27 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
27 de Agosto Dia 239
Leituras: Lucas 17:20-37; 1 Tessalonicenses 4:9-18; Salmo 51; Provérbios 13:1-6;
Jeremias 13-14.
Versículo Especial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro em mim
um espírito inabalável” (Salmo 51:10).
Pensamento Bíblico: Falsos Profetas Oferecem Conforto aos Condenados (Jeremias
14:13-16). Jeremias estava em guerra para salvar sua nação. Judá estava indo
rapidamente em direção a sua ruína, e pregadores estavam proclamando doutrinas
conflitantes. Jeremias falava a verdade. Ele falou ao povo sobre a destruição
que se aproximava por causa de sua persistência no pecado. Muitos outros
falavam mentiras. Eles asseguravam o povo de que nenhum desses terrores
apareceria. Eles lhes diziam que Deus estava satisfeito com o seu comportamento
e não haveria de puni-los. Eles mentiam. Jeremias estava certo. Deus, de fato,
destruiu esta nação infiel naquela geração. Infelizmente, muitos pregadores
hoje imitam estes falsos profetas. Necessitamos de homens com a integridade de
Jeremias!
Ação: Teste os mestres. Rejeite as palavras dos falsos profetas que aprovam e
encorajam o pecado. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
26 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 10 15. Deva fará renovar-se o que se passou. Literalmente, Deus busca aquilo que é perseguido. A idéia é que Deus ordenou o ciclo contínuo dos acontecimentos da vida, de modo que cada qual tem o seu tempo predeterminado. O quadro é de Deus continuamente perseguindo as coisas que já passaram a fim de capturá-las, causando a repetição destas. B. Pela Falta da Imortalidade. 3:16-22. O fracasso da justiça na vida deveria ser retificado em alguma vida futura, mas não é; pois na morte todos os homens retornam ao pó, exatamente como os animais. 16. No lugar do juízo. Nos tribunais, onde se espera que haja a devida administração de justiça, há, entretanto, maldade e maldade ainda. 17. Deus julgará o justo. O autor sugere uma solução para o problema – Deus um dia irá acertar os erros cometidos, pois há tempo que ele estipulou para todas as coisas. 18. Para que Deus os prove. Aqui o autor se contradiz, oferecendo outra solução para a dificuldade. Deus está apenas demonstrando aos homens que, apesar de sua inteligência, eles não diferem dos animais quanto ao valor. A palavra prove é geralmente traduzida para "teste" ou "experimente"; isto é, os homens estão sujeitos à disciplina da vida para que vejam que são em si mesmos como os animais. 21. Quem sabe que o fôlego de vida dos filhos dos homem se dirige para cima. A E.R.A. implica em uma crença da parte do autor em algum tipo de imortalidade. Mas o texto ficaria talvez melhor traduzido, como na RSV: quem sabe se o fôlego da vida dos filhos dos homens se dirige para cima. O autor proclamou no versículo anterior que não há uma vida posterior onde a injustiça possa ser retificada. Aqui ele acrescenta que mesmo se houvesse, ninguém tem prova disso; portanto a coisa melhor a fazer para o homem é alegrar-se ... nas suas obras (3:22) enquanto pode. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a
MEDITAÇÃO DO DIA
26 de Agosto Dia 238
Leituras: Lucas 17:11-19; 1 Tessalonicenses 4:1-8; Salmo 50; Provérbios
12:23-28; Jeremias 11-12.
Versículo Especial: “O que me oferece sacrifício de ações de
graças, esse me glorificará; e ao que prepara o seu caminho, dar-lhe-ei que
veja a salvação de Deus” (Salmo 50:23).
Pensamento Bíblico: Adore o Senhor com Gratidão (Lucas 17:11-19).
Esta história da cura de dez leprosos deveria dar a todos os cristãos uma
oportunidade para se examinarem. Jesus limpou-nos de uma coisa muito mais
mortífera do que a lepra. Somos em nossas vidas como os nove, que se foram e
não voltaram? Nossa gratidão pela salvação do pecado tem que nos motivar a
glorificar a Deus, em adoração contínua.
