Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 157 a) A Descrição do Altar. 43:13-17. Compare os diversos altares: no Tabernáculo (Êxodo. 27:1-8), no Templo de Salomão (II Crônicas. 4:1); no Templo de Zorobabel (Esdras 3:2, 3; I Mac. 4:47); no Templo de Herodes (Mishna Middoth IV, 1a, 3b, 4. Josefos Wars V. 5, 6; Letter of Aristeas, 87). 13. O altar das ofertas queimadas (cons. 40:47), feito de material não especificado, possivelmente pedra, consistia de quatro barras transversais quadradas, diminuindo em tamanho, colocadas umas sobre as outras. A base era de 18 X 18 côvados e um côvado de altura, com uma margem externa de meio côvado de altura, provavelmente como uma calha para o sangue do sacrifício. 14. Sobre esta descansava a barra mais baixa de 2 côvados de altura e 16 X 16 côvados de largura. Logo a seguir vinha a barra superior e mais alta, de 4 côvados de altura e 12 X 12 de lado, com chifres de um côvado de altura, saindo dos quatro cantos. O nome har'el (v. 15), ou 'ariel, tem afinidade com o acadiano arallû "submundo", ou com a "montanha dos deuses" (Albright, Arch. and the Religion of Israel, págs. 150-152), e seu desenho é reminiscência do zigurate da Babilônia (Nielson, Journal of the Palestine Oriental Society, 13 (1933), 203 e segs.). Sua altura total, incluindo os chifres, era de 12 côvados. Degraus no lado oriental levavam o sacerdote oficiante a olhar para o Templo e não para o sol (cons. 8:16; Êxodo. 20:26). b) A Consagração do Altar. 45:18-27. O altar era consagrado com a aplicação do sangue da oferta pelo pecado durante sete dias sobre os quatro chifres, nos quatro cantos da barra superior, e sobre a beirada da base, para limpar (hitte, remover o pecado, "despecar", pela aplicação do sangue sacrificial sobre o objeto), e para purgar (kipper, "expiar por um ato ritual"), (v. 20; cons. Êxodo. 29:12; Levítico. 8:15). Por causa dos objetos usados no culto entrarem em contato com a corrupção do homem pecador, o sangue, como a sede da vida, era aplicado sobre eles para remover a impureza e transmitir santidade (cons. Levítico. 16:15-20). A oferta pelo pecado no primeiro dia era um novilho (v. 19) e nos dias seguintes da semana um bode (vs. 22, 25). Seguindo a oferta diária pelo pecado, um novilho e um carneiro aspergidos com sal eram oferecidos como oferta queimada (23, 24). O sal, originalmente acrescentado às ofertas de cereais (Levítico. 2:13) e ao incenso (Êxodo. 30:35), foi mais tarde também colocado sobre as ofertas queimadas (Marcos. 9:49; Jos. Antiq. III. 9. 1). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
31 de agosto de 2023
MEDITAÇÃO DO DIA
31 de agosto Dia 243
Leituras: Lucas 18:31-43; 2 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 55; Provérbios 14:1-8;
Jeremias 21-22.
Versículo Especial: “Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais
permitirá que o justo seja abalado” (Salmo 55:22).
Pensamento Bíblico: Acolheram o Amor da Verdade (2 Tessalonicenses
2:9-12). Satanás trabalha ativamente para enganar e muitos caem nas presas de
suas tramas. Estes versículos nos relembram as defesas essenciais contra os
seus enganos:
Temos que crer na verdade (versículo 12).
Temos que amar a verdade (versículo 10).
Este amor nos levará a estudar com
respeito por Deus e determinação de aprender sua vontade. O verdadeiro amor nos
motivará a pôr o conhecimento em prática.
