Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 124 50, 51. A vinda
de Cristo será súbita e inesperada, e desmascarará tais hipócritas.
Castigá-lo-á. O significado literal, "cortará em dois", descreve o
castigo físico (conf. II Samuel. 12:31; Hebreus. 11:37), e as palavras
seguintes (com os hipócritas . . . choro e tanger de dentes) afirmam o
resultado eterno. Mateus 25 25:1-13. As Dez Virgens. Uma linda história
extraída dos costumes relacionados ao casamento daquele tempo, mas
interpretados pelos evangélicos de maneiras muito variadas. Alguns explicam as
virgens como sendo os membros professos da Igreja à espera da volta de Cristo.
Outros aplicam a parábola aos judeus remanescentes na Tribulação. Embora o tema
central, que é a necessidade de se vigiar, aplica-se a qualquer dos grupos, o
escritor sente que a última interpretação vai de encontro às exigências do
conteúdo e do contexto mais exatamente. 1. Então coloca a parábola dentro do
quadro mencionado em 24:29 e 24:40. O reino dos céus. Conf. com Mateus. 3:2;
13:11. Dez virgens . . . saíram a encontrar-se com o noivo. O casamento judeu
tinha duas fases. Primeiro, o noivo ia à casa da noiva para buscar sua
prometida e cumprir com as cerimônias religiosas. Depois levava a noiva para a
sua própria casa onde recomeçavam as festividades. A parábola não dá a entender
que as virgens (no plural) esperassem casar-se com o noivo. Este não é um
casamento polígamo. Antes, no fim da Tribulação, Cristo retornará à terra (seu
domínio) depois de tomar a Igreja por esposa no céu (seu lar durante a
Tribulação). Esta explicação se reflete no texto oriental desta passagem, que
diz, "para se encontrarem com o noivo e a noiva". Conf. também com Lucas.
12:35,36, "que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das
bodas". Portanto a Igreja não está aqui como tal. O interesse
centraliza-se sobre as virgens que querem participar da festa do casamento,
representantes do remanescente judeu professo (Apocalipse. 14:1-4). 3. As
néscias. Estúpidas. Lâmpadas. Tochas, cada uma contendo um pavio e espaço para
azeite. Não levaram azeite consigo. Azeite, geralmente símbolo do Espírito
Santo nas Escrituras (Zacarias. 4; Isaias. 61:1). Aqui uma referência à posse
do Espírito Santo na regeneração (Romanos. 8:9). Todas as dez tinham
exteriormente a mesma aparência (virgens, lâmpadas, mesma atividade), mas cinco
não participavam do Espírito Santo, que nessa ocasião foi concedido a Israel
para que os judeus estivessem prontos para a vinda do Messias (Zacarias.
12:10). 5. Foram tomadas de sono e adormeceram. A parábola não alia culpa a
este detalhe. Por isso talvez descreva a certeza do remanescente em esperar o
noivo, e não o seu descuido; mas no caso das virgens loucas, era uma certeza
falsa. 6, 7. Prepararam as suas lâmpadas. Limparam os pavios, acenderam-nas e
ajustaram as chamas. Uma pessoa caminhando pelas ruas do Oriente à noite
precisa carregar uma tocha acesa. Por isso as virgens se prepararam para se
juntarem à procissão quando o noivo vinha se aproximando.(Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
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