
Esdras (Comentário Bíblico Moody) 15 B. A Carta de Tatenai a Dario. 5:6-17.
Tatenai, o sátrapa persa, escreveu então a Dario, o rei, falando de
seu desafio e da resposta dos judeus e perguntando qual o veredito com
base no decreto de Cito.
8. A casa do grande Deus. Esta carta se refere exclusivamente ao
templo, em contraste com a carta de 4:12-16, que foi escrita cerca de
setenta anos mais tarde (veja observações).
11-13. Agora a carta cita a resposta dos judeus a Tatenai, na qual
eles falam da história do seu templo desde o seu término em 960 A.C.
até sua destruição em 586 A.C., e o decreto de Ciro para sua
reconstrução em 538 A.C.
16. Veio o dito Sesbazar, e lançou os fundamentos da casa.
Cons. 1:8; 5:14. Outro nome para Zorobabel, pois foi ele que lançou os
fundamentos em 3:8-10. E daí para cá se está edificando. A
terminologia hebraica aqui não impossibilita uma interrupção na obra
(E.J. Young, An Introduction to the Old Testament, pág. 373). O ponto é
que não houve uma ordem de "cessar obras" oficial vinda da corte persa
(contraste com 4:23) desde os dias de Cito até o presente.
17. Mesmo se o decreto de Ciro fosse encontrado e fosse favorável,
Tatenai provavelmente esperava que Dario, o fundador de um novo ramo
da dinastia acata, o revogasse (veja observações sobre 6 1, 2).
Esdras 6
C. Decretos de Ciro e Dario. 6:1-12. Além de Dano encontrar o decreto de Ciro relativo aos judeus e seu
templo, também criou um próprio, ordenando a Tatenai que ajudasse os
judeus em sua Obra e ameaçando aqueles que alterassem seu decreto.
1, 2. Nos arquivos reais em Babilônia . . . em Acmetá. Keil destaca
que a vasta complexidade do Império Persa e a confusão geral que
acompanhou a mudança do poder real da linhagem de Cito para a
linhagem de Dario em 521 A.C., ajudam a explicar por que alguns
decretos anteriores teriam sido esquecidos. Mas é um tributo à eficiência
da administração persa que os registros estivessem seguramente
arquivados em uma elaborada rede de arquivos centralizada em
Babilônia e estendendo-se por filiais distantes como a de Acmetá
(Ecbatana), capital do antigo império meda. Os arquivos (v. 1) são
arquivos mesmo, mas o rolo (v. 2) quer dizer um rolo de papiro ou couro
(outra palavra hebraica) e não a costumeira tabuinha de barro.
Possivelmente todos os antigos rolos estavam arquivados na biblioteca
de Ecbatana por causa doar que não era tão quente e úmido como o da
Babilônia.
3. Para uma explicação da diferença entre este decreto de Cito e o
de Esdras 1, veja E.J. Young (op. cit., pág. 372). Enquanto um consistia
de proclamação pública, o outro era um complemento oficial mais
detalhado para os arquivos. A sua altura de sessenta côvados. O pórtico
do Templo de Salomão tinha duas vezes essa altura (II Crônicas. 3:4).
8. Também por mim se decreta. Além de Dario advertir Tatenai
que deixasse os judeus em paz por causa do decreto de Cito, também
acrescentou um decreto próprio que deve ter assombrado Tatenai e seus
companheiros. Da tesouraria real . . . dos tributos dalém rio, se pague
pontualmente a despesa a estes homens. Cons. 6:4. Isto provavelmente
prejudicou o bolso de Tatenai, pois ele tinha a sua parte nos tributos..(Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)