10 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 111  42. Que pensais vós de Cristo? Virtualmente é a mesma pergunta que ele fez antes aos Doze (16:15). O filho de Davi. A linhagem davídica do Messias era ensinada pelos escribas (Mc. 12:35). 43-45. Apontando o Salmos. 110 aos seus ouvintes, o qual era interpretado pelos judeus como sendo messiânico (veja Edersheim, Life and Times of Jesus, Ap. IX), Jesus mostrou-lhes que entendiam mal aquela passagem das Escrituras. Esse Salmo de Davi (autoria que Jesus claramente afirma) apresenta o Senhor (Jeová) falando ao Messias; e Davi chama o Messias de meu Senhor (Adonai). Assim, os judeus, que consideravam o Messias descendente de Davi, foram confrontados com este salmo, no qual Davi chama seu descendente de "Senhor" e superior. A prevalecente ideia do Messias como rei que seda meramente um governador político foi apresentada como sendo inadequada. Mais ainda, este salmo foi concedido em espírito (Espírito Santo, Marcos. 12:36), produto da revelação sobrenatural. 46. Nem ousou alguém fazer-lhe perguntas. Embora Marcos e Lucas façam comentário semelhante em lugares um pouco diferentes (Marcos. 12:34; Lucas. 20:40), um exame prova que todos os sinóticos colocaram o comentário de maneira apropriada para a sua matéria. A partir daquele dia não houve mais interrupções desses interrogadores. Mateus 23 6) Jesus Denuncia Publicamente os Fariseus. 23:1-39. Algo do conteúdo deste discurso foi usado pelo Senhor anteriormente (Lucas. 11:39 e segs.), mas agora ele faz a sua acusação no Templo em Jerusalém, na fortaleza dos seus inimigos. 1-12. Advertência contra os fariseus. Esta porção foi dirigida diretamente para os discípulos, embora na presença da multidão. 2. Na cadeira de Moisés se assentam, isto é, eles ocupam a posição de Moisés entre vocês, como expositores da Lei. 3, 4. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem. Até onde o ensinamento deles apresentava o que Moisés ensinou, o povo devia obedecer. Porém, não os imiteis nas suas obras. Suas obras incluíam suas interpretações e perversões forçadas da Lei, que os capacitavam a zombar da importância espiritual do V.T. Suas múltiplas adições à Lei, aqui chamadas de fardos pesados e difíceis de carregar, faziam parte das suas obras. Nem com o dedo querem movê-los. Embora a casuística dos rabinos sem dúvida encontradas meios de escapar ao que era desagradável esta declaração provavelmente significa que eles nunca moviam um dedo para remover qualquer desses fardos (movê-los está em paralelo oposto a atam).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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