Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 47 15. Sodoma e
Gomorra. Dois exemplos muitas vezes usados de cidades condenadas (Isaias. 1:9;
conf. Gênesis. 18:20; 19:24-28). Em verdade vos digo. Esta fórmula conclui cada
parte destas instruções (conf. vs. 23, 42). 16. Esta segunda porção das
instruções vai além da missão específica, lançando olhares para os perigos
futuros, e chega a dar uma visão dos tempos escatológicos. Lobos. Oponentes
perversos (7:15; Lucas. 10:3; João. 10:12; Atos 20:29). Prudentes como as
serpentes e símplices como as pombas. "Sozinha, a prudência da serpente é
mera astúcia, e a simplicidade da pomba pouco mais que fraqueza; mas
combinadas, a prudência da serpente salvaria da exposição desnecessária ao
perigo; a simplicidade da pomba, dos expedientes pecaminosos de escapar
dele" (JFB, III, 81). 17. Tribunais. Os tribunais locais encontrados em
todas as cidades (Jt. 16:18). 18. Governadores e reis. Não há nenhuma sugestão
de que isto acontecesse na sua primeira missão; assim, com típico método
profético, Jesus usa a ocasião presente para tratar de assuntos um tanto
distantes no tempo. Agripa I, Félix, Festo, Agripa II, Sérgio Paulo e Gálio
foram alguns dos que ouviram o testemunho relativamente a Cristo e aos
apóstolos. 19, 20. Não cuideis. O Espírito proveria os apóstolos com o seu
testemunho oral (como também inspiraria seus escritos). 21,22. Perseguição do
tipo mais doloroso, até atingindo as famílias, deveria ser esperada.
Entretanto, não deviam se entregar ao desespero, pois o livramento estava
prometido (conf. 24:13). 23. Fugi para outra. O martírio não devia ser buscado;
devia se tomar um cuidado razoável com a vida. Antes que todas as cidades de
Israel fossem visitadas dessa maneira, o Filho do homem viria. Em contexto
semelhante, de Mateus. 24:8-31 a Grande Tribulação e o Segundo Advento foram
examinados. Daí, a "vinda do Filho do Homem" provavelmente também é
escatológica aqui. Isto seria entendido mais prontamente pelos discípulos, que
dificilmente pensariam em colocar está "vinda" ao lado da destruição
de Jerusalém em 70 A.D. Eis aí, portanto, uma promessa de libertação da maior
de todas as perseguições. A parte final dá um encorajamento geral para todos os
crentes (vs. 24- 42).( Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
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