Ação: Cultive
seu amor da verdade. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
30 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 156 a) A Volta do Senhor. 43:1-5. 1. À porta que olha para o oriente o profeta viu a manifestação visível da presença do Senhor do modo pelo qual a vira quando Ele viera destruir a cidade (v. 3; cons. caps. 8-11) e em sua visão inaugural junto ao rio Quebar (1:28; 3:12, 23). 4. A glória do SENHOR entrou pelo portão oriental e o Espírito o levantou (v. 5; cons. 2:2; 3:12-14; 8:3) e o levou ao átrio interior. O profeta não consegue atravessar o portão oriental depois que o Senhor passa por ele (cons. 44:2). Quanto à glória do Senhor enchendo o Tabernáculo e o Templo, veja Êxodo. 40:34, 35; I Reis 8:11. b) A Exortação de Deus a Israel de dentro do Santuário Interno. 43:6-12. O Senhor (não o homem ao seu lado, v. 6) fala a Israel através de Ezequiel relativamente à santidade do Templo (vs. 7-9). Sua exortação forma uma conclusão aos capítulos 40-42; e os regulamentos do templo (vs. 10-12) formam uma introdução ao capítulo 44 e os capítulos seguintes. 7. O Templo de Jerusalém está aqui representado como o trono de Deus (veja também Jeremias. 3:17; 14:21; 17:12. Quanto ao céu como o trono de Deus, veja Isaias. 66:1; Salmos. 2:4; 11:4; Mateus. 5:34; 23:22). Ezequiel descreve o céu descendo à terra (cons. 37:26-28). Prostituições do templo (II Reis 23:7); ou idolatria (cap. 8). Cadáveres dos seus reis. Os sepulcros reais ficavam na mesma elevação do Templo, separadas deles apenas por uma parede (II Reis 21:18, 26). 8. Anteriormente o Templo e o palácio eram contíguos (I Reis 7:8; II Reis 20:4, corrigido). Limiar e ombreira talvez se refiram às sepulturas dos reis com feitio de casas (Isaias. 14:18; Jó 17:13). Os versículos 10-27 constituem o haphtarah da Sinagoga para o Êxodo. 27:20 – 30:10. 10. Cons. 40:4; 44:5. 12. A lei do templo está declarada nos capítulos 40-42. Toda a área do templo sobre o cume do monte foi declarada santíssimo (41:4; 45:3; 48:12). 3) O Altar das Ofertas Queimadas e Sua Consagração. 43:13-27.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
30 de agosto Dia 242
Leituras: Lucas 18:18-30; 2
Tessalonicenses 1; Salmo 54; Provérbios 13:20-25; Jeremias 19-20.
Versículo Especial: “Escuta,
ó Deus, a minha oração, dá ouvidos às palavras da minha boca” (Salmo
54:2).
Pensamento Bíblico: Fogo
em Seus Ossos (Jeremias 20:7-11). Jeremias estava agoniado por
causa do peso de sua carga profética. Ele tinha proclamado a verdade, o que lhe
resultou em perigo pessoal. Jeremias reagiu como muitos o fazem hoje em dia:
decidiu que era duro demais. Ele deixou de ensinar a palavra de Deus
(versículos 7-9). Porém ele não podia ficar calado. A palavra tinha que sair,
de modo que ele falou novamente, sabendo como isso seria muito difícil. Ele
depositou confiança no Deus magnífico e todo-poderoso e voltou ao
trabalho.
Ação: Não se contenha.
Partilhe o evangelho com o mundo. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
29 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 155 Ezequiel 42 c) Outros Edifícios no Pátio Interno. 42:1-20. 1-14. As câmaras dos sacerdotes. Os edifícios contendo as câmaras dos sacerdotes estão localizados, ao que parece, no extremo ocidental do pátio interno, entre os pátios norte e sul do templo (vs. 1, 10; cons. 41:10, 12) e na extremidade interna do pátio externo (v. 3). As câmaras do norte são descritas pormenorizadamente (vs. 1-10a) e as do sul lhes correspondem (vs. 10b-12). Os detalhes são obscuros e o texto é corrompido. Aparentemente há duas estruturas, uma correndo paralela ao pátio do templo, 100 X 20 côvados (v. 2), com uma passagem do lado de 10 côvados de largura (v. 4), do outro lado da qual, dando para o pátio externo, fica a segunda estrutura, 50 X 20 côvados (v. 8). As duas estruturas mais a passagem perfazem uma largura total de 50 côvados (v. 2). As câmaras dentro dessas estruturas podem ser arranjadas em três andares (v. 6) ou em três fileiras sobre terraços descendo para o pátio externo. Em algum lugar da extremidade oriental da série mais curta das câmaras fica uma entrada, dando acesso a um lance de dez degraus (40:49) do pátio externo para as câmaras dos sacerdotes (v. 9). 13, 14. O uso dessas câmaras pelos sacerdotes. As câmaras serão usadas pelos sacerdotes para comer as ofertas sagradas, para depositá-las até serem assadas nas cozinhas (cons. 44:29; 46:20), e para guardar as roupas sacerdotais quando os sacerdotes não se encontram no cumprimento do dever (cons. 44:19; 46:20). A seção das cozinhas dos sacerdotes (46:19-24) talvez façam pane delas. 