Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 20 15. Pastores, isto é, líderes obedientes a Deus (cons. 2:8, 26; 23:4). 16, 17. No futuro reajuntamento, a arca já não será mais o trono de Deus (Êx. 25:22), mas a própria Jerusalém será o seu trono, pois Ele governará todas as nações (cons. Apocalipse. 21:22). A aliança simbolizada pela arca será substituída por uma nova aliança escrita sobre os corações (cons. Jeremias. 31:31-34). A arca desapareceu quando Jerusalém foi destruída em 587 A. C, e jamais foi substituída. 16. E não se fará outra, isto é, outra arca. 17. Em nome do Senhor. Isto é, a presença de Deus, que é o que seu nome significa. 18. O cativeiro de Judá como o de Israel é o que aqui se entende. Ambas serão reagregadas na Palestina. 3:19 – 4:4. Deus convoca Israel a que retorne. Uma seção antifonária, caracterizada por um profundo sentimento. A insistência divina (3:19-22a) está seguida de uma resposta cheia de remorsos da parte de Israel (3:22b-25), então mais insistência divina e mais promessas (4:1-4). 19. O versículo começa com uma exclamação, não uma pergunta. Deus queria colocar Israel entre os filhos, mas eia rejeitou seu Pai e Marido. 20. Perfidamente. De maneira infiel. 23. Orgias nas montanhas (orgias barulhentas que acompanhavam os cultos idólatras). 24. Coisa vergonhosa, circunlóquio para o culto a Baal (cons. Os. 9:10). Jeremias 4 Os versículos 1 e 2 do capítulo 4 constituem uma sentença, 4:1-2a sendo a condição e 4:2b, o resultado. 1. Se removeres. E (se) não te abalares. 2. As nações. Então as nações. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
27 de janeiro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de janeiro Dia 27 Leituras: Mateus 9:9-17; Atos 9:32-43; Salmo 24; Provérbios 6:30-35; Êxodo 1-2. Versículo Especial: “Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes” (Mateus 9:12). Pensamento Bíblico: Associando-se com Cobradores de Impostos e Pecadores (Mateus 9:9-13). Este encontro de Jesus com os fariseus salienta um problema que continua a retardar o progresso do evangelho. Em vez de procurar por uns poucos homens “bons”, que seriam facilmente transformados em Cristãos, precisamos crer no poder do evangelho para mudar os mais horríveis pecadores em povo santificado e justificado de Deus. Ação: Procure os doentes. Convide-os a aprender sobre o Salvador. |
26 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 19 6-10. A apostasia de Israel e o. seu castigo eram uma advertência para Judá, apesar dela não se arrepender. Israel aqui significa as dez tribos do norte, levadas em cativeiro cerca de cem anos antes (721 A. C.). Sua infidelidade resultou no cativeiro, intitulado aqui de "divórcio" (v. 8 ; cons. Oséias. 2:2-13). O pretenso arrependimento de Judá (v. 10) é uma referência ao reavivamento de Josias (II Reis. 23; II Cronicas. 34; 35), que parece ter sido legislado pelo rei, e não penetrou profundamente na vida da nação. 6. Monte alto . . . árvore frondosa. Referências feitas aos lugares altos, onde os cananeus cultuavam o seu Baal. 11-18. Deus convoca Israel ao arrependimento, e lhe promete perdão e restauração. Os profetas do V. T. recusavam-se a reconhecer a divisão do reino davídico como final. Muitas vezes mencionaram a sua reunião e glorificação de toda a nação no reino messiânico. 11 . . . se mostrou mais justa. Judá desfrutara de maiores privilégios (realeza divinamente estabelecida, sacerdócio), e tinha diante de si o exemplo de Israel cativa, sendo por isso mais culpada (Ezequiel. 16:44- 63; 23:1-49; Lucas. 12:48). 12. Apregoa estas palavras para a banda do norte. Isto é, para o lado da Assíria, para onde Israel fora levada cativa, pois ela não fora totalmente abandonada por Deus. Não farei cair a minha ira. Literalmente, não farei cair o meu semblante (cons. Gn. 4:5; contraste com Números. 6:26). 13. E te prostituíste com os estranhos debaixo de toda árvore frondosa. Eles amavam livremente os deuses estrangeiros nos lugares altos. 14. Eu sou o vosso esposo. Israel deveria retornar ao seu Deus, que é o seu Esposo e Senhor (cons. 31:32). A palavra baal significa, em primeiro lugar, "ser senhor", depois "ser casado". Estas duas são na realidade uma só na mente semita. Uma de cada cidade e dois de cada família. A doutrina do remanescente, freqüentemente encontrada em Jeremias (23:3; 32:36-44), está sendo aqui mencionada. Do juízo purificador de Deus restarão algumas almas refinadas. Elas serão reunidas e constituirão o novo Israel, abençoado por Deus (cons. Romanos. 11:5).( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de janeiro Dia 26
Leituras: Mateus 9:1-8; Atos 9:20-31; Salmo 23; Provérbios 6:20-29; Gênesis 48-50.
