Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 6 3. Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? A aparente indiferença do Senhor com a situação desesperadora era desnorteante para o profeta. Além de Deus ter permitido que o profeta presenciasse a iniquidade, Ele mesmo tinha visto e aparentemente permanecido indiferente ou inativo. O que preocupava Habacuque era que, considerando que Deus é santo, ele não podia entender como Deus podia olhar complacentemente para a malícia. A forte expostulação do profeta, portanto, é na realidade uma expressão de fé. Sua indignação fora despertada à vista da abundância do pecado e sua confiança em um Deus santo file dizia que Deus tinha de fazer alguma coisa a respeito. A destruição e a violência. Esses termos apontam para a animosidade entre os membros da comunidade judia. Os senhores assírios não se misturavam com os habitantes locais. Eles apenas exigiam submissão política e um imposto, que era recolhido do rei. Essas duas palavras, portanto, apoiam a conclusão de que a maldade da qual o profeta se queixava era a do seu próprio povo. 4. A lei se afrouxa. A lei aqui é a lei divina conforme expressa no código mosaico. A lei, como diz Delitzsch, é a "lei revelada em toda a sua substância que deveria ser a alma e o coração da vida política, religiosa e doméstica". Os dois verbos hebraicos traduzidos para afrouxa e se manifesta indicam que a discórdia em Judá era tal que a lei e a ordem estavam paralisadas. As regras divinas eram um assunto morto. Justiça. A justiça se faz através de decisões legais baseadas sobre precedentes ou leis já em vigor. Equivale, portanto, à lei em nossa língua. A questão é que a justiça praticamente não existia e aquilo que recebia tal nome era uma perversão dela. Não havia segurança na vida pública para as pessoas ou propriedades. Que tal estado de coisas existiu durante o reinado de Jeoaquim pode ser verificado em Jeremias. 26:1 – 27:11. O perverso cerca o justo. O homem justo vê-se rodeado de maldade e de gente ímpia. Era uma condição triste essa que se descortinava diante do profeta. A lei de Deus era desprezada por toda parte. Até aqueles que deveriam defender a causa da justiça e da verdade entregavam-se eles mesmos à desonestidade. Os piedosos se achavam desesperadamente em minoria e sobrepujados, de modo que o seu testemunho tinha pouca importância. É claro que Deus não poderia suportar por muito tempo tais coisas entre o Seu povo!. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
29 de março de 2024
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de Março Dia 88
Leituras: Mateus 25:1-13; Romanos
4:13-25; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:6-11; Deuteronômio 5-6.
Versículo Especial: “Estas
palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração” (Deuteronômio
6:6).
Pensamento Bíblico: “Tu
as Inculcarás a Teus Filhos” (Deuteronômio 6:7). Nos dias finais,
antes de sua morte, Moisés relembrou a história da viagem de Israel pelo
deserto. Ele lembrou-os de que Deus lhes havia dado uma lei que eles tinham que
obedecer. Ele, então, ressaltou a importância de conhecer os mandamentos de
Deus, ensinando-os a seus filhos. Depois daqueles tempos, Deus mudou a lei
(Hebreus 7:12), mas não diminuiu o valor da alma de uma criança.
Ação: Pais, ensinem hoje seus
filhos sobre o Senhor. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
28 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 5 ESBOÇO I. Introdução. 1:1. II. O profeta se queixa de dolência incontrolada em Judá. 1:2-4. III. A resposta do Senhor: Os caldeus são o seu instrumento de castigo. 1:5-11. IV. Um outro problema: Os caldeus são mais perversos do que os Judeus. 1:12 – 2:1. V. A segunda resposta do Senhor: O propósito é certo e a fé será recompensada. 2:2-4. VI. Cinco castigos para a iniqüidade, quer judia quer caldéia. 2:5-20. VII. Uma visão do juízo divino. 3:1-16. VIII. O triunfo da fé. 3:17-19. COMENTÁRIO Habacuque 1 I. Introdução. 1:1. 1. Sentença. Muitos pronunciamentos proféticos são descritos como "sentença", particularmente quando há denúncia de caráter sinistro ou ameaçador. Aqui o profeta deplora a iminente subjugação e devastação do seu próprio povo, de modo que há um aspecto agourento no que se lhe refere. Ao mesmo tempo a sentença é contra os orgulhosos caldeus, cuja força está no seu deus (1:11). Revelada. A palavra hazâ, "ver", um termo mais ou menos técnico, indica que esta é uma revelação. O Espírito de Deus imprime a mensagem no âmago da consciência dos profetas com tanta força e clareza como se tivessem visto algo com os olhos físicos. Em I Reis 22:17 Micaías diz: "Eu vi todo Israel disperso..." II. O Profeta se Queixa de Violência Incontrolada em Judá. 1:2-4. 2. Até quando. Ao que parece, o profeta se angustiava por causa da situação reinante em Judá. Pela experiência constatara que o povo parecia não ter consciência e sem dúvida já tinha pedido a Deus que corrigisse tal impiedade, pois ele declara que clamou ao Senhor. Tu não me escutarás. Não devemos presumir que o profeta duvidasse de que o Senhor não tivesse ouvido o seu clamor (no sentido de tomar conhecimento). Ele tinha por certo que se Deus ouvisse, também responderia. Como se a sua oração fosse infrutífera (cons. Salmos. 22:1, 2). Violência. A referência é à perversidade violenta e cruel. A pergunta é: Quem é o responsável? Presume-se aqui que seja a dolência dos judeus. Há os que crêem que, tendo sido usada a mesma palavra em 2:8 e 2:17 para descrever os caldeus, a violência da qual o profeta se queixa era a dos caldeus. Contudo, considerando que seriam o instrumento do castigo que logo seria suscitado, não podiam ser considerados os perpetradores da violência. Ela também não pode se referir ao senhor assírio que já controlava Judá há algum tempo, uma vez que parte da queixa do profeta se prende ao fato da lei ter sido afrouxada e a justiça pervertida (v. 4). Estas duas palavras costumam se referir no V.T. ao código mosaico, e parece, portanto, que a dolência consistia nos atos de crueldade e injustiça que permeavam a vida pública e privada de Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de Março Dia 87
Leituras: Mateus 24:45-51; Romanos
4:1-12; Salmo 78:1-22; Provérbios 19:1-5; Deuteronômio 4.
