(Comentário Bíblico Moody) 57 c) As Festas da Peregrinação. 23:14-19. Embora houvessem outras ordenanças a serem guardadas, estes três eram os grandes festivais durante os quais todos os homens de Israel deviam apresentar-se diante do Senhor. Neles se comemorava não só a sua redenção, mas também as contínuas bênçãos e provisão de Deus. Tem-se enfatizado que não eram só obrigações, mas também direitos. "pois comemorar uma festa do Senhor e comparecer diante dele eram privilégios concedidos por Jeová ao povo da Sua aliança" (KD). 14. Festa. Cons. 5:1. 15. Pães asmos. Inseparável, é claro, da Páscoa (cons. cap. 12; 13; Levítico. 23:5). Ninguém apareça de mãos vazias perante mim. Ofertas deviam ser trazidas como prova de gratidão pelas bênçãos de Deus e como um tributo a Jeová seu Rei (cons. Deuteronômio. 16 : 16, 17). 16. A festa da sega. Pentecostes (Levítico. 23:15-22; Números. 28:26-31; Deuteronômio. 16: 9-12). Festa da colheita. Tabernáculos (Números. 29:12 e segs; Levítico. 23:34-43; Deuteronômio. 16:13, 14). Estas festas marcavam o começo e o fim da colheita de todo o produto da terra. 18,19. Três regras deviam ser observadas nas festas. l ) Deviam usar pão asmo, não só nesta festa, mas em todas as festas. 2) Não ficará gordura da minha festa para o dia seguinte (cons. 12:10). Primícias. A retenção desta confissão e expressão de gratidão trouxe o juízo sobre Israel muitas e muitas vezes (cons. Malaquias. 3:8). 3 ) Não cozerás o cabrito. Esta orientação parece esquisita dentro das outras, e há muito tem causado especulações dos comentadores. Então, na literatura Ugarit descoberta em 1930, descobriu-se que cozer o cabrito no leite de sua própria mãe era uma prática cananita usada em conexão com os rituais da fertilidade (Birth of the Gods, 1.14). Israel, apresentando os primeiros frutos, reconhecia que as bênçãos vinham de Jeová, não da feitiçaria. d) Última Exortação. 23:20-33. A aliança se conclui com estas palavras de promessa e advertência.Que Deus abençoe a todos
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