
Isaías
(Comentário Bíblico Moody) 51 Sentença
VIII. Derrota de Edom; Vitória de Israel. 21:11,12. 11. Dumá. Edom. Ao que
parece um jogo de palavras agourento, segundo o qual a sílaba principal do nome
se encaixa em uma palavra que significa silêncio (usado em relação ao reino dos
mortos no Salmos. 94:17; 115:17). Isaías, como o atalaia, anuncia aos idumeus do
Monte Seir que a manhã do livramento está ralando para Israel, mas a noite da
derrota e da escravidão logo cairá sobre Edom. Que os idumeus, portanto,
busquem a Jeová em arrependimento e fé. Sentença IX. Dedã e Quedar Serão
Derrotadas. 21:13-17. Aliados aos filisteus, esses árabes do norte saquearam
Jerusalém no reinado de Jeorão (cerca de 845 A.C.). Mais tarde foram derrotados por
Uzias. Mas aqui são advertidos dos golpes mortais que receberiam dos assírios
(como Senaqueribe, por exemplo) e dos caldeus (como Nabonidus, que fez de Tema
sua segunda capital). Isaías 22 Sentença
X. Previsão da Queda de Jerusalém; Eliaquim Substitui Sebna. 22:1-25. A. A mundana Jerusalém
Será Destruída. 22:1-14. Jerusalém está localizada sobre duas ou três colinas
no meio de vales rodeados por notáveis cadeias de montanhas. Como cenário das
revelações concedidas aos profetas de Deus, esse local foi apropriadamente
intitulado o Vale da Visão. Os jerusalemitas, do alto dos telhados de suas
casas, descortinariam a aproximação dos exércitos atacantes da Babilônia.
Apesar do iminente perigo, os judeus se entregaram aos frívolos prazeres e à
indulgência carnal. E se deparariam com a tragédia total. Seu rei (Zedequias)
tentada inutilmente fugir da cidade. Destruição lamentável seria destinada à
cidade e ao povo (v. 4). 5-11. O profeta dá detalhes do cerco que está por vir
(589-587 A.C.),
no qual os soldados súditos de Quir lutariam nas fileiras dos persas do Elão
(cons. 21:2). Os arranjos materiais para a defesa da cidade (a refortificação
das brechas e a guarda do precioso reservatório de água) seriam inúteis, porque
os judeus se recusariam a confiar no seu Deus, sua única defesa garantida
contra o mundo. 12-14. A
insistência do Senhor a que se arrependessem foi recebida com cinismo e
indulgência carnal crassa. Mas o amor paternal de Deus não pode ser assim tão
espalhafatosamente ignorado e desprezado sem as mais severos conseqüências. Este
oráculo deve certamente se referir ao começo da invasão de Senaqueribe, quando
Judá errou e preferiu confiar na ajuda do Egito, enfrentando a vingança da
Assíria. Foi preciso os horrores da invasão de 701 A.C. para fazer Jerusalém
se arrepender e renovar sua submissão a Deus.( Que a paz Salvadora do Mestre
Jesus esteja sobre sua vida e família Que Deus abençoe a todos)
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