4 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro  Marcos (William Barclay) 35  Quando os judeus se reuniam para o serviço na sinagoga, o Presidente da Sinagoga podia convidar a qualquer dos presentes, que em seu critério fora competente para tal tarefa, para que fora e explicasse as Escrituras. Não existia um ministério profissional da palavra. É por isso que Jesus pôde iniciar sua campanha nas sinagogas. A oposição ainda não se converteu em hostilidade aberta. Todos sabiam que era um homem que tinha uma mensagem; e por essa razão, precisamente, as sinagogas das comunidades judias lhe proporcionavam um púlpito do qual instruir e exortar aos homens. Mas quando Jesus ensinava na sinagoga, todo o método e a atmosfera de seu ensino eram como uma nova revelação. Não ensinava como os escribas, que eram os expertos na Lei. Quais eram estes escribas? Para os judeus o mais sagrado no mundo era a Torá, a Lei. Os núcleos da Lei eram os Dez Mandamentos, mas o termo "a Lei" significava, na prática, os cinco primeiros livros da Bíblia, ou o Pentateuco, como se costumou chamá-lo. Para os judeus a Lei era completamente divina. Cria-se que tinha sido entregue diretamente por Deus a Moisés. Era absolutamente santa e obrigatória. Diziam: "Quem opina que a Torá não provém de Deus, não terá parte no mundo vindouro." "Quem diz que Moisés escreveu sequer uma só das palavras da Torá por seu próprio conhecimento ou sabedoria é um blasfemo que nega a palavra de Deus." Agora, se a Torá for até que ponto divina, seguem-se duas consequências necessárias. Em primeiro lugar, deve fazer lhe objeto do estudo mais cuidadoso e meticuloso possível. Em segundo lugar, a Torá se expressa, em princípios gerais, em termos muito amplos; mas se sua instrução tem que ver com a totalidade da vida, deve fazer-se explícito o que nela está contido de maneira implícita. As grandes leis devem traduzir-se em regras e normas concretas. Assim arguiam. A fim de encarregar-se deste estudo e de efetuar este desenvolvimento surgiu entre os judeus um grupo de estudiosos. Estes estudiosos eram os escribas, os peritos na Lei. Os mais importantes entre os escribas recebiam o título de Rabino. Os escribas deviam cumprir com três deveres. (1) Dos grandes princípios morais da Torá deviam extrair um sistema de normas e regulamentações que cobrissem todas as situações que pudessem apresentar-se na vida. Reduziam os princípios a regras e regulamentos. Evidentemente esta tarefa era literalmente interminável. A religião judaica começou com os grandes princípios morais da Lei e acabou em uma infinidade de regras, normas e preceitos. Começou como religião, terminou como legalismo:(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


4 de dezembro Dia 338  

Leituras: João 14:25-31; 2 João; Salmo 125; Eclesiastes 3:16-22; 2 Crônicas 6.  

Versículo Especial“Agora, pois, ó meu Deus, estejam os teus olhos abertos, e os teus ouvidos atentos à oração que se fizer deste lugar” (2 Crônicas 6:40).  

Pensamento Bíblico: “Ouve Tu dos Céus” (2 Crônicas 6). A oração de Salomão, na dedicação do templo em Jerusalém, dá glória à grandeza de Deus (veja especialmente o versículo 18) e mostra grande fé no poder da oração. Através da oração, ele repete: “Ouve tu dos céus, lugar da tua habitação”. Hoje em dia, Deus ainda ouve e responde às orações. Quando nos aproximamos de Deus, em oração, precisamos da confiança e humildade mostradas aqui por um rei sábio e poderoso.  

Ação: Ore hoje confiante em que Deus ouve.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

3 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 34  (4) Por último, devemos notar o que Jesus lhes ofereceu. Ofereceu-lhes uma tarefa. Não os convocou ao ócio e ao descanso, e sim ao serviço. Tem-se dito que o que todo homem precisa é de "algo no que possa investir sua vida". De maneira que Jesus convocou àqueles homens não a uma comodidade sem sobressaltos nem a uma letárgica inatividade, a não ser a uma tarefa na qual teriam que queimar-se e gastar-se, e, finalmente, morrer, pelo Jesus Cristo e por seus semelhantes. Chamou-os uma tarefa na qual só poderiam conseguir algo para si mesmos entregando-se integralmente a Ele e aos demais. JESUS COMEÇA SUA CAMPANHA Marcos 1:21-22 O relato de Marcos se desenvolve em uma série de passos lógicos e naturais. Jesus reconheceu no surgimento de João Batista o chamado de Deus à ação. Foi batizado e recebeu o selo da aprovação divina e foi equipado para sua missão. Foi posto a prova pelo diabo, e escolheu o método que usaria e o caminho que teria que tomar. Escolheu a seus homens para estar rodeado de um grupo de almas as gemas em cujos corações pudesse escrever sua mensagem. E agora Jesus deve lançar deliberadamente sua campanha. Se alguém tiver uma mensagem para transmitir em nome de Deus o lugar natural aonde irá é a Igreja, onde se reúnem o povo de Deus. Isso, precisamente, é o que Jesus fez. Começou sua campanha na sinagoga. Há certas diferenças básicas entre a sinagoga e a Igreja tal como hoje a conhecemos. (a) A sinagoga era primordialmente uma instituição de ensino. O culto serviço ou que se celebrava na sinagoga consistia somente em três coisas: oração, leitura da palavra de Deus e sua exposição ou explicação. Não havia nem música, nem cantos, nem sacrifícios. pode-se dizer que o templo era o lugar da adoração e do sacrifício; a sinagoga, por outro lado, era o lugar do ensino e da instrução. A sinagoga era muito mais influente, porque havia um só templo: o templo de Jerusalém. Mas se tinha estabelecido que onde houvesse dez famílias judias devia organizar uma sinagoga e, portanto, em qualquer lugar houvesse uma colônia judia havia uma sinagoga. Se alguém tinha uma nova mensagem que pregar, o lugar natural onde fazê-lo era a sinagoga. (b) Por outro lado, a sinagoga oferecia, além disso, a oportunidade para comunicar tal mensagem. A sinagoga estava presidida por certos membros diretores. Havia o Presidente da Sinagoga. Ele era o responsável pela administração dos assuntos da sinagoga e o que devia encarregar-se dos acertos para seus serviços. Havia também os distribuidores de esmolas. Diariamente se recolhia uma oferenda em dinheiro e em espécie entre os que tinham suficiente para poder ofertar. Uma vez recolhida esta oferta, era distribuída entre os pobres. Aos mais pobres eram entregues mantimentos suficientes como para quatorze refeições por semana. E também havia o Chazzan. Ele era o responsável pelos rolos sagrados em que estavam copiadas as Escrituras, e se encarregava de tirá-los de seu cofre ao começar cada serviço e voltá-los a guardar uma vez que terminava o serviço. Também era responsável pela limpeza da sinagoga, de tocar a trombeta de prata que anunciava a todos a chegada do shabbat ou dia de repouso e de importar educação primária aos meninos da comunidade. Mas o que a sinagoga não tinha era um pregador ou professor religioso permanente. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


