Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 91 32, 33. A futura
desolação de Moabe está descrita como a de uma vinha arruinada. Mais que a
Jazer te chorarei a ti, ó vide de Sibma; os teus ramos passaram o mar (v. 32).
Jazer e Sibma eram lugares perto de Hesbom, notável por suas videiras. Frutos
de verão. Veja observação referente a 8:20. 34. Zoar. Evidentemente a cidade do
refúgio de Ló ainda existia nessa ocasião (Gênesis,19: 20.22). Tem sido
identificada com el-Keryeh, a sudeste do Mar Morto. Eglate-Selisias, outro nome
de lugar. 35. Altos. Veja observação referente a 3:6. 36. Flautas usadas nos
funerais. 37. Com referência a essas práticas veja observação sobre 16:5. 40.
Eis que voará; isto é, o inimigo destruidor virá. 42. Será destruído. Quanto ao
destino de Moabe, veja o parágrafo introdutório deste capítulo. 45. Parece que
este versículo relaciona-se com Números. 21:28, 29; 24:17. O pensamento parece
ser que os refugiados moabitas fugiram à fortaleza de Hesbom, mas mesmo lá
seriam destruídos. Seom (Números. 21:21-30) foi mencionado em lembrança da
derrota dos amorreus em Hesbom muito tempo antes. 46. O povo de Camos. Veja
observação referente a 48:7. 47. Contudo mudarei a sorte de Moabe. Moabe não
pereceria totalmente, pois um remanescente de Moabe será encontrado no Reino de
Deus (cons. 46:26; 49:6, 39). Mudarei a sorte. Veja observação referente a
29:14. Jeremias 49 D. Oráculo Contra os Amonitas. 49:1-6. Os amonitas
descendiam de Ben-Ami, filho de Ló (Gênesis. 19:38). Eles viviam na
Transjordânia, entre os rios Arnom e Jaboque, a leste na direção do deserto.
Eles, tal como os moabitas, freqüentemente lutavam contra os hebreus.
Demonstraram sua hostilidade durante o reinado de Jeoaquim (II Reis 24:2) e
ajudaram a destruir a comunidade dos refugiados depois da queda de Jerusalém
(Jr. 40:11-14). Outros oráculos contra eles se encontram em Ezequiel. 21:20;
25:1-7; Amós 1:13-15; Sofonias. 2:8- 11. 1. Acaso não tem Israel filhos? Isto é
provavelmente uma referência à invasão da Transjordânia pelos assírios vindos
do Reino do Norte (II Reis 15:29) em 732 A. C. Após a deportação dos
israelitas, os amonitas mudaram para o território de Gade - aquela parte da
Transjordânia entre o Arnom e o Jaboque, perto de Jordão. Malcã, E.R.C. Se as
vogais desta palavra forem trocadas, lê-se Milcom (E.R.A.), o deus dos amonitas
(I Reis 11:5, 7, 33; II Reis 23:13). As Bíblias grega, siríaca e latina apóiam
esta mudança.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que
Deus abençoe a todos)