Livro Mateus (Comentário Bíblico
Moody) 111 42. Que pensais vós de
Cristo? Virtualmente é a mesma pergunta que ele fez antes aos Doze (16:15). O
filho de Davi. A linhagem davídica do Messias era ensinada pelos escribas (Mc.
12:35). 43-45. Apontando o Salmos. 110 aos seus ouvintes, o qual era
interpretado pelos judeus como sendo messiânico (veja Edersheim, Life and Times
of Jesus, Ap. IX), Jesus mostrou-lhes que entendiam mal aquela passagem das
Escrituras. Esse Salmo de Davi (autoria que Jesus claramente afirma) apresenta
o Senhor (Jeová) falando ao Messias; e Davi chama o Messias de meu Senhor
(Adonai). Assim, os judeus, que consideravam o Messias descendente de Davi,
foram confrontados com este salmo, no qual Davi chama seu descendente de
"Senhor" e superior. A prevalecente ideia do Messias como rei que
seda meramente um governador político foi apresentada como sendo inadequada.
Mais ainda, este salmo foi concedido em espírito (Espírito Santo, Marcos. 12:36),
produto da revelação sobrenatural. 46. Nem ousou alguém fazer-lhe perguntas.
Embora Marcos e Lucas façam comentário semelhante em lugares um pouco
diferentes (Marcos. 12:34; Lucas. 20:40), um exame prova que todos os sinóticos
colocaram o comentário de maneira apropriada para a sua matéria. A partir
daquele dia não houve mais interrupções desses interrogadores. Mateus 23 6)
Jesus Denuncia Publicamente os Fariseus. 23:1-39. Algo do conteúdo deste
discurso foi usado pelo Senhor anteriormente (Lucas. 11:39 e segs.), mas agora
ele faz a sua acusação no Templo em Jerusalém, na fortaleza dos seus inimigos.
1-12. Advertência contra os fariseus. Esta porção foi dirigida diretamente para
os discípulos, embora na presença da multidão. 2. Na cadeira de Moisés se
assentam, isto é, eles ocupam a posição de Moisés entre vocês, como expositores
da Lei. 3, 4. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem. Até onde o
ensinamento deles apresentava o que Moisés ensinou, o povo devia obedecer.
Porém, não os imiteis nas suas obras. Suas obras incluíam suas interpretações e
perversões forçadas da Lei, que os capacitavam a zombar da importância
espiritual do V.T. Suas múltiplas adições à Lei, aqui chamadas de fardos
pesados e difíceis de carregar, faziam parte das suas obras. Nem com o dedo
querem movê-los. Embora a casuística dos rabinos sem dúvida encontradas meios
de escapar ao que era desagradável esta declaração provavelmente significa que
eles nunca moviam um dedo para remover qualquer desses fardos (movê-los está em
paralelo oposto a atam).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a
todos)
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