7 de outubro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 107  7. Incendiou a cidade. Uma predição da destruição de Jerusalém em 70 A.D. O exército romano sob as ordens de Tito é tido na parábola como o instrumento divino (Suas tropas). 8, 9. Ide, pois às encruzilhadas dos caminhos. Isto se considera geralmente uma referência à evangelização dos gentios (o que parece claro em Lucas. 14:23). Aqui, entretanto, a festa de casamento naturalmente implica na existência de uma noiva, além dos convidados; pois a evangelização dos gentios na dispensação da igreja fornece a noiva, não os convidados. Visto que Cristo estava explicando aos judeus incrédulos o seu relacionamento com o reino messiânico, talvez esses convidados que mais tarde atenderam ao convite representam os judeus que aceitarão a Cristo durante a Tribulação. 10. Maus como bons. Pecadores declarados e os moralmente justos. Ambos são objetos do convite bondoso de Deus, e muitos de ambos os grupos aceitam o convite. 11. Veste nupcial. Considerando que a falta desse vestido excluiu o homem da festa, concluímos que o vestido representa uma exigência absoluta para a entrada no Reino. Assim ele representa o manto da justiça imputada, a qual Deus fornece graciosamente ao homem mediante a fé (Isaias. 61:10). O costume dos reis de fornecerem vestidos adequados quando outorgavam audiências ao que parece foi suposto aqui, uma vez que o acusado foi considerado culpado pela falta, e pessoas recolhidas pelos caminhos não teriam meios de obter vestes adequadas ainda que tivessem tempo para providenciá-las. 12. Amigo. Companheiro, camarada. Uma forma de se dirigir a uma pessoa cujo nome não é conhecido. O homem sem o vestido de núpcias representa a pessoa que se diz preparada para o reino de Cristo, mas não está. Outras parábolas descreveram-na como joio e peixe inaproveitável. Para fora, nas trevas. Na parábola, é a descrição da negrura da noite do lado de fora do palácio fortemente iluminado (a ceia – ariston, v. 4 – que começava ao meio-dia, entrou pela noite adentro); as trevas, o choro, e o ranger de dentes indicam claramente os tormentos do Geena (13:42; 25:30, 46). 14. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos. Há um chamado geral de Deus feito aos pecadores, convidando-os para desfrutarem das alegrias da salvação (11:28), o qual não pode ser rejeitado. São comparativamente poucos os que realmente são escolhidos para essa bênção. As Escrituras indicam claramente uma eleição divina que leva os pecadores a Deus. Mas as Escrituras também indicam que o homem é responsável pela sua indiferença (v. 5), rebeldia (v. 6), e justiça própria (v. 12). 5) Diversos Grupos Interrogam Jesus. 22:15-46. Essas discussões aconteceram no mesmo dia em que foram contadas as parábolas acima, um dos dias mais ocupados do ministério de Jesus. 15-22. Perguntas dos fariseus e herodianos a respeito do tributo. 15. Como o surpreenderiam. Como o apanhariam em uma armadilha. 16. Discípulos. Estudantes de rabinos, enviados pelos seus mestres fariseus. Herodianos. Um grupo de judeus cujas características não são inteiramente conhecidas. Parece que advogavam a volta do governo da família herodiana (cujo governo terminara na Judéia e Samaria no ano 6 depois de Cristo, com a nomeação de procuradores romanos). Esses dois grupos uniram-se em seu ódio comum a Jesus, o possível Messias. 17. Depois de uma apresentação bem-estudada (na qual certamente os oradores não acreditavam), sua muito bem planejada pergunta foi apresentada. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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