3 de dezembro Dia 337  

Leituras: João 14:19-24; 1 João 5:14-21; Salmo 124; Eclesiastes 3:9-15; 2 Crônicas 4-5.  

Versículo Especial: “Quem não me ama não guarda as minhas palavras; e a palavra que estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou” (João 14:24).  

Pensamento BíblicoVocê Ama Jesus Realmente? (João 14:23-24). “Amor” é uma palavra fácil de dizer, mas o verdadeiro amor é muito mais do que uma simples palavra sem significado. Amor é ação. Veja bem o que Jesus nos diz sobre o amor nestes dois versículos:  

    O amor a Jesus inclui obediência às suas ordens.

    Quando demonstramos amor a Jesus, seu Pai demonstra amor por nós.

    O amor a Jesus resulta em comunhão com o Pai e o filho.

    A desobediência é sinal de ausência de amor a Jesus.

    A palavra que obedecemos com amor não é somente de Jesus, mas é a palavra do seu Pai, que nos veio através do Filho.  

Ação: Demonstre seu amor por meio de obediência respeitosa a Jesus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

2 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 32   Certa vez George Bernard Shaw disse: "Nunca experimentei sentimento algum para com as classes operárias, exceto o desejo de aboli-las e substituí-las por pessoas razoáveis." Em uma novela intitulada O Patrício, seu autor, John Galsworthy faz a Milton, um dos personagens, dizer: "A chusma... como a desprezo! Odeio sua estupidez egoísta, odeio o som de sua voz, o aspecto de seu rosto. É tão repugnante, tão pequena!" Em um acesso de ira, Carlyle disse que na Inglaterra havia vinte e sete milhões de habitantes – a maioria tolos! Jesus nunca pensou assim. Lincoln disse: "Deus deve amar as pessoas comuns. Ele fez tanto!" Pareceria que Jesus tivesse dito: "Dêemme doze homens comuns que se entreguem a Mim e com eles mudarei o mundo." Ninguém deve pensar tanto no que é, e sim no que Jesus pode fazer dele. Tampouco deve pensar-se no que alguém opina de outros, e sim no que Jesus vê neles. (2) Devemos notar o que estavam fazendo quando Jesus os chamou. Estavam realizando seu trabalho habitual. Quando Ele os abordou, pescavam e remendavam suas redes. Assim tinha acontecido com mais de um profeta. “Eu não sou profeta, nem discípulo de profeta, mas boieiro e colhedor de sicômoros. Mas o SENHOR me tirou de após o gado e o SENHOR me disse: Vai e profetiza ao meu povo de Israel” (Amós 7:14-15). Um homem pode receber o chamado de Deus não somente na casa de Deus, não somente quando está orando, e sim em meio de seu trabalho cotidiano. O homem que vive em um mundo que está cheio de Deus não pode escapar de Deus. (3) Devemos notar como os chamou. O chamado de Jesus foi "Sigam-me". Não deve pensar-se que esse era o primeiro dia que aqueles pescadores viam o Jesus. Sem dúvida tinham formado parte da multidão que ouvia sua pregação. Sem dúvida teriam ficado falando longamente com Ele depois de dispersa a multidão. Sem dúvida já tinham experimentado a magia de sua presença e o magnetismo de seu olhar. Mas Jesus não lhes disse: "Tenho um sistema teológico que eu gostaria que vocês investigassem; tenho algumas teorias que gostaria que conhecessem; desenvolvi um sistema de ética que queria discutir com vocês." Disse-lhes: "Sigam-me." Tudo começou com a reação pessoal dos pescadores diante de Jesus; tudo começou com esse puxão no coração com que nasce uma lealdade incomovível. Isso não quer dizer que não haja quem entre no cristianismo por via das ideias; significa que para a maioria de nós seguir a Cristo é como apaixonar-se. Alguém disse que "as pessoas se maravilham por diversas razões, no entanto pode-se amá-las sem razão nenhuma." A coisa se produz simplesmente porque eles são eles e nós somos nós. "E eu", disse Jesus, "quando for levantado da terra atrairei a todos a mim mesmo" (João 12:32). Na grande maioria dos casos quem segue ao Jesus foram atraídos para Ele não por seus conceitos, mas sim pelo que Ele é. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


2 de dezembro Dia 336  

Leituras: João 14:12-18; 1 João 5:1-13; Salmo 123; Eclesiastes 3:1-8; 2 Crônicas 1-3.  

Versículo Especial: “Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida” (1 João 5:12).

Pensamento Bíblico: Uma Distinção Clara (1 João 5:1,5,9-13). Muitas pessoas, hoje em dia, se gabam de sua mente aberta e tolerante, ao insistir na aceitação de diferentes credos. Eles sugerem que atitudes religiosas gerais, crença em um Ser Superior, ou mesmo no Jeová do Velho Testamento, deveriam ser uma base para a unidade. Tais alegações omitem o essencial: Jesus Cristo. O simples fato, ressaltado no texto de hoje, é que não podemos ser salvos sem ele!  

