2 Samuel (Comentário Bíblico Moody) 27 IV. Os Últimos dias de Davi. 21:1 – 24:25. 2 Samuel 21 A. A Fome. 21:1-14.1. Uma fome. Ezequiel 14: 21 faz uma lista de espada (guerra), fome, bestas-feras e peste como os quatro maus (pesados) juízos de Deus pelos pecados de Jerusalém. Em I Reis 8:35-37, Salomão refere-se ao céu sem nuvens que poderia resultar em fome por causa dos pecados do seu povo. Não sabemos a época precisa desta fome. "Em dias de Davi" poderia se referir a qualquer período durante o seu longo reinado. Alguns a colocam depois que Davi travou relações com Mefibosete (cons. v. 7), mas antes da rebelião de Absalão. Sobre Saul. Parece que Saul recusou-se a reconhecer o tratado feito por Josué com os gibeonitas (Josué. 9), e, em seu zelo por seu próprio povo, condenou à morte alguns destes amorreus remanescentes. Isto constituiu violação à aliança e tinha de ser considerado como homicídio não expiado, o qual, de acordo com Deuteronômio. 21:7-9, contaminava a terra. 3. Que resgate vos darei. Davi perguntou aos gibeonitas o que eles aceitariam para desfazer a injúria. O significado literal do verbo hebraico para "resgatar" é cobrir. Esta "cobertura" servia para esconder a ofensa aos olhos da pessoa ofendida, e afastar a culpa do ofensor diante dos olhos de Deus que é o vingador do erro. O resgate podia ser feito por meio de dinheiro, que deu lugar a expressão "dinheiro de sangue", ou pela aplicação da lei da vingança. Se neste caso fosse usado este último método, Davi teria que dar aos gibeonitas o mesmo número de homens que Saul executara. Podiam ser homens que tivessem caído no desfavor na corte de Davi ou homens escolhidos por sorte. Contudo, os gibeonitas não ficariam satisfeitos com algo menos que a vingança contra a famÍlia de Saul. Eles acusaram Saul de tentar exterminá-los (uma política antiga para invalidar a lei da vingança). Queriam que seus descendentes fossem tratados exatamente como ele os tratara (cons. v. 5). Esta exigência de justiça exata estava de acordo coma legislação de Número. 35:31, 32, a qual insiste que a vida humana seja considerada seriamente. O pagamento em dinheiro pelo homicida à família do morto era um precedente perigoso, que poderia ser abusado pelos ricos. Homens com dinheiro poderiam contornar a situação.(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos
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