Livro Zacarias (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Data e Autoria. Zacarias, um
contemporâneo de Ageu, começou o seu ministério profético em 520 A.C. A data
mais antiga indicada no livro (7:1) é 518 A.C. , o quarto ano de Dario
Histaspes. O nome "Zacarias" era comum no Velho Testamento, sendo
usado por vinte e nove pessoas. Significa o Senhor se lembra. Mestres
"liberais", observando certas diferenças de estilo e tema, acham que
os capítulos de 9 a 14 não foram escritos pelo autor dos capítulos 1 a 8.
Contudo, os capítulos de 9 a 14 parecem ter sido escritos mais tarde, e a isto
se deve naturalmente a mudança de estilo. A diferença de tema nasce do fato de
que na última parte do livro o profeta foi comissionado a revelar
acontecimentos apocalípticos relacionados com a vinda do Messias e seu reino
terrestre. Todas as evidências internas apontam para um só autor e não para uma
autoria múltipla. Antecedentes Históricos. Ciro, o rei persa, assinou um
decreto (em cerca de 538 A.C.) dizendo que todos aqueles que desejassem
retornar a Jerusalém para reconstrução do Templo tinham permissão de fazê-lo
(II Crônicas. 36:22, 23; Esdras 1:1-4). Cerca de 50.000 exilados
aproveitaram-se desta política de demência. Com nobres propósitos determinaram
restabelecerem-se na terra e restaurarem o Templo. No segundo mês de 536 A.C.
lançaram os alicerces (Esdras 3:11-13). Logo no começo do trabalho, os
samaritanos, não recebendo licença de participarem na Zacarias (Comentário
Bíblico Moody) 2 reconstrução, opuseram-se ao projeto (Esdras 4:5). Por quase
quatorze anos a obra ficou paralisada. Quando Dario Histaspes subiu ao trono
persa em 521 A.C., Ageu e Azarias, supondo que os decretos dos monarcas
anteriores não estivessem em vigor, estimularam seus compatriotas a retornarem
a tarefa. Zorobabel e Josué, o governador e o sumo sacerdote respectivamente,
orientaram a reconstrução. Uma investigação feita por Tatenai, governador persa
do território ocidental do Eufrates, interrompeu a obra novamente, mas Daria
confirmou o decreto original de Ciro. Infelizmente, a esta altura houve uma
mudança de atitude do povo judeu. Achavam que impedimentos na reconstrução
indicavam que Deus não estava empenhado na obra. Ageu e Zacarias tentaram
despertar a nação da sua indiferença. O povo reagiu, e a construção foi
terminada em 516 A.C., o sexto ano do reinado de Dario. A data cronológica
desta profecia cai dentro do período da construção do Templo. Embora Zacarias
comece com o tema da restauração do santuário, ele se refere a muitas fases da
vida espiritual da nação, e trata com notável amplidão dos acontecimentos
proféticos que preparam o caminho para a volta e o reinado do Messias.( Que a
paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
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