Livro Marcos (William Barclay) 236 Marcos 10 Para melhor ou para pior - Marcos. 10:1-12 Dos tais é o reino dos céus - Marcos. 10:13-16 Até que ponto quereis a bondade? - Marcos. 10:17-22 O perigo das riquezas - Marcos. 10:23-27 Cristo não é devedor de ninguém - Marcos. 10:28-31 O fim iminente - Marcos. 10:32-34 O pedido da ambição - Marcos. 10:35-40 O custo da salvação do homem - Marcos. 10:41-45 Um milagre à beira do caminho - Marcos. 10:46-52 PARA MELHOR OU PARA PIOR Marcos 10:1-12 Jesus seguiu seu caminho para o Sul. Tinha abandonado Galileia e tinha chegado à Judéia. Ainda não tinha entrado em Jerusalém mas se aproximava do ato final passo a passo e degrau por degrau. Aproximaram-se alguns fariseus com uma pergunta sobre o divórcio com a qual pensavam prová-lo. Pode ter havido mais de um motivo por trás da pergunta dos fariseus. A questão do divórcio era um problema candente, um tema de discussão entre os rabinos e pode ser que, com toda honestidade, desejassem ouvir a opinião de Jesus sobre o tema e seu veredicto. Talvez quiseram pôr à prova sua ortodoxia. Pode acontecer que Jesus já houvesse dito algo sobre o tema. Mateus 5:31-32 mostra Jesus falando sobre o matrimônio e o segundo matrimônio. Pode ser que aqueles fariseus esperassem que Jesus se contradissesse e se enredasse em suas próprias palavras. Possivelmente sabiam qual seria sua resposta e queriam comprometê-lo em uma situação de inimizade com Herodes, quem tinha abandonado a sua esposa e se casou com outra mulher. Pode ser que quisessem que Jesus se opusesse à Lei do Moisés, coisa que aconteceu, para poder acusar o de heresia. Há uma coisa indiscutível: a pergunta que formularam a Jesus não era uma preocupação acadêmica de interesse somente para as escolas rabínicas. Era uma pergunta relacionada com um dos temas mais polêmicos da época. Em teoria, não havia nada que pudesse estar acima do ideal judeu do matrimônio. Postulava-se a castidade como a maior das virtudes. "Vemos que Deus manifesta paciência para qualquer pecado com exceção do pecado contra a castidade." "O pecado contra a castidade afasta a glória de Deus." "Todo judeu deve entregar sua vida antes de cometer idolatria, homicídio ou adultério." "O altar mesmo chora quando um homem se divorcia da esposa de sua juventude." O ideal estava enunciado mas a prática estava muito longe dele. O elemento básico que viciava toda a situação era o fato de que a Lei judaica considerava a mulher como uma coisa. Ela estava à inteira disposição do homem que estivesse à cabeça da família. O resultado era que o homem podia divorciar-se de sua esposa por quase qualquer razão, enquanto que eram muito poucas as desculpas que podia alegar uma mulher para divorciar-se de seu marido. No melhor dos casos, só podia pedir a seu marido que se divorciasse dela. "À mulher se pode despedir com ou sem seu consentimento, mas ela só pode divorciar-se de seu marido com seu consentimento." As únicas razões pelas quais a mulher podia pedir o divórcio eram que o marido contraíra a lepra, que se dedicasse a um ofício desagradável, tal como o de curtidor de couros, que seduzira a uma virgem, ou que a acusasse sem fundamento de ter pecado antes do matrimônio. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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