Jeremias (Comentário
Bíblico Moody) 71 14. Sete anos. Na
realidade seis anos. Mas aqui está incluído o ano da libertação (cons. Deuteronômio.
15:1, 12). 18. O bezerro que dividiram em duas partes, passando eles pelo meio
das duas porções. Uma alusão à maneira de ratificar uma aliança. Uma vítima
sacrificial era cortada ao meio, e as partes contratantes passavam juntas entre
as partes antes do oferecimento do sacrifício (cons. Gênesis. 15:9-17). Isto,
provavelmente explica o fato do verbo hebraico, regularmente usado para fazer
uma aliança, significar literalmente cortar. Jeremias 35 3) O Exemplo dos
Recabitas. 35:1-19. Jeremias faz a aplicação moral do estranho comportamento
dos filhos de Jonadabe, filho de Recabe, durante o reinado de Jeoaquim. a) Os
Recabitas Recusam-se a Beber Vinho. 35:1-11. Os recabitas eram um grupo
puritano, seguidores de Jonadabe, filho de Recabe (II Reis 10:15, 16, 23).
Seguiam o ideal do deserto, abstendo[1]se do que lhes
pareciam ser influências degenerativas da vida citadina – lavoura, vinho e
casas. O Senhor os elogia não por seu estranho comportamento, mas pela
tenacidade com que se apagavam ao que criam ser certo. 2. À casa dos recabitas,
isto é, à clã dos recabitas. 3, 4. As pessoas aqui mencionadas não são
conhecidas, exceto Maaséias que devia ser o pai do sacerdote Sofonias
mencionado em 21:1; 29:25; 37:3. 6. Nosso Pai. Usado no extenso sentido semita
de "fundador" da ordem. 11. E assim ficamos em Jerusalém.
Provavelmente em tendas. Contudo, agora se lhes tornava impossível guardar os
seus votos de maneira absoluta. b) O Sermão de Jeremias Sobre os Recabitas.
35:12-17. 19. compare com a maldição proferida sobre Jeconias (22:30). Ainda
hoje em dia, na Síria e Arábia, há grupos que proclamam ser recabitas e que
seguem as regras deles. Jeremias 36 4) As Profecias de Jeremias Ditadas a
Baruque. 36:1-32. Este capítulo é de grande interesse peia fato de dar a única
descrição detalhada do V.T, sobre a escrita de um livro profético. Que Jeremias
tivesse ditado a um secretário era normal naquele tempo. A escrita era uma
aptidão especializada, muitas vezes restrita a uma categoria profissional.
Homens cultos sabiam ler, mas (como os executivos de hoje) não se dignavam a
escrever. O livro foi fitado no quarto ano de Jeoaquim. Esta "primeira
edição" do livro foi queimada; imediatamente após, o profeta produziu a
"segunda edição" com acréscimos (v. 32). A estranha ordem do material
contido em nosso atual Livro de Jeremias talvez se deva ao método da composição
- um pequeno livro original com frequentes revisões. ( Que a paz do Mestre
Jesus esteja sobre sua via e família que Deus abençoe a todos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário