14 de julho de 2022

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

 Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 36  4. Mão remissa. À primeira vista, nas traduções inglesas, parece que é apenas uma recomendação de frugalidade. Mas a palavra remissa costuma significar fraudulenta. A dificuldade consiste em que sua raiz, ramâ, tanto pode significar "enganar" quanto "'afrouxar", embora este último significado não seja bem confirmado. Encontramos o contraste com "diligente" em 12:24 e 12:27. "Remissa" tem seu paralelo em "indolente" em 19:15, que se contrasta com "diligente" em 13:4. "Indolente" tem conotações morais, conforme vimos em 6:6. Podemos, portanto concluir que 10:4 significa: "Aquele que trabalha com mão fraudulenta fica pobre; mas a mão do justo o torna rico". 5. Filho entendido. Nas traduções inglesas este é um provérbio que se opõe à preguiça. Toy, contudo, observa que o versículo poderia também ser invertido – "O filho entendido ajunta no verão", etc. Esta é a ordem do grego. De acordo com este ponto de vista, temos aqui uma característica de um homem bom – ele é previdente – e não uma sugestão de que a previdência torna boa uma pessoa! 6. Violência, E.R.C. É melhor inverter a frase como faz a RSV e a Berkeley. O contraste vê-se melhor em 10:11, onde 11b é idêntico a 6b: a boca dos perversos "oculta a violência". 7. A memória do justo é abençoada. Esta frase é famosa entre os judeus e usada quando da morte de um homem bom. É a réplica hebraica do requiescat in pace, geralmente abreviado para zsl (zeker saddîq liberaka). 8. O insensato de lábios ("sempre moralmente mau", BDB) e seu paralelo feminino, "loucura", foram usados cinqüenta vezes no V.T., e quarenta e uma dessas ocorrências de ‘ewil estão nos Provérbios. A tradução para louco no inglês moderno é enganosa. Uma palavra tal como "patife" seria melhor. O versículo 8b repete-o em 10b. 10. O que acena com os olhos. Veja comentados sobre 6:13. 11. A violência. Veja versículo 6. 12. O amor cobre. Observe a ligação entre este versículo e 17:9; 16:28. Em 17:9 o oposto do homem que cobre uma transgressão é o homem que amplia a falta de outrem. Tal homem em 16:28 "semeia contendas". Excitar contendas é a característica do ódio em 10:12. Há semelhanças verbais entre esta passagem e 6:14-19, a qual já Amos. Obviamente o significado aqui e nas alusões em I Pedro. 4:8 e Tiago. 5:20, não é que se amamos os outros, nosso amor expiará os nossos pecados; mas se realmente amamos os outros, daremos menos importância às suas faltas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)

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