Ação: Proclame esforçadamente a salvação em Jesus Cristo. Pregar Jesus não é prejudicial aos outros porque ele é o único meio para eles chegarem ao céu! (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

1 de dezembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 31 JESUS ESCOLHE OS SUS AMIGOS Marcos 1:16-20 Assim que Jesus tomou sua decisão e determinou qual teria que ser seu método, começou a formar um grupo de colaboradores. Todo dirigente deve começar por alguma parte. Precisa rodear-se de um grupo de pessoas amigas em quem possa descarregar seu coração e em cujas mentes possa escrever sua mensagem. Assim, aqui Marcos mostra a Jesus literalmente lançando os alicerces de seu Reino e chamando a seus primeiros seguidores. Na Galileia havia muitos pecadores. Josefo, que durante algum tempo foi governador da região, e que é o grande ou historiador judeu, diz-nos que durante sua estadia ali, trezentos e trinta barcos de pesca sulcavam as águas do lago. O povo comum da Palestina muito raramente comia carne; em geral não podiam consumi-la mais de uma vez por semana. O peixe era seu alimento principal (Lucas 11:11; Mateus 7:10; Marcos 6:30-44; Lucas 24:42). O peixe em geral era comido salgado, porque não existiam os meios para transportá-lo fresco. O peixe fresco era um dos pratos muito especiais que se comia nas grandes cidades como Roma. Os nomes das cidades que rodeavam o lago demonstram até que ponto era importante a indústria do peixe. Betsaida significa "a casa do pescador", Tariquea, outra das populações costeiras, significa "o lugar do pescado salgado, e era ali onde se preparava o peixe para seu envio a Jerusalém e até para a mesma Roma. A indústria do pescado salgado era muito importante na Galileia. Os pescadores usavam dois tipos de redes. Nos evangelhos são mencionadas ou implicadas ambas. Usavam a rede denominada sagené. Esta era uma espécie de rede de pescaria ou rede varredora. Jogavam-na ao mar pela popa do navio, e estava dotada de contrapesos colocados de tal modo que, uma vez arrojada, ficava em posição vertical debaixo da água. O navio avançava e, então, atraíam-se as quatro pontas da rede que, deste modo, formava uma espere de bolsa que se arrastava e na qual eram apanhados os peixes. A outra rede, a que estavam usando Pedro e André, chamava-se anfiblestron. Era muito menor. Era habilmente lançada à água com a mão. Tinha a forma de uma sombrinha ou "meio mundo". Ao arrastá-la pela água encerrava os peixes. Naturalmente é de grande interesse estudar aos homens que Jesus escolheu como seus primeiros seguidores. (1) Devemos notar o que eram. Eram pessoas muito simples. Não provinham das escolas ou das universidades; não foram tirados dentre os eclesiásticos ou a aristocracia; não eram homens instruídos, nem possuíam riquezas. Eram pescadores. Quer dizer, eram pessoas do povo comum. Ninguém creu como Jesus no homem comum. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


1 de dezembro Dia 335  

Leituras: João 14:1-11; 1 João 4:12-21; Salmo 122; Eclesiastes 2:24-26; 1 Crônicas 28-29.  

Versículo Especial“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14:6).  

Pensamento Bíblico: Jesus é o Caminho (João 14:6). Em nosso tempo de espírito ecumênico, muitos dos que se dizem cristãos querem minimizar a brecha entre nós e as pessoas religiosas que negam Jesus. O amor por suas almas exige o contrário. Temos que proclamar francamente que Jesus é o único caminho para o Pai. Aqueles que o negam estarão perdidos eternamente. Sua paz eterna com Deus é mais importante do que uma paz religiosa temporária na terra.  

Ação: Não se envergonhe de falar aos outros sobre o Caminho para o Pai.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)  

30 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 30 É certo que os homens sempre pensaram mais em um Deus de ameaças que em um Deus de promessas. Todas as religiões não cristãs concebem a um deus terrivelmente exigente. Só o cristianismo nos fala de um Deus que está mais disposto a dar do que nós somos capazes de pedir. (d) Trata-se de boas novas com respeito à imortalidade (2 Timóteo 1:10). Para o pagão, a vida era o caminho para a morte; mas Jesus veio com a boa notícia de que estamos em caminho para a vida e não para a morte. (e) Trata-se de boas novas de salvação. (Efésios 1:13). E esta salvação não é somente uma realidade negativa; também é uma realidade positiva. Não se trata simplesmente da liberação de castigos ou de poder fugir dos pecados que se foram cometidos no passado; é o poder de viver vitoriosamente a vida e derrotar ao pecado. A mensagem de Jesus era certamente uma mensagem de boas novas. (2) Está a palavra arrepender-se. Agora, o arrependimento não é tão fácil como às vezes pensamos. A palavra grega por arrependimento significa, literalmente, mudança de mente. Nós estamos expostos a confundir duas coisas: a aflição pelas consequências do pecado e a aflição pelo pecado mesmo. Há muitos que estão desesperadamente afligidos pela situação desastrosa em que os colocou o pecado; mas se tivessem a segurança de que fora possível, de algum jeito, evitar as consequências de seu pecado, voltariam a fazer exatamente quão mesmo antes. Mas o verdadeiro arrependimento significa não só que alguém está aflito pelas consequências de seu pecado, mas também chegou a odiar ao pecado em si. Em sua autobiografia, Montaigne escreveu: "Deveríamos levar os meninos a se habituarem a odiar o vício pelo que o vício é, de tal modo que não só o evitem na ação, mas também o abominem em seus corações – deste modo até o pensamento de sua possibilidade lhes resultaria repulsivo, seja qual for a forma que assuma." O arrependimento significa que o homem que amava o pecado chega a odiá-lo precisamente porque é pecado, por seu pecaminosidade. (3) Está, em terceiro lugar, a palavra crer. "Creiam", diz Jesus, "no evangelho." Crer no evangelho significa simplesmente tomar a Jesus pela palavra, crer que Deus é a classe de Deus que Jesus nos disse que era, crer que Deus ama de tal maneira ao mundo que fará qualquer sacrifício para nos atrair novamente a ele, crer que todo isso, que parece muito bom para ser verdade, é realmente verdadeiro. (Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


30 de novembro Dia 334  

Leituras: João 13:31-38; 1 João 4:1-11; Salmo 121; Eclesiastes 2:18-23; 1 Crônicas 26-27.  