Versículo Especial: “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará” (Salmo 23:1).
Pensamento Bíblico: Deus Tornou o Mal em Bem (Gênesis 50:20). Depois de suportar uma série de provações e injustiças, e longos anos de separação de sua família, José fez esse comentário sobre a ação de seus irmãos ciumentos. A despeito de suas más intenções, Deus tornou os sofrimentos de José nalguma coisa boa. A fé no Deus que governa o mundo nos leva a acreditar que ele tem capacidade para usar até as mais cruéis circunstâncias para o bem.
Ação: Aceite as dificuldades da vida com confiança no Bom Pastor.Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)
25 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 18 36, 37. Aqui o Senhor condena os planos desesperados do partido pró-Egito. Veja observação sobre 2:14-19. Também daquele (do Egito) sairás de mãos na cabeça (vazias), batendo a cabeça com as mãos com dor e desalento (cons. II Samuel. 13:19). Em quem confiaste. Jeremias 3 3:1-5. Os tradutores da E.R.A. entenderam que este parágrafo é um apelo a que Israel retome a Deus. Muitos comentaristas modernos crêem que é uma mensagem de reprovação, não de apelo. É difícil a uma esposa divorciada retornar. Contudo Israel falava descuidada e impunemente em retomar, esperando assim adiar o juízo. 1. Deuteronômio 24:1-4 proíbe ao homem de tornar a aceitar a esposa divorciada que tornou a se casar, mesmo se o seu segundo marido morrer e se divorciar dela. Repudiar, isto é, divorciar-se. Mas ainda assim, torna para mim. Ou, você retornaria para mim? 2. A idolatria de Judá, apresentada na figura de um animal em 2:23, 24, agora foi descrita com o termo mais comum, "prostituta". Nos caminhos. Literalmente, à beira do caminho. Como o arábio no deserto coloca-se à espreita para despojar o incauto, assim Judá apressou-se para a idolatria. 3. Chuvas ... chuva serôdia. As chuvas precoces (provavelmente aqui intituladas chuvas) caem em outubro e novembro, acabando com a seca do verão. Então o fazendeiro passa o arado e semeia a terra, e a lavoura começa a crescer. A chuva serôdia cai em março e abril, fazendo as lavouras frutificarem. Logo após vêm as colheitas. Deus mostrou seu aborrecimento com o povo retendo as chuvas (por exemplo, 14:1-6; I Reis 17:1; Amós 4:7, 8). A fronte de prostituta. Cons. no inglês, "desavergonhado". 4. Não é fato que agora mesmo tu me invocas . . .? 5b. Falas, mas cometes maldade. Embora você falasse em retornar, você praticou todo o mal que pôde. 2) Judá Advertida com o Destino do Reino do Norte. 3:6 – 6:30. Jeremias continua condenando Judá (2:1 - 3:5). Além disso, aqui ele apresenta a promessa divina de perdão, contanto que o povo se arrependa genuinamente. A Israel cativa foi mencionada aqui como advertência a Judá, e prediz-se a sua restauração. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de janeiro Dia 25 Leituras: Mateus 8:23-34; Atos 9:1-19; Salmo 22:22-31; Provérbios 6:16-19; Gênesis 46-47. Versículo Especial: “E maravilharam-se os homens, dizendo: Quem é este que até os ventos e o mar lhe obedecem?” (Mateus 8:27). Pensamento Bíblico: A Conversão de um Fariseu Zeloso (Atos 9:1-19). A conversão de Saulo de Tarso permanece como uma demonstração clara do poder do evangelho. Saulo foi um fariseu zeloso, opondo-se de todo o coração àquele chamado Jesus. Mas quando se viu face a face com os fatos, ele foi honesto e admitiu a própria verdade, a que ele se tinha oposto tão violentamente. O evangelho ainda tem o poder de transformar o homem mau em um filho de Deus. Ação: Maravilhe-se ante a grandeza de Cristo. Então, faça um esforço especial para dizer a um pecador que ele precisa do Salvador.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) |
24 de janeiro de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Janeiro Dia 24
Leituras: Mateus 8:14-22; Atos 8:26-40; Salmo 22:1-21; Provérbios 6:12-15; Gênesis 44-45.
