24 de fevereiro de 2016

ANDANDO NA VERDADE

Resultado de imagem para biblias
Resumos dos Livros da Bíblia: Introdução
A Bíblia é um livro de livros. É uma pequena biblioteca de livros escritos ao longo de 1.500 anos ou mais por aproximadamente 40 autores em três idiomas e em vários países. Nas Bíblias que usamos hoje, estes livros não seguem uma ordem cronológica. São organizados mais ou menos por tipo de livro – agrupamentos de livros históricos, poéticos, proféticos, etc. Para muitos leitores, o estudo da Bíblia se torna mais difícil por não ter noção de como compreender estes livros no seu contexto. E muitas das doutrinas erradas no mundo religioso vêm de abuso de textos bíblicos que são interpretados sem respeitar seu contexto.
Começando com a coluna de hoje, pretendo dedicar um artigo por semana à introdução dos livros da Bíblia. Cada artigo desta série terá o objetivo de resumir a mensagem de um livro no seu contexto histórico. A ênfase será nas informações bíblicas, especialmente as informações internas (muitos dos livros bíblicos incluem todas as informações necessárias para colocá-los nos seus contextos históricos). Além de considerar as perguntas óbvias de contexto (quem escreveu, para quem e quando), vamos também prestar atenção no conteúdo dos livros com um resumo de cada.
O uso ideal destes artigos será como incentivo para a leitura bíblica. Mesmo os maiores livros da Bíblia podem ser lidos em uma semana, e seria ótimo se o leitor aproveitasse estes resumos para iniciar a leitura daquele livro. Por exemplo, depois de ler o artigo sobre Gênesis (na próxima semana, se Deus permitir), leia o livro de Gênesis. Esta leitura exigirá uma média de 7 capítulos por dia. Na outra semana, depois de ler sobre Êxodo, a leitura de 6 capítulos por dia será suficiente para conhecer o conteúdo na semana seguinte. Quando chegar aos livros pequenos (há vários com apenas um, dois ou três capítulos), pode aproveitar aquelas semanas mais “leves” para voltar e ler novamente os trechos que achar especialmente interessantes.
Antes de entrar nestes resumos livro por livro, ajudará olhar para o conteúdo da Bíblia toda. Se abrir a Bíblia e olhar para o índice geral, perceberá duas partes principais: o Antigo e o Novo Testamento. O Antigo começa com Gênesis, e relata a história da interação de Deus com os seres humanos desde a Criação até a restauração dos israelitas à sua terra depois do cativeiro babilônico, poucos séculos antes de Cristo. Esta parte da Bíblia inclui livros que comunicam a Lei de Deus aos judeus, livros que contam a história daquele povo escolhido, livros de sabedoria que ensinam vários princípios importantes para a vida e vários livros proféticos que contêm mensagens para o povo da época e revelações dos planos de Deus para épocas posteriores.
O Novo Testamento é bem menor, e consiste em livros escritos durante um período de aproximadamente 60 anos depois da morte de Jesus. Os primeiros quatro livros são relatos paralelos e complementares da biografia de Jesus, conhecidos como os evangelhos. O livro de Atos conta alguns fatos da história da igreja primitiva guiada pelo ensinamento dos apóstolos, com destaque no trabalho de Pedro entre os judeus e de Paulo entre outros povos. O resto do Novo Testamento é uma coletânea de cartas escritas a várias igrejas e indivíduos. Estas cartas foram escritas pelos próprios apóstolos e outros autores escolhidos por Deus para instruir seu povo, os discípulos de Jesus Cristo.
Com esta introdução, começamos a nossa jornada pelas páginas destes livros fascinantes. Na leitura das Escrituras, veremos as características de Deus, com ênfase no seu amor e na sua santidade. Veremos as reações dos homens ao Criador, tanto os fiéis e obedientes quanto os rebeldes e desobedientes. Em todos estes casos, haverá lições para o nosso bem. Para receber o benefício destes estudos, é preciso desejar a palavra como um bebê deseja leite: “Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso” (1 Pedro 2:1-3).
(–por Dennis Allan).Que Deus abençoe a todos pastor Antonio Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Sofonias (Comentário Bíblico Moody) 13 B. A Promessa da Restauração. 3:14-20. 14. Canta, ó filha de Sião. Um tempo de regozijo viria...