(Comentário Bíblico Moody) Antecedentes Históricos. O Êxodo recomeça a história dos
israelitas onde o Gênesis a abandonou. O longo período entre José e
Moisés fica coberto por dois resumidos versículos, 1:6, 7, e então
descreve-se a situação inteiramente nova dos descendentes de Jacó. Os
hóspedes protegidos por Faraó e José tornaram-se uma nação de
escravos, objeto de medo e ódio de seus superiores. Enquanto Faraó
procura controlar os hebreus por meio de brutal opressão, Deus age no
sentido de libertá-los. Moisés, o libertador, é primeiro preparado e,
então, no poder de Deus, o grande livramento acontece.
Redenção do poder do Egito é, entretanto, mais que uma simples
libertação da escravidão. Deus retirou os israelitas do Egito para que
pudesse introduzi-los na Terra Prometida, como o Seu próprio povo
preparado. O grande tema do Êxodo é, então, não simplesmente o grande
ato redentor de Deus, mas também a Sua adoção e constituição de Israel
como o povo de Deus. E.E. Flack diz: "O Êxodo é sem dúvida o mais
significativo livro já compilado sobre o nascimento de uma nação"
("Interpretation of Exodus", Interpretation, Jan., 1949).
"Toda a subseqüente história dos hebreus ou filosofia da história,
relembra o Êxodo como o ato criador de Deus que constituiu os hebreus
em nação" (Alleman e Flack, Old Testament Commentary, pág. 207).
A época em que o Êxodo foi escrito tem constituído um problema
para os mestres durante séculos, e com as descobertas da arqueologia
moderna, o calor da discussão tem-se intensificado, embora a luz do fato
histórico continue bastante obscurecida. A data tem sido colocada entre
1580 A.C. até 1230 A.C. Uma vez que as Escrituras pouco informam
sobre cronologia, pode-se ter em mente que a data do Êxodo não é
questão de doutrina, mas simplesmente um fato histórico elucidativo.
Pensa-se de um modo geral que os israelitas foram para o Egito quando
seus primos semitas, os hicsos, estavam governando, possivelmente em
cerca de 1700 A.C. Se a sua estada no Egito durou 430 anos (Êxodo. 12:40), então a data de sua partida deve ser fixada em cerca de 1270 A.C. A
maior parte das provas arqueológicas que temos parecem apontar para
uma data dentro do século treze. O construtor de Pitom e Ramessés (Êx.
1:11), o Grande Ramessés, era quem governava naquele tempo. A data
determinada por escavações para a queda de numerosas cidades
cananitas, desde Laquis até Hazor, é novamente o século treze. A
investigação de Nelson Glueck na Transjordânia e no Neguebe
estabeleceu o fato de que as nações de Moabe, Amom, Edom e os
amoritas não se estabeleceram ali, prontas para se oporem ao avanço de
Israel, antes do século treze (cons. The Other Side of Jordan e Rivers in
the Desert). Que Deus abençoe a todos
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