Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 82 35. Deserto dos povos. Talvez não um deserto material, mas uma condição árida - dispersos entre as nações. 37. Far-vos-ei passar debaixo do meu cajado. Uma referência figurada ao cajado do pastor, usado para contar as ovelhas (Levítico. 27:32; Jeremias. 33:13). E vos sujeitarei à disciplina (eu os contarei, segundo a LXX). 38. Separarei dentre vós os rebeldes. Os rebeldes não terão permissão de participar da futura restauração. 39. Cada um sirva os seus ídolos. Deus os abandonará para que prossigam pelo carrinho que escolheram até o seu fim inevitável. 40- 44. A idolatria será arrancada de Israel e o verdadeiro culto será estabelecido. 40. No monte alto de Israel (Miqueias. 4:1, 2; Isaias. 2:2, 3 ), toda a casa ( dos redimidos ) de Israel será aceita. 41. Como aroma suave diante do Senhor. Manifestarei entre vós a minha santidade (RSV). De modo que as nações reconhecerão o poder do Senhor e sua divindade única. Veja também 28:22, 25; 36:23; 38:16, 23; 39:27. 42. Eu sou o SENHOR. Israel conhecerá o Senhor como o Deus a ser honrado e servido quando Ele cumprir suas promessas antigas feitas aos pais, da restauração da terra. 43. Tereis nojo de vós mesmos. Pelos seus pecados do passado (6:9; 16:61 e segs.). Mas eles serão levados a se arrependerem por canoa da bondade de Deus (Romanos. 2: 4). 44. Eu sou o SENHOR. O povo verá que, através de todo o seu passado, o Senhor, por amor ao Seu nome, lidou com eles com misericórdia e não como mereciam (com. Isaias. 40:5). Os versículos 40-44 apontam para o capítulo 40 e seguintes. 2) Israel Será Punida pela Espada Vingadora de Deus. 20:45 – 21:32. O T.M. coloca este trecho no capítulo 21, enquanto a versão inglesa, seguindo a LXX, a Siríaca e a Vulgata, o coloca entre 20:45-49 e 21:1-32. Quatro oráculos se distinguem: a) Um fogo devorará a floresta do Sul (20:45-49), o fogo da guerra e da espada contra Jerusalém e Israel (21:1-7); b) a "canção da espada", apesar das obscuridades do texto, descreve pitorescamente a divina visitação pendente sobre Jerusalém (vs. 8-17); c) O rei da Babilônia, o manejador da espada, é orientado a atacar Jerusalém por meio da sorte na encruzilhada (vs,18-27); d) Amom, ameaçando Israel com a espada, ele mesmo será condenado (vs. 28-32). a) O Fogo Devorador da Guerra Contra Jerusalém e Israel. 20:45 – 21:7. 45-59. A figura de um fogo devorando as florestas do sul.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
26 de junho de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de junho Dia 177
Leituras: Lucas 2:21-35; 2 Coríntios 10:12-18; Salmo 146; Eclesiastes 10:16-20;
2 Reis 17.
Versículo Especial: “Mas ao Senhor, vosso Deus, temereis, e ele vos livrará das
mãos de todos os vossos inimigos” (2 Reis 17:39).
Pensamento Bíblico: “. . . Temiam o
Senhor e ao Mesmo Tempo Serviam aos seus Próprios Deuses” (2 Reis 17:33).
Pessoas que tinham se mudado para a área que fora ocupada pelo reino de Israel
aceitavam a adoração de Jeová junto com seus deuses. Deus nunca aceitou os
esforços dos homens para rebaixá-lo e colocar o Criador ao lado das criaturas.
De fato, quanto Israel experimentou isso anteriormente, ele espalhou a nação.
Hoje ele ainda espera nossa inteira lealdade.
Ação: Sirva ao Deus do céu . . . somente! (Estra ido dos estudos da Biblia.Net
que Deus abençoe a todos)
25 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 81 27-29. A rebelião de Israel contra Deus depois de entrar em Canaã. 28. O culto cananita sobre os lugares altos e sobre as árvores foi adotado por Israel. Foi condenado por Amós (4:4; 5:21); por Oséias (6:6; 8:11,13; 9:11; por Jeremias (2:20; 3:6). Aí ofereciam os seus sacrifícios. O termo hebraico zebah significa animais mortos e corridos nas festas, especialmente ofertas pacificas e ofertas de gratidão (Levítico. 3:1 e segs.; 7:12-25). Ofertas provocantes, ou irritantes (omitido pela Siríaca). O termo hebraico qorban, "oferta", refere-se a ambos, oblações sangrentas e sem sangue (Levítico. 1:2, 3, 10; 2:1, 5), tais como as primícias (Levítico. 2:12; 23:10, 17). Suaves aromas (rêah nihôah). Cheiro de carne, gordura ou alimento queimado sobre o altar, agradável ao Senhor (Gênesis. 8:21; Êxodo. 29:18; Levítico. 1:9). Libações (nesek). Libações de vinho que acompanhavam as ofertas de manjares e as ofertas pacificas (Levítico. 23:13; Números. 15:1-12). 29. Que alto é este, aonde vós ides? Esses sacrários com ídolos (v.28) não serviam para prestar culto ao Senhor. "Lugares altos", bamâ, é o objeto de um jogo de palavras irônico – bâ’, "ir", mais mâ, "o que". 30-32. A rebelião da geração de Ezequiel. 30, 31. Os contemporâneos de Ezequiel que, tal como seus pais, tinham se contaminado, não podiam receber um oráculo vindo do Senhor. (cons, v. 3). 32. Seremos como as nações. Uma interpretação defende que os exilados estavam planejando permitir que o ambiente pagão os assimilasse, mas não nos parece que tenham participado tais planos ao profeta Ezequiel. Uma segunda opinião é que os exilados queriam a aprovação de Ezequiel para levantar um altar e um templo para o Senhor na Babilônia, (Cons. o templo judeu em Elefantina, no Egito). Mais provável é que o profeta, falando em nome de Jeová, estivesse condenando o sincretismo e as práticas idólatras de seus conterrâneos em Judá. c) O Zelo do Senhor pelo Seu Nome a fim de Fazer Israel Atravessar o Juízo Futuro até a Perspectiva de Esperança. 20:33-44. 33-39. Um segundo encontro no deserto (um contraste com os vs. 10-26) com o propósito de juízo. 33. Hei de reinar sobre vós. Fala o Vingador soberano do direito e da verdade. 34. Tirar-vos-ei dentre os pavor. Como povo diferente, para ser tratado como povo particular. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de junho Dia 176
Leituras: Lucas 2:8-20; 2 Coríntios 10:1-11; Salmo 145; Eclesiastes 10:8-15; 2
Reis 15-16.
Versículo Especial: “Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a
carne” (2 Coríntios 10:3).
Pensamento Bíblico: Poderosas
Armas de Guerra (2 Coríntios 10:1-6). Paulo tinha
se envolvido de certo modo no conflito entre os irmãos de Corinto e, neste
trecho, ele os confirma sobre o motivo e a firmeza de
sua batalha contra o mal. Seu motivo era o amor (veja 2 Coríntios 11:11). Sua
firmeza era o poder de Deus. Ele não se envolveria em batalhas carnais com
armas carnais. Paulo usaria as armas que todo cristão deve empregar. Nossas
batalhas são contra aquelas coisas que exaltam a si mesmas diante de Deus e
nossa vitória é assegurada se nós continuarmos a batalha com as armas que Deus
produziu (veja Efésios 6:10-20).
Quando somos tentados a torcer as
regras para usar táticas carnais para atingir fins justificáveis, temos que nos
lembrar dos comentários de Paulo. Empunhemos as armas que Deus nos
deu!
Ação: Ganhe suas
batalhas espirituais, usando as armas de Deus. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 80 9. O que fiz . . . foi por amor do meu nome. Este refrão também aparece nos versículos 14, 22. Cons. Jeremias. 14:7, 21; Isaias. 43:25; 48:9, 11. O nome representa o que Deus é e tem revelado ser. Se Ele não tivesse retirado o Seu povo do Egito, as nações poderiam acusá-Lo de fraqueza (Números. 14:13-16; Deuteronômio. 9:28). Seu nome é profanado quando os homens armazenam pensamentos a respeito Dele ou Lhe atribuem feitos inconsistentes com o Seu caráter santo e único (cons. v. 39; 36:20-22). O oposto de "profanar" é "santificar", que é reconhecer o Senhor como o único Deus verdadeiro em todos os setores da vida, e viver de modo condizente. 10-17. A rebelião de Israel no deserto. 11. Estatutos . . . juízos. Dando a Lei no Sinai (Êxodo. 19 e segs.). 12. Meus sábados. Como sinal de que o Senhor era o seu Deus e eles eram o Seu povo (v. 20; Êxodo. 31:13, 14; Isaias. 