Versículo Especial: “A
falsa testemunha não fica impune, e o que profere mentiras não escapa” (Provérbios
19:5).
Pensamento Bíblico: Pronto Para a Volta do
Senhor (Mateus 24:45-51). Somos todos responsáveis
perante Deus e podemos ser chamados a qualquer momento para responder pelos
nossos atos. Entretanto, é comum viver como se tivéssemos tempo infindável para
nos preparamos para o julgamento. Muitos atrasam a obediência, persistindo no
pecado, com a ideia sem fundamento de que terão tempo para se arrependerem...
algum dia. A única garantia que temos para o futuro é que encontraremos o
Senhor, no julgamento. Você está pronto?
Ação: Viva, hoje, de modo que
você esteja preparado para se encontrar com Deus. Nós não receberemos aviso
prévio da hora desse encontro!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
27 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro INTRODUÇÃO O Autor. Do próprio Habacuque nada se sabe, exceto o que se pode deduzir deste livro que leva o seu nome. Ele é chamado de "o profeta", sendo possível, portanto, que além de possuir o dom da profecia fosse também membro do grupo de profetas profissionais. Algumas observações musicais feitas ao salmo contido no capítulo dão a ideia de que ele tenha profetizado no Templo, como os homens que foram mencionados em I Crônicas. 25:1. Coisa precária é dizermos algo sobre o caráter do profeta com base na sua obra. Seu nome parece derivar de uma raiz hebraica que significa "abraçar". Jerônimo (quinto século d.C.) declarou que o profeta era chamado "O Abraçador", por causa do seu amor a Deus ou porque lutou com Deus. Uma tradição rabínica liga o nome com II Reis 4:16 e diz que Habacuque era filho da sunamita. É claro que isto não passa de fantasia e a não ser que o nome do profeta fosse dado em antecipação ao seu ministério, como no caso de Jesus (Mateus. 1:21), qualquer conjectura quanto ao seu significado, embora interessante, é absolutamente sem sentido. Habacuque foi citado na lenda apócrifa de Bel e o Dragão salvando Daniel da cova dos leões uma segunda vez. Não necessitamos dar crédito a esta ou outras tradições que declaram que Habacuque fugiu para a Arábia quando Jerusalém caiu e retornou à Palestina depois do exílio babilônico. Essas histórias, entretanto, apontam para o momento aproximado em que o profeta ministrou. Data. O momento exato da autoria da profecia tem sido objeto de conjecturas como também a pessoa do profeta. Mestres competentes têm Habacuque (Comentário Bíblico Moody) 2 sugerido datas que vão desde 650 A.C. (C.F. Keil, Commentary on the Minor Prophets, pág. 410) a 330 A.C. (E. Sellin, Introduction to the Old Testament, pág, 183). Por diversos motivos a primeira data parece ser um tanto precoce, uma vez que coincide com o período do domínio assírio em Judá; enquanto a última está intimamente relacionada com a opinião de que os exércitos invasores descritos no primeiro capítulo da profecia não foram os caldeus mas os gregos sob a liderança de Alexandre, o Grande. A conclusão mais satisfatória parece ser que a profecia foi escrita em um período quando os caldeus ou babilônios estavam começando a ficar indóceis contra o poder assírio e talvez até mesmo a demonstrar a sua força. Colocar a composição do livro bem mais tarde do que isto, seria presumir que não foi realmente um predição da invasão de Judá pelos caldeus mas uma referência ao que realmente já tinha acontecido e portanto uma simples explicação da presença dos babilônios no ocidente como instrumento do Senhor. A melhor conclusão parece ser que a profecia foi escrita quase no fim do reinado de Josias (640-609 A.C.), de preferência depois da destruição de Nínive pelas forças dos babilônios, medos e citas combinados em 612 A.C. Essa época parece plausível por dois motivos. Uma é que o profeta parece surpreso em saber que os caldeus foram escolhidos por Deus para castigarem a Judá desobediente; afinal, o bom Rei Josias não era pró[1]babilônico em suas simpatias políticas e não procurou atrapalhar o avanço de Faraó-Neco quando este pretendia lutar contra os babilônios em 609 A.C.? O outro motivo é que o despertar do poder caldeu fosse suficientemente evidente para que a descrição do profeta tivesse significado para os seus ouvintes. Certamente o livro deveria datar de antes de 605 A.C. , quando Nabucodonosor fez sua primeira invasão da Palestina e levou Daniel e outros como prisioneiros para a Babilônia. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de Março Dia 86
Leituras: Mateus 24:36-44;
Romanos 3:21-31; Salmo 77; Provérbios 18:19-24; Deuteronômio 2-3.
Versículo Especial: “O irmão
ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum
castelo” (Provérbios 18:19).
Pensamento Bíblico: O
Justo e o Justificador (Romanos 3:21-26). Paulo agora leva sua
discussão da culpa a algumas conclusões vitais. Todos pecaram. Deus justifica gratuitamente, pela graça. A justificação é pelo sangue de Cristo. Deus é justo (sentenciando
pena de morte pelo pecado - veja Romanos 6:23).Ele também é o justificador (pagando
a pena com seu próprio Filho). Este
sacrifício salva aqueles que respondem com a fé.