Versículo Especial: “Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros” (João 13:34).  

Pensamento Bíblico: Um Novo Mandamento (João 13:34-35). Note a ligação entre a leitura de hoje em João 13 e 1 João 4. “Devemos nós também amar uns aos outros” como Cristo mostrou amor por nós. Seu amor não foi fácil. Às vezes exigia forte repreensão. Acima de tudo, seu amor era um sacrifício: Ele deu sua própria vida para tornar possível nossa salvação. Se mostrarmos tal amor, outros saberão que pertencemos a Jesus!  

Ação: Mostre amor a outras pessoas: procure a salvação delas.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

29 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 28 (2) Os anjos O serviam. Na hora da prova sempre se fazem presentes os reforços divinos. Quando Elias e seu servo estavam encerrados em Dotam, rodeados por seus inimigos e sem esperança alguma de salvação, Eliseu pôde abrir os olhos de seu servo para que visse como, dos quatro cantos, chegavam até eles carros de fogo e cavalos que iam em sua ajuda, enviados por Deus (2 Reis 6:17). Jesus não foi abandonado nesta batalha, nem o somos nós. A MENSAGEM DAS BOAS NOVAS Marcos 1:14-15 Neste resumo da mensagem de Jesus aparece três grandes palavras da fé cristã, de importância dominante. (1) Fala-se, em primeiro lugar, de boas novas. Jesus veio aos homens trazendo o que eram preeminentemente boas notícias. Se seguirmos a palavra euanguelion, evangelho, boas novas, com o passar do Novo Testamento poderemos compreender uma boa parte de seu significado. (a) Trata-se de boas novas com respeito à verdade (Gálatas 2:5; Colossenses 1:5). Até a vinda de Jesus os homens só podiam adivinhar ou procurar provas a verdade com respeito a Deus. "Quem me desse o saber onde achar a Deus!", exclama Jó (23:3). Marco Aurélio diz que o homem só pode ver obscuramente, e a palavra que usa para dizer "obscuramente" é a que em grego significa "ver debaixo d'água". Mas com a vinda de Jesus os homens podem ver com claridade como é Deus. Já não precisam adivinhar ou procurar provas. (b) Trata-se de boas novas de esperança (Colossenses 1:23). O mundo antigo era um mundo pessimista. Sêneca falou de "nossa impotência frente a costure que nos são necessárias". Em sua luta em favor do bem os homens eram derrotados. A vinda de Jesus traz esperança a seus corações desesperançados. (c) Trata-se de boas novas de paz (Efésios 6:15). O castigo por ser homem é possuir uma personalidade dividida. No ser do homem estão mesclados, de maneira estranha, o anjo e a besta. conta-se que em certa oportunidade encontraram a Schopenhauer, o lúgubre filósofo, passeando. Perguntaram-lhe: "Quem é você?" Sua resposta foi: "Queria que você me pudesse dizer isso." Robert Burns, o poeta escocês, disse com respeito a si mesmo: "Minha vida é como as ruínas dê um templo. O que poder, que força em algumas de suas partes! Que proporção inalterável! Mas que ocos mais feios, que ruínas em outras!" O problema do homem foi sempre que é acossado tanto pelo pecado como pela bondade. A vinda de Jesus integra em uma única personalidade a esse ser humano dividido. Obtém a vitória sobre seu eu dividido ao ser conquistado pelo Jesus Cristo. trata-se de boas novas com respeito às promessas de Deus (Efésios 3:6).Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

29 de novembro Dia 333  

Leituras: João 13:21-30; 1 João 3:10-24; Salmo 120; Eclesiastes 2:12-17; 1 Crônicas 24-25.  

Versículo Especial: “Porque a mensagem que ouvistes desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3:11).  

Pensamento BíblicoAmor na Prática (1 João 3:10-24). O amor é uma função prática do povo de Deus. Ele não é meramente algo que sentimos ou um assunto de conversa, mas deve ser praticado por meio de mostrar consideração para com os outros.  O máximo exemplo da prática do amor é Jesus: “Nisto conhecemos o amor, em que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos (v. 16). Os verdadeiros discípulos de Jesus não podem, voluntariamente, negligenciar as necessidades de seus irmãos e irmãs.  

Ação: Demonstre o seu amor: ajude hoje um irmão ou uma irmã.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

