Esdras (Comentário Bíblico Moody) 10   Esdras 4 
B. Oposição à Obra. 4:1-24. Tão logo os alicerces foram lançados 
começaram os problemas para os judeus. Primeiro veio a tentação de 
comprometer seu testemunho. Quando conseguiram resistir a isto com 
efeito, começou uma oposição ativa e continuou intermitente desde os 
dias de Ciro até os dias de Artaxerxes. 1. Os adversários de Judá e Benjamim. Estas duas tribos foram 
mencionadas de maneira particular porque agora constituíam a maioria 
da nação, e era principalmente em seus antigos territórios que o 
remanescente vivia agora. 
2. Desde os dias de Esar-Hadom. Isaías profetizara que ai dez 
tribos do norte deixariam de ser um povo à parte dentro de sessenta e 
cinco anos. Considerando que ele o profetizou em 734 A.C. (Isaias. 7:8), a 
profecia se cumpriu em 669 A.C., dentro do reinado de Esar-Hadom, rei 
da Assíria (680-668 A.C.), que foi o responsável pela introdução de 
estrangeiros em Samaria (II Reis 17:24). Esses estrangeiros casaram-se 
com israelitas, e foram seus descendentes que agora se aproximaram de 
Zorobabel, dizendo: “Como vós, buscaremos a vosso Deus”. Foi uma 
proposta perigosíssima, pois veio disfarçada em religião verdadeira (II 
Crônicas. 11:15; cons. II Corintios. 6:17). 
3. Nós mesmos, sozinhos, a edificaremos. Isto é, o povo de Jeová 
em oposição às "gentes da terra" (v. 4). Zorobabel viu claramente a 
impossibilidade de aceitar pagãos em base de igualdade com os 
verdadeiros judeus na construção do Templo de Jeová. Esses 
samaritanos revelaram seu verdadeiro caráter quando, depois de 
rejeições posteriores, edificaram seu próprio templo no Monte Gerizim 
(João. 4:20-22). 
4. Desanimaram o povo de Judá. O profeta Jeremias foi acusado 
de fazer isso no seu tempo (Jeremias. 38:4). 
5. Alugaram contra eles conselheiros. Teria isto acontecido na 
corte de Susã? Se isto aconteceu em 535 A.C., então provavelmente 
Daniel já não vivia mais e não havia nenhum judeu influente 
intercedendo pela nação na corte persa. Todos os dias de Cito, rei da 
Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia. Isto se refere aos anos 
que restavam a Ciro (535-530 A.C.), ao reinado de Cambises (530-522 
A.C.), ao breve reinado de Esmerdis (522 A.C.) até o segundo ano de 
Dario I (521-520 A.C.). Depois da parentética história da oposição (vs. 
6-23), a história propriamente dita é retomada (v. 24)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
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