10 de agosto de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 38 Filho do homem. Um título que os judeus entendiam pertencer ao Messias (João. 12:34) e equivalente a "Filho de Deus" (Lucas. 22:69, 70). Era a maneira costumeira de Cristo se intitular, aparentemente de Daniel. 7:13,14. Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Este homem, já um discípulo, foi convidado por Jesus a segui-lo (Lucas. 9:59). Tendo acabado de receber a notícia da morte de seu pai, pediu um prazo. A sugestão de que o pai do homem ainda estivesse vivo (considerando que os sepultamentos judeus são feitos no dia da morte, e uma pequena demora não justificaria a resposta de Cristo), não diminui a dificuldade, pois entre os judeus a responsabilidade de um homem diante de um pai idoso era tão grande quanto o seu dever para com os mortos. Jesus viu na hesitação do homem uma fraqueza de fidelidade. Deixa aos monos o sepultar os seus monos. Quando Cristo chama um homem para uma tarefa específica (Lucas. 9:60), o discípulo deve às vezes privar-se do que fada em outra situação. Aqueles que estão espiritualmente mortos são capazes de cuidar dos fisicamente mortos. 23-27. Apaziguando a tempestade. Uma grande tempestade. A palavra geralmente usada para "terremoto" foi empregada aqui, talvez por causa da turbulência da água, tão violenta que aterrorizou até mesmo marinheiros experientes. Tempestades violentas não são raras na Galileia. (W.M. Thomson, The Land and the Book, pág. 347). Por que sois tímidos (deiloî) mostra que o medo deles era covarde, indicando pequena fé. Jesus não tinha ordenado ao grupo que fosse até o outro lado (Lucas. 8:22)? Mas o fato de terem-se voltado para ele no auge da aflição demonstra uma raiz de fé que podia ser desenvolvida. Repreendeu os ventos e o mar. Além de ordenar aos ventos, Cristo falou também ao mar, o qual teria, caso contrário, continuado encapelado por algum tempo. 28-34. A cura de dois endemoninhados (conf. Marcos. 5:1-20; Lucas. 8:26- 39). Terra dos Gadarenos. Foi assim denominada segundo a cidade de Gadara ao sul. Marcos e Lucas dizem "gerasenos", da vila chamada Gerasa – agora em ruínas à beira do lago – que talvez ficasse no distrito pertencente a Gadara.( Estudando a Biblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 85 3. Moisés e Elias, os representantes ilustres, segundo o pensamento judeu, da Lei e dos Profeta...