Ação: Dê graças a Deus pela
salvação em Jesus Cristo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
26 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 15 14. Tira água. Novamente Naum volta-se da descrição da derrota iminente para zombar e fazer pouco da ímpia cidade. Para enfrentar um longo cerco, a água era artigo de primeira necessidade. O profeta a adverte a acumular bons suprimentos. Entra no barro. O inimigo sem dúvida traria armas de demolição a fim de abrir brechas nos muros da cidade. Assim haveria necessidade imediata de tijolos para reparação dos buracos que fossem abertos nos muros. 15. O fogo ali te consumirá. Inúteis seriam todas essas medidas desesperadas, pois tanto o fogo como a espada abateriam Nínive. A história antiga e a arqueologia moderna, ambas atestam o fato de que a predição de Naum se realizou e a cidade foi destruída pelo fogo. Como a locusta. A locusta é muito conhecida pelo seu poder destruidor. Nínive ficaria com a aparência de ter sido invadida por uma praga de locustas. Então, de repente mudando de rumo, o profeta compara o povo de Nínive a um bando de locustas. Mesmo se fosse tão numerosos como um bando de locustas, não escapariam ao que o profeta estava profetizando. 16. Fizeste os teus negociantes mais numerosos. Ninguém podia duvidar do destaque comercial da cidade. Era um dos grandes centros comerciais do mundo antigo. Seu comércio com outras nações, especialmente a Fenícia, era lucrativo. E sai voando. O que fora acumulado durante muitos anos com luta paciente e infatigável, seria todo levado pelo inimigo. 17. Os teus príncipes saio como os gafanhotos. De que serviriam os grandes chefes militares no dia da calamidade? Eles são comparados a enxames de locustas com as asas endurecidas pelo frio, as quais, depois de aquecidas pelos raios solares, recuperam a força e a vitalidade e fogem voando. As locustas no Oriente Médio são tão destrutivas que a língua hebraica tem quase uma dúzia de nomes para elas. As locustas podem desaparecer sem deixar vestígios e foi esse o aspecto considerado aqui. 18. Os teus pastares dormem. O sono da morte seria a porção dos oficiais do rei e dos governadores. Pelos montes. O povo da Assíria seria espalhado pelas montanhas ao norte de sua terra, sem que houvesse alguém para tornar a reuni-lo. 19. Não há remédio para a tua ferida. Não haveria compensação para as perdas e destruições sofridas pela Assíria. Não se menciona remanescentes ou sobreviventes. Baterão palmas sobre ti. Aqueles que ouvissem as notícias da calamidade se regozijavam com o destino do insensível império. Aplaudiriam a paga finalmente recebida pelo seu opressor. A tua maldade. A pergunta é feita ao rei como representante do reino. O governo do tirano chegou a um fim inglório em 612 A.C., de acordo com as Crônicas Babilônicas. A profecia de Naum conclui assim com uma forte declaração de causa e feito morais: perversidade e desgraça, crueldade e calamidade, crime e catástrofe. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de Março Dia 85
Leituras: Mateus 24:29-35; Romanos 3:9-20; Salmo 76; Provérbios 18:13-18;
Deuteronômio 1.
Versículo Especial: “O que começa o pleito parece
justo, até que vem o outro e o examina” (Provérbios 18:17).
Pensamento Bíblico: Um Problema que Não Podemos Resolver (Romanos
3:9-20). Em passagens anteriores, Paulo desenvolveu a ideia de que tanto
gentios como judeus pecaram. Agora ele tira algumas conclusões sobre o pecado.
ì Todos são culpados (v. 10). í Nossa falha é nossa culpa (v. 12, 23). î Não
podemos ganhar a salvação pela perfeita guarda da lei (v.20).
Pelo nosso pecado, nos separamos de
Deus. Não temos capacidade para salvar a nós mesmos. O homem não pode, pelo seu
próprio poder, lançar uma ponte sobre o abismo entre ele mesmo e o Santo Deus
que está acima de todos. Quando nos vemos como pecadores perdidos , sem poder
então estamos preparados para apreciar e aceitar a dádiva da
salvação pela graça de Deus.
Ação: Aplique o princípio de Provérbios 18:17 (acima). Lembre-se de que há
dois lados para cada história de conflito. ( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
25 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 14 9. Etiópia e Egito eram a sua força. Nô-Amom era muito melhor do que Nínive, pois enquanto esta última tinha se alienado das nações vizinhas, a primeira tinha feito alianças poderosas. A capital egípcia podia depender de um suprimento de fortes etíopes na sua fronteira meridional, como também da ajuda de toda a terra do Egito. A ajuda era tão extensa que o profeta a expressa em termos infinitos. Pute e Líbia. Tanto na Vulgata como na Septuaginta, Pute foi traduzido para Líbia. Nesta passagem, entretanto, Pute e Líbia são distintas uma da outra. Na opinião moderna Pute seria Punt, a atual Somalilândia na África. A Líbia aqui mencionada seria a Líbia (com sua capital em Cirene) do Norte da África. 10. Todavia ela foi levada ao exílio. Apesar de ter todas as vantagens geográficas e políticas, Nô-Amom sofreu horrível derrota nas mãos de Assurbanipal da Assíria (cons. Isaias. 20:3, 4). Tais atrocidades como as que foram perpetradas contra a cidade egípcia eram coisas comuns nas conquistas daquele tempo (veja II Reis. 8:12). A queda de Nô[1]Amom era coisa tão recente que Naum podia usá-la como paralelo excelente com o juízo que logo adviria a Nínive. IV. A Desesperança da Condição de Nínive. 3:11-19. 11. Também tu . . . serás embriagada. O Senhor escreve suas lições em letras grandes sobre as páginas da história humana. Nínive deixou de perceber a advertência divina no destino de Nô-Amom. Não que seria interrompida no meio de uma orgia, mas que beberia até o rim a taça da ira de Deus (quanto à figura, veja Isaias. 51:17, 21.23; Jeremias. 25:15-28; Ezequiel. 23:33, 34). E te esconderás. A profecia foi cumprida ao pé da letra. Nínive desapareceu do cenário da história – até 1842, quando o francês Botta e os ingleses Layard e Rawlinson descobriram o local da antes famosa metrópole. 12. Todas as tuas fortalezas são como figueiras. Na hora da necessidade extrema Nínive descobriu que nenhuma de suas fortificações serviam para enfrentar os ataques do inimigo. Os figos maduros são colhidos com facilidade e não oferecem resistência; assim Nínive ficaria nas mãos dos seus inimigos. 13. Mulheres. No meio do pânico os guerreiros não seriam mais capazes que mulheres aterrorizadas. As portas do teu país estão abertas de par em par. Uma vez abertas as entradas da cidade sem a necessária defesa, o inimigo acharia muito fácil entrar e queimar a capital sitiada. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de Março Dia 84
Leituras: Mateus 24:15-28; Romanos 3:1-8; Salmo 75; Provérbios 18:6-12; Números
34-36.
