
Livro Ezequiel
(Comentário Bíblico Moody) 85 b) A
Canção da Espada. 21:8-17. 9-11. A espada está afiada para a matança. 10.
Deveríamos nos alegrar então? Estas palavras, até o final do versículo, estão
deturpadas. A interpretação de Keil (Biblical Commentary on Ezekiel, in loco)
retém o T.M.: "Deveríamos nos alegrar (dizendo): O cetro de meu filho
despreza qualquer pau (isto é, os outros cetros)". Esta interpretação vê
aqui uma referência a Gn. 49:9, 10; II Samuel. 7:14. Cons. o versículo 27. 12, 13.
A agitação do profeta. 12. Dá, pois, pancadas na tua coxa. Num gesto de
desespero (Jeremias. 31: 19). 13. Haverá uma prova. Este texto está deturpado.
Das muitas reconstruções, a de Keil aproxima-se do T.M.: "Pois a prova
está feita, e se o cetro que despreza os outros não vier?" Isto é, o que
acontecerá se esse reino, Judá, ficar sem um rei? Cons. versículos 10, 27. 14,
15. A espada duplicada e triplicada em intensidade para a carnificina. O T.M.
destes versículos é difícil, e todas as traduções recorrem a emendas
conjecturas. Bate com as palmas. Um gesto de forte emoção (cons. v. 17; 22:
13). 16. Vira-te . . . para a direita . . . para a esquerda. Uma apóstrofe para
a espada. 17. Também eu baterei as minhas palmas. O Senhor exulta sobre a
vingança iminente. c) O Rei da Babilônia, o Manejador da Espada, Procede Contra
Jerusalém. 21:18-27. 19. Propõe dois caminhos. O profeta tinha ordem de traçar
sobre a areia, ou talvez sobre um tijolo ou ladrilho (cons. 4:1), duas linhas
representando duas estradas que o rei da Babilônia e seu exército seguiriam.
Essas estradas partiam da mesma terra, Babilônia, e seguiam a mesma rota
centenas de quilômetros até o Vale Orontes, antes de se bifurcarem. Na entrada
do caminho para a cidade. Talvez isto se refira a Ribla, no Líbano (ou
Damasco), onde as duas estradas se separavam. Um ponteiro ou indicador (cons. I
Samuel. 15:12; II Samuel. 18:18) devia ser levantado, indicando a direção. 20.
Rabá dos filhos de Amom (cons. 25:5). No período greco[1]romano
esta cidade chamava-se Filadélfia; hoje é conhecida por Amman. Fica situada na
fonte de Jaboque, 40 quilômetros a nordeste do Mar Morto. Rabá de Amom ficava
em uma estrada e Jerusalém na outra. Ambas eram culpadas de conspirar contra
Babilônia (Jeremias. 27:1-3). 21. Na encruzilhada (lit., base) . . . dos dois
caminhos, o rei da Babilônia usaria três tipos de oráculos. Ele sacudiria as
flechas, uma para Jerusalém e outra para Amom, em uma aljava ou escudo; e a que
tivesse o nome de Jerusalém seria tirada. Ele consultaria ídolos do lar, ou
terafins, pequenas imagens domésticas com forma humana (cons. Gênesis. 31:19; I
Samuel. 19:13, 16). Ele examinaria o fígado (como a sede da vida, cheio de
sangue) buscando prognósticos, um costume entre os babilônios, gregos e romanos.(
Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a
todos)