Esdras (Comentário Bíblico Moody) 10 Esdras 4
B. Oposição à Obra. 4:1-24. Tão logo os alicerces foram lançados
começaram os problemas para os judeus. Primeiro veio a tentação de
comprometer seu testemunho. Quando conseguiram resistir a isto com
efeito, começou uma oposição ativa e continuou intermitente desde os
dias de Ciro até os dias de Artaxerxes. 1. Os adversários de Judá e Benjamim. Estas duas tribos foram
mencionadas de maneira particular porque agora constituíam a maioria
da nação, e era principalmente em seus antigos territórios que o
remanescente vivia agora.
2. Desde os dias de Esar-Hadom. Isaías profetizara que ai dez
tribos do norte deixariam de ser um povo à parte dentro de sessenta e
cinco anos. Considerando que ele o profetizou em 734 A.C. (Isaias. 7:8), a
profecia se cumpriu em 669 A.C., dentro do reinado de Esar-Hadom, rei
da Assíria (680-668 A.C.), que foi o responsável pela introdução de
estrangeiros em Samaria (II Reis 17:24). Esses estrangeiros casaram-se
com israelitas, e foram seus descendentes que agora se aproximaram de
Zorobabel, dizendo: “Como vós, buscaremos a vosso Deus”. Foi uma
proposta perigosíssima, pois veio disfarçada em religião verdadeira (II
Crônicas. 11:15; cons. II Corintios. 6:17).
3. Nós mesmos, sozinhos, a edificaremos. Isto é, o povo de Jeová
em oposição às "gentes da terra" (v. 4). Zorobabel viu claramente a
impossibilidade de aceitar pagãos em base de igualdade com os
verdadeiros judeus na construção do Templo de Jeová. Esses
samaritanos revelaram seu verdadeiro caráter quando, depois de
rejeições posteriores, edificaram seu próprio templo no Monte Gerizim
(João. 4:20-22).
4. Desanimaram o povo de Judá. O profeta Jeremias foi acusado
de fazer isso no seu tempo (Jeremias. 38:4).
5. Alugaram contra eles conselheiros. Teria isto acontecido na
corte de Susã? Se isto aconteceu em 535 A.C., então provavelmente
Daniel já não vivia mais e não havia nenhum judeu influente
intercedendo pela nação na corte persa. Todos os dias de Cito, rei da
Pérsia, até ao reinado de Dario, rei da Pérsia. Isto se refere aos anos
que restavam a Ciro (535-530 A.C.), ao reinado de Cambises (530-522
A.C.), ao breve reinado de Esmerdis (522 A.C.) até o segundo ano de
Dario I (521-520 A.C.). Depois da parentética história da oposição (vs.
6-23), a história propriamente dita é retomada (v. 24)..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
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