Versículo Especial: “O homem de Belial, o homem vil, é o que anda com a perversidade na boca” (Salmo 6:12).
Pensamento Bíblico: O Messias Sofredor (Salmo 22:1-21). Muitas referências, no Novo Testamento, mostram o significado messiânico desta profecia. Quando a lemos e meditamos em suas palavras, entendemos melhor a angústia que Jesus suportou enquanto se sacrificava pelos nossos pecados. Ele suportou isso tudo para que eu pudesse viver em sua presença.
Ação: Tome nota desta passagem e a leia novamente, da próxima vez em que você tomar parte da ceia do Senhor. Lembre-se do que Jesus suportou por você.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 17 22. Continua a mácula da tua iniqüidade perante mim. Em outras palavras, "ainda que aparentes justiça exteriormente, isto não oculta de mim tua iniqüidade oculta, a qual não pode ser purificada por meios físicos". Salitre é lixívia, um mineral alcalino extraído dos lagos de sódio no Egito, e misturado com óleo para a lavagem de roupa. 23-25. Jeremias compara o seu povo com as criaturas selvagens no cio. Seu desejo é tão grande que qualquer parceiro que as deseje pode têlas sem se afadigar. Aqui a fêmea persegue o macho. Baalim (v. 23), Baal (cons. 2:8, observação). Dromedária nova de ligeiros pés . . . zigue-zagueando pelo caminho. Uma jovem camela impaciente cruzando suas próprias trilhas. No ardor do cio, sorve o vento. Quem a impediria de satisfazer o seu desejo? No mês dela. Isto é, no seu período de cio. 25. Guarda ... os teus pés. "Não continues perseguindo e ansiando pela idolatria", diz Deus. Mas Israel replica: "continuarei seguindo os deuses estrangeiros". 26-28. Em um futuro período de dificuldades, o Senhor adverte, os tão procurados deuses de Judá não serão capazes de salvá-la. Pau . . . pedra (v. 27). Provavelmente referências aos objetos de culto tão largamente disseminados, 'asherâ e massebâ. O 'asherâ (pau) deveria ser um poste colocado e adorado nos lugares altos dos cananeus. Era símbolo de Aserá, a deusa da fertilidade. O massebâ (pedra) era usado em ligação com o culto a Baal (Dt. 12:3). Tantos como as tuas cidades (v. 28). Os Baús eram geralmente identificados com lugares. Havia um Baal de Ecrom (II Reis 1:1-16). Assim cada cidade tinha uma divindade local (cons. Jeremias. 11:13). 29. Por que contendeis comigo? "Por que vocês se queixam dizendo que eu os tenho abandonado em sua crise, uma vez que vocês têm se rebelado contra mim?" 31. Somos livres! e não somos senhores. Isto é, vagamos à vontade, sem restrições. 33. Como dispões bem os teus caminhos, para buscares o amor! pois até às mulheres pendidas os ensinaste, e não Porque enfeitaste os teus caminhos! 34,35. Uma condenação da opressão iníqua aos pobres. Cons. Amós 2:6-8; 4:1; 5:10-12. 34. Pobres e inocentes e não pobre inocente. A última metade do versículo poderia ser relacionado com o versículo 35 assim: ''Tu não os encontraste assaltando casas (o que teria justificado um ato de homicídio; Êxodo. 22:2). Contudo, apesar disso, tu dizes: Estou inocente". 35. Entrarei em juízo contigo, isto é, eu te julgarei.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
23 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias
(Comentário Bíblico Moody) 16 Os
resultados da apostasia de Israel. 2:14-19. Enquanto a nação se aproximam do
colapso, duas opiniões políticas se desenvolviam na corte. Alguns aconselhavam