Ação: Adore o Deus que nos limpa do pecado. Mostre sua gratidão pela maneira
como você aproveita o dia de hoje. ( Estra-ido
dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
25 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 9 III. O Tema Demonstrado (II). 3:1 – 4:16. Eclesiastes 3 A. Pelas Leis de Deus. 3:1-15. Tudo o que faz parte da vida, inclusive a atividade humana, faz parte de um ciclo determinado. Embora o homem anseie por algo mais, nada pode fazer a respeito disso. Deve se contentar com o pouco de felicidade que tem enquanto se ocupa desta roda infinita de acontecimentos. 1. Tudo. Literalmente, para tudo, isto é, o conjunto das coisas. Tudo na natureza e na vida humana está sob um esquema estabelecido. Há um tempo (um período determinado) e um tempo (um acontecimento predeterminado) para tudo o que acontece sob o sol. Os incidentes aparentemente ocasionais, todos fazem parte de um imenso plano. 3. Tempo de matar. A matança que acontece na guerra, na autodefesa, no juízo, nunca é acidental. Isto encontra eco na linguagem moderna dentro da expressão "chegou a hora dele partir". 5. Tempo de espalhar pedras. À luz do restante do versículo, a interpretação judia parece a melhor, isto é, uma metáfora que se aplica ao ato do casamento. 7. Tempo de rasgar. Isto é uma referência à prática de se rasgar roupas em sinal de aflição (veja Gênesis. 37:29; Jó 1:20). O tempo de coser é quando a tristeza já foi aquietada. Isto então seria um paralelo da parte final do versículo e daria a idéia de que o tempo de estar calado referese a um período de profundas emoções (cons. Levitico. 10:3). 11. Tudo. . . formoso. Embora a palavra formoso seja geralmente usada no V.T. com o sentido de beleza física, parece que esta é uma alusão a um conceito igual ao de Gênesis. 1:31 referindo-se à "propriedade" de toda a criação. Tudo (lit. o todo) é exatamente como Deus quer que seja. A frase pôs a eternidade no coração tem uma variedade de interpretações. A tradução da E.R.C., o mundo, é um tanto desarmoniosa dentro do contexto e opõe-se ao uso da palavra em outras passagens. Os versículos precedentes parecem exigir que a palavra seja traduzida em seu sentido normal de "eternidade". O autor está sugerindo o contraste entre o tempo (ocorrências individuais) e a eternidade (continuidade sem limites discerníveis). Deus ordenou todos os acontecimentos da vida de acordo com a Sua vontade. Ele também deu a mente aos homens que percebem, além das ocorrências diárias, a extensão total da vida. Contudo a mente humana foi limitada, para que não possa descobrir as obras que Deus fez; ela jamais consegue resolver os aparentes paradoxos da vida. Deus deu ao homem o poder de raciocinar, mas não lhe deu o suficiente para desenredar todos os mistérios. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
25 de Agosto Dia 237
Leituras: Lucas 17:1-10; 1 Tessalonicenses 3; Salmo 49; Provérbios 12:17-22;
Jeremias 9-10.
Versículo Especial: “Eu sei, ó Senhor, que não cabe ao homem determinar o seu
caminho, nem ao que caminha o dirigir os seus passos” (Jeremias
10:23).
Pensamento Bíblico: O Homem
não Pode Dirigir Seus Próprios Passos (Jeremias 10:23-24). A
resposta da Bíblia para as filosofias humanas é clara: não dão certo! Quando as
pessoas procuram explicar sua existência e propósito sem Deus, elas terminam
com incontáveis perguntas e nenhuma resposta satisfatória. Em vez de nos
voltarmos para filosofias pomposas, precisamos voltar-nos para Deus, para
dizer: “Castiga-me, ó Senhor, mas em justa medida.”