28 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Quando chegamos ao Novo Testamento encontramos que o Diabo ou Satanás é o que está por trás da enfermidade e o sofrimento humano (Lucas 13:16); é Satanás o que seduz a Judas (Lucas 22:3); contra o diabo é que devemos lutar (1 Pedro 5:8-9; Tiago 4:7); a obra de Cristo quebranta o poder do diabo (Lucas 10:1-19); o diabo está destinado à destruição final (Mateus 25:41). Satanás é o poder que se opõe a Deus. Agora, aqui temos exatamente toda a essência da história da tentação. Jesus tinha que decidir como teria que conduzir sua missão. Tinha consciência da tremenda tarefa que o esperava e também dos extraordinários poderes que estavam ao seu dispor. Deus lhe estava dizendo: "Leva meu amor aos homens, ama-os até ao ponto de morrer por eles; conquista-os mediante este amor invencível embora para fazê-lo tenha que terminar em uma cruz." Por sua parte, Satanás lhe dizia: "Usa teu poder para amaldiçoar aos homens; elimina a teus inimigos; ganha no mundo para Deus mediante o poder, a força e o derramamento de sangue." Deus lhe dizia: "Estabelece um reino de amor"; Satanás lhe sugere: "Estabelece uma ditadura da força." Naquele dia Jesus precisou escolher entre o caminho de Deus e o caminho do adversário de Deus. A breve história das tentações no Marcos conclui com dois vívidos toques. (1) Estava com as feras. No deserto habitavam o leopardo, o urso, o javali e o chacal. Este detalhe pelo general se interpreta como um sublinhado do caráter terrível da cena. Mas possivelmente não seja assim. Possivelmente não haja terror neste detalhe, porque pode ser que as feras tenham sido amigas de Jesus. Entre os sonhos que se associavam Marcos (William Barclay) 27 à dourada era messiânica quando viesse o Messias, estava a esperança de que deixaria de existir a inimizade entre o homem e as feras. “Naquele dia, farei a favor dela aliança com as bestas-feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e tirarei desta o arco, e a espada, e a guerra e farei o meu povo repousar em segurança” (Oséias 2:18). “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão juntos, e um pequenino os guiará... A criança de peito brincará sobre a toca da áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaias. 11:6-9). Muito tempo depois, São Francisco pregaria sobre as bestas selvagens; e possivelmente tenhamos nesta passagem a primeira antecipação desse momento bendito quando o homem e o reino animal viverão juntos em paz. É possível que tenhamos aqui um quadro no qual, antes que os homens, os animais reconheceram a seu amigo e rei.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


28 de novembro Dia 332  

Leituras: João 13:12-20; 1 João 3:1-9; Salmo 119:161-176; Eclesiastes 2:1-11; 1 Crônicas 22-23.  

Versículo Especial“Considerei todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também o trabalho que eu, com fadigas, havia feito; e eis que tudo era vaidade e correr atrás do vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol” (Eclesiastes 2:11).  

Pensamento Bíblico: “Vaidade é Correr Atrás do Vento” (Eclesiastes 2:1-11). Este pregador tentou encontrar significado “debaixo do sol”. Ele procurou a realização em várias atividades que as pessoas de hoje continuam a praticar. Adquiriu riquezas e suas luxúrias e gozou de muitos divertimentos. Finalmente, concluiu que tudo era vazio e insatisfatório. Ele não quis dizer que coisas ou prazeres são maus por si mesmos, mas que elas não fornecem aquilo de que realmente necessitamos.  

Ação: Olhe para “além do sol” para encontrar propósito na vida.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 26 Quarenta dias é uma frase que não deve interpretar-se literalmente. É a expressão que os hebreus utilizavam frequentemente quando queriam referir-se a um termo longo de tempo. Assim se diz que Moisés esteve quarenta dias na montanha com Deus (Êxodo 24:18); Elas viveram durante quarenta dias sustentado pela comida que lhe deu um anjo (1 Reis 19:8). Então, não se trata literalmente de quarenta dias, mas sim de um lapso bastante longo. Foi Satanás quem tentou e provou a Jesus. O desenvolvimento da concepção de Satanás é muito interessante. A palavra Satanás, em hebraico, significa simplesmente "adversário" e no Antigo Testamento é usada em repetidas oportunidades com respeito aos adversários humanos comuns. O anjo do Senhor é o Satã que se interpõe no caminho do Balaão (Números 22:22). Os filisteus temem que Davi demonstre ser seu satanás (1 Samuel 29:4); Davi considera que Abisai era seu satanás (2 Samuel 19:22); Salomão proclama que Deus lhe deu tal paz e prosperidade que não fica satanás algum que lhe oponha (1 Reis 5:4). O termo começou significando "adversário" no sentido mais general desta palavra. Mas não demoraria para descender um degrau em seu caminho para o abismo; isto acontece quando passa a significar "que apresenta a acusação (o fiscal) em um processo contra alguém". É neste sentido que aparece no primeiro capítulo do livro de Jó. Note-se que neste capítulo o satanás é nada menos que um dos filhos de Deus (Jó 1:6); mas a tarefa específica de Satanás era vigiar aos homens (Jó 1:7) e procurar do que acusá-los na presença de Deus. Satanás era o acusador dos homens no tribunal divino. A palavra se usa com este sentido no Jó 2:2 e Zacarias 3:2. A responsabilidade de Satanás era dizer tudo o que pudesse dizer-se contra cada homem. O outro título de Satanás é "o Diabo". A palavra "diabo" provém do grego diabolôs que significa caluniador. Há um passo bem curto entre a ideia de alguém que se ocupa em espiar aos homens para acusá-los ante Deus e a ideia daquele que com deliberação e malícia calunia ao homem na presença de Deus. Mas no Antigo Testamento, Satanás ainda é um emissário de Deus e não o perverso inimigo supremo da divindade. É o adversário do homem. Mas agora, a palavra desce o último degrau em sua carreira abismal. Em seu cativeiro, os judeus aprenderam algo do pensamento persa. A filosofia persa se apoia na ideia de que no universo há dois poderes, um poder da luz e um poder das trevas, Ormuz e Arimã, um poder do bem e um poder do mal. O universo inteiro é o campo de batalha entre estes dois e o homem deve escolher a quem, terá que servir nesse conflito cósmico. De fato, é assim coma nos apresenta e sentimos a vida. Dizendo-o em poucas palavras, neste mundo estão Deus e o adversário de mais. Era quase inevitável que Satanás chegasse a ser considerado o Adversário por excelência. Isto é o que significa seu nome; isto é o que sempre foi para o homem; Satanás se converte na essência de tudo o que está contra Deus.(Estudando a Bíblia Livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de novembro Dia 331  

Leituras: João 13:1-11; 1 João 2:18-29; Salmo 119:145-160; Eclesiastes 1:12-18; 1 Crônicas 20-21.  

Versículo Especial“Filhinhos, agora, pois, permanecei nele, para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança e dele não nos afastemos envergonhados na sua vinda” (1 João 2:28).  

