Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 109 É lícito pagar o
tributo a César? Kensos é um estrangeirismo latino que se referia ao imposto
pessoal romano cobrado de cada judeu. A pergunta presumia um dilema: Ou Jesus
declararia servidão a Roma (e assim comprometeria qualquer direito à
messianidade), ou se arriscaria a ser acusado de deslealdade a Roma. Os
inimigos de nosso Senhor estavam tão certos da natureza tumultuadora da última
acusação que tornaram a usá-la contra ele alguns dias mais tarde, apesar de sua
negação explícita (Lucas. 23:2). 19. Mostrai-me a moeda do tributo. O imposto
era pago com o denarius, que equivalia ao salário diário de um soldado ou
operário. 20, 21. Levando seus interrogadores a reconhecerem a figura de César
e a inscrição que havia na moeda, Cristo forçou o princípio de sua resposta.
Dai, pois a César o que é de César. Broadus faz uma paráfrase, "Isto vocês
receberam de César, pois paguem-lhe de volta" (Comm. on Matt. pág. 453). O
dinheiro de César representava o governo de César, com seus benefícios
resultantes. Por esses o súdito era obrigado a pagar (conf. Romanos. 13:1-7). O
que é de Deus. Aqui as obrigações espirituais foram separadas, embora não
estejam isentas de relacionamento. A devida submissão ao poder civil faz parte
das obrigações espirituais (I Pedro. 2:13-15), mas um crente deve sempre em
última instância submeter-se à vontade de Deus (Atos 4:19, 20). 23-33. A pergunta
dos saduceus relacionada com a ressurreição. 23. Os saduceus, que dizem. A
ausência de um artigo nos melhores manuscritos sugere que a tradução mais certa
seria os saduceus vieram dizendo. Sua negação da ressurreição era sustentada
por uma ilustração a fim de provar seu suposto absurdo. (Conf. Atos 23:8 em
relação aos dogmas dos saduceus.) 24-27 Moisés disse. Uma referência a Deuteronômio.
25:5 e segs. A ilustração mencionada era concebível entre os judeus por causa
do costume do levirato (da palavra latina levir que significa
"cunhado"). Tal prática, também seguida por outros povos da
antiguidade, já estava em desuso. Portanto, o caso suposto pelos saduceus não
era uma questão atualizada, mas um quebra-cabeça teológico. 28. Na
ressurreição, a realidade da qual os saduceus escarneciam, de qual dos sete
será a esposa? Todos os sete foram igualmente casados com ela, e não havia
nenhuma descendência que pudesse dar prioridade a alguma das uniões. 29. Não
conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. O erro dos saduceus era o seu
fracasso em entender os ensinamentos das Escrituras referentes à ressurreição e
a capacidade de Deus de resolver a situação. A ilustração deles presumia que a
ressurreição restaurará os homens à mesma forma de existência que tinham antes
(um ponto de vista comumente defendido pelos fariseus), embora a Escritura não
o afirme em lugar algum. Eles não concediam a Deus o crédito do poder de
ressuscitar os mortos em um estado mais glorioso (conf. I Coríntios. 15:40- 50).(Estudando
a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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