Versículo Especial: “Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a
humildade” (Provérbios 18:12).
Pensamento Bíblico: O Orgulho Precede a Queda (Provérbios
18:12). Todos já devem ter ouvido esta paráfrase da primeira parte deste
versículo. O orgulho sempre tem sido uma coisa perigosa, e tem levado à queda
muitas pessoas poderosas (por exemplo, o Faraó, Nabucodonosor e uma multidão de
outros). Note que há uma afirmação ao inverso, na segunda parte deste
versículo: A humildade vem antes da honra. A verdadeira humildade é essencial
para se agradar a Deus.
Ação: “Humilhai-vos na
presença do Senhor, e ele vos exaltará” (Tiago 4:10). ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 13 2. O estalo de açoites. Como no capítulo 2, Naum descreve em termos vivos o sítio da cidade. O leitor que chega a ouvir o barulho dos açoites incentivando os cavalos, o chocalhar das rodas dos carros de guerra, o galope aos cavalos, o sacolejar dos carros. Chega até a ver o relampejar das espadas e o rebrilhar das lanças; e então a morte – por toda parte. 3. Tropeça gente sobre os mortos. Neste cerco não havia tempo para um sepultamento decente, tão importante no mundo antigo; os vivos tropeçavam sobre os montes de mortos. Nenhum trecho de literatura hebraica ultrapassa em intensidade esta descrição. II. O Fracasso Moral de Nínive. 3:4-7. 4. A mestra de feitiçarias. Nínive é comparada a uma prostituta formosa. Tal figura quando usada com referência a Israel diz respeito à idolatria dos judeus, porque eles tinham um relacionamento convencional com Deus. No caso da Assíria, a prostituição consistia no tráfico da feitiçaria, o ocultismo. Através de suas velhacarias ela subjugava outros povos. 5. Levantarei as abas de tua saia. Nínive se desgraçara; agora Deus ia tomá-lo manifesto (cons. Isaias. 47:3; Ez. 16:37-41). 6. Imundícias. Refugos, sinal do maior desrespeito. Ela seria o alvo dos olhares de todas as nações. 7. Todos os que te virem, fugirão de ti. Aqueles que vissem a desolação da cidade fugiriam aterrorizados, não desejando participar de suas misérias. Ela ficaria sem amigos, objeto de zombaria e nojo. III. A Advertência Ignorada por Nô--Amom. 3:8-10. 8. És tu melhor do que Nô-Amom. Tolamente Nínive não levara em conta o destino de Nô. Deus, que não faz acepção de pessoas, tinha de tratar do pecado de Nínive como fizera em Nô. Nô-Amom ou Tebas, a capital do Egito Superior, floresceu durante os reinados dos Faraós da Décima Oitava, Décima Nona e Vigésima Dinastias. Até os gregos e os romanos admiraram sua arquitetura. Os gregos se lhe referiam chamando-a de Diospolis, "Cidade de Deus ", porque o correlativo egípcio de Júpiter grego era adorado ali. Situada entre o Nilo e seus canais. Estava localizada sobre as duas margens do rio Nilo. O grande poeta grego Homero falou dela como tendo cem portas. Ali Amam (ou Amum), o principal deus dos egípcios, era adorado na figura de um corpo humano com cabeça de carneiro. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Março Dia 83
Leituras: Mateus 24:1-14; Romanos 2:17-29; Salmo 74; Provérbios 18:1-5; Números
33.
Versículo Especial: “O insensato não tem prazer no entendimento, senão
em externar o seu interior” (Provérbios 18:2).
Pensamento Bíblico: Resolvendo
Não Crescer (Provérbios 18:1-2). Há muitas
maneiras de se resolver a não crescer espiritualmente. Estes versículos
advertem contra duas delas. Podemos isolar-nos, e assim evitar as censuras e
advertências feitas por aqueles que se importam conosco. Podemos falar sem
ouvir. Em vez de aprender com Deus e com os outros, podemos arranjar uma razão,
justificar-nos e nos defendermos. Podemos convencer a nós mesmos e a outras
pessoas, mas não poderemos fazer nosso caminho para o céu com uma conversa
macia!
Ação: Passe algum tempo com cristãos fiéis. Ouça e aprenda. ( Estra Ido
dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 11 IV. A Razão da Queda de Nínive. 2:11-13. 11. Onde está agora o covil dos leões? O profeta, antevendo os acontecimentos, pergunta com zombaria à orgulhosa cidade para onde foi o seu orgulho e para onde fugiu a sua proclamada coragem. A figura do leão indica a ganância dos governantes e do povo. A comparação é bastante apropriada, porque os leões de diferentes formatos, com asas e às vezes com a cabeça de um homem, eram freqüentemente vistos nas esculturas assírias. As predições de Naum se cumpriram tão literalmente que durante séculos exércitos marcharam sobre o sítio de Nínive sem perceber o que jazia sob os seus pés. 12. O leão arrebatava. A crueldade sem precedentes dos assírios foi o motivo de sua queda sob o golpe de Deus. Ruínas assírias revelam como os seus monarcas foram rapaces. Eles se vangloriavam de que fadam o sangue de seus inimigos jorrar dos altos das montanhas. Um deles chegou a declarar que atingiu uma montanha de vermelho com o sangue dos seus inimigos. 13. Queimarei . . . os teus carros. A resposta divina para esta série de atrocidades era que Ele acabada com os carros assírios, objeto de confiança fundamental dos seus exércitos. Considerando que a Assíria se deleitava em incendiar as cidades de outras nações (quase toda descrição de batalha incluía tal declaração), ela seria recompensada do mesmo modo. Já não se ouvirá. Durante anos os reis assírios exigiram o pagamento de tributo dos povos conquistados; agora a voz desses mensageiros silenciaria para sempre. O povo e a sua posição seriam destruídos igualmente. Naum 3 I. O Retrato da Destruição. 3:1-3. 1. Cidade sanguinária. Nínive foi fundada e mantida à custa de homicídios, derramamento de sangue e constantes guerras. Cheia de mentiras e de roubo. Dentro do reino, como também fora dele, as promessas eram quebradas e o desrespeito às tréguas era coisa comum. A extorsão e a violência estavam na ordem do dia. Que não solta a sua presa. Ela jamais deixara de viver da pilhagem e rapina. O final da história da Assíria é de quase ininterruptas guerras. ( Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Março Dia 82
Leituras: Mateus 23:29-39; Romanos 2:1-16; Salmo 73:18-28; Provérbios 17:24-28;
Números 32.