Pensamento BíblicoConfiança em Sua Volta (1 João 2:24-29). Antes, João nos contou que estaremos em comunhão com Deus se guardarmos sua Palavra (vs. 3-5). João, agora, salienta que continuemos fiéis no serviço S praticando a justiça S para que possamos permanecer nele e que estejamos confiantes quando o enfrentarmos na sua volta. O serviço a Cristo, agora, é parte da edificação de uma relação eterna com o Senhor.  

Ação: Mantenha seus olhos na promessa. “E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna” (v. 25).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Marcos (William Barclay) 24 (4) Foi para Jesus o momento de sua capacitação. Nesse momento descendeu sobre O Espírito Santo. Aqui temos um certo simbolismo. O Espírito descendeu como tivesse descendido uma pomba. O símbolo não foi escolhido por acaso. A pomba é símbolo da mansidão e a suavidade. Tanto Mateus como Lucas nos falam da pregação de João (Mateus. 3:7-12; Lucas. 3:7-13). A mensagem do João era a mensagem da tocha que está posta à raiz da árvore, lista para iniciar seu corte, era a mensagem da separação entre o grão e a palha, a mensagem do fogo consumidor. Era uma mensagem de condenação e não uma boa nova. Mas desde o começo mesmo do ministério de Jesus a imagem da pomba é uma imagem de mansidão e suavidade. Conquistará, mas sua conquista será a conquista do amor. O TEMPO DA PROVA Marcos 1:12-13 Tão logo passou a glória da hora do batismo, sobreveio a batalha das tentações. Há algo que se sobressai, aqui, com tanta nitidez que não poderíamos deixar de vê-lo. Foi o Espírito que impeliu a Jesus ao deserto para sua hora de prova. Esse mesmo Espírito que desceu sobre Ele em seu batismo agora o impele para que suporte sua prova. Nesta vida nos resulta impossível escapar ao ataque da tentação; mas há algo que é certo: as tentações não nos são enviadas para nos fazer cair; são-nos enviadas para fortalecer o nervo e a medula de nossas mentes e corações e almas. Não têm como propósito provocar nossa ruína, e sim contribuir para o nosso bem. Têm como objetivo ser provas das quais sairemos melhores guerreiros e atletas de Deus. Suponhamos que um jovem é jogador de futebol; suponhamos que está desempenhando-se bastante bem na segunda divisão de uma equipe e constitui uma verdadeira "promessa". O que fará seu diretor técnico? Certamente não o fará jogar na terceira divisão, onde poderia caminhar durante toda a partida, sem nenhum esforço, e fazer um bom papel; procurará a forma de fazê-lo jogar na primeira divisão, onde sem dúvida tem que ser provado como nunca antes; dar-lhe-á a oportunidade de provar-se a si mesmo e a outros, em uma situação difícil, seu autêntico valor. Esta é a função da tentação. É a prova a que nos submete para provar nossa dignidade e sair dela fortalecidos para a luta.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


26 de novembro Dia 330  

Leituras: João 12:42-50; 1 João 2:12-17; Salmo 119:129-144; Eclesiastes 1:9-11; 1 Crônicas 17-19.  

Versículo Especial: “Quem me rejeita e não recebe as minhas palavras tem quem o julgue; a própria palavra que tenho proferido, essa o julgará no último dia” (João 12:48).  

Pensamento BíblicoO Padrão do Julgamento Final (João 12:48-50). Muitas pessoas influentes acreditaram em Jesus, porém não mostraram sua fé por causa das consequências que teriam de enfrentar. Jesus permitiu-lhes escolher, mas lembrou-os das consequências de não mostrarem sua fé. Ele disse que suas mensagens eram do Pai, e seriam o padrão do julgamento final.  

Podemos conhecer as expectativas de Deus. Ele revelou sua vontade a fim de que possamos preparar-nos para a eternidade. Podemos saber de antemão como será o julgamento final, para não esperarmos qualquer surpresa. A palavra revelada tem grande autoridade: ela é o padrão do julgamento final.  

Ação: Pese cuidadosamente as palavras que você lê hoje. Elas estão registradas para guiá-lo em direção ao céu.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 23 A vida desperdiçada, a vida frustrada, a vida cheia de descontente, e muito frequentemente a vida trágica é a vida carente de decisão. Uma vida sem rumo fixo nunca pode ser uma vida feliz. Quando apareceu João, Jesus soube que lhe fala chegado o momento da decisão. Nazaré era pacifica, e seu lar era doce. Mas ele respondeu ao chamado e ao desafio de Deus. (2) Foi para Ele o momento da identificação. É muito certo que Jesus não precisava arrepender-se de pecados que tinha cometido; mas aqui havia um movimento popular de retorno a Deus; e Jesus estava decidido a identificar-se com esse movimento que se orientava para Deus. A gente pode ter comodidades, riqueza e segurança, mas se virmos que surge um movimento que trará coisas melhores aos pobres e os aos que carecem de moradia decente e aos que demais da conta e aos mal pagos, não há rapasse que não nos identifiquemos com ele. A verdadeira e identificação é aquela do que se soma a um macaco para seu próprio proveito a não ser para o bem deles. No sonho de João Bunyan, cristão chega junto com o Intérprete a um palácio cuja entrada estava muito vigiada e atravessá-la era necessário liberar um combate. Na porta um homem com um tinteiro, que anotava os nomes dos que estavam dispostos a entrar no combate. Todos retrocediam, até que Cristão viu um homem "de aspecto muito robusto chegar-se ao homem sentado ali para escrever, lhe dizendo: "você anote meu nome, senhor." Quando há desejos de lutar em favor dos homens, o cristão é o que dirá: "Anote meu nome, senhor", porque isso mesmo é o que Jesus fez quando foi para ser batizado. (3) Foi para Ele o momento da aprovação. Ninguém abandona seu lar e se lança a percorrer caminhos ignotos. Deve estar muito seguro de que tem razão. Jesus tinha decidido qual seria seu curso de ação, e agora procurava o selo de aprovação divino. Na época de Jesus os judeus falavam do que chamavam a Bath Qol, que significa "a filha de uma voz". Naquela época tinham chegado a acreditar em toda uma série de céus, no mais alto dos quais morava Deus, em luz inacessível. Havia momentos excepcionais em que os céus se abriam e Deus falava; mas para eles Deus era um ser tão remoto que o único que se escutava era o eco de sua voz. A voz de Deus chegou a Jesus de maneira direta. Tal como assinala Marcos, esta foi uma experiência pessoal de Jesus, e não uma proclamação pública que tivesse podido servir como prova à multidão. A voz do céu não disse: "Este é meu filho amado", tal como o recorda Mateus (Mateus 3:17), e sim: "Tu és meu filho amado", dirigindo-se diretamente a Jesus. No batismo Jesus submeteu a Deus sua decisão e essa decisão foi inequivocamente passada. (Estudando a Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