15-20. As medidas gerais da área do templo. A área total do templo é um quadrado de 500 côvados de cada lado (v. 20; 45:2), não um quadrado de 500 canas, o que totalizaria 3.000 côvados (cons. Ap. 21:13). O propósito da parede ao redor é o de fazer uma separação entre o santo e o profano (v. 20). Ezequiel 43 2) A Volta do Senhor à Casa Preparada para Ele. 43:1-12. Cerca de dezoito anos e meio antes, Ezequiel tivera uma visão da partida da glória do Senhor do Templo (10:19; 11:22, 23). Agora que todas as coisas estavam prontas, ele via o retorno da glória (Vs. 1-5). O Senhor entronizado diz que o Templo é O Seu trono e instrui o profeta a ensinar o povo os regulamentos do templo (vs. 6-12). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
29 de agosto Dia 241 Leituras: Lucas 18:9-17; 1
Tessalonicenses 5:12-28; Salmo 53; Provérbios 13:13-19; Jeremias 17-18. Versículo Especial: “Bendito
o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias
17:7). Pensamento Bíblico: Nações de Argila nas
Mãos do Oleiro (Jeremias 18:1-11). Ao apelar a Judá
para se arrepender, Deus permite-nos entender seu domínio sobre o destino das
nações. Dois pontos são particularmente claros: Deus
determina se nações vão se levantar ou cair, e O
resultado pode ser mudado se a conduta da nação mudar. O que aprenderemos? Veja Provérbios
14:34. Ação: Obedeça a Deus. Sua
obediência é crucial para se salvar e até para salvar nações inteiras da
destruição. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos) |
28 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 154 12. O edifício (binan) por trás do Templo. O propósito do edifício grande (90 X 40 côvados, com paredes de 5 côvados de espessura) por trás ou a oeste do Templo, de frente para o átrio do templo ("lugar separado", gizrâ, 41:12-15; 42:1, 10, 13), não está explicado. É chamado de parwarim em II Reis 23:11, onde os reis guardavam os cavalos consagrados ao sol, e parbar em I Crônicas. 26:18. 13-15a. As medidas do Templo. O Templo do leste a oeste é de 100 côvados de comprimento (v. 13; umbrais do vestíbulo, 5 côvados, vestíbulo, 12; umbrais da nave, 6; nave, 40; umbrais do Santíssimo, 2; o Santíssimo, 20; paredes, 6; câmaras laterais, 4; paredes externas do edifício lateral, 5 = 100). Assim mediu o templo cem côvados de comprimento, de norte ao sul, incluindo o pátio (v. 14; largura do Templo, 20; parede lateral 6 + 6; câmaras laterais, 4 + 4 e suas paredes, 5+5; plataforma elevada, 5+5; pátio, 20 + 20 = 100). O pátio e o edifício ocidental com suas paredes era de 100 côvados de comprimento de leste[1]a oeste (vs. 12,13). O comprimento do edifício ocidental de norte a sul, mais suas paredes era de 100 côvados. Havia portanto três quadrados adjacentes de 100 côvados: o pátio do altar (40:47); o Templo e os pátios do norte e do sul; e o edifício ocidental com seu pátio diante dele. 15a-26. Descrição do interior do Templo. As três partes do Templo – nave, sala interior e vestíbulo externo (15b) são revestidos e guarnecidos com madeira (ou "sehîp"; Ak. palavra emprestada para indicar preciosa madeira negra; cons. G.R. Driver, "Notes on Hebrew Lexicography", JNT 23 (1922), 409), desde o chão até as janelas (v.16). As janelas com molduras em nicho (cons. 40:16) eram cobertas ou esculpidas (v. 16). As paredes da sala interna e da nave eram esculpidas com figuras de querubins com dois rostos alternando com palmeiras (vs. 17, 18). Um rosto de homem e um rosto de leãozinho olhavam para as palmeiras de ambos os lados (cons. 1:6; 10:14, 21; I Reis 6:29 e segs.). As ombreiras do templo eram quadradas. À entrada do Santo dos Santos (RSV; isto é, Lugar Santíssimo), há uma mesa de madeira parecida com um altar de 3 X 2 X 2 côvados, possivelmente para os pães da propiciação (v. 22; cons. Êxodo. 25:23 e segs.; Levítico. 24:5-9). O templo e o Santíssimo tinham cada um uma porta dupla (v. 23), com duas folhas de vai-e-vem para cada porta (v. 24), sobre as quais se encontram esculpidas querubins e palmeiras (v. 25). Um dossel ou cornija de madeira se encontra sobre o lado de fora do vestíbulo. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
28 de agosto Dia 240
Leituras: Lucas 18:1-8; 1 Tessalonicenses 5:1-11; Salmo 52; Provérbios 13:7-12;
Jeremias 15-16.