66:2, 4). Durante o Exílio a guarda do sábado se tornou um sinal distintivo dos judeus como povo do Senhor (veja vs. 12, 13, 16, 20, 21, 24). Eu sou o SENHOR que os santifica; isto é, eu os separei dos outros povos e os consagrei para ruim mesmo. Por causa do zelo pelo Seu nome (v. 14) e por causa da piedade pelos pecadores (v. 17), o Senhor poupou a segunda geração. 18-26. Rebelião da segunda geração contra Deus. 18. Seus filhos no deserto. Veja Deuteronômio. 1:39; Números. 14:31, 33. 21. Eles imitaram os pecados de seus pais (Números. 25:1, 2; Deuteronômio. 9:23, 24; 31:27 ). 23-26. Os pecados eram punidos de duas maneiras: com a ameaça da dispersão depois de entrarem em Canaã (vs. 23, 24); e castigando-os (vs. 25, 26). 23. Espalhá-los entre as nações. Tais ameaças podiam ser desviadas com o arrependimento (cons. Miqueias. 3:1-2; Jeremias. 26:16-19; 18; Jonas). 25. Também lhes dei estatutos que não eram bons. Aqui o Senhor não está falando da Lei, que era boa (vs. 13, 12). Mas o povo rebelde foi abandonado a uma lei diferente (v. 18), que produzia a morte e não a vida. "É parte do governo moral universal do mundo . . . que o efeito da desobediência e a negligência da graça leve o pecador a um pecado maior" (F. Gardiner em Commentary de Ellicott). Quanto à cegueira judicial com a qual Deus aflige aqueles que voluntariamente fecham seus olhos, veja Atos 7:42; Romanos. 1:24, 25; II Tessalonicenses. 2:11. 26. Deus permitiu que incorressem no crime de oferecer a fogo tudo o que abre a madre (primogênitos; cons, v. 31; 16:21; 23:37) a fim de que soubessem que eu sou o SENHOR. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de junho Dia 175
Leituras: Lucas 2:1-7; 2
Coríntios 9; Salmo 144; Eclesiastes 10:1-7; 2 Reis 13-14.
Versículo Especial: “Deus
pode fazer-vos abundar em toda graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo,
ampla suficiência, superabundeis em toda boa obra” (2 Coríntios
9:8).
Pensamento Bíblico: Abundância
Dada por Deus (2 Coríntios 9). Quando ele insiste com os santos
coríntios para que cumpram o compromisso na sua obra de ajudar seus irmãos
sofredores, Paulo os lembra da fonte de sua abundância. Eles deveriam ser gratos
a Deus porque eles tinham os meios de ajudar e, assim, de boa vontade, dar dos
seus recursos. Como frequentemente desfrutamos de fartas bênçãos, devemos
também ser rápidos em compartilhá-las.
Ação: Enumere suas bênçãos, dê
graças a Deus por elas e então distribua algumas.( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
23 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 78 Ezequiel 20 1)
Recapitulação da Infidelidade de Israel e Sua Preservação. 20:1-44. Aos anciãos
da comunidade Judia na Babilônia que buscavam um oráculo divino (vs. 1-4),
Ezequiel faz recordar a história de Israel, com sua rebeldia repetida (vs. 8,
13, 16, 21, 28), e sua preservação efetuada pelo Senhor por causa do Seu
próprio nome (vs. 9, 14, 17, 22, 41-44). Israel pecou no Egito (vs. 5-9) e na sua
viagem do Egito para Cades[1]Barnéia (vs. 10-17).
A segunda geração no deserto rebelou-se contra Deus (vs. 18-26), e o povo que
entrou em Canaã foi continuamente infiel para com Ele (vs. 27-29). A geração do
profeta também foi idólatra tal como as gerações precedentes (vs. 30-32).
Contudo, o propósito de Deus para como Seu povo no futuro envolveria juízo e
esperança (vs. 33-44). Israel seria levada para o deserto uma segunda vez, com
o propósito de juízo (vs. 33 -39). Então, depois que a idolatria fosse
arrancada e a verdadeira adoração fosse possível, o Senhor seria conhecido
pelas nações e por um Israel que odiaria o seu passado (vs. 40-44). a)
Introdução: Ezequiel Consultado pelos Anciãos de Israel. 20:1-4. 1. Sétimo ano.
Julho-agosto de 590 (591) A. C., onze meses depois da última data mencionada
(8:1). Dos Anciãos. Cons. 8:1. 3. Vós não me consultareis. Cons. versículo 31;
14:3; 36:37. Em vez de responder às suas perguntas relativas ao presente, Deus
recorda a relevante lição do passado de Israel. 4. Julgá-los-ias (cons. 22:2;
23:6) fazendo-os saber as abominações de seus pais. b) Israel Rebelde
Preservada por Causa do Zelo do Senhor pelo Seu Próprio Nome. 20:5-32. 5-9. A
rebelião de Israel no Egito. 5. Só nesta passagem de Ezequiel é que se faz
menção da escolha de Israel feita por Deus. Pela primeira vez foi mencionada em
Deuteronômio. 4:37; 7:7, 8; 10:15; 14:2; uma vez em Jeremias. 33:24; diversas
vezes em Isaias. 40-66, como, por exemplo, em 41:8, 9. Levantando a minha mão,
em juramento (veja também os vs. 6, 15, 23, 28, 42; 36:7; 44:12; 4:28 e segs.;
6:3). 6. A qual mana leite e mel. No Pentateuco esta expressão aparece quinze
vezes, como, por exemplo, em Êxodo. 3:8. Em outras passagens aparece somente em
Ezequiel. 20:15; Jeremias. 11:5; 32:22. Sobre a beleza de Israel, veja Jeremias.