25 de novembro Dia 329  

Leituras: Joao 12:37-41; 1 João 2:1-11; Salmo 119:113-128; Eclesiastes 1:1-8; 1 Crônicas 16.  

Versículo Especial: Ora, sabemos que o temos conhecido por isto: se guardamos os seus mandamentos” (1 João 2:3).  

Pensamento Bíblico: “Sabemos Que o Temos Conhecido por Isto” (1 João 2:1-11). Como saberemos que estamos em comunhão com Deus? Algumas pessoas estão confiantes, porque elas “sentem-se salvas” ou porque sabem que Deus é grande e, portanto, creem que elas não podem mais se perderem. Estas ideias humanas perdem o ponto claro de 1 João 2:1-11. A continuidade da comunhão com Deus depende da continuidade da obediência fiel. Ainda precisamos de sua graça e perdão (veja capítulo 1), mas temos que mostrar, por atos, que amamos, mesmo, o Senhor.

Ação: Guarde os mandamentos do Senhor. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 22  (3) Sua mensagem era efetiva porque João era totalmente humilde. Seu próprio veredicto sobre sua pessoa era que nem sequer era digno de cumprir o dever de um escravo. As sandálias daquela época eram simples reveste que se asseguravam mediante cordões que passavam por entre os dedos do pé. Então os caminhos não eram as modernas rotas pavimentadas. Durante as temporadas de seca eram colchões de pó; quando tinha chovido se convertiam em rios de barro. Tirar as sandálias do caminhante era o trabalho que correspondia ao escravo. João não reclamava nada para si, mas sim pedia tudo para Cristo a quem proclamava. A evidente humildade deste homem, a maneira como soube colocar-se em um segundo plano, sua completa identificação com sua mensagem, impulsionavam às pessoas a escutá-lo. (4) Outro modo de expressar o mesmo é dizendo que a mensagem de João era escutada porque assinalava para algo e alguém que não era ele mesmo. Dizia aos homens que seu batismo os lavava com água, mas o que viria os lavaria com o Espírito Santo; e embora a água podia lavar o corpo, o Espírito Santo podia limpar a vida e o coração. O Dr. G. J. Jeffrey, um famoso pregador, usa muito frequentemente um exemplo favorito. Quando fazemos uma chamada telefônica de longa distância e demora, o operador nos dirá: "Estou tentando conectá-lo." Quando se conseguiu a conexão, entretanto, o operador desaparece, e nos deixa em contato direto com a pessoa com quem queríamos falar. O propósito de João não era ocupar ele mesmo o centro do cenário, a não ser conectar aos homens com o que era mais forte e grande que ele; e os homens o escutavam, porque não se destacava a si mesmo, a não ser aquele que todos necessitamos. O DIA DA DECISÃO Marcos 1:9-11 Para qualquer que o pense, o batismo de Jesus apresenta um problema. O batismo do João era um batismo de arrependimento. Estava dirigido a quem lamentava seus pecados e queriam expressar sua determinação de deixá-los atrás definitivamente. O que poderia tal batismo que ver com Jesus? Não era Ele imaculado, e não era o batismo de João desnecessário e inadequado para Ele? Para Jesus o batismo significou quatro coisas. (1) Para Ele foi o momento da decisão. Durante trinta anos se ficou no Nazaré. Tinha completo com seu trabalho e tinha atendido às necessidades de seu lar com fidelidade. Durante muito tempo deve ter sido consciente de que tinha que lhe chegar o momento de sair. Deve ter esperado um sinal. O sinal foi a aparição de João. Viu que esse era o momento em que dobra lançar sua própria missão. Em toda vida há momentos de decisão, que podem aceitar-se ou rechaçar-se. Aceitá-los é triunfar na vida; rechaçá-los ou evitá-los é fracassar. A todo ser humano chega um momento decisivo que não volta a repetir-se.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


24 de novembro Dia 328  

Leituras: João 12:27-36; 1 João 1; Salmo 119:97-112; Provérbios 31:24-31; 1 Crônicas 14-15.  

Versículo Especial: “Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso” (João 12:31).  

Pensamento BíblicoVitória Diante da Derrota (João 12:27-36). Jesus sentia-se agoniado porque a sua morte estava se aproximando, entretanto, ele sabia que precisava completar sua missão para glorificar o Pai. Sua morte pareceria derrota nas mãos de Satanás, mas Jesus sabia que ela, realmente: Glorificaria o Pai,  Julgaria o mundo e  Expulsaria o dominador deste mundo. Derrota? Não para Jesus!  

