Livro Marcos (William Barclay) 55 Quando escutaram que Jesus
dizia ao homem que seus pecados lhe eram perdoados, receberam uma forte
impressão. Uma das ideias essenciais da fé judaica era que somente Deus podia perdoar
os pecados. O homem que pretendesse ter esse poder estava insultando a Deus;
era uma blasfêmia, e o castigo da blasfêmia era a morte por lapidação (Levítico
24:16). No momento não estavam preparados para lançar seu ataque em público,
mas não deveu resultar difícil ao Jesus dar-se conta de quais eram seus
pensamentos. Por isso se decidiu a aceitar o desafio e abater-se com eles em
seu próprio terreno. Eles acreditavam firmemente que o pecado e a enfermidade
estavam unidos inseparavelmente. Um doente estava pecando ou tinha pecado. Por
isso Jesus lhes pergunta: "O que é mais fácil, dizer ao paralítico: Seus
pecados lhe são perdoados, ou lhe dizer: te levante, toma seu leito e
anda?" Qualquer enganador podia dizer: "Seus pecados estão perdoados."
Não havia forma de demonstrar se suas palavras eram verdadeiras ou não.
Tratava-se de uma afirmação não verificável. Mas dizer: "Levanta-te,"
era algo que os fatos, imediatamente, confirmariam ou refutariam. Por isso
Jesus adiciona, continuando, "Vocês dizem que eu não tenho direito de
perdoar pecados? Vocês creem que a enfermidade deste homem é consequência de
seu pecado, e que não pode curar-se enquanto não tenha sido perdoado? Muito
bem, vejam o que faço agora!" Jesus então pronunciou a palavra salvadora,
e o homem foi curado. Os expertos na Lei foram bombardeados com seus próprios
petardos. Segundo suas próprias crenças um homem não teria podido ser curado a
menos que fossem perdoados os seus pecados. Entretanto, Jesus o curou, e,
portanto, foi perdoado queria dizer que a pretensão de Jesus de ser capaz de
perdoar os pecados devia ser autêntica. O grupo de peritos legalistas deve ter
ficado completamente confundido e, o que era pior, enfurecido. Havia algo em
Jesus que devia ser enfrentado; se fosse permitido continuar agindo dessa
maneira, todo o judaísmo ortodoxo terminaria em pedaços e destruído. Neste
episódio Jesus tinha assinado sua própria sentença de morte, e Ele sabia disso.
No entanto, o episódio é extremamente difícil de interpretar. O que significa
que Jesus possa perdoar os pecados? Há três maneiras possíveis de entender. (1)
Podemos entender que Jesus estava transmitindo ao paralítico o perdão de Deus.
Depois que David teve pecado e que Natã lhe teve censurado sua falta, até
aterrorizá-lo, e uma vez que David teve confessado humildemente sua iniquidade,
Natã disse: "Também o SENHOR perdoou o teu pecado, não morrerás" (2
Samuel 12:1-13). Natã não estava perdoando o pecado de David, e sim lhe
assegurando o perdão de Deus. Poderíamos dizer, pois, que o que Jesus fez foi
assegurar ao homem o perdão de Deus, comunicar algo que Deus já lhe tinha dado.
Isto é certo, mas não parece que fosse toda a verdade. (Estudando a Bíblia
livro por livro que Deus abençoe a todos)
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