3:19; Daniel. 8:9. 7,8. A acusação da idolatria de Israel no Egito. (cons.
23:3; Isaias. 24:14; Levítico. 18:3) não foi mencionada na narrativa do Êxodo.
( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a
todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de junho Dia 174
Leituras: Lucas 1:67-80; 2
Coríntios 8:16-24; Salmo 143; Eclesiastes 9:13-18; 2 Reis 11-12.
Versículo Especial: “Pois
o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como
também diante dos homens” (2 Coríntios 8:21).
Pensamento Bíblico: Ministrando
Coisas Honrosas (2 Coríntios 8:21). Paulo salienta, neste
trecho, sua preocupação em fazer tudo de tal maneira que todos os envolvidos
estejam confiantes de que tudo foi feito corretamente. O mesmo princípio
deveria ser empregado em nossos negócios financeiros (bem como em outros
aspectos da vida). Deveríamos lidar com os negócios de modo que se evite a
acusação ou a suspeita.
Ação: Faça as coisas às
claras, livre de censura! ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
22 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel
(Comentário Bíblico Moody) 77 3. Um dos seus cachorrinhos. Jeoacaz. Aprendeu a
apanhar a presa; isto é, veio a ser um rei no poder. 4. As nações ouviram falar
dele. Leia-se o Texto Massorético como cláusula causativa, fizeram um clamor
que foi ouvido. Cons. Isaias. 31:4; Jeremias. 50:29. Jeoacaz foi levado para o
Egito por Faraó Neco (II Reis 23:33, 34). 5. Frustrada (E.R.C., havia
esperado). Leia-se nô 'alâ em lugar de nôhalâ, "esperado", do T.M.
Outro dos seus cachorros. Jeoaquim. 6. Aprendeu a apanhar a presa, andou à
espreita da presa. 7. E destruiu suas fortalezas (RSV). Esta tradução segue o
Targum em vez do T.M. e ele conheceu suas viúvas. Cons. Jeremias. 2:15,16; 4:7;
5: 6; 25:37. 8. (Armou ciladas) em roda. Cons. 12:13; 17:20, onde também é
paralelo de "rede". 9. Nabucodonosor levou Jeoaquim para a Babilônia
(II Reis 24:15). b) A Videira Arrancada e Consumida pelo Fogo. 19:10-14. 10.
Aqui se introduz outra metáfora. Israel foi comparada a uma videira. Veja
também Is. 5:1-7; 27:2, 3; Salmos. 80:9; Marcos. 12:1-9. Em uma vinha (RSV)
aparece em dois manuscritos, contrastando com o T.M. em teu sangue. 11. Sua
vara mais forte veio a ser um cetro dominador. Também a LXX B, a Antiga Latina,
a Arábica e os versículos 12, 14. Esta vara é Zedequias (ou Jeoaquim). 12. Mas
foi arrancada (ela, a nação). Cons. 17:9, 10; 31:12; Amós 9:15. O vento
oriental, a Babilônia, secou-se o fruto. 13. A nação agora está no exílio entre
condições onde a vida nacional não podia se desenvolver. 14. Das varas dos seus
ramos saiu fogo. A videira foi consumida pelo fogo que saiu de um dos seus
próprios ramos. Zedequias, por causa de sua rebeldia, desencadeou a destruição
sobre a nação e a dinastia (II Reis 24:20 e segs.; Jeremias. 52:3). Esta é a
lamentação. Isto é, a lamentação terminou e transformou-se em história (cons.
32:16). E. A Futura Queda de Israel era Inevitável e Necessária. 20:1 – 24:27.