Versículo Especial: “Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos
reciprocamente, como também estais fazendo” (1 Tessalonicenses
5:11).
Pensamento Bíblico: “Como Ladrão de Noite” (1 Tessalonicenses
5:1-11). A volta de Cristo será súbita e sem aviso. Paulo nos instrui, portanto,
para estarmos preparados todo o tempo. Nossas vidas não devem ser preenchidas
por obras da escuridão. Em vez disso, devemos andar na luz, para podermos
enfrentar o Senhor sem medo. A volta de Cristo será um dia de angústia para os
ímpios, e um dia de glória para os fiéis.
Ação: “Assim, pois, não
durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios” (1
Tessalonicenses 5:6). ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
27 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 152 b) As Medidas do Templo Propriamente Dito e seus Arredores. 40:48 – 41:26. O templo do século oitavo em Tell Tainat na Síria e o recentemente escavado templo cananita em Hazor tinham uma divisão tripla de vestíbulo, nave e recinto interior, parecido com a disposição dos planos das estruturas de Salomão e Ezequiel. O Templo de Ezequiel ficava sobre uma terceira plataforma, dez degraus mais alta que o átrio interno (v. 49). Consiste de três partes, o vestíbulo (vs. 48, 49), a nave (41:1, 2) e o Lugar Santíssimo (41:3, 4). Um anexo de câmaras laterais limita-se com os três lados do Templo (vs. 5-11) e por trás dele há um grande prédio (v. 12). São dadas as dimensões do Templo (vs, 13-15a) e uma pequena descrição do seu interior (15b-26). 48, 49. O vestíbulo ou alpendre ('ûlam). O vestíbulo (cons. I Reis 6:3) é de 20 côvados de largura do norte para o sul e 12 côvados de profundidade do leste para o oeste. Sua entrada, de 14 côvados de largura, trilha uma parede lateral de 5 côvados de cada lado. Além dos umbrais de 5 côvados de espessura havia duas colunas (cons. I Reis 7:15-22, onde são chamadas de Jaquim e Boaz). Ezequiel 41 41:1, 2. A nave ou Lugar Santo (hêkal). A nave é de 40 côvados de comprimento de leste a oeste e de 20 côvados de largura de norte a sul. Sua entrada é de 10 côvados de largura com paredes laterais de 5 côvados de largura de cada lado e umbrais de 6 côvados de espessura (cons. I Reis 6:5). 3, 4. O lugar santíssimo. Ou recinto interno (qodesh haqqodashîm). O anjo sozinho entrou no recinto interno, ou Santo dos Santos, além da nave, que tinha 20 côvados por 20. Sua entrada, paredes laterais e umbrais medem 6, 7 e 2 côvados respectivamente (cons. I Reis 6:16; 7:50; 8:6). 5-11. As câmaras laterais do anexo. Por todo o redor das três paredes do Templo havia câmaras laterais para fins de armazenagem em 3 andares, 30 em cada andar (v. 6; cons. I Reis 6:5-10). A grossura da parede das câmaras laterais era de 5 côvados de espessura (v. 9), e a fileira inferior de câmaras era de 4 côvados de largura (v. 5), cada andar ficando mais largo, correspondendo às reentrâncias do templo de andar em andar ao redor (v. 7). Com base no Templo de Salomão (I Reis 6:6), as paredes do templo tinham provavelmente 6 côvados de espessura no primeiro andar, com uma câmara de 4 côvados de largura (v. 5), 5 côvados de espessura no segundo andar, dando lugar a uma câmara de cinco côvados e 4 côvados de espessura no terceiro andar com urna câmara de seis côvados. Escadas, possivelmente em caracol, ligavam os andares (v. 7; cons. I Reis 6:6). Tanto o Templo como o bloco lateral estavam sobre uma plataforma de 6 côvados de altura (v. 8), os dez degraus de 40:49 e 5 côvados de largura (v. 9), que davam acesso às câmaras laterais do norte e do sul (v. 11). Esta, por sua vez, estava rodeada por um pátio ou lugar separado de 20 côvados de largura (vs. 10, 12). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de agosto Dia 239
Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6;
Jeremias 13-14.
