16 de outubro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 119  13. Mas o sinal que distinguirá os judeus salvos remanescentes será a perseverança até o fim. 14. Evangelho do reino. As boas novas da salvação no Messias, com a ênfase de que o reino messiânico está para ser estabelecido. Esta mensagem penetrará por todo o mundo durante a Tribulação, por intermédio de duas testemunhas (Apocalipse. 11:3-12) e o selado remanescente de Israel (Apocalipse. 7). b) Última Metade da Tribulação. 24:15-28. 15. Quando, pois, virdes o abominável da desolação de que falou o profeta Daniel. O abominável da desolação reproduz a tradução da Septuaginta de Daniel. 9:27; 12:11; 11:31, dois quais os dois primeiros são certamente escatológicos, enquanto o último prediz a profanação da adoração por Antíoco, cuja atitude foi uma sombra da abominação final. Este acontecimento ocorre no meio da septuagésima semana (Daniel. 9:27), e a sua duração foi descrita de diversos modos, como "42 meses" (Apocalipse. 11:2; 13:5), "1.260 dias" (Apocalipse. 12: 6), "um tempo, e tempos e metade de um tempo" (Daniel. 7:25; 12:7; Apocalipse. 12:14). O lugar santo. O Templo, que será restaurado. A enigmática abominação relaciona-se com adoração e outras passagens sugerem que seja a homenagem idólatra que o Anticristo exigirá para si mesmo. Veja Apocalipse. 13:5-8; II Tessalonicenses. 2:1-4. Nos dias de Jesus estava claramente no futuro, eliminando assim aquelas opiniões que consideram que Daniel se cumpriu todo no tempo de Antíoco. A referência não pode também ser limitada à catástrofe de 70 A.D., pois Mateus. 24:21 limita a referência à maior de todas as tribulações (conf. Daniel. 12:1). 16-20. Então. O uso dessa partícula temporal aqui e em 24:21 e 23 coloca todos os acontecimentos desta seção dentro da estrutura dos últimos três anos e meio. O terror da perseguição sob o Anticristo tornará necessária a fuga imediata (Apocalipse. 12:6, 14). Não haverá tempo para preparativos. Dificuldades dos inevitáveis são preditas. Nem no sábado. Uma referência à dificuldade de se viajar (e obter alojamento, refeições, assistência) no sábado, em uma região onde os judeus estarão observando tais restrições. Isto não implica necessariamente em judeus cristãos que observem a guarda do sábado. Jesus estava empregando conceitos conhecidos dos seus ouvintes, os quais não podiam saber da mudança para o domingo. 21. Haverá grande Tribulação. A descrição adicional, como desde o princípio do mundo até agora não tem havido, torna inequívoca a referência de Cristo a Daniel. 12:1. O prosseguimento, nem haverá jamais, evita que identifiquemos este acontecimento com qualquer outra coisa que não seja a tribulação final sob o Anticristo exatamente antes da ressurreição (Daniel. 12:2). 22. Não tivessem aqueles dias sido abreviados. As violentas medidas do Anticristo serão interrompidas com súbita aparição de Cristo, que o destruirá (II Tessalonicenses. 21 8). 23-26. Durante a intensa perseguição a Israel, muitos libertadores presuntivos se levantarão, como os heróis Macabeus no período intertestamentário. Mas os escolhidos são advertidos de que a libertação não será parcial ou gradual. 27. Antes, com a subitaneidade e universalidade do relâmpago (linguagem fenomenal, do oriente . . . no ocidente), o Filho do homem virá para julgar os opressores. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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