Ação: Encontre seu propósito de vida na palavra de Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
24 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 8 D. Pelo Destino de Todos os Homens. 2:12-17. O autor fez uma comparação entre a sabedoria e a loucura e admitiu que a sabedoria tenha certa utilidade pelo fato de evitar que se sofra desnecessariamente. Aras o lucro só. é temporário, pois tanto o sábio como o tolo morrem e são esquecidos. 14. Os olhos do sábio estão na sua cabeça. O sábio tem condições de ver o que está a sua frente e então escolhe o caminho que lhe dá maior prazer; enquanto o néscio precisa tatear a procura do seu caminho, descobrindo o prazer por acaso. Alas a vantagem não é duradoura porque o mesmo lhes sucede a ambos. E. Pelo Trabalho Humano. Ele tinha desgosto não somente com a vida, mas também com o labor humano. Algum dia ele terá de deixar o esforço do seu trabalho diligente nas mãos de alguém que talvez será descuidadoso ou com alguém que não havia feito nada para merecê-lo. 20. Então me empenhei. Ficaria melhor, então me virei. O verbo se usa com referência à atitude física de voltar o corpo. Fala aqui de um viajante que se volta para contemplar a estrada que palmilhou. O verbo que se encontra nos versículos 11 e 12, é diferente; fala de uma volta mental. O que ele viu quando se voltou levou-o a "desesperar-se de todo trabalho" feito, pois sentiu que a estrada palmilhada não valera o esforço e o desconforto que existiu. 21. A quem por ele não se esforçou. Não apenas acontece do herdeiro ser um tolo, mas há ainda a possibilidade desesperadora da riqueza pela qual se trabalhou com tanto cuidado cair nas mãos de alguém que, não tendo nunca trabalhado por ela, não. A preze condignamente e a desperdice. F. Conclusão: Desfrute a Vida Enquanto Pode. 2: 24-26. Embora os prazeres da vida sejam temporários, e não satisfaçam completamente, pelo menos são reais. Portanto, o melhor que um homem pode fazer sob as circunstâncias é desfrutar do fruto do seu trabalho enquanto pode. 24. Da mão de Deus. A vontade de Deus é que o homem obtenha o seu prazer comendo, bebendo e trabalhando. Uma vez que o autor acha que dentro da providência divina isto é o máximo que o homem pode desfrutar, recomenda que cada um viva a vida que Deus lhe dá. 25. A AV implica na idéia: "Quem pode experimentá-lo melhor do que eu?" Mas talvez a melhor maneira de ler o versículo, à luz do contexto, é na versão grega, separado deste (isto é, de Deus). 26. Ao homem que lhe agrada. O autor não está fazendo um julgamento moral aqui, pois a palavra agrada significa simplesmente "resolve favorecer", enquanto o pecador é aquele com o qual Deus se aborrece. Ele está apresentando outro motivo para a sua filosofia de vida; não há nenhuma consistência discernível para a conduta divina. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
24 de Agosto Dia 236
Leituras: Lucas 16:19-31; 1 Tessalonicenses 2:13-20; Salmo 48; Provérbios
12:12-16; Jeremias 7-8.
Versículo Especial: “Que este é Deus, o nosso Deus para todo o sempre; ele será
nosso guia até à morte” (Salmo 48:14).
Pensamento Bíblico: Se Eles Não Ouvem . . . (Lucas 16:19-31). A
história do homem rico e Lázaro demonstra as conseqüências de nossas escolhas
na vida. A troca final de palavras entre o homem condenado (rico?) e Abraão
também nos recorda o poder e suficiência da palavra de Deus. Abraão diz que não
adianta mandar um mensageiro do túmulo para contar os fatos sobre a eternidade.
A palavra revelada de Deus, ele insiste, é suficiente.
Ação: Ouça a palavra de Deus enquanto é tempo! (
Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
23 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
MEDITAÇÃO DO DIA
23 de Agosto Dia 235
Leituras: Lucas 16:14-18; 1 Tessalonicenses 2:1-12; Salmo 47; Provérbios
12:7-11; Jeremias 5-6.
Versículo Especial: “Deus é o rei de toda a terra; salmodiai com harmonioso
cântico” (Salmo 47:7).
Pensamento Bíblico: “Porém, que Fareis Quando estas Cousas Chegarem ao Seu
Fim?” (Jeremias 5:30-31). Muitas pessoas fazem escolhas
espirituais na base dos benefícios imediatos para eles mesmos ou para a
sociedade. Há, freqüentemente, pouco pensamento com a eternidade. Jeremias
oferece a análise de Deus: “Cousa espantosa e horrenda se anda fazendo na
terra: os profetas profetizam falsamente, e os sacerdotes dominam de mãos dadas
com eles; e é o que deseja o meu povo. Porém, que fareis quando estas cousas
chegarem ao seu fim?”