Ezequiel recorda a história do povo de Israel a quem o Senhor manteve vivo por
amor do Seu próprio nome (20:1-4). Mas agora o Seu nome exige que a Sua espada
vingadora rua Jerusalém (20:45 – 21:23 = T.M. 21:1-37). Além disso, as
abominações de Jerusalém, como escória, devem passar pelo fogo da fundição do
juízo, sobre os nobres e o povo da mesma maneira (cap. 22). Em uma alegoria que
faz lembrar a do capítulo 16, o Senhor se distende sobre a infidelidade e a
devassidão de duas irmãs, Oolá (Samaria) e Oolibá (Jerusalém), para com seu
esposo divino, e o castigo resultante do seu adultério (cap. 23). No dia em que
começou o cerco de Jerusalém (Jeremias. 39 : 1), Ezequiel conta a alegoria da
panela enferrujada colocada sobre o fogo para purificação. E por meio de sua
abstenção de chorar a morte de sua esposa, ele veio a ser um símbolo do
desespero do povo diante do destino de sua cidade (cap. 24). ( Que a paz do
Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de junho Dia 173
Leituras: Lucas 1:57-66; 2 Coríntios 8:8-15; Salmo 142; Eclesiastes 9:9-12; 2
Reis 9-10.
Versículo Especial: “Pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que,
sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos
tornásseis ricos” (2 Coríntios 8:9).
Pensamento Bíblico: Enriquecidos Através da Pobreza de Jesus (2
Coríntios 8:9). Quando Paulo insiste com os coríntios para que façam
sacrifícios generosos, em benefício de seus irmãos, ele os lembra do sacrifício
abnegado de Jesus. Ele deixou suas riquezas por uma vida--e morte--de pobreza.
Se ele pode dar tanto por nós, podemos certamente sacrificar-nos por
outros.
Ação: Procure
oportunidades para um sacrifício desinteressado. ( Estra Ido dos
estudos da Bblia.Net que Deus abençoe a todos)
21 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 76 32. Porque não tenho prazer na morte do que
morre (E.R.C.). Não desejo a morte daquele que está para morrer; isto é,
daquele que merece morrer (cons. v. 24; 33:11). Ezequiel, como o atalaia
escolhido pelo Senhor (3:16-21; 33:1-9), advertia e instava com seu povo,
proclamando a justiça de Deus e também o Seu amor para com o pecador
arrependido. Como harmonizar a responsabilidade pessoal do indivíduo e sua
liberdade moral com a justiça de Deus e o tratamento de cada indivíduo é um
problema difícil, com o qual lutam o livro de Jó e o Salmo 73. Jó não recebeu
uma solução, mas satisfez-se com uma visão revitalizada de Deus (Jó 42:5, 6).
"O coração tem razões que a razão desconhece", dizia Pascal. Apesar
dos problemas do sofrimento e do pecado, confiar em um Pai Celestial amoroso é
sempre a melhor atitude para o crente. Ezequiel 19 7) Alegoria dos Dois Leões e
a Videira. 19:1-14. Duas lamentações em métrica elegíaca (qinâ), sob o disfarce
de uma alegoria, descrevem: 1) uma leoa, a nação de Israel, privada
sucessivamente de seus dois filhotes – Jeoacaz, deportado para o Egito (vs. 24)
e Jeoaquim, levado para o cativeiro da Babilônia (vs. 5-9); e 2) uma videira e
as suas varas, arrancada, transplantada para um deserto e consumida pelo fogo
que brotou de uma de suas próprias varas; isto é, Israel foi envolvida na
destruição pelo seu próprio rei, Zedequias, e exilada na Babilônia (vs. 10-14).
a) A Leoa Privada de Seus Dois Filhotes. 19:1-9 . 1. Uma lamentação (qinâ; veja
também 26:17; 27:2; 28:12; 32: 2; Amós 5:1) é um poema em métrica
caracteristicamente elegíaca, na qual um verso mais longo, geralmente de três
tônicas, é seguido de um mais curto, geralmente de duas tônicas (cons. Amós
5:1-3 ; Lamentações. 1). 2. A nação de Israel (ou Judá) está descrita como uma
mãe de reis poderosos, uma leoa, em poder e majestade. Oséias leões eram comuns
na antiga Palestina (Jeremias. 49:19 ; 50:44; Zacarias. 11:3; Cantares 4:8; Isaias.
30:6). Cinco nomes diferentes para eles se encontram em Jó 4:10, 11 , três dos
quais aparecem neste versículo. Os leões ficaram praticamente extintos na
Palestina depois das Cruzadas. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua
vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de junho Dia 172
Leituras: Lucas 1:39-56; 2
Coríntios 8:1-7; Salmo 141; Eclesiastes 9:1-8; 2 Reis 8.
Versículo Especial: “Porque
o Poderoso me fez grandes cousas. Santo é o seu nome” (Lucas
1:49).
Pensamento Bíblico: O Poderoso Fez Grandes
Coisas (Lucas
1:49). Enquanto meditava sobre o privilégio de ser a mãe do Filho de Deus,
Maria louvou a Deus. Ela havia sido escolhida para ser a mãe do Filho de Deus!
Todavia, através de Jesus todos nós podemos gozar uma bênção ainda maior.
