Livro Quando chegamos ao Novo Testamento encontramos que o
Diabo ou Satanás é o que está por trás da enfermidade e o sofrimento humano (Lucas
13:16); é Satanás o que seduz a Judas (Lucas 22:3); contra o diabo é que
devemos lutar (1 Pedro 5:8-9; Tiago 4:7); a obra de Cristo quebranta o poder do
diabo (Lucas 10:1-19); o diabo está destinado à destruição final (Mateus
25:41). Satanás é o poder que se opõe a Deus. Agora, aqui temos exatamente toda
a essência da história da tentação. Jesus tinha que decidir como teria que
conduzir sua missão. Tinha consciência da tremenda tarefa que o esperava e
também dos extraordinários poderes que estavam ao seu dispor. Deus lhe estava
dizendo: "Leva meu amor aos homens, ama-os até ao ponto de morrer por
eles; conquista-os mediante este amor invencível embora para fazê-lo tenha que
terminar em uma cruz." Por sua parte, Satanás lhe dizia: "Usa teu
poder para amaldiçoar aos homens; elimina a teus inimigos; ganha no mundo para
Deus mediante o poder, a força e o derramamento de sangue." Deus lhe
dizia: "Estabelece um reino de amor"; Satanás lhe sugere:
"Estabelece uma ditadura da força." Naquele dia Jesus precisou escolher
entre o caminho de Deus e o caminho do adversário de Deus. A breve história das
tentações no Marcos conclui com dois vívidos toques. (1) Estava com as feras.
No deserto habitavam o leopardo, o urso, o javali e o chacal. Este detalhe pelo
general se interpreta como um sublinhado do caráter terrível da cena. Mas
possivelmente não seja assim. Possivelmente não haja terror neste detalhe,
porque pode ser que as feras tenham sido amigas de Jesus. Entre os sonhos que
se associavam Marcos (William Barclay) 27 à dourada era messiânica quando
viesse o Messias, estava a esperança de que deixaria de existir a inimizade
entre o homem e as feras. “Naquele dia, farei a favor dela aliança com as
bestas-feras do campo, e com as aves do céu, e com os répteis da terra; e
tirarei desta o arco, e a espada, e a guerra e farei o meu povo repousar em
segurança” (Oséias 2:18). “O lobo habitará com o cordeiro, e o leopardo se
deitará junto ao cabrito; o bezerro, o leão novo e o animal cevado andarão
juntos, e um pequenino os guiará... A criança de peito brincará sobre a toca da
áspide, e o já desmamado meterá a mão na cova do basilisco. Não se fará mal nem
dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encherá do conhecimento
do SENHOR, como as águas cobrem o mar” (Isaias. 11:6-9). Muito tempo depois,
São Francisco pregaria sobre as bestas selvagens; e possivelmente tenhamos
nesta passagem a primeira antecipação desse momento bendito quando o homem e o
reino animal viverão juntos em paz. É possível que tenhamos aqui um quadro no
qual, antes que os homens, os animais reconheceram a seu amigo e rei.(Estudando
a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)
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