um pacto com a Babilônia – aqui indicada com "beber as águas do
Eufrates", e outros insistiam em um tratado como Egito – "beber as
águas do Nilo" (v. 18). Jeremias descreve a destruição que adulta à nação
nas recentes guerras na Palestina. Nada além de escravidão e ruína seria o
resultado em qualquer um dos rumos; seria melhor se o povo se voltasse para
Deus. 14. Servo nascido em casa. Os escravos eram de dois tipos: os adquiridos
por compra e os nascidos na casado senhor e portanto sua propriedade permanente
(Êxodo. 21:24). 15. Da terra dele fizeram uma desolação. O reino do norte já se
encontrava nesse estado por causa da apostasia do seu povo. 16. Ao mesmo tempo,
os exércitos do Egito tinham começado a devastar as terras de Judá. Mênfis, uma
importante cidade egípcia perto da moderna Cairo (44:1). Tafnes. A moderna Teel
Defenneh, sobre a margem oriental do Delta, dominando a estrada para a
Palestina (cons. 43:7-9; 44:1). 18. Nilo, simbolizando o Egito (Isaias. 23:2).
Eufrates, simbolizando a Assíria (cons. Oséias. 7:11; 12:1).
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Janeiro Dia 23
Leituras: Mateus 8:1-13; Atos 8:14-25; Salmo 21; Provérbios 6:6-11; Gênesis
42-43.
Versículo
Especial: “Exalta-te, Senhor, na tua
força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder” (Salmo 21:13).
Pensamento
Bíblico: Pense na Formiga (Provérbios
6:6-11). Sem ser constantemente guiada por um supervisor, a formiga continua
diligentemente no seu trabalho. O bom tempo é visto como a oportunidade para se
preparar para tempos mais duros. Aqui há muito para aprendermos. Temos que ser
esforçados e com iniciativa. Deveríamos aplicar este ensinamento à diligência
nas tarefas diárias e ao trabalho de prepararmo-nos para a eternidade. Temos
que usar nosso tempo e oportunidades sabiamente.
Ação: Hoje o tempo voará e nunca mais poderá ser recuperado. As almas
irão encontrar-se com Deus e nunca terão uma segunda chance para se prepararem.
Trabalhe, pois a noite se aproxima!. ( Estra Ido dos Estudos da Bilbia.Net que Deus abençoe a todos)
22 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias
(Comentário Bíblico Moody) 15 3.
Consagrado. Santo (cons. Êxodo. 19:5, 6). Primícias. As primícias da colheita
eram separadas por serem sagradas (Êxodo. 23:19; Levitico. 23:9-21); assim
também Israel, as primícias de Deus entre as nações, era sagrado, As primícias
eram oferecidas a Deus e não podiam ser comidas pelos israelitas leigos. Do
mesmo modo aqui, aqueles que devoraram Israel serão considerados culpados . . .
se faziam culpados (cons. Gênesis. 12:3). A história comprovou a verdade desta
declaração. 4. Jacó. . . Israel. Toda a nação hebréia é o que se tem em vista.
Os profetas freqüentemente ignoravam a divisão do reino e o exílio das tribos
do norte e se dirigia a "toda a família que fiz subir da terra do
Egito" (Amós 3:1). 5. Nulidade. . . se tornando nulos. O substantivo e o
verbo vieram da mesma raiz hebraica, que significa basicamente
"vapor", "hálito" e daí, "inutilidade" ou
"inútil". É freqüentemente usado (como aqui) como sinônimo de
idolatria (cons. 10:15; 16:19; e muitos outros). A ingratidão de Israel para
com o seu Deus Salvador. 6-8. 7. Uma terra fértil. Um jardim, cultivado e
fértil, em contraste com o deserto pelo qual tinham acabado de viajar. 8. Os
sacerdotes não disseram. . . A deserção do povo era causada por seus líderes.