Versículo Especial: “Quanto a mim, bom é estar junto a Deus; no Senhor Deus ponho o meu
refúgio, para proclamar todos os seus feitos” (Salmo
73:28).
Pensamento Bíblico: Poupando
Nossas Palavras (Provérbios 17:27-28). Há momentos em que temos que falar (veja 1
Pedro 3:15; Atos 4:18-20; Jeremias 20:9). Há outros momentos em que podemos
reagir muito depressa, deixando escapar uma opinião que seria melhor que
guardássemos para nós mesmos. Temos que escolher as palavras cuidadosamente e
usá-las com economia. Alguém disse, bruscamente: “Escolha suas palavras
cuidadosamente. Algum dia você poderá ter que engoli-las!”
Ação: Hoje, pense antes de falar. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
22 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 10 7. Está decretado. Os intérpretes ainda estão em dúvida se esta palavra deve ser tomada como nome próprio (Huzzab) ou se é um verbo que significa "está decretado". Nenhuma rainha de Nínive teve esse nome, nem alguma deusa assíria. A passagem é clara se conservarmos a força do verbo. Levada em cativeiro. Conforme Deus já determinara, a cidade iria para o cativeiro, enquanto as servas, os habitantes da metrópole, lamentariam a queda de uma amada cidade. III. O Destino de Nínive. 2:8-10. 8. Desde que existe. Cons. Gênesis. 10:11. Como um açude de águas. Alguns intérpretes têm considerado esta declaração como significando que a população de Nínive era heterogênea, como um açude alimentado por muitos tributários, com um único objetivo em mente, enriquecer. O sentido literal é melhor. A cidade era como um açude de águas devido aos diques à volta da cidade que formavam uma barreira de água. Mas em vez de fornecer segurança, não ajudaram nada às pessoas que fugiram em pânico. Parar, parar. A ordem dos líderes militares a que mantivessem suas posições contra os invasores de nada adiantaria na hora da confusão. 9. Saqueai. O Senhor está representado dirigindo-se aos vitoriosos, convocando-os a despojarem a cidade da sua prata, ouro, móveis e todas as riquezas. A inundação da cidade seria temporária, por causa da posição elevada de Nínive acima do Tigre. Escritores antigos confirmam que haviam grandes tesouros acumulados em Nínive, resultado de repetidas campanhas dos edificadores do império assírio. 10. Vacuidade, desolação, ruína! A cidade antes influente e rica está descrita como abandonada, desolada, despojada e completamente destruída. As palavras do original transmitem a ideia de vacuidade. O coração se derrete. A coragem desapareceu e ninguém tem o coração disposto a continuar a luta. Os sobreviventes vêem com tristeza e terror a ruína de sua antes magnificente cidade. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de Março Dia 81
Leituras: Mateus 23:23-28; Romanos 1:18-32; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:18-23;
Números 31.
Versículo Especial: “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como
também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do
mundo, sendo percebidos por meio das cousas que foram criadas. Tais homens são,
por isso, indesculpáveis” (Romanos 1:20).
Pensamento Bíblico: “Atinei Com o Fim Deles” (Salmo 73:1-17).
Asafe lutou com uma questão desconcertante: Por que os perversos prosperam
enquanto os homens bons sofrem? Há incompreensíveis desigualdades nesta vida.
Temos que encontrar uma explicação, como Asafe fez, dentro do contexto maior da
eternidade. Quando consultamos a vontade de Deus, podemos compreender o fim dos
perversos.
Ação: Viva corretamente. No fim, valerá a pena. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 9 4. Os carros passam furiosamente pelas ruas. Os ninivitas não aceitariam a invasão de sua capital sem se atarefarem em sua defesa. Os carros de guerra, convocados para a batalha, correriam de lá para cá na cidade assediada. Os velozes carros disparando de um lado para outro por causa do pânico pareceriam tochas acesas sob a luz do sol. Sua rapidez, segundo a visão que Naum teve deles, poderia ser comparada a dos relâmpagos. Esta é uma das melhores descrições de um cerco na literatura, se não a melhor. Não dá bons resultados imaginar que é uma referência aos automóveis modernos, como pensam alguns. Tal manuseio das Escrituras não é digna do estudante sério das Escrituras. 5. Os nobres. Os líderes militares assírios, com o rei à frente, convocariam os mais corajosos soldados para o serviço militar. Eles atenderiam, por estranho que pareça, tropegamente; seriam apanhados completamente desprevenidos. Em sua perplexidade seriam de pouca ajuda na crise. Ao muro. Antigamente era de suma importância proteger-se o muro da cidade; por isso os mais hábeis defensores colocavam-se junto dele. Quando o amparo for preparado, E.R.C. Em lugar de amparo, leia-se mantelete (ASV). Era algum tipo de proteção móvel, sob cuja proteção os defensores podiam rapidamente efetuar o contra-ataque. 6. As comportas dos rios se abrem. Tem-se entendido que os assírios, de posse das comportas que controlavam as águas do rio Chaser, que fluía através da capital, abriram-nas, de modo que os edifícios foram inundados e o palácio foi finalmente solapado pelas águas. É mais provável ainda que, tendo resistido em sua cidade fortificada por dois anos, os assírios testemunhassem pesadas chuvas que derrubaram os muros da cidade. Quando os canais do Rio Tigre foram abertos, o palácio foi destruído. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Março Dia 80
Leituras: Mateus 23:13-22; Romanos 1:1-17; Salmo 72; Provérbios 17:12-17;
Números 29-30.