Ação: Viva hoje
preparando-se para “o fim”. ( Estra-ido dos Estudos
da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
22 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 5 4. Geração vai. Aqui o hebraico usa particípios – uma geração está sempre saindo do cenário e outra está sempre entrando. O homem nasce somente para ser erguido pela maré, e então sai de cena. Mas em contraste, a terra permanece para sempre, novamente um particípio que expressa continuidade. O homem, que foi feito da terra, tem vida curta e morre, mas o material do qual foi formado continua permanente. Esta cansativa repetição também se observa no "sol" (1:5), no "vento" (1:6) e nos "rios" (1:7). 8. Todas as coisas são canseiras. A frase são canseiras fica mais bem traduzida assim do que são trabalhosas, referindo-se ao fato de que todas as coisas da vida são monótonas e fúteis, que onde quer que se olhe, encontra-se a mesma roda cansativa e infinita de atividades. Ninguém as pode exprimir. É impossível pôr em palavras a futilidade de tudo. Na realidade nunca produz verdadeira satisfação aos olhos ou ouvidos do homem. 11. Não há lembrança das coisas que precederam. É a razão do "nada novo" do versículo 10 e provavelmente ficada melhor traduzido para homens que precederam. O homem não só é perseguido por sua incapacidade de realizar qualquer coisa digna de valor, mas também pela percepção de que até mesmo a lembrança dos seus esforços será logo esquecida. Eis a resposta completa à pergunta do versículo 3: "Que proveito tem o homem? " Ele nada ganha, nem mesmo a lembrança de sua luta. O mundo da natureza é fútil; a atividade humana também é fútil. B. Pelo Conhecimento. 1:12-18. O autor buscava o conhecimento mais do que qualquer outra pessoa, mas não encontrou satisfação duradoura, pois o 'mundo continuava cheio de problemas que não podiam ser resolvidos. 14. Correr atrás do vento é uma tradução melhor do que aborrecimento do espírito, constituindo uma referência à atividade humana fútil e sem alvo, pois ninguém pode realmente tomar posse da satisfação. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
22 de Agosto Dia 234
Leituras: Lucas 16:1-13; 1 Tessalonicenses 1; Salmo 46; Provérbios 12:1-6;
Jeremias 3-4.
Versículo Especial: “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas
tribulações” (Salmo 46:1).
Pensamento Bíblico: Sendo Fiel
no Que é Pouco (Lucas 16:1-13). A parábola do administrador infiel mostra um
homem usando os recursos ao seu alcance para se preparar para o futuro. Ela não
aprova a desonestidade, mas nos lembra que nós seremos tirados da nossa função,
isto é, da posse dos bens materiais. E a lição? Use as “pequenas” coisas, tais
como o dinheiro, para servir àquele que proporcionará um lar eterno para os
fiéis.
Ação: Use sua
riqueza terrestre para glorificar seu verdadeiro proprietário: Deus. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
21 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 4 B. O Tema. 1:2, 3 1:2, 3. Toda a existência humana, quando vivida longe de Deus, é frustrante e insatisfatória. Todos os prazeres e coisas materiais da vida, quando buscadas por causa delas mesmas, nada produzem a não ser a infelicidade e um senso de futilidade. 2. Vaidade de vaidades! A palavra vaidade significa basicamente "alento" (veja Isaias. 57:13) ou "vapor" (veja Provérbios. 21:6), como o do hálito condensado que se respira em um dia frio. Aqui parece implicar em ambos: 1) aquilo que é transitório e 2) aquilo que é fútil. Enfatiza a rapidez com a qual as coisas desaparecem e o pouco que oferecem enquanto de posse delas (cons. Tiago. 4:14). Este conceito recebeu ênfase maior pelo uso repetido do superlativo, vaidade de vaidades. A frase, tudo é vaidade, é literalmente, o tudo é vaidade, isto é, a coisa toda, a totalidade da existência é vã. Isto, entretanto, precisa ser compreendido, não com referência ao universo, mas a todas as atividades da vida terrena, as coisas "sob o sol" do versículo 3. O contexto posterior indica isto com bastante clareza. O autor não é um rematado pessimista; ele está simplesmente sendo pessimista em relação à existência humana que produz satisfação longe de Deus. 3. Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho. Da raiz, "restar", a palavra proveito transmite aqui mais a idéia de "vantagem" do que de "lucro" (cons. 7:11). Se uma pessoa encara a vida simplesmente em termos de valores terrenos, não há nenhuma vantagem discernível para lutar e labutar. O autor prossegue então para provar sua tese por meio de um exame dos vários setores da atividade humana. II. O Tema Demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela Vida Humana em Geral. 1:4-11. A vida é uma repetição infinita e sem significado. O trabalho humano nada alcança de permanente; só a terra permanece para sempre. O curso da atividade humana é tão monótono e sem alvo quanto aos processos da natureza. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
21 de Agosto Dia 233
Leituras: Lucas 15:20-32;
Colossenses 4:10-18; Salmo 45; Provérbios 11:27-31; Jeremias 1-2.
