14 de abril de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 

 Salmos (Comentário Bíblico Moody) 66  1-5. Um Mundo de Injustiça. No íntimo engendrais iniqüidades. Todo o problema da injustiça nos negócios dos homens está aqui reconhecido como devido à maldade inata. O termo traduzido para juízes (‘elem) no versículo 1 é obscuro. Alguns comentadores preferem a tradução – ó deuses (‘elîm), e acham que é uma expressão de sarcasmo dirigida aos juizes injustos. Esta revisão faz paralelo com o Salmo 82 mas não tem o apoio da MSS ou da LXX. Nos versículos 3-5 faz-se referência direta a esses homens perversos como sendo inatamente perversos e indomáveis.6-11. Um Grito de Vingança. Ó Deus, quebra-lhes os dentes. Com linguagem empolada o salmista cria uma série de pequenas metáforas com os dentes dos leões, ribeiros, uma serpente, aborto e espinhos. Cada uma delas foi enunciada como uma imprecação contra seus injustos inimigos. Assim, temos aqui uma maldição sétuplo em forma de oração. Os versículos 10, 11 mostram a confiança do salmista em termos realistas. Ele tem certeza de que os justos, que ele representa, verão e se regozijarão na completa destruição daqueles inimigos injustos. Salmo 59. Uma Oração por Salvamento Embora este salmo seja basicamente o lamento de um indivíduo, tem nuances que o adaptam também ao uso nacional. Temos aqui pontos de semelhança com os salmos 55 e 58. O quadro da opressão é novamente dominante, como também a atitude vingativa do escritor. Contrariando o padrão normal do lamento individual, os refrões são evidentes. Os versículos 6,13, embora não sejam completamente idênticos, agem como pensamento recorrente. Os versículos 9, 10 são repetidos da mesma maneira em semelhante padrão de pensamento no versículo 17. 1-5. Oração por Proteção. Livra-me ... salva-me. A seriedade da situação angustiosa do salmista está evidente neste grito duplo. Depois de descrever a atividade dos seus inimigos e advogar sua inocência, o salmista implora que Deus se levante contra os pagãos, isto é, as nações. A referência ao castigo das nações parece aplicar-se à experiência de uma emergência nacional. 6-9. A Rebeldia do Inimigo. Uivam como cães. As palavras ásperas e a zombaria fazem o salmista pensar em cães vagabundos à procura de alimento à noite. Contudo, ele confia em que Deus há de se rir do inimigo e vir em sua defesa.(.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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