Lei. Provavelmente lei no sentido mais amplo de "instrução na vontade de
Deus". Não me conheceram. A falta de conhecimento de Deus é um tema
freqüente dos profetas (cons. Oséias. 4:6), o que se quis dizer é que os
sacerdotes deliberadamente rejeitaram a Deus "em cujo conhecimento está
nossa vida eterna" (cons. Jeremias. 31:34). Os pastores. O hebraico ro'eh
tem o significado fundamental de "pastor" e aqui deveria ser
traduzido para governadores. Baal. O deus cananita da tempestade e da
fertilidade. Causas de nenhum proveito. Esta expressão (igual à nulidade, v. 5)
geralmente se usa em relação à idolatria, conforme aqui (cons. v. 11). 9.
Pleitearei. A ideia sugerida por esta palavra é a de instauração de processo
contra uma pessoa em um tribunal. 10. Terra do mar e não ilhas. Ou terras
costeiras, ou regiões. Chipre, ou talvez as terras litorâneas do Mediterrâneo
em geral. Quedar. Provavelmente no deserto da Arábia na direção oposta à de
Chipre (cons. Génesis. 25:13). O significado é: "Esquadrinhai o leste e o
oeste". 11. Sua Glória. Deus era a glória de Israel (Salmos. 106:20). 13.
Um contraste vivo entre a água fresca de uma fonte perene e a de urna cisterna
(cuja água era salobra na melhor das hipóteses) agora completamente vazia por
causa de um terremoto.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família
que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de Janeiro Dia 22
Leituras: Mateus 7:21-29; Atos 8:1-13; Salmo 20; Provérbios 6:1-5; Gênesis 41.
Versículo Especial: “Entrementes, os que foram dispersos iam por toda parte pregando a palavra” (Atos 8:4).
Pensamento Bíblico: Fazendo a Coisa Certa (Mateus 7:21-29). Ser aceito por Deus exige mais do que profissão de fé. Requer ação. Mas só “fazer alguma coisa” também não é suficiente. Temos que fazer as coisas que Jesus diz para fazermos. Nosso amor e respeito a ele é demonstrado pela nossa obediência.
Para ressaltar este ponto, Jesus oferece a ilustração bem viva das casas construídas sobre fundações diferentes. Se desejamos sobreviver às provações e tentações da vida, temos que ter certeza de que nossas vidas são construídas sobre a sólida fundação que é Jesus Cristo.
Ação: Examine a fundação de sua casa espiritual. Está sobre a pedra ou sobre a areia? O edifício é sólido? Do mesmo modo que os edifícios físicos caem devido a negligência, sua casa espiritual permanecerá firme somente se você a mantiver edificando. Cresça no Senhor, hoje.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 13 15. Eis que convosco. Estou convocando agora. À entrada das portas. O lugar aberto do lado de fora das portas da cidade era o cenário dos negócios públicos (Rute 4:1,11); ali os reis faziam justiça (I Reis 22:10). O cumprimento desta profecia está registrada em Jeremias. 39:3. 5) Encorajamento ao Profeta. 1:17-19. 17. Cinge os teus lombos. Cons. 13:1 observação. Não te espantes . . . não te infunda espanto, literalmente. 18. Cidade fortificada (cons. Ezequiel. 3:8, 9). Reis . . . príncipes . . . sacerdotes . . . povo. As diversas categorias de cidadãos; cada grupo mais tarde se opôs a Jeremias. Povo. A expressão hebraica significa "o povo simples". B. Repreensões e Advertências, Principalmente do Período de Josias. 2:1 – 20:18. Estas seis seções, que são generalizadas e repetitivas no caráter, parecem datar do primeiro período do ministério do profeta. Talvez constituam exemplo típico de suas pregações. 1) A Negligência de Israel para com Deus. 2:1 – 3:5. Jeremias 2 A apostasia do povo hebreu foi aqui muito ternamente descrita em termos semelhantes àqueles usados em Oséias. 2. Afeição. Hesed contém a idéia de "amor" e "fidelidade". A E.R.C. traduz para beneficência. O relacionamento de Deus com Israel tem sido muitas vezes comparado pelos profetas com o do marido com a sua esposa (Isaias. 54:4; Oseias. 2:2-20; Ezequiel. 16). Aqui os primeiros dias de Israel são comparados com os de uma lua-de-mel. Israel deixara o Egito e seguira o seu marido a uma terra estranha (Êxodo. 19:4). Jeremias não pretende negar as freqüentes apostasias dos primeiros dias, mas ele enfatiza aqui a determinação digna de louvor da nação de seguir o seu Deus no deserto. Deserto está definido como terra em que se não semeia. O midbar do Oriente Médio não é uma terra completamente desolada, mas é uma terra não cultivada pela qual os beduínos perambulam à procura de pasto para os seus rebanhos (cons. Joel 2: 22; Salmos. 65:12, 13). Aqui a viagem dos hebreus através do deserto do Egito para Canaã é o que se pretende dizer. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Janeiro Dia 21
Leituras: Mateus 7:13-20; Atos 7:51-60; Salmo 19; Provérbios 5:15-23; Gênesis 38-40.