Versículo Especial: “O fruto
do justo é árvore de vida, e o que ganha almas é sábio” (Provérbios
11:30).
Pensamento Bíblico: Um
Irmão Ciumento (Lucas 15:20-32). Depois de dispor seu assunto em
três parábolas, Jesus agora começa a trabalhar em terreno novo, corrigindo os
fariseus que se consideravam justos (veja 15:2). O perdido pode voltar. O Pai e
seus servos se alegram quando ele volta. Este irmão mais velho reflete a
atitude dos fariseus (e talvez de alguns cristãos?) que se sentiram postos de
lado, quando os pecadores vieram a Deus. O ciúme é mortífero!
Ação: Você conhece pessoas que
precisam ser conduzidas de volta ao Senhor. Tente salvar uma hoje! ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
20 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 3 ESBOÇO I. Introdução. 1:1-3. A. O título. 1:1. B. O tema. 1:2, 3. II. O tema demonstrado (I). 1:4 – 2:26. A. Pela vida humana em geral. 1:4-11. B. Pelo conhecimento. 1:12-18. C. Pelo prazer. 2:1-11. D. Pelo destino de todos os homens. 2: 12-17. E. Pelo trabalho humano. 2:18-23. F. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 2:24 -26. III. O tema demonstrado (II). 3:1 – 4:16. A. Pelas leis de Deus. 3:1-15. B. Pela falta de imortalidade. 3:16-22. C. Pela opressão do mal. 4:1-3. D. Pelo trabalho. 4:4-6. E. Pela miserável acumulação de riquezas. 4:7-12. F. Pela natureza transitória da popularidade. 4:13-16. IV. Palavras de Conselho (A). 5:1-7. V. O tema demonstrado (III). 5:8 – 6:12. A. Pelas riquezas que se podem desfrutar. 5:8-20. B. Pelas riquezas que não podem ser desfrutadas. 6:1-9. C. Pela fixidez do destino. 6:10-12. VI. Palavras de conselho (B). 7:1 – 8:9. A. A honra é melhor que o luxo. 7:1. B. A sobriedade é melhor que a frivolidade. 7: 2-7. C. A precaução é melhor que a precipitação. 7: 8-10. D. A sabedoria com as riquezas é melhor que a sabedoria sozinha. 7:11, 12.E. A resignação é melhor que a indignação. 7:13, 14. F. A moderação é melhor que a intemperança. 7: 15-22. G. Os homens são melhores que as mulheres. 7:23-29. H. Às vezes é melhor concordar que ter ramo. 8:1-9. VII. O tema demonstrado (IV). 8:10 - 9:16. A. Pela incongruência da vida. 8:10-14. B. Conclusão: Desfrute da vida enquanto pode. 8:15 – 9:16. VIII. Palavras de conselho (C). 9:17 - 12: 8. A. Algumas lições sobre sabedoria e loucura. 9:17 - 10:15. B. Algumas lições sobre o governo dos reis. 10:16-20. C. Algumas lições sobre o excesso de cautela. 11:1-8. D. Algumas lições sobre como desfrutar a vida. 11:9 – 12:8. IX. Epílogo. 12: 9-14. A. O alvo do pregador. 12: 9, 10. B. Um elogio aos seus ensinamentos. 12:11, 12. C. A conclusão do assunto. 12:13, 14. COMENTÁRIO Eclesiastes 1 I. Introdução. 1:1-3. A. O Título. 1:1 1:1. Salomão, embora não esteja identificado pelo nome, torna-se o porta-voz literário das observações e convicções do autor. Ele é o rei de Jerusalém que, por causa de sua riqueza, sabedoria e preocupações terrenas, tem ampla oportunidade para experimentar a vida na sua totalidade. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
20 de Agosto Dia 232
Leituras: Lucas 15:11-19; Colossenses 4:1-9; Salmo 44; Provérbios 11:22-26;
Isaías 64-66.