Podemos ser filhos de Deus — co-herdeiros com Cristo — por causa da poderosa
vitória que Jesus ganhou na cruz. Na verdade, Deus fez grandes coisas por
nós.
Ação: Agradeça a Deus pelas
bênçãos oferecidas em seu Filho. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
20 de junho de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de junho Dia 171
Leituras: Lucas 1:26-38; 2
Coríntios 7:2-16; Salmo 140; Eclesiastes 8:10-17; 2 Reis 6-7.
Versículo Especial: “Porque
a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém
traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2 Coríntios 7:10).
Pensamento Bíblico: Pesar Benéfico (2 Coríntios 7:10). Paulo
expressa aqui a dor da censura e a alegria que vem depois, quando ela é bem
recebida. Enquanto é desagradável causar desgosto a outros, Paulo nos lembra
que o pesar segundo Deus produz um bom resultado: arrependimento para a
salvação. Nosso pesar pelo pecado deve ser mais do que a vergonha de ser
“apanhado”. Deve ser uma tristeza genuína, que conduz a uma mudança de
vida.
Ação: Use o seu pesar pelo
pecado construtivamente: permita que ele o motive a um verdadeiro
arrependimento. ( Estra Ido dos estudos da
Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 74 e) O Princípio
da Responsabilidade Pessoal Torna a Ser Declarada. 18:19, 20. 19. Mas dizeis.
Veja também os versículos 25, 29; 33:17, 20; Malaquias. 1:2; e frequentes
ocorrências em Malaquias. Por que não leva o filho a iniquidade do pai?
Ezequiel destaca que nem o filho nem o pai será responsável um pela iniquidade
do outro, mas cada pessoa é individualmente responsável diante de Deus. f)
Perdão Divino para o Pecador Arrependido, mas não para o Apóstata. 18:21-29.
Assim como o homem não herda as consequências do que seus pais fizeram, assim o
indivíduo, por meio do arrependimento, pode ser emancipado do seu próprio
passado. O homem perverso que se afasta do mal e busca a justiça viverá (vs.
21-23). Contudo, o homem justo que abandona sua justiça para fazer o mal
morrerá no seu mal (v. 24). Contra a objeção de que os caminhos do Senhor não
são justos, vem a réplica de que os caminhos da casa de Israel não são justos
(vs. 25-29). 21. O pecador é livre para se arrepender e abandonar o pecado e
fazer a vontade de Deus. Compare com a ideia de Oséias. 5:4; Jeremias. 13:23.
22. Pela justiça que praticou. Cons, versículo 24; 33:16. 23. Acaso tenho prazer na morte do perverso? Esta
pergunta reflete a misericórdia divina e o seu desejo de salvar a todos.
"A mais preciosa palavra em todo o Livro de Ezequiel" (Kraetzschmar).
Cons. o versículo 32; 33:11; I Timóteo. 2:4; II Pedro. 3:9. 25. O caminho do
SENHOR, o princípio sobre o qual Ele age não é direito (yittaken).
Literalmente, de acordo com o padrão. Uma figura extraída das transações
comerciais (cons. v. 29; 33:17; I Samuel. 2:3). 26-29. Estes versículos repetem
de forma mais resumida o pensamento apresentado nos versículos 21-25, para
enfatizar este novo conceito. g) Exortação ao Arrependimento para Salvação.
18:30-32. 31. Lançar. Aqui Ezequiel se refere à participação do homem na
renovação. Em 11:19; 36:25-27, ele destaca a parte divina. Cons. Jeremias. 4:4;
24:7; 31:33; Salmos. 51:7; Filipenses. 2:12, 13. Seu ministério requeria ambas
as ênfases. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que
Deus abençoe a todos)
19 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 73 6. Não comendo carne sacrificada aos falsos
deuses nos altos, nem levantando os olhos para os ídolos em oração (cons. 6:4).
Um homem justo abstém-se do adultério e impureza (Levítico. 15:19-30). 7, 8.
Tornando ao devedor a coisa penhorada. Cons. Êxodo. 22:26; Deuteronômio. 24:6;
Jó 22:6; Amós 2:8. Não recebendo juros. Os judeus estavam proibidos de cobrar
juros de seus irmãos necessitados (Êxodo. 22:25; Levítico. 15:25-37; Deuteronômio.