Versículo Especial: “Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos” (Salmo 19:1).
Pensamento Bíblico: O Caminho Apertado e o Caminho Espaçoso (Mateus 7:13-20). Muitas coisas importantes estão contidas nesta passagem. Temos que reconhecer que poucos serão salvos, vendo assim a necessidade de cuidado em nosso serviço e pressa em nossos esforços, para resgatar os que estão perecendo. Temos que estar atentos para os falsos mestres, que atraem e convencem e que nos guiariam pelo caminho espaçoso. Temos que julgar os outros pelos seus frutos, comparando seu ensinamento com o padrão da Palavra de Deus.
Ação: Continue persistindo na direção da meta celestial, e leve consigo um amigo.( Estra Ido dos estudos da biblia.Net que Deus abençoe a todos)
20 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 12 5. Conheci . . . consagrei. . . constitui. Estes verbos são sinônimos aproximados. A tarefa de Jeremias seria difícil; estas palavras asseguraram-lhe a escolha divina e o Seu apoio. Conhecer, quando usado em relação a Deus nas Escrituras, tem uma conotação ativa. Consagrei. Separar para o ofício profético. Profeta. O termo hebraico nabi parece referir-se a um "orador" que é uma boa caracterização do profeta hebreu. Ele era porta-voz de Deus. 6. Uma criança. Isaías, quando chamado para ser profeta, sentiu-se "impuro" (Is. 6:5). Jeremias, de acordo com sua natureza tímida, expressa seus sentimentos de incapacidade. 8. Diante deles. Suas faces, uma parte usada como todo. As faces dos homens de Jerusalém refletirão a animosidade de suas personalidades perversas. 9. Tocou-me na boca. Para capacitá-lo a vencer o temor e a falar. Na tua boca as minhas palavras. Jeremias recebeu uma mensagem para pregar. Ezequiel, quando veio a ser o porta-voz de Deus, comeu simbolicamente um rolo (Ezequiel. 3:2, 3). 10. O uso divino de quatro sinônimos para a destruição e só dois para a edificação bíblica que a mensagem de Jeremias devia ser predominantemente de advertência sobre o juízo vindouro. Constituo. Faça-o supervisor. Gn. 39:4, 51. 3) A Visão da Amendoeira. 1:11, 12. 11. Aqui há um jogo de palavras. Amendoeira é shaqed e velo é shoqed. A menção de shaqed traz à mente shoqed, que tem o mesmo som. Esse tipo de jogo de palavras é freqüente na Bíblia hebraica. 12. Eu velo e não eu me apresentarei (cons. 31:28; 44:27). 4) A Visão da Panela ao Fogo. 1:13-16. 13. Ao fogo. Literalmente, assoprada; portanto, fervendo. Cuja boca se inclina do norte. A panela estava inclinada para o sul. Logo estada derramando o seu conteúdo escaldante que escorreria sobre Judá. Norte. Cons. Introdução. O Inimigo do Norte. 14. O mal. Antes, a calamidade. A palavra hebraica significa geralmente "miséria", "desespero", "problemas", como também "mal". Tema. isto é, Judá. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de Janeiro Dia 20
Leituras: Mateus 7:7-12; Atos 7:37-40; Salmo 18:43-50; Provérbios 5:7-14; Gênesis 37.