Versículo Especial: “Perseverai na oração, vigiando com ações de graças” (Colossenses
4:2).
Pensamento Bíblico: O Filho
Perdido (Lucas 15:11-19). Esta é a
terceira de uma série de parábolas sobre os perdidos. Três pessoas principais
são apresentadas: um pai e dois filhos. Estes versículos chamam a atenção para
os maus caminhos do filho mais novo (o pródigo). Pródigo significa gastador, e
essa palavra descreve este jovem, quando ele esbanjava os recursos que seu pai
havia doado a ele.
A comparação com este filho é clara.
Ele é qualquer pessoa que gasta sua vida e os recursos que Deus lhe deu. O
dinheiro se acaba, a vida é jogada fora e não há satisfação duradoura na
libertinagem e no pecado.
Este filho caiu em si e resolveu voltar
a seu pai. Quando desgarramos de Deus, precisamos ter a mesma determinação para
voltar com humildade.
Ação: Você está separado de Deus pelo pecado? Volte hoje mesmo!. ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a
Todos
19 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Eclesiastes (Comentário Bíblico Moody) 2 INTRODUÇÃO Título. O livro de Eclesiastes conservou o nome que tem na versão grega, isto é, ekklesiastes, "assembléia". A palavra hebraica, qohelet, "aquele que se reúne em assembléia". Considera-se que isto significa: 1) "aquele que coleciona" ditos sábios (cons. 12:9, 10), ou 2) "aquele que se dirige a uma assembléia", isto é, um pregador ou orador, implicando na idéia de que alguém reúne um grupo em assembléia com o propósito de lhe falar. Aceita-se de maneira geral que constitui um título técnico para indicar um ofício. Data e Autoria. Até o século dezenove cria-se de modo geral que Salomão escrevera o livro em sua totalidade. Atualmente grande parte dos mestres concordam que Salomão não foi o autor, mas antes que a obra é o produto de época pós-exílica. Contudo, costumam aceitar geralmente que a figura central do livro é Salomão e que o autor desconhecido o usou como artifício literário para transmitir sua mensagem. Ele não tinha a intenção de enganar seus leitores originais, e sem dúvida ninguém foi realmente enganado. A falta de certeza quanto à autoria não destrói a canonicidade do livro. Propósito. O principal alvo do autor é mostrar, a partir da experiência pessoal, que todos os alvos e bênçãos terrenos, quando buscados como fins em si mesmos, levam à insatisfação e ao vazio. O bem mais alto da vida jaz na reverência e obediência a Deus, e no desfrutar da vida enquanto for possível. Assim, o autor foi um homem de fé; só foi cético quanto à sabedoria e diligências humanas. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
19 de Agosto Dia 231
Leituras: Lucas 15:1-10; Colossenses 3:18-25; Salmo 43; Provérbios 11:16-21;
Isaías 62-63.
Versículo Especial: “Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos
de Deus por um pecador que se arrepende” (Lucas 15:10).
Pensamento Bíblico: Encontrando
os Perdidos (Lucas 15:1-10). Estes versículos
contêm as primeiras duas de três parábolas sobre os perdidos. Estas duas (a
ovelha perdida e a moeda perdida) ressaltam as comemorações do céu quando o
perdido é achado e recuperado. A atitude de Deus é diretamente oposta à atitude
dos fariseus (v. 2). Eles desprezavam os pecadores. Deus os ama e quer tê-los
de volta. Qual atitude mostramos com nossas ações?
