10; Gálatas 5:7-15; Salmo 14; Provérbios 3:31-35; Jó 32-33.  

Versículo Especial“Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor” (Gálatas 5:13).  

Pensamento BíblicoLibertos Para Servir (Gálatas 5:13-15). Algumas pessoas confundem liberdade com libertinagem, que é a permissão para procurar egoistamente a satisfação dos desejos pessoais. Paulo reage a tal atitude lembrando-nos do uso da nossa liberdade em Cristo como uma oportunidade para servir aos outros. Nosso dever para com outras pessoas é resumido na instrução para amarmos nossos próximos. A liberdade em Cristo não nos permite injuriar aos outros.  

Ação: Use sua liberdade como uma oportunidade para servir. ( Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay) 6 A árvore genealógica dos Evangelhos Quando pensamos na forma como chegaram a ser escritos os Evangelhos, ...