Versículo Especial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim
um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
Pensamento Bíblico: Falsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias
14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo
rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas
conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição
que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros
falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores
apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento
e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato,
destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores
hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de
Jeremias!
Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e
encorajam o pecado. ( Estra ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
26 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 151 28. Do portão sul do átrio externo (vs. 24-27), Ezequiel é levado para o átrio interior através de sua porta do sul. Os portões do átrio interno correspondem às do átrio externo em todos os aspectos com exceção de seus vestíbulos que ficam no extremo exterior da passagem, perto do átrio externo (vs. 31, 34, 37). 31. Oito degraus levavam do pavimento inferior para o terraço que sustentava o átrio interior. 32-37. Os portões interiores a leste e ao norte. Esses portões são parecidos em descrição ao portão do sul. 38-43. O vestíbulo do portão oriental interior e os dispositivos para o sacrifício. 38. Uma câmara construída dentro do vestíbulo da porta oriental (cons. vs. 40, 44. 43:17b; 46:2 e segs.), onde os sacerdotes e levitas em exercício lavariam os holocaustos. 39. No vestíbulo da porta havia duas mesas do cada lado, sobre as quais se preparava a carne para o holocausto ('olâ; Lev. 1, "aquilo que sobe", um animal ou ave totalmente consumidos sobre o altar simbolizando a submissão total do ofertante a Deus), a oferta pelo pecado (hatta't; Lv. 4:1 – 6:13, em expiação do pecado) e a oferta pela culpa ('asham; Lv. 5:14 - 6:7), na qual se faz a restituição. 40. Da banda de fora da subida para a entrada da porta do norte (Cook, ICC) estão mais quatro mesas, totalizando as oito mesas (v. 41) para os sacrifícios mencionados no versículo 39. 42. Há também quatro mesas, ou pedestais, de pedras lavradas sobre as quais se punham os instrumentos com que imolavam o holocausto. 43. Ganchos ou cavilhas estavam fixados na parede externa do vestíbulo sobre os quais se colocava as carcaças dos animais antes de esfolá-las. 44-46. As câmaras dos sacerdotes nos lados orientais dos portões do norte e do sul. 44. Há duas câmaras . . . no átrio de dentro, uma (v. 45) para o lado oriental da porta do norte e olhava para o sul, para os sacerdotes (levitas, 44:10-14) que têm a guarda do templo e a outra no lado leste da porta do sul, de frente para o norte para os sacerdotes que têm a guarda do altar (v. 46). Os sacerdotes zadoquitas. 47. As medidas do átrio do altar. Dentro do átrio interno está o átrio do altar, um quadrado de 100 côvados de lado diante (isto é, a leste) do templo, no qual fica o altar dos holocaustos. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de agosto Dia 238
Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios
12:23-28; Jeremias 11-12.
Versículo Especial: “O que me oferece sacrifício de ações de
graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que
veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).
Pensamento Bíblico: Adore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19).
Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma
oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais
mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e
não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a
glorificar a Deus, em adoração contínua.
Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira
como você aproveita o dia de hoje. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que
Deus abençoe a todos)
25 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 150 5. O côvado hebraico tinha 17,58 polegadas ou 44,65 centímetros. O côvado mais longo tinha 52,31 centímetros e a com de Ezequiel tinha cerca de 3,16 metros. 6. A porta (sha'ar) do templo é de 50 côvados de comprimento (v. 15) e 25 côvados de largura (v. 13). Contém um limiar externo de 6 côvados de profundidade e 10 côvados de largura (vs. 6, 11) com três câmaras, saletas ou salas da guarda de cada lado, cada um com 6 côvados quadrados (v. 7), com janelas chanfradas (v. 16) e protegidas do lado do corredor por um gradil ou muro baixo de 1 côvado de espessura (v. 12); umbrais ou colunas de tijolos de 5 côvados quadrados entre as passagens com aberturas chanfradas e esculpidas com palmeiras em relevo (v, 16); um limiar interno de 6 côvados de profundidade (v. 7); um vestíbulo ou varanda de 20 côvados por 8 côvados na extremidade interna da passagem, com janelas chanfradas (vs. 8, 16); e pilares ou colunas de 2 côvados de espessura (v. 9). 17-19. As trinta câmaras no pátio externo. Atravessando o portão oriental, Ezequiel e seu guia entraram no átrio exterior, situado sobre o pavimento ou terraço inferior (v. 17). Dispostas em redor do átrio há trinta curaras (para uso do povo e dos levitas que adoram no átrio exterior) defronte deste pavimento, talvez dez a leste, ao norte e ao sul, cinco de cada lado da passagem. O pavimento é de cinquenta côvados de largura, a pardo comprimento das portas externas (v.18, 15). Os quatro cantos abrigam as cozinhas do povo (46:21-24). 19. Desde a dianteira da porta exterior até a margem externa do átrio interior são cem côvados. 20-27. Os portões do norte e do sul. Os detalhes para os portões do norte o do sul correspondem aos do portão oriental, com a menção específica dos sete degraus que dão para a plataforma (vi. 22, 26). 28-47. O átrio interno e seus três portões. O átrio interior está localizado 100 côvados adentro dos portões externos (v. 19) sobre uma plataforma de oito degraus mais alta que a do átrio externo (vs. 31, 34, 37). Entra-se nele por meio de portões ao sul (vs. 28-31), a leste (vs. 32- 34) e ao norte (vs. 35.37). No vestíbulo da passagem oriental há dispositivos para a manipulação dos sacrifícios (vs. 38-43). Nos lados orientais das passagens internas ao norte e ao sul há câmaras para os sacerdotes responsáveis pelo cuidado das dependências do templo e do altar (vs. 44-46). Dentro do átrio interno está o átrio do altar (v. 47), um quadrado de 100 côvados de lado, situado a leste do Templo, no centro do qual está o altar dos holocaustos (43:13-27). As cozinhas e quartos dos sacerdotes estão situados no extremo oeste do átrio interno (42 : 1.14). O Templo propriamente dito está sobre uma plataforma de dez degraus mais alta que o átrio interno (v. 49). 28-31. O portão sul do átrio interno. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deusa abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de agosto Dia 237
Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22;
Jeremias 9-10.
Versículo Especial: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu
caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias
10:23).
