Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 33 Os seguintes versículos sobre a oração (cons.
Lucas. 11:9-13) respondem aos problemas que o crente possa ter à vista das
instruções sobre o julgamento. A necessidade de discernir os cães e os porcos
quando estiver fugido à trave do olho exige sabedoria do alto. Daí Jesus
incentiva seus seguidores a pedi, buscai e batei, para que suas deficiências
sejam supridas pela provisão divina. Os três imperativos estão em ordem
crescente, e suas formas contínuas sugerem, além da perseverança, oração frequente
por toda e qualquer necessidade. Existe uma semelhança tosca entre o pão (um
pãozinho pequeno e redondo) e uma pedra, e entre um peixe e uma serpente, mas
nenhum pai enganado assim uma criança com fome. Que sois maus. Uma referência à
natureza pecadora do homem (até os discípulos têm esta natureza). Boas dádivas
foi substituído em Lucas. 11:13 (em outra ocasião) por Espírito Santo, o Doador
de todo o bem. O versículo 12 aplica a instrução anterior. Ainda que maus por
natureza, somos reconhecidos por Deus como seus filhos e temos a promessa de
recebermos respostas às orações. Daí, em vez de julgarmos os outros, devemos
tratá-los como gostaríamos de ser tratados. Este resumo do V.T. (a lei e os
profetas) é uma reafirmação da segunda tábua da Lei (Mateus. 22:36-40; Romanos.
13:8-10), e repousa sobre a primeira, pois o relacionamento do homem com Deus
sempre será a base do seu relacionamento com o próximo. e) Exortações Finais
aos Cidadãos do Reino. 7:13-27. 13,14. Entrai pela porta estreita. Para aqueles
que já entraram, pela fé, em relação com Cristo (como também aos outros que
estavam ouvindo; v. 28) nosso Senhor descreve a impopularidade relativa de sua
nova posição. A ordem de porta e caminho sugerem a porta de entrada para o
caminho, símbolo da experiência crucial do crente com Cristo, a qual introduz à
vida piedosa. Os cristãos primitivos eram chamados de aqueles "do Caminho"
(Atos 9:2; 19:9, 23; 22:4; 24:14, 22). Enquanto a grande massa de humanidade
está sobre o caminho espaçoso que conduz à perdição (ruína eterna), a outra
porta e o outro caminho são aos estreitos que precisam ser procurados. Mas o
mesmo Deus que providenciou Cristo, a porta e o caminho (João. 14:6), também
leva os homens a encontrarem a porta (João 6: 44). Vida. Contrastando aqui
paralelamente com perdição e assim uma referência ao estado de bem-aventurança
no céu, ainda que esta vida eterna comece a regeneração. (Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
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