Versículo Especial: “O que justifica o perverso e o que condena o
justo abomináveis são para o Senhor, tanto um como o outro” (Provérbios
17:15).
Pensamento Bíblico: “Nalgum Tempo, Pela Vontade de Deus” (Romanos
1:10). Paulo queria ir à Roma, e estava fazendo alguns planos nesse sentido.
Ele finalmente chegou lá, mas provavelmente não foi pelo caminho que ele
escolheria! Ele chegou a Roma como um prisioneiro aguardando julgamento, depois
de uma perigosa viagem através do Mar Mediterrâneo. Deus frequentemente permite
que nossas vidas tenham reviravoltas inesperadas. Nós, como Paulo, precisamos
usar nossas circunstâncias para glorificar a Deus.
Ação: Sem olhar
para sua situação, procure hoje por oportunidades de glorificar a
Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
20 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 8 Naum 2 I. Uma Canção de Escárnio sobre Nínive. 2:1, 2. 1. Sobe contra ti. Com ironia e zombaria amarga Naum se dirige a Nínive, advertindo-a a que não poupe esforços e reforce todas as fortificações a fila de enfrentar o exército de Ciáxares, o medo, e Nabopolassar, o babilônio, que se aproximavam. Para se dizer a verdade, tudo seria inútil, pois o Senhor mesmo decretara a queda da Assíria. O sarcasmo e a zombada servem para destacar a desesperança do inimigo de Judá de maneira mais vigorosa. 2. A glória de Jacó. Com glória de Jacó e Israel entende-se a terra e o Templo de Deus. Embora favorecidos pelo Senhor, estavam sob a vara do castigo divino por causa do pecado de Israel. Destruíram os seus sarmentos. Nas passagens do V.T. a herança do Senhor é comparada a uma vinha (cons. Isaias. 5 com Salmos. 80: 8-16). Ela sofrera com a crueldade da Assíria, que a despojara à sua vontade. II. O Cerco de Nínive. 2:3-7. 3. Vermelhos. No seu retrato da tomada de Nínive, os homens poderosos são as forças dos medos e dos babilônios. Eles gostavam particularmente do vermelho (veja Ezequiel. 23:14). Fadam seus escudos vermelhos pintando-os ou cobrindo-os de cobre. Calvino acha que eles o faziam para amedrontar o inimigo com a vivacidade da cor e para esconder o sangue de seus ferimentos, para que o inimigo perdesse a confiança. Escarlate. Xenofonte achava que esta era a cor preferida dos medos, a qual usavam para suas túnicas militares. Cintila o aço dos carros. Alguns dos carros de guerra cintilavam com o reflexo do aço das gadanhas fixas em ângulo reto aos seus eixos para formar os chamados carros de gadanha. Qualquer um pode imaginar como eram terríveis essas armas que podiam derrubar tudo o que resistisse ao progresso do exército. E vibram as lanças (os abetos serão terrivelmente sacudidos). Introduzir aqui abetos não dá bom sentido à passagem. Provavelmente é melhor entender que o profeta está descrevendo lanças feitas de ciprestes que estão sendo sacudidas pelos lanceiros prontos para o conflito. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de Março Dia 79
Leituras: Mateus 23:1-12; Atos 28:17-31; Salmo 71; Provérbios 17:6-11; Números
27-28.
Versículo Especial: “Quem a si mesmo se exaltar será humilhado; e quem a si mesmo
se humilhar será exaltado” (Mateus 23:12).
Pensamento Bíblico: O Caráter Acima da Reputação (Mateus 23:1-12).
Reputação é o que as pessoas pensam que você é. Caráter é o que você é. Muitas
pessoas caem na armadilha que pegou os fariseus. Eles eram tremendamente
preocupados com sua reputação, desejando o respeito e a admiração dos outros.
Mas alguns não eram sinceros, e Jesus censurou sua hipocrisia. Precisamos
prestar atenção em um caráter forte, pois Deus nos vê como realmente
somos.
Ação: Humilhe-se
diante de Deus; deixe-o moldar o seu caráter. ( Estra Ido dos
estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 7 14. Que não haja posteridade que leve o teu nome. O profeta dirige-se agora ao rei da Assíria e prediz o trágico fim de uma vida que desafia a Deus. A dinastia de Senaqueribe se extinguiria, uma profecia que se cumpriu com o suicídio de Saracus, bisneto de Senaqueribe, nos últimos dias do império Assírio. As imagens de escultura. Junto com a queda da dinastia viria o fim de sua adoração e idolatria. Sabe-se que os medos que, junto com os babilônios, destruíram o Império Assírio, eram inimigos da idolatria e gostavam de demolir os ídolos dos seus prisioneiros. Farei o teu sepulcro. O lugar da morte de Senaqueribe foi declarado nas Escrituras (II Reis 19:37; Isaias. 37:38). Enquanto o rei adorava seus deuses no templo, seus filhos o assassinaram. Porque és vil. Quando foi pesado na balança da justiça divina, o monarca assírio foi constatado vil (lit., leve; cons. Daniel. 5:27). IV. O Livramento de Judá. 1:15-15. O que anuncia boas novas. Este versículo começa o capítulo 2 no texto hebraico; no que se refere à sequência de ideias, ele também pode pertencer ao capítulo 1. A cena é aquela na qual os mensageiros anunciam uma libertação há muito esperada. As palavras fazem paralelo com Isaias. 52:7. Ali o profeta anuncia a liberdade da Babilônia; aqui é a liberdade da Assíria. A queda de Nínive (em 612 A.C.) seria bem recebida pelos judeus. Exatamente como Deus interveio em benefício de Judá e Jerusalém em 701 A.C. e dizimou o exército de Senaqueribe durante o reinado do piedoso Ezequias, assim Deus logo destruiria o Império Assírio completamente. Celebra as tuas festas. Manifestamente, era impossível executar as cerimônias religiosas da lei mosaica durante o prolongado cerco dos assírios, e foi difícil durante as décadas subsequentes. Com a interrupção dessas crises e opressões, a cidade de Jerusalém retomaria à sua vida religiosa normal. Os teus votos. Nas horas da provação muitos dentre os piedosos devem ter feito votos ao Senhor. Passada a provação, essas promessas tinham de ser cumpridas. O homem vil. A referência é claramente ao ímpio Senaqueribe e seus sucessores no trono da Assíria (cons. v. 11). Não molestariam mais o povo de Deus. Romanos 10:15 aplica esta passagem ao bendito livramento efetuado pelo Senhor Jesus Cristo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Março Dia 78
Leituras: Mateus 22:34-46; Atos 28:1-16; Salmo 70: Provérbios 17:1-5; Números
26.