23:19) mas tinham permissão de cobrar juros sobre empréstimos feitos a
estrangeiros (Deuteronômio. 23:20). 9. O TM. diz: "E os meus juízos ele
tem guardado para praticar a verdade ('emet), que a LXX traduz: "para
fazê-los" (ôtam). Certamente viverá. Contraste do versículo 4. c) Um Filho
Perverso de um Pai Justo Merece a Morte. 18:10-13. 10. Se ele gerar um filho
violento, derramador de sangue (o restante do versículo talvez seja uma glosa
de Levítico. 4:2). 11. E não cumprir todos aqueles deveres. Os que estão
relacionados nos versículos 6-9. 13. Porventura viverá? Esta é a conclusão
lógica da pergunta proposta no versículo 10. Não viverá. Literalmente, será
condenado à morte, a fórmula de Êxodo. 21:15; 22:18; Levítico. 20:9, 11. Um bom
pai não pode amontoar méritos para o seu filho. d) Um Filho Justo de um Pai
Perverso Merece a Vida. 18:14-18 . 14. O homem no terceiro elo da corrente vê
todos os pecados que seu pai fez, teme (de acordo com a LXX, a Antiga Latina e
a Vulgata) e evita seguir o seu exemplo. 16. Não retiver o penhor, indo assim
além dos versos 7, 12. 17. Desviar sua mão da iniqüidade (RSV). Esta tradução
segue a leitura do versículo 8 e da LXX. A tradução do T.M., afastou a sua mão
de, para não oprimir, o pobre (cons. 20:22) é aceitável. Ezequias, Manassés e
Josias, os últimos reis de Judá, exemplificam perfeitamente os três casos
acima, embora abranjam quatro gerações.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre
sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de junho Dia 170
Leituras: Lucas 1:1-25; 2
Coríntios 6:11-7:1; Salmo 139; Eclesiastes 8:1-9; 2 Reis 4-5.
Versículo Especial: “Tendo,
pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da
carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus” (2
Coríntios 7:1).
Pensamento Bíblico: Aperfeiçoando a
Santidade no Temor de Deus (2 Coríntios
6:14-7:1). O serviço do Senhor requer santidade: separação do mal. Os filhos de
Deus não podem manter união com o pecado. Esta santidade não é, contudo, uma
inutilidade. Devemos nos limpar do mal, de modo que possamos ter uma ligação de
realização com o Pai. Ele prometeu grandes coisas, mas, para gozá-las, temos
que abandonar o mundo.
Ação: Aperfeiçoe a santidade
por causa de seu amor a Deus. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
18 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 72 Como representante de Deus, Ezequiel declara
que o homem individual não está envolvido nos pecados e destino de seus
antepassados (vs. 1-4). E então ele desenvolve o princípio da responsabilidade
pessoal do indivíduo no caso de três gerações sucessivas: um pai justo, um
filho perverso e um neto justo (vs. 5-9, 10-13, 14-18). Ele toma a declarar o
princípio da responsabilidade individual (vs. 19, 20), e declara que o perdão
divino está à disposição do pecador arrependido, mas que o apóstata morrerá nos
seus pecados (vs. 21-29). Ele conclui com uma exortação de arrependimento para
a salvação (vs. 30-32). a) Todas as Pessoas São Individualmente Responsáveis
diante do Senhor. 18:1-4. 2. Provérbio (mashal). Cons. 8:12; 12:22, 23. Os pais
comeram (lit., comiam ou tinham o hábito de comer) uvas verdes ou azedas
(boser), e os dentes dos filhos é que se embotaram (AV, ficaram arrepiados).
Isto é, os filhos sofrem as conseqüências dos pecados de seus pais (citado em Jeremias.
31:29, 30). Sobre a transmissão de culpa, veja Êxodo. 34:7; Números. 14:18 ; Deuteronômio.
24:16; II Reis 14:6; Lamentações. 5:7. 3. O uso deste provérbio, atribuindo injustiça
a Deus, devia cessar imediatamente. 4. Todas as almas são minhas, isto é, todas
as pessoas pertencem ao Senhor da mesma maneira e individualmente, e só ele tem
autoridade para julgar. A ama que pecar, essa morrerá. "Viver" (vs.
9, 17, 19) e "morrer" (vs. 4, 13, 18) são usados no sentido literal e
escatológico. "Viver" é entrar no perfeito reino do Senhor o qual
está para vir (caps. 37; 38) e "morrer" é não participar dele.
Ezequiel, como outros autores do V. T. , considera este reino como terreno. b)
A Vida Será a Recompensa do Justo. 18:5-9. Neste quadro do homem justo vemos as
obrigações da vida piedosa. Uma declaração generalizada sobre a justiça do
homem (v. 6) é seguida da descrição de sua prática de piedade, sua castidade e
sua beneficência (vs. 7, 8), quando enraizada na obediência aos mandamentos de
Deus (v. 9). Para semelhantes listas de virtudes veja Salmos. 15; 24:3-6; Isaias.
58:5-7; Jó 31. A conduta aparente de um homem bom é à revelação do seu caráter
interno, resultado da obediência a Deus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja
sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de junho Dia 169
Leituras: Marcos 16:14-20; 2
Coríntios 6:1-10; Salmo 138; Eclesiastes 7:23-29; 2 Reis 1-3.
