Livro Malaquias (Comentário Bíblico Moody) 12 4. A oferta de Judá e de Jerusalém. A
terminologia do sacrifício não deve ser entendida como se ensinasse que o
ritual mosaico seria continuado depois da vinda do Senhor. Antes, esta
terminologia é um veículo conveniente dos profetas descreverem o culto na Nova Dispensação.
Quando os líderes religiosos forem transformados, a verdadeira religião retornaria
pata o povo. 5. Chegar-me-ei. Veja a exposição 3:1. A vós outros para juízo. O
processo de purificação incluiria não apenas os sacerdotes mas também o povo.
Veloz. Embora o Senhor pudesse adiar Sua vinda, quando viesse viria
subitamente, inesperadamente. E não me temem. O pecado básico daqueles que
perguntavam, "onde está o Deus do juízo?", era o desprezo para com o
Deus dos seus pais. 6. Eu, o SENHOR, não mudo. SENHOR, isto é,
"Jeová", tem nele o conceito da imutabilidade, mas a imutabilidade de
Deus também fica declarada no não mudo. É porque um Deus justo não pode jamais
alterar Sua atitude para com o pecado que o juízo, por mais adiado que seja,
certamente executará. Vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos. A
imutabilidade de Deus também é a garantia da graça de Deus. O fogo da
purificação não destruirá completamente o Seu povo. E. "Em que Havemos de
Tornar?" 3:7-12. Esta pergunta sonega a Deus a acusação de que os
israelitas o tenham roubado deixando de guardar as leis referentes ao dízimo e ofertas
alçadas (terûmâ). Mas Deus era gracioso. Através do profeta insistia com eles a
que aceitassem a situação, prometendo copiosas bênçãos se o fizessem. 7.
Desviastes dos meus estatutos. As ordenanças transgredidas referiam-se
especificamente à mordomia do dízimo e das chamadas ofertas alçadas. Eu me
tornarei. Se o povo se arrependesse, seria restaurado ao favor divino. Em que
havemos de tornar? Eles não reconheciam que tinham se desviado. ( Estudando a Bíblia
livro por livro quie Deus abençoe a todos)