Versículo Especial: “O que escarnece do pobre
insulta ao que o criou; o que se alegra da calamidade não ficará impune” (Provérbios
17:5).
Pensamento Bíblico: Dois Grandes Mandamentos (Mateus 22:36-40).
Sempre houve e haverá pessoas ansiosas para determinar qual coisa tem que
ser feita, de modo que elas possam negligenciar outras instruções de Deus.
Jesus não facilitou muito as coisas para tais pessoas. Ele usou duas afirmações
que englobam todos os mandamentos de Deus. Ambas são ordens para amar: fazer o
que mais ajuda a quem amamos. Primeiro, temos que amar a Deus com tudo que
somos. Em outro trecho, Ele diz que este mandamento sozinho
englobará obediência a todos os outros (João 14:15,21,23). Em segundo lugar,
ele diz que temos que amar a nosso próximo como a nós mesmos. Em uma afirmação,
ele exclui o egoísmo e exige serviço. Estas duas instruções, verdadeiramente,
contêm tudo o que Deus deseja de nós. Elas nos desafiarão a uma vida inteira de
devoção.
Ação: Ame a Deus. Ame a seu próximo. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
18 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 6 III. Deus Julga a Assíria. 1:9-14. 9. Que pensais vós contra o SENHOR? Nesta porção do capítulo o profeta prediz a derrota das forças assírias. A pergunta de Naum, em seu discurso abrupto, implica em perplexidade diante da audácia do inimigo estrangeiro em sua tentativa sem sentido e fútil de tentar obter vantagens de alguma forma contra o Senhor. Resumidamente, o profeta pergunta: "Como podem vocês esperar lutar contra tal Deus como o de Israel?" (com. Isaias. 37:23-29). Ele mesmo vos consumirá de todo. O castigo que Deus pretende dar aos assírios seria tal que jamais teria de repeti-lo. Seria um golpe irreparável. 10. Os espinhos. Um povo agrícola, como Israel, facilmente compreenderia a figura viva dos espinhos entrelaçados e do restolho totalmente seco. Como bêbados. O que tornou o exército assírio mais fácil de ser vencido foi o fato de se encontrarem os assírios no meio de sua farra durante o cerco da capital. De acordo com o historiador Diodorus Siculus (The Historical Library, 2:26), o rei e seus cortesãos foram tomados de surpresa no meio de sua orgia; e o império caiu. 11. De ti . . . saiu. Embora alguns estudantes da passagem não queiram identificar esta pessoa especificamente, aceita-se de modo geral que esse que planejara o mal contra o Senhor foi Senaqueribe da Assíria (705-681 A.C.), o filho de Sargão II (o invasor de Samaria). Ele aconselhava o mal (lit., belial, "coisa indigna"); mas não se saiu bem sob a controladora mão divina (cons. II Reis 19:22, 23). 12. Por mais seguros que estejam. Antes, embora estejam completos (isto é, com forças completas ou totais). Apesar do fato do exército assírio ser formidável (II Crônicas. 32:7), seria impotente contra o povo de Israel. A Assíria, que já dizimara muitos povos, seria ela mesma abatida (lit., podada) em seu desafio feito ao Senhor. Passarão. Para se dizer a verdade, o rei da Assíria, tendo 185.000 homens seus, mortos em uma só noite, interrompeu o cerco de Jerusalém e retirou-se para Nínive (II Reis 19:35, 36; Isaias. 37:36-37). Eu te afligi. Esta seção da passagem fala de Deus lidando com Israel. Embora tivesse permitido que as forças assírias castigassem Israel, não o faria mais (veja v.9, "por duas vezes"). 13. Quebrarei o jugo deles. A Assíria teve sucesso em reduzir Judá a um reino vassalo, exigindo que pagasse tributo (II Reis 18:14), mas o Senhor determinara libertar o Seu povo. O jugo e laços do poder opressor seriam quebrados para sempre (veja também Isaias. 14-25).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de Março Dia 77
Leituras: Mateus 22:23-33; Atos 27:33-44; Salmo 69:19-36; Provérbios 16:27-33;
Números 23-25.
Versículo Especial: “Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de
morte” (Provérbios 16:25).
Pensamento Bíblico: Não
Conhecendo as Escrituras (Mateus 22:22-23). Em sua resposta a
uma questão dos saduceus, Jesus ensina sobre o cuidadoso estudo da
Bíblia. Ele tira seu argumento de uma declaração de Deus perto de 1500 anos
antes! Essa declaração (“Eu sou o Deus de Abraão . . .”) significa vida após a
morte, o que implica ressurreição. Os saduceus erraram quando não
entenderam este significado. Claramente, Jesus considerou que as
Escrituras são precisas e confiáveis, e que ele espera que nós sejamos
cuidadosos estudantes da Bíblia!