Ação: Procure os perdidos. ( Estra-ido dos
Estudos da Biblia.net.Que Deus abençoe a Todos
18 de agosto de 2022
ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO
Provérbios (Comentário Bíblico Moody) 78 2. Que te direi meu filho? Três vezes a palavra "filho" foi usada na forma aramaica bar, como no Salmos. 2:12. 3. Os reis. Novamente, uma forma aramaica. 4. Não é próprio dos reis. A escolha do negativo é peculiar, como em 12:28. A LXX segue um texto diferente, mas o hebraico parece o preferível. Delitzsch sugere esta tradução: "Que não seja. " É a tradução mais difícil e, conforme geralmente se aceita, a mais difícil é a preferida. 6. Dai bebida forte. Conforme mencionamos em 23:31, isto não constitui Uma permissão para ingerir bebida alcoólica com moderação, como Fritsch sugere, nem um conselho cínico (Oesterley). Talvez recomende o álcool como remédio (Toy). Delitzsch menciona o vinho oferecido nas execuções pelas mulheres nobres de Jerusalém, com base neste versículo (cons. Marcos. 15:23). Mais provável, contudo, é que o versículo seja um comparativo negativo (cons. 8:10). Apesar dos outros, você não deve tomá-lo. Vinho, mulheres e música constituem o velho trio aviltante. Um rei tem uma responsabilidade mais elevada, conforme vemos nos versículos 8 e 9. C. Poema Alfabético Sobre a Mulher Virtuosa. 31:10-31. O alfabeto nesta obra está completo, como em Lamentações 1 e Salmo 119. (Lamentações 2, 3 e 4 têm as letras Ayin e Pe invertidas. Alguns dos salmos alfabéticos têm irregularidades menores.) Considerando que foi descoberto um alfabeto ugarítico datado do século quinze, obras alfabéticas já não precisam mais ser consideradas como mais recentes. 10. Mulher virtuosa. Literalmente, uma esposa nobre. A mesma frase como em 12:4. Fritsch faz observações sobre o elevado status da mulher apresentado em 12:4; 18:22; 19:14 e outras passagens. 15. Mantimento à sua alma. As palavras hebraicas para alimento e porção são fora do comum, mas foram usadas de maneira muito semelhante em 30:8. 16. Examina uma propriedade. Oesterley observa que isto é um exagero, uma vez que "essas coisas estavam inteiramente fora da esfera de atividades de uma mulher". Poderemos realmente ser assim dogmáticos? Não temos a tendência de julgar o Israel antigo segundo os moldes dos árabes modernos? 18. Lâmpada. O candeeiro dos tempos antigos. Será que isto se refere a um costume de manter as lâmpadas acesas a noite inteira? O significado é que ela tem abundância de azeite. Contraste com Mateus. 25:8. 19. Fuso... Roca. A palavra para "fuso" só foi usada aqui. "Roca" em um outro lugar parece significar "cajado". A mulher hebréia não tinha roda de fiar, mas girava uns pesos com a forma de rosquinhas sobre varetas, para formar fios. Isto constituía seu fuso. Atualmente a palavra foi encontrada no ugarita referindo-se a um instrumento feminino, mas o contexto acrescenta poucos detalhes (Story, op. cit., pág. 329). 21. Escarlate. A LXX diz dupla, usando vogais diferentes. Isto se encaixaria bem por causa da menção do frio, mas a mudança não é necessária. A palavra significa roupa boa. 26. Sabedoria. Suas virtudes não se constituem de mera diligência. A sabedoria, a bondade e a nobreza também são suas características - o que não acontece com uma mulher. Indolente. Estas virtudes, típicas no Livro de Provérbios, são rematadas pelo fato dela "temer ao Senhor" (v. 30; cons. 1:7). O livro termina como começa, com aquela sabedoria que teme ao Senhor. (.Que a paz Salvadora do Mestre Jesus esteja sobre sua vida e família)).Que Deus abençoe a todos.)
MEDITAÇÃO DO DIA
18 de Agosto Dia 230
Leituras: Lucas 14:25-35;
Colossenses 3:12-17; Salmo 42; Provérbios 11:12-15; Isaías 60-61.
Versículo Especial: “Acima
de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição” (Colossenses
3:14).
Pensamento Bíblico: Características do Povo
de Deus (Colossenses 3:12-17). Paulo faz uma lista de
diversas qualidades daqueles que amam o Senhor. Leia-as todas, e preste atenção
nestas: os cristãos perdoarão (v.13), amarão (v.
14), deixarão que a paz de Deus reine (v. 15) e farão
tudo no nome do Senhor Jesus (v. 17). Estes versículos oferecem um
claro e belo contraste com a pessoa ímpia, descrita no trecho anterior.
Ação: “E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em
ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus . . .” (Colossenses 3:17). ( Estra-ido dos Estudos da Biblia.net.Que Deus
abençoe a Todos
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