Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 70 13, 14. Nabucodonosor retirou os poderosos
(líderes) da terra que poderiam se revoltar, a fim de que Judá pudesse
permanecer como um estado dependente e amigo da Babilônia. 15-17. Ele se
rebelou. Zedequias violou a afiança com o rei da Babilônia, como também como
Senhor (v. 19), e conseqüentemente teria de morrer na Babilônia sem nenhuma
ajuda de Faraó. 21. Todos os seus fugitivos (isto é, os melhores homens), com
todas as suas (de Zedequias) tropas (E. R. A. , de acordo com o Targum e a
Siríaca) cairão diante dos exércitos da Babilônia. c) A Promessa de um Reino
Novo e Universal em Israel. 17:22-24. O Senhor torna claro que Ele não
permitirá que o Seu reino seja aniquilado, mas cumprirá a Sua promessa feita à
semente de Davi. Nabucodonosor arrancou um broto do cedro e o levou à
Babilônia, mas a mudinha morreu. O Senhor declara que Ele mesmo vai arrancar a
ponta do alto cedro (a casa de Davi, vs. 2, 3; Isaias. 53:2) e plantá-la em uma
alta montanha, para que todos a vejam (cons. Isaias. 2:2; 11:10) e encontrem
proteção debaixo dela (Ezequiel. 17:23; cons. Mateus. 13:31, 32). O
estabelecimento deste reino novo e universal por Jeová levará o mundo a
reconhecê-Lo como o Senhor da vida humana e o Controlador do destino de Israel.
Outros reinos também são chamados de árvores. Veja 31:5, 8, 14, 16,18. Quanto a
passagens em Ezequiel referentes ao reino de Deus veja 21:27; 34:24 e segs.;
37:24 e segs. Veja também Lucas. 1:51-55. A linhagem de Cristo traçada através
de Joaquim (Mateus. 1:11, 12). Ezequiel 18 6) A Justiça de Deus Demonstraria na
Maneira pela qual Ele Trata os Indivíduos. 18:1-32. Ezequiel começa esta
passagem com citações de Jeremias de um ditado popular (Jeremias. 31:29) que
fazia sucesso entre os exilados em Tel Abibe: "Os pais comeram uvas verdes,
e os dentes dos filhos é que se embotaram" (Ezequiel. 18:2). Jeremias
descreveu os exilados sendo levados com Joaquim em 597 A. C. como "figos
bons", enquanto os que ficaram para trás junto com Zedequias eram os
"maus figos" (Jeremias. 24). Os judeus do tempo de Zedequias
provavelmente se consideravam justos em comparação com o povo da época de
Manassés; e portanto o provérbio talvez transmitisse um pensamento de justiça
própria. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus
abençoe a todos)