4 de agosto de 2023

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 126 E. Auerbach (V.T. , X, 1960, 69, 70) e M. Noth (ZDPV, LXXIV, 1958, 133-157) acumularam dados para mostrar que no fim da monarquia o ano começava na primavera. Oito manuscritos, a LXX, Luciano e a Siríaca dão ano undécimo. Datando este oráculo do ano undécimo, décimo mês, quinto dia, permite que seja encaixado antes de 26:1, que deve ter sido transmitido no décimo primeiro ou décimo segundo mês do undécimo ano. A notícia teria chegado seis meses após a queda de Jerusalém, isto é, cerca de Janeiro, 585 A.C. Cons. a viagem de Esdras, 108 dias (Esdras 8:31; 7, 8, 9 ). 22. O profeta estivera em êxtase pela tarde e o Senhor abriu a sua boca quando o homem chegou na manhã seguinte (cons. 3:26, 27; 24:27). Uma tradição identifica o mensageiro com Baruque (Jeremias. 45:5; Baruque 1:2). Agora Ezequiel estava livre para se dedicar ao trabalho pastoral, antes já insinuado. Cons. 16:60 e segs.; 17:22 e segs.; 20:33 e segs. 24. Os moradores destes lugares desertos (lit., ruínas; cons. II Reis 25:12, 22), que sobreviveram à destruição de Jerusalém, continuaram dizendo: Se Abraão ... só ... possuiu esta terra (Isaias. 51:1, 2), certamente eles, seus inúmeros descendentes, tinham mais direito de fazê-lo (cons. Mateus. 3:9). 25, 26. Dize-lhes. Os sobreviventes de Jerusalém, tão confiantes em sua segurança antes da queda da cidade (11:3-12), são acusados de seis pecados específicos (cons. 18:6, 10-12, 15; 22:6, 9), que os desqualificavam para qualquer herança. 27. Aqueles que se escondiam nas "ruínas", nos campos despovoados e nas fortalezas e cavernas cairão diante das três forças destrutivas de 5:12; 14:13-20. 28. Os montes de Israel (cons. 6: 2, 3). 29. A visitação de Deus sobre a terra levaria os israelitas apóstatas a reconhecerem que Ele é o Senhor, uma lição geralmente necessária aos pagãos (25:7, 11, 17). 4) Um Oráculo para os Exilados. 33:30-33. Considerando que as profecias de Ezequiel foram tão notavelmente cumpridas, os exilados interessaram-se nele; mas o seu entusiasmo foi superficial. 30, 31. Neste fragmento da vida oriental, os exilados são vistos falando um com o outro sobre Ezequiel, assentados diante dele (cons. 8:1; 14:1; 20:1). Gostavam de suas mensagens sobre a futura restauração e as profecias contra as nações, mas não obedeciam às condições morais e religiosas sem as quais não participariam da nova era. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)

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