Pensamento Bíblico: O Homem
não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A
resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as
pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam
com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos
voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para
dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”
Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus.( Estra Ido dos estudos
da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
24 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 148 A visão de Ezequiel da comunidade restaurada abrange um novo Templo, ao qual a glória do Senhor retorna (caps. 40-43), um novo culto de adoração, com um ministério e sistema sacrificial ideais (caps. 44-46) e uma nova terra santa redividida entre as tribos sobre novos princípios (caps. 47 ; 48). A. Um Novo Templo. 40:1 - 43:27. A área do templo, conforme descrita por Ezequiel, consiste de três terraços, sendo que no mais elevado deles, que dá para o leste, fica o Templo com os seus anexos, o átrio do templo e um grande edifício diretamente por trás dele. No terraço do meio estão as cozinhas e dependências dos sacerdotes, o átrio contendo o altar dos holocaustos e os átrios internos com três pórticos elaborados. O terraço inferior, rodeado por um muro externo, contém os átrios externos com três pórticos e as cozinhas e dependências para o povo. 1) O Plano do Novo Santuário, com seus Átrios e Quartos. 40:1 - 42:20. Ezequiel 40 1-4. Introdução. O profeta é transportado em visão para o monte do templo, onde um guia celestial o conduz em uma visita ao Templo, começando pelo portão do átrio externo. 1. No ano vinte e cinco . . . no princípio do ano, no décimo dia do mês. Março/abril 572 (573) A.C. 2. Em visões. Cons. 8:3; 11:22-25. Um monte muito alto. O Monte Sião idealizado (cons. Salmos. 48:2; Isaias. 2:2; Malaquias. 4:1; Zacarias. 14:10). Nas visões, o natural e o sobrenatural misturam-se livremente. O Templo parecia como edifício (AV, estrutura) de cidade. 3. Um homem cuja aparência era como a do bronze. Um personagem sobrenatural (cons. Apocalipse. 21:10-27). Um cordel de linho, para tomar medidas longas. Uma cana de medir, para medidas mais curtas. a) As Medidas dos Átrios. 40:5-47. 5-27. O pátio externo e seus três portões. Um muro rodeava toda a casa (v. 5), com uma cana de espessura e uma cana de altura (v. 6), com três elaboradas portas ou portões no oriente (vs. 5-16), no norte (vs. 20-23) e no sul (vs. 24-27). Sete degraus levavam a esses portões (v. 6; LXX 22, 26) que davam para o terraço ou plataforma sobre a qual estava situada toda a área do templo (v. 18). 5-16. O portão do oriente. ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de agosto Dia 236
Leituras: Lucas 16:19-31; 1
Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios 12:12-16; Jeremias 7-8.
Versículo Especial: “Que
este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será nosso guia até à morte” (Salmo
48:14).
Pensamento Bíblico: Se
Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A história do homem rico e
Lázaro demonstra as consequências de nossas escolhas na vida. A troca final de
palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão também nos recorda o poder e
suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não adianta mandar um mensageiro
do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade. A palavra revelada de Deus,
ele insiste, é suficiente.
Ação: Ouça a palavra de Deus
enquanto é tempo!. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a
todos)
23 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 147 6) O ponto do vista simbólico típico, ou, mais acertadamente, o alegórico, foi preferido pelos Pais da Igreja e pelos Reformadores. Eles descobriram no príncipe, nos sacerdotes, nas ofertas, nas medidas do templo, na corrente que brota do santuário, nas divisões tribais, etc., elementos descrevendo Cristo e as perfeições espirituais da Igreja através da dispensação do Evangelho. Esta opinião sofre da excentricidade do subjetivismo e rouba à passagem o significado para o tempo de Ezequiel. 7) Alguns vêem nela simplesmente uma parábola profética. Esses capítulos, dizem, apresentam grandes verdades espirituais em linguagem e pensamentos padrões de Ezequiel, o sacerdote. São caracterizados pela mesma minuciosidade de detalhes observada em suas visões (cap. 1), alegorias (caps. 16-23), pregações (cap. 18) e previsões (caps. 26-28; 29- 32), transmitindo assim o sentido da segurança divina. Ezequiel e outros profetas concebiam o ideal da vida futura vivida no corpo, nesta terra (veja coment. sobre 18:4; cons. Isaias. 66:20; Jeremias. 33:17, 18). A verdadeira perfeição religiosa, eles ensinavam, só se pode atingir através da presença pessoal do Senhor entre o Seu povo (cons. 48:35b). Assim, para os contemporâneos de Ezequiel no exílio da Babilônia, e para as gerações futuras, a descrição do novo Templo, culto e terra trazia conforto e edificação. A Igreja Cristã, através de toda a sua história, extrai desses capítulos, não detalhes minuciosamente alegóricos ou tipológicos de sua vida, mas o grande princípio geral da presença de Deus com o Seu povo e do poder frutificante do seu Santo Espírito. Eles apontam para a Igreja, especialmente em sua adaptação em Apocalipse. 21 e 22, para a consumação que aguarda o povo de Deus na parousia (segunda vinda) do seu Filho, que tem preparado lugares de habitação para os seus na casa do Pai. Eles fazem a Igreja se lembrar de seu caráter peregrino neste mundo, enquanto aguarda os "novos céus e a nova terra onde habita a justiça" (II Pedro 3:13). ( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de agosto Dia 235
Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios
12:7-11; Jeremias 5-6.
