
Isaías
(Comentário Bíblico Moody) 114 11-13. Esses compromissos teológicos foram
feitos sob a pressão dos poderes pagãos – embora todos esses poderes fossem
provenientes de insignificantes mortais – quando, ao mesmo tempo,
negligenciou-se o seu Deus misericordioso. Nas próximas invasões eles teriam de
olhar para os seus ídolos inúteis em busca de um livramento que não viria. Só
verdadeiros crentes herdariam o Reino de Deus. 14-21. O profeta fala da
compaixão do Senhor para com os verdadeiros arrependidos. Aterrar refere-se à
construção de urna estrada atravessando campos e matas, por meio de uma
elevação contínua de terna e pedras. Os tropeços são os corações idólatras e
não arrependidos. O versículo 15 apresenta a declaração clássica nas Escrituras
de duas habitações divinas. Vivificar, isto é, restaurar a vida ao que está
espiritualmente morto (lit. fazer viver). 16. O espírito, isto é, do pecador
culpado, sendo repreendido. 17. Esta cobiça (besa’) é provavelmente a expressão
hebraica que mais se aproxima do português "egoísmo". 18. A graça de Deus é
concedida sem o menor mérito para justificá-la. 19. O Senhor concede bênçãos
que inspiram os lábios humanos a oferecerem adoração e louvor – Fruto dos seus
lábios (cons. Hebreus. 13:15). Os homens o louvam pela paz genuína e perfeita
(aqui shalom, como em Is. 26:3). Os que estão longe – gentios convertidos; os
que estão perto – judeus convertidos (cons. Efésios. 2:17). 20. Os perversos
aqui são representados pela palavra usada para "ímpios" (Salmos. 1)
ou "moralmente fora de lugar" (rasha'). Os não convertidos jamais
conseguem encontrar a paz verdadeira, mas finalmente são vomitados como
abomináveis destroços na praia do tempo. Seção Três. O Programa da Paz. 58:1 -
66:24. Nesta terceira seção de Isaías a ênfase está sobre o Espírito Santo que
põe em prática e estende a obra da redenção. O programa da graça divina está
esboçado até o fim desta dispensação e o começo do novo mundo. Isaías 58 Sermão
I. Falsa Adoração Contrastada com a Verdadeira. 58:1-14. 1-7. A hipocrisia da piedade de
Israel está exposta aqui. O profeta é convidado i denunciar impiedosamente a fé
espúria dos judeus, com sua pose santarrona nos cultos de adoração e seus
jejuns ostentosos, logo seguidos das mesmas maldades e impiedades de antes (v.
4). Nenhuma observância religiosa tem valor para Jeová se não for apoiada por
uma vida piedosa, cumpridora das leis e uma compaixão para com aqueles que
estão passando por necessidades. Comportamento honesto, o fruto da fé
salvadora, assegura o despontar da libertação (v. 8) para a infeliz Judá; a
justiça do amor compassivo aclara o caminho para o fiel exército divino que
avança. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus
abençoe a todos)
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