17 de abril de 2025

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay)  234 (1) Todos serão salgados com fogo. Segundo a Lei judia, todo  sacrifício devia ser salgado antes de ser devotado a Deus no altar  (Levítico 2:13). Esse sal sacrificial era chamada o sal do aliança  (Números 18:9; 2 Crônicas 13:5). O agregado desse sal era o que fazia  aceitável a Deus o sacrifício, e a própria Lei de seu aliança assim o  estabelecia. Este dito de Jesus significará, pois: "Antes de a vida do  cristão ser aceitável a Deus, deve ser tratada com fogo assim como todo   sacrifício é tratado com sal". O fogo é o sal que torna a vida aceitável a  Deus.  O que significa, pois, isto? Na linguagem corrente do Novo  Testamento, o fogo tem duas conexões.   (a) O fogo está conectado com a purificação. O fogo é o que  purifica o metal de baixa lei, separando as impurezas e deixando o metal  puro. O fogo, pois, representa tudo o que purifica a vida, a disciplina  com a qual o homem vence o seu pecado, as experiências da vida que  purificam e fortalecem as juntas da alma. Nesse caso, isto significaria:  "A vida aceitável a Deus é a que foi limpa e purificada pela disciplina da  obediência cristã e a da aceitação cristã da mão guiadora de Deus".   (b) O fogo está conectado com a destruição. Em tal caso este dito  teria que ver com a perseguição. Significaria que a vida que tenha  suportado as vicissitudes e destruições e dificuldades e perigos da  perseguição é a vida aceitável a Deus. O homem que enfrentou  voluntariamente o perigo da destruição de seus bens e de sua própria  vida, por sua lealdade a Jesus Cristo, é aquele que Deus ama. Assim,  pois, podemos entender este primeiro dito de Jesus no sentido de que a  vida purificada pela disciplina, e a vida que enfrentou o perigo da  perseguição por causa de sua fidelidade é o sacrifício precioso para  Deus.  (2) Bom é o sal; mas se o sal se faz insípido, com o que se vai  temperar? Este dito é ainda mais difícil de interpretar. Não diríamos que  não há outras interpretações possíveis, mas sugeriríamos que o pode  entender mais ou menos assim. O sal tem duas virtudes características. Primeiro, tempera as coisas. Um ovo sem sal é insípido. Todo mundo  sabe quão desagradável é um prato quando acidentalmente se omite em  sua preparação o sal que deve levar. Segundo, o sal foi o primeiro dos  preservativos. Para evitar que algo se apodrecesse e estragasse,  empregava-se o sal. Os gregos diziam que o sal agia como uma alma em  cadáver. A carne morta, se deixada, decompõe-se, mas, salgada, mantém  sua frescura. O sal parecia lhe infundir uma sorte de vida. O sal, pois,  defendia contra a podridão e a corrupção. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

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