Versículo Especial: “Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso
cântico” (Salmo 47:7).
Pensamento Bíblico: “Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu
Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas
espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a
sociedade. Há, frequentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias
oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na
terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas
com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas
chegarem ao seu fim?”
Ação: Viva hoje
preparando-se para “o fim”. ( Estra Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus
abençoe a todos)
22 de agosto de 2023
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Ezequiel (Comentário Bíblico Moody) 146 4) Do mesmo modo há alguns cristãos que defendem que existirão um Templo literal, sacrifícios e um sacerdócio durante o Milênio, de acordo com as especificações apresentadas por Ezequiel. Entre as sérias objeções a este ponto de vista, estas devem ser observadas: a) A expiação de nosso Senhor Jesus Cristo anulou os sacrifícios do V.T. para sempre (Hebreus. 9:10-15; 10:1-4, 18). b) O velho sistema era de natureza provisional, ao qual os crentes em Cristo não precisam reverter (Gálatas. 3:23-25; 4:3.9; 5:1; Colossenses. 2:16, 17; Hebreus. 10:11-14). c) Todos os crentes, quer judeus ou gentios, são semente de Abraão. (Gálatas. 3:7, 16, 29), e membros do "Israel de Deus" (Gálatas. 6:16), um relacionamento baseado na fé, não na genealogia (Romanos. 4:11, 14, 16; 8:17; 9:6-8). Cristo derrubou "a parede da separação" (Efésios. 2:11-22), de modo que as diferenças judeu-grego, circuncisão-incircuncisão, escravo[1]livre, macho-fêmea já não têm nenhum mérito superior (Gálatas. 3:28; Colossenses. 3:11; Efésios 3:6; Romanos. 2:28, 29). d) O N.T. refere-se à Igreja como sendo o Novo Israel, no qual os adeptos do velho Israel podem participar aceitando Cristo (I Pedro 2:3-5, 8-10). As promessas feitas ao velho Israel se alargam para incluir a Igreja universal (Atos 2:39; 10:43 e segs.; 13:26; 15:14-18; Romanos. 15:9- 12). e) Não uma específica tribo ou família, mas todos os crentes são sacerdotes e têm acesso direto a Deus através do sangue de Cristo (veja Hebreus. 8:8-13, cumprindo Jeremias. 31:3-34; Lucas. 22:20; Hebreus. 9:26; 10:4-10). É um culto espiritual, não ritual, que Deus reconhece (João 4:21-24; Atos 7:48-50). f) Quando João emprega estes capítulos para descrever a Igreja de Cristo, ele remove os elementos especificamente judeus (Apocalipse. 21:9 – 22:5). Insistir em uma explicação literal da visão não nos parece necessária. Rejeitar uma interpretação literal não impossibilita a defesa de uma doutrina milenista. 5) Ainda outros defendem que o Templo de Ezequiel é uma figura representando os redimidos de todas as idades adorando Deus nos céus. Contudo, muitos dos detalhes terrenos da visão, como, por exemplo, a oferta pelo pecado, negam a sugestão de que este seja um retrato da perfeita adoração nos céus.( Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos) Que a paz do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família que Deus abençoe a todos)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de agosto Dia 234
Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6;
Jeremias 3-4.
Versículo Especial: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas
tribulações” (Salmo 46:1).
Pensamento Bíblico: Sendo Fiel
no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um
homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não
aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função,
isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais
como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os
fiéis.
Ação: Use sua
riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus. ( Estra
Ido dos estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)
ESTUDANDO A BIBLIA LIVRO POR LIVRO
Livro Marcos (William Barclay) 180 Segue a soberba (hyperefania). A palavra grega significa literalmente "alguém mostrar-se por cim...
-
Livro Miquéias (Comentário Bíblico Moody) 20 4) Paulo em suas cartas aos romanos e gálatas ensinou que não existem judeus nem gregos . ....
-
19 de Setembro Dia 262 Leituras : Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4. Versículo Espe...
-
E disse: Certamente eu serei contigo; e isto te será por sinal de que eu te enviei: Quando houveres tirado este povo do Egito, servirei...