Versículo Especial: “Vive o Senhor, e bendita seja a minha rocha! Exaltado seja o Deus da minha salvação” (Salmo 18:46).
Pensamento Bíblico: Tratamento de Outros (Mateus 7:12). Jesus mostra, em poucas palavras, como o padrão de Deus ultrapassa a sabedoria humana da vingança e da retribuição. Nosso comportamento para com os outros não deve ser baseado nas suas ações para conosco. Temos que tratá-los como desejamos ser tratados. É um ensinamento fácil de recitar, mas difícil de cumprir!
Ação: Meça, hoje, todas as suas ações por estas palavras de Jesus em Mateus 7:12. Você está demonstrando o amor e o respeito que você desejaria receber dos outros?. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
19 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 11 COMENTÁRIO 1. Oráculos Contra a Teocracia. 1:1 - 25:38. Jeremias 1 A. A Vocação do Profeta. 1:1-19. Jeremias, apesar de sua reserva, foi comissionado a proclamar a mensagem que dizia que Judá seria destruída por um inimigo vindo do norte. Deus prometeu protegê-lo da ka dos seus concidadãos. 1) Introdução. 1:1-3. 1. Palavras. O hebraico dibrê não significa só palavras mas também "feitos" e foi assim traduzido em 5:28. Talvez aqui ambos os significados possam ser aplicados. Este livro contém a história do profeta como também suas mensagens. Sacerdotes. Um homem podia ser sacerdote por direito de nascimento, mas só era profeta por vocação divina. Anatote. Uma cidade no território de Benjamim, separada para residência dos sacerdotes e levitas (Josué. 21:18). Está localizada duas milhas e meia a nordeste de Jerusalém e chama-se Anata atualmente. 2. Veio a palavra do SENHOR. Jeremias freqüentemente usava esta declaração de inspiração profética. Josias. O último bom rei de Judá, que instituiu uma grande reforma na religião da nação. Décimo terceiro ano. Foi o ano 626 A. C.; ele ainda tinha dezoito anos para reinar. 3. Jeoaquim subiu ao trono três meses após a morte de Josias. Durante os meses intermediários, reinou seu irmão Jeoacaz, até que Faraó-Neco o levou para o Egito. (II Reis 23:30-34 ; II Cronicas. 36: 1.4; Jeremias. 22:10-12). Jeoaquim era um apóstata, que reavivou o paganismo que seu pai aboliu e Jeremias não tinha nada de bom para lhe dizer. Ele reinou onze anos (609.598 A. C.), tempo durante o qual Nabucodonosor atacou Jerusalém e forçou Jeoaquim a pagar-lhe tributo. Mais tarde Jeoaquim rebelou-se. Não se sabe como ele morreu, mas a profecia de Jeremias (22:19, observação) parece indicar que ele teria um fim violento (II Reis 23:36 - 24:7; II Cronicas. 36:5-8). Zedequias. O último governante de Judá. Embora chamado rei, parece mais que foi um regente, agindo em lugar de Joaquim, seu sobrinho, o qual, após três meses de reinado, foi levado para a Babilônia por Nabucodonosor (II Reis 24 : 8-16; 25:27-30; II Cronicas. 36: 9, 10). Seu reinado durou onze anos (597-587 A. C.) e chegou ao fim com a destruição de Jerusalém e o cativeiro dos judeus (II Reis 24:18 – 25:7; II Cronicas. 36:11-21). Quinto mês. Veja observação sobre 52:12, 13. Cons. II Reis 25:8, 9. 2) Deus Vocaciona Jeremias. 1:4-10. 