Ação: Creia na luz para que você possa ser um filho da luz (João 12:36).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

23 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 20  (c) A comida com que se alimentava. Sua dieta consistia em lagostas e mel silvestre. Ambas as palavras se emprestam a duas interpretações diversas. As lagostas podem ser os insetos deste -nome, porque a Lei permitia que os comesse (Levítico 11:22-23); mas também podem ser um tipo de feijão ou grão-de-bico ou noz, o carob, que era o alimento dos mais pobres entre os pobres. O mel pode ser um mel silvestre que as abelhas selvagens faziam no interior de árvores cavadas; ou pode ser uma seiva doce que emanava da casca de certas árvores. Não importa muito qual seja o significado exato dessas palavras. Significam, de todos os modos, que a dieta do João era uma das mais simples. Este era João. Assim se mostrava às pessoas. A gente tinha que escutar a um homens assim. Diz-se de Carlyle que "pregava o evangelho do silêncio em vinte volumes". Há muitos que pregam uma mensagem que eles mesmos negam. mais de um dono de uma avultada conta bancária, pregou contra a acumulação de tesouros na Terra; e mais de um elogiou as bênçãos da pobreza vivendo em uma casa cheia de comodidades. Mas no caso de João, o homem mesmo era a mensagem, e por isso a multidão o escutava. (2) Sua mensagem era efetiva porque lhe dizia às pessoas o que eles, no íntimo do coração, já sabiam; trazia-lhes algo que eles, no mais profundo de suas almas, estavam esperando. (a) Os judeus tinham um dito segundo o qual "se todos os judeus observassem perfeitamente a Lei durante um só dia, viria o Reino de Deus". Quando João chamava os homens ao arrependimento, estava confrontando-os com uma escolha e uma decisão que no íntimo de seus corações sabiam que deviam fazer. Muito tempo antes, Platão havia dito que a educação não consistia em dizer às pessoas coisas novas, e sim em extrair de suas memórias as coisas que já sabiam. Nenhuma mensagem é tão efetiva como a que consegue falar diretamente com a consciência do ouvinte, e esta mensagem se volta irresistível quando provém de um homem que a olhos vista tem todo o direito de falar. (b) O povo de Israel sábia que durante trezentos anos a voz da profecia tinha estado calada. Estavam esperando uma palavra autêntica que viesse de Deus. E em João a escutaram. Em todas as esferas da vida é fácil reconhecer o perito. Um famoso violinista nos contou que quando Toscanini subia ao pódio de onde se dirige a orquestra, todos sentiam imediatamente que os envolvia a autoridade desse homem. Imediatamente reconhecemos ao médico que sabe curar. Percebemos quando um orador conhece seu tema. João tinha vindo de Deus, e escutá-lo falar era dar-se conta disso. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

23 de novembro Dia 327  

Leituras: João 12:20-26; 2 Pedro 3:10-18; Salmo 119:81-96; Provérbios 31:17-23; 1 Crônicas 12-13.  

Versículo Especial“Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno” (2 Pedro 3:18).  

Pensamento Bíblico: “Os Bois Tropeçaram” (1 Crônicas 13). Através de toda a História, tem havido pessoas querendo engrandecer suas próprias opiniões para determinar o que eles pensam que Deus quer. Este capítulo nos relembra que a única maneira de saber a vontade de Deus é ouvindo suas palavras (veja 1 Coríntios 2:9-11). As intenções de Uzá e do povo de Israel podem ter sido boas, porém um ato não aprovado trouxe a punição. A morte de Uzá é lembrada para nos ajudar a viver!  

Ação: Obedeça respeitosamente às instruções de Deus.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de novembro de 2024

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Marcos (William Barclay) 19  (3) Deve confessar-se diante de Deus. O fim do orgulho é o princípio do perdão. Quando alguém diz: "pequei", é quando Deus tem a oportunidade de dizer: "Eu te perdoo." O homem que quer encontrar-se ante Deus em igualdade de condições não descobrirá o arrependimento, a não ser aquele que em humilde contrição e murmurando envergonhado diz: "Deus, tenha misericórdia por mim, pecador." O ARAUTO DO REI Marcos 1:5-8 É evidente que o ministério de João foi poderosamente efetivo, porque as multidões iam a escutá-lo e a submeter-se a seu batismo. por que João conseguiu produzir tal impacto em sua nação? (1) João era um homem que vivia sua mensagem. Não somente suas palavras, e sim ser toda sua vida era um protesto. Três coisas nele marcavam a realidade de seu protesto contra o mundo de sua época. (a) O lugar onde vivia. Vivia no deserto. Entre o centro da Judéia e o Mar Morto se estende um dos desertos mais terríveis do mundo. É um deserto de pedra calcária; ali parece que a casca terrestre tivesse sido retorcida e deformada. A reverberação do calor o envolve como em uma névoa luminosa; a pedra calcária se esquenta e ao pisá-la ressona como se fora oca e por debaixo de nossos pés se estendesse um imenso forno. Chega até muito perto do Mar Morto, onde começa a descender até seu nível em uma sucessão de pavorosos e inescapáveis precipícios. No Antigo Testamento várias vezes é chamado Jesimom, que significa a devastação. João não vivia na cidade. Era um homem do deserto, de suas solidões e desolações. Evidentemente era um homem que se deu uma oportunidade para escutar a voz de Deus. (b) As roupas que levava. Vestia uma túnica tecida com cabelo de camelo e um cinturão de couro lhe rodeava a cintura. Elias tinha usado a mesma roupa (2 Reis 1:8). Olhá-lo era recordar, não aos oradores de moda da época, a não ser aos antigos profetas que viviam na maior simplicidade e evitavam os luxos efeminados e brandos que matam a alma.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de novembro Dia 326  

Leituras: João 12:12-19; 2 Pedro 3:1-9; Salmo 119:65-80; Provérbios 31:10-16; 1 Crônicas 11.  

Versículo Especial“Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).  

Pensamento Bíblico“Não Querendo que Nenhum Pereça” (2 Pedro 3:9). Deus está esperando. Ele continua adiando o julgamento para permitir que mais pessoas se arrependam. Este fato deveria desafiar os pecadores a se arrependerem e os fiéis a aproveitarem todas as oportunidades para ensinar. Não sabemos quanto tempo de vida nós temos, mas sabemos, sim, o que Deus quer que façamos com este tempo. 

Ação: Aproveite o dia de hoje para se preparar para a eternidade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Marcos (William Barclay)  178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é  claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...