Ação: Gaste algum tempo, hoje, num cuidadoso estudo da Bíblia. (
Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 5 6. Quem pode suportar? Se o Deus onipotente pode assim manipular as forças e os fenômenos da natureza, como poderia o homem insignificante pretender enfrentar a indignação do Senhor? Estas perguntas retóricas do profeta sugerem a sua própria réplica poderosa. As rochas são por ele demolidas. A atividade vulcânica atende à mão poderosa de Deus. 7. O SENHOR é bom. Para que os contemporâneos do profeta não recebam uma impressão errada de Deus, como se Ele fosse amedrontador e austero, Naum enfatiza agora três verdades confortadoras referentes a Ele. Primeiro, Ele é inata e inerentemente bom. Ele jamais pode ser associado ao atributo oposto. Segundo, Ele é o refúgio incomparável para os Seus no momento do infortúnio, "um castelo forte", como Lutero disse no seu hino da Reforma. Terceiro, Ele conhece, dentro do amoroso cuidado convencional, todos aqueles que têm fé Nele (cons. SaImos. 1:6; 144:3). 8. Com trevas perseguirá . . . os seus inimigos. O cuidado solícito de Deus não deve nunca ser interpretado como sentimentalismo fraco. O Senhor jamais compromete Sua verdade ou Sua santidade; portanto, seus inimigos serão tratados de maneira sumária. O golpe será esmagador. Este versículo antecipa o que Naum desvenda relativamente a Nínive nos capítulos seguintes do livro. As Escrituras empregam a figura de um rio transbordante para representar um exército invasor que invade uma terra e espalha a desolação por onde passa (cons. Isaias. 8:8; 10:5-19). Como matéria de interesse histórico, Ctesias (um historiador grego do século quinto A.C.) conta que, durante uma festa de bêbados em Nínive, uma súbita inundação do Rio Tigre varreu a Cidade e levou os alicerces do palácio, permitindo assim que o exército babilônico entrasse e queimasse a cidade. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
16 de março de 2024
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Naum (Comentário Bíblico Moody) 4 II. O Majestoso Deus de Israel. 1:2-8. 2. O SENHOR é Deus zeloso. O profeta, recordando o zelo passado de Deus em benefício do Seu povo quando ameaçado pelos assírios, está confiante de que agora Ele não deixará de fazer o mesmo protegendo e vingando. Quando as Escrituras falam de Deus chamando[1]o de "zeloso", não usam o termo no sentido em que se usa o mesmo para com os homens. Antes, significa que Deus é zeloso em manter Sua santidade e o governo justo do mundo (cons. Êxodo. 20:5; Números. 25:11, 13). Deus ama o Seu povo, e deve acertar os erros perpetrados contra ele na deportação do reino de Israel e na invasão do reino de Judá, ambas feitas pelo reino da Assíria. O SENHOR toma vingança. Três vezes neste versículo o profeta declara que Deus se vingará dos seus inimigos. O pronunciamento é feito com solenidade e certeza de que há muito o Deus justo determinou iniciar o juízo contra os seus adversários. 3. O SENHOR é tardio em irar-se. O fato da vingança de Deus ser proclamada sem rodeios e repetidas vezes não é motivo para se deduzir que a decisão divina tenha sido apressada; antes, ele é paciente. É loucura imaginar que a paciência do Senhor brota da falta de poder (veja Êxodo. 34:6, 7). O Senhor não pode ser induzido a lidar com os culpados como se fossem inocentes. Seria uma negação de sua natureza. Na tormenta e na tempestade. A onipotência de Deus está explícita no fenômeno do mundo natural, esses poderes elementares que o homem, mesmo atualmente, não tem poder de domesticar ou aproveitar (cons. Êxodo. 19:16-18). As nuvens são o pó dos seus pés. Deus usa as nuvens dos céus como o homem usa o pó da terra. Na literatura cuneiforme de Ras Shamra (Ugarita) na Síria, os poetas pagãos falam de seus deuses cavalgando as nuvens. Mas só o Deus verdadeiro tem capacidade de tais feitos de poder e majestade (cons. Salmos. 104: 3). 4. Ele repreende o mar. Sob as ordens de Deus, os rios e os miares secam, como o Mar Vermelho e o Jordão (Isaias. 50:2). Nosso Senhor Jesus manifestou este poder no Mar da Galiléia (Mt. 8:26). Desfalecem Basã ... Na terra prometida Basã era famosa por suas ricas pastagens, o Carmelo por suas vinhas e o Líbano por suas florestas majestosas. Mas tudo podia secar se fosse a vontade do Senhor (cons. Isaias. 33:9; Oséias. 14:7). 5. Os montes tremem. Os terremotos, que nivelara montes e colinas, estão sob o controle de Deus ; o fogo também serve para Seus propósitos irresistíveis. Mais ainda, qualquer atitude de secar a terra envolve aqueles que nela habitam.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
16 de Março Dia 75
Leituras: Mateus 22:1-14; Atos 27:1-12; Salmo 68:19-35; Provérbios 16:16-21;
Números 21.
Versículo Especial: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a
nossa salvação” (Salmo 68:19).
Pensamento Bíblico: Cura
Condicionada (Números 21). Deus respondeu às reclamações dos israelitas
enviando uma praga de serpentes mortíferas. Quando o povo se arrependeu, Deus
instruiu Moisés para que pusesse uma “serpente abrasadora” em uma haste para
que todo mordido que a mirasse, vivesse (v. 8). Não havia poder salvador na
serpente. Olhar para ela não merecia a salvação. Naquele tempo, como agora, a
salvação estava condicionada à obediência às ordens de Deus.
Ação: Se você foi “mordido”
por Satanás, olhe para Deus, obedecendo suas instruções (veja João 8:24; Lucas
13:3; Atos 2:38; 22:16; 1 Pedro 3:21).( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 180 Segue a soberba (hyperefania). A palavra grega significa literalmente "alguém mostrar-se por cim...
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Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
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19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...