Livro Ezequiel
(Comentário Bíblico Moody)123 Em primeiro
lugar o profeta foi recomissionado como atalaia para preparar o seu povo para
uma nova era (cap. 33). Um novo governo sob Davi, o servo de Deus, suplantaria
a antiga dinastia, cujos perversos pastores (governantes) deixaram as ovelhas
se dispersarem (cap. 34). A integridade territorial de Israel seria assegurada
pela desolação do Monte Seir e outros inimigos (cap. 35), enquanto Israel
experimentaria tanto a restauração exterior (36:1-15) quanto a restauração
interior (36:16-38). A reintegração do povo em uma só nação sob um só rei,
Davi, está simbolizada pela ressurreição dos ossos secos e pela junção de dois
pedaços de pau (cap. 37). A paz de Israel restaurada será perpétua, pois o
Senhor protegê-la-á milagrosamente da invasão ameaçadora de Gogue nos últimos
dias (caps. 38 e 39). Ezequiel 33 A. A Função do Profeta na Preparação para a Nova
Era. 33:1-33. Neste capítulo transitório, Ezequiel indica que o profeta não
passa de instrumento através do qual os princípios do novo reino e da maneira
de se entrar nele são anunciados. Exatamente como o atalaia deve advertir os
habitantes de uma cidade quanto aos perigos, assim o profeta deve fazer soar a
advertência divina contra o pecado (vs. 1-9). Em resposta ao desespero do povo
diante do seu castigo, Ezequiel enuncia lembretes da boa vontade de Deus e sua
perfeita justiça (vs. 10-20). Os presunçosos sobreviventes da queda de
Jerusalém em Judá não teriam futuro (vs. 21- 29), mas antes, os propósitos
divinos seriam elaborados através dos que estavam no exílio (vs. 30-33). 1) O
Profeta Designado como Atalaia do Seu Povo. 33:1-9. a) A Parábola. 33:1-6. 2.
Atalaia. O hebraico sôpeh, "alguém que cuida, espia, vigia". Cons. II
Samuel. 18:25; II Reis 9:17,18. 3. Espada. Cons. 21:1-19. Trombeta. Veja Oséias.
8:1; Jeremias. 6:1; Neemias. 4:19, 20. b) Sua Aplicação. 33:7-9. ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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