4. A mim. A mudança da terceira pessoa (vs. 1-3) para a primeira não é anormal na literatura do antigo hebraico. ( Que a paz do mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Janeiro Dia 19 Leituras: Mateus 7:1-6; Atos 7:17-36; Salmo 18:20-42; Provérbios 5:1-6; Gênesis 35-36. Versículo Especial: “Pois contigo desbarato exércitos, com o meu Deus salto muralhas” (Salmo 18:29). Pensamento Bíblico: Evitando o Julgamento Hipócrita (Mateus 7:1-5). Jesus não condena um julgamento justo, mas nos adverte para evitarmos a tendência comum de julgar segundo um padrão de duas medidas e de hipocrisia. Exigir a perfeição dos outros, enquanto toleramos e desculpamos nossos próprios erros, é evidencia de má atitude. E ainda Satanás, freqüentemente, usa as deficiências dos outros para nos desviar da correção de nossos próprios pecados. Ação: Aplique este pensamento: “Tempo empregado em melhorar a nós mesmos encurta o tempo perdido em desaprovar os outros”. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) |
18 de janeiro de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Jeremias (Comentário Bíblico Moody) 10 9. O julgamento de Judá e todas as nações. 25:1-38. II. Acontecimentos da vida de Jeremias. 26 : 1 - 45 : 5. A. O sermão do templo e a prisão de Jeremias. 26:1-24. B. O jugo da Babilônia. 27:1 - 29:32. C. O livro da consolação. 30:1 – 33:26. 1. O Dia do Senhor: Seu terror e livramento. 30:1-24. 2. A restauração da nação e a nova aliança. 31:1-40. 3. Jeremias resgata um campo em Anatote. 32 : 1.44. 4. Mais promessas de restauração. 33:1-26. D. Algumas das experiências de Jeremias antes da queda de Jerusalém. 34:1-32. 1. Um oráculo para Zedequias. 34:1-7. 2. A aliança transgredida em relação aos escravos hebreus. 34:8-22. 3. O exemplo dos recabitas. 35:1-19. 4. As profecias de Jeremias ditadas a Baruque. 36:1-32. E. Jeremias durante o cerco e a destruição de Jerusalém. 37:1 – 39:18. 1 . Jeremias aprisionado. 37:1-21. 2. Jeremias retirado da cisterna. 38:1-28. 3. A queda de Jerusalém. 39:1-18. F. Os últimos anos de Jeremias. 40:1 – 45:5. 1. A administração de Gedalias e o seu assassinato. 40:1 – 41:18. 2. Migração dos refugiados para o Egito. 42:1 – 43:7. 3. Jeremias no Egito. 43:8 – 44:30. 4. O oráculo de Jeremias a Baruque. 45:1-5. III. Os oráculos de Jeremias contra as nações estrangeiras. 46:1 -51:64. A. Oráculo contra o Egito. 46:1-28. B. Oráculo contra os filisteus. 47:1-7. C. Oráculo contra Moabe. 48:1-47. D. Oráculo contra os amonitas. 49:1-6. E. Oráculo contra Edom. 49:7-22. F. Oráculo contra Damasco. 49:23-27. G. Oráculo contra Quedar e Hazor. 49 : 28.33. H. Oráculo contra Elão. 49:34-39. I. Oráculo contra a Babilônia. 50:1 – 51:64. IV. Apêndice: A queda de Jerusalém e os acontecimentos relacionados. 52:1-34. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e familia que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de janeiro Dia 18 Leituras: Mateus 6:25-34; Atos 7:1-16; Salmo 18:1-19; Provérbios 4:20-27; Gênesis 32-34. Versículo Especial: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33). Pensamento Bíblico: Dominando a Preocupação (Mateus 6:25-34). Jesus diz para livrarmo-nos da preocupação, porque ela é fútil e sem fé. A preocupação não muda nada para melhor (incluindo-se a estatura ou a cor dos cabelos), mas rouba-nos a fé e a confiança em Deus. Satanás usa, efetivamente, a preocupação para nos distrair de nosso serviço a Deus. Se Satanás pode nos deixar preocupados com interesses carnais, ele não tem que se preocupar com a possibilidade de sermos espiritualmente vitoriosos. Ação: Faça seus pedidos a Deus e use, hoje, a sua própria energia para mudar as coisas que estão dentro de sua força humana.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abennçoe a todos) |
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