Versículo Especial: “O Senhor
é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de
longe” (Salmo 138:6).
Pensamento Bíblico: O Senhor das Alturas
Atenta para os Humildes (Salmo 138:6). Esta regra do
comportamento de Deus contradiz todas as expectativas dos homens naturais. Os
seres humanos tendem a honrar o poder, a riqueza, a fama. Deus não se
impressiona com tais coisas. Ele olha nos corações e julga o que o homem não
pode ver claramente. Ele está perto dos pequenos, aqueles que são
verdadeiramente humildes e muitas vezes desprezados pelo mundo. Os orgulhosos,
que freqüentemente erram em não ver sua necessidade de Deus, nem sempre chegam
perto da verdadeira comunhão com ele. O entendimento deste princípio nos
ajudará a estabelecer nossas prioridades, que concordem com os ideais de
Deus.
Ação: Não se torne
prisioneiro da armadilha dos interesses mundanos. Deus julga por um padrão mais
alto e mais puro do que o homem.( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
17 de junho de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 71 Contudo, o povo escorregava para o desespero e
o fatalismo. Se estavam sendo punidos pelos crimes de Manassés (II Reis 24:3,
4) e pelos pecados de seus pais, por que deveriam lutar? Que chance tem um
indivíduo diante do destino herdado do passado? Por que alguém tentaria ser
piedoso em um mundo tão injusto? (Cons. o hedonismo descrito em Isaias. 22:12,
13). Há alguma alternativa para o desespero desolador do homem? (Ezequiel.
33:10). Ezequiel tinha anteriormente trovejado a condenação total do povo
(cons. caps. 16; 20; 23). Contudo Deus permitiu que tições fossem arrancados da
fogueira. Os justos foram excluídos dos ímpios por meio de um sinal (4:4).
Diante do juízo iminente, salvariam as suas próprias vidas, mas não as de
outros (14:14, 16, 18, 20), contudo, o arrependimento seria possível (14:6,
11). Os conceitos da solidariedade social e da responsabilidade de grupo eram
coisas antigas em Israel. A homília ou ensaio de Ezequiel no capítulo 18
implica na operação da seqüência natural da causa e efeito no meio das
circunstâncias da vida humana. Deus não considera um homem responsável pelas
circunstâncias nas quais nasceu, mas apenas pelo uso que fizer delas
subseqüentemente. Portanto, um homem é livre para renunciar o seu passado,
tanto para o bem como para o mal. Exatamente como um escritor pode mudar o
curso de uma narrativa acrescentando novo material aos capítulos anteriormente
escritos em um livro, assim, apesar do passado melancólico, o presente pode se
tornar em uma oportunidade de total transformação e pode produzir um futuro
triunfante. O perdão não apaga o passado, mas relaciona-o de maneira nova com
Deus, de modo que podemos transformá-lo de maldição em uma fonte de bênçãos
(cons. Allen, IB, págs,157-161). Nosso profeta deseja vindicar a justiça divina
e assim fazendo atribui novos valores ao indivíduo manipulado pelas mãos de
Deus. Deus trata com os homens na qualidade de indivíduos, diz o profeta.
"Todas as almas são minhas" (18:4). "Não tenho prazer na morte
de ninguém" (v.32). Considerando que toda a alma está imediatamente
relacionada com Deus, seu destino depende desse relacionamento. "A alma que
pecar, essa morrerá" (v. 4). "Portanto convertei-vos e vivei"
(v. 32). Cons. 3:16-21; 33:10-20. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua
vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
17 de junho Dia 168
Leituras: Marcos 16:1-13; 2
Coríntios 5:12-21; Salmo 137; Eclesiastes 7:19-22; 1 Reis 22.
Versículo Especial: “E,
assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já
passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5:17).
Pensamento Bíblico: O
Apelo de Paulo: “Reconciliem-se com Cristo” (2 Coríntios 5:15-20).
Paulo descreve a si mesmo e a outros mensageiros como embaixadores de Deus,
apelando aos pecadores para que se reconciliem com Deus. Esta reconciliação é
possível apenas através de Jesus Cristo, que morreu por nós, em um sacrifício
de amor. Portanto, devemos viver para aquele que morreu por nós e se levantou
novamente para mostrar o caminho da vida eterna (v. 15).
Ação: Se você não estiver em
paz com Deus, reconcilie-se agora. Deste ponto em diante, viva para Jesus a
cada dia. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a toddos
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 178 Logo na lista vêm assassinatos e adultérios, e seu significado é claro. Logo vêm as avarezas (VM, cob...
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E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...