28 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 95  3) Entrevista com o Jovem Rico. 19:16-30. 16. Que farei de bom? Este jovem interrogador (chamado de "príncipe" por Lucas) tinha por certo que a vida eterna se obtinha através da realização de feitos. 17. Perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Marcos e Lucas indicam que Jesus foi por ele chamado de "Bom Mestre". Nosso Senhor experimentou o seu interrogador fazendo-o reconsiderar o que realmente achava de Jesus, e depois o conduziu àquilo que Deus já revelou em Sua Lei. 18, 19. Jesus citou o sexto, o sétimo, o oitavo, o nono e o décimo mandamentos do Decálogo, e um resumo da segunda tábua – amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não foram apresentados meios de salvação (esse nunca foi o propósito da Lei), mas sua intenção foi a de indicar a necessidade do jovem. 20. Tudo isso tenho observado. Não foram palavras de uma pessoa cheia de justiça própria descarada, mas de alguém que pensava que a conformidade nas aparências constituía a guarda da Lei. 21. Perfeito. Completo, maduro, sem a falta que ele sentia haver. Vai, vende, dá. Jesus desmascarou o problema do jovem demonstrando um dos seus efeitos. A exortação de se desfazer dos seus pertences rapidamente revelou como ele se encontrava longe de entender o espírito dos mandamentos divinos. Vem, e segue-me. Aqui está o apelo positivo para confiar em Cristo. 22. Retirou-se triste. A perspectiva de abandonar seus muitos haveres perturbou-o tanto que ele deixou de atingir o alvo procurado. 23. Dificilmente entrará um rico. A dificuldade com as riquezas não jaz na sua posse (muitos homens justos nas Escrituras possuíam riquezas – Abraão, Jó, José de Arimatéia) mas na falsa confiança que elas inspiram (I Timóteo. 6:17; Marcos. 10:24). 24. Camelo e fundo de uma agulha têm significado literal, comprovado por um provérbio talmúdico semelhante usado com a figura de um elefante. A comparação teve a intenção de mostrar uma impossibilidade, citando a maior das bestas conhecidas na Palestina e a menor das aberturas. 25. Quem pode ser salvo? Parece que os discípulos endossavam até certo grau o ponto de vista corrente de que as riquezas indicavam favor divino. Daí, se os ricos forem excluídos, como poderiam os outros se salvar? Talvez fosse latente o pensamento de que todos os homens são afligidos até um certo grau pelo desejo de obter riquezas neste mundo. 26. Sucintamente Jesus declarou que a salvação é obra de Deus. Deus pode dominar essa falsa confiança nas riquezas humanas e fornecer verdadeira justiça. (Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

28 de setembro Dia 271  

Leituras: Lucas 24:28-35; Tito 3:9-15; Salmo 78:52-72; Provérbios 19:18-23; Ezequiel 23.

Versículo EspecialO que torna agradável o homem é a sua misericórdia; o pobre é preferível ao mentiroso” (Provérbios 19:22).  

Pensamento Bíblico: Corações Ardentes (Lucas 24:28-35). Jesus, o “estranho” que acompanhou os dois homens a caminho de Emaús, finalmente se revelou e então desapareceu. Os homens ficaram tão emocionados que, ainda a tão adiantada hora, viajaram de volta mais de doze quilômetros para Jerusalém para compartilhar as boas novas. Seus corações estavam em fogo, e eles não podiam guardar a mensagem do evangelho só para si.  

Ação: Pense sobre o eterno valor do evangelho. Pode hoje você guardá-lo só para si? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

27 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 93  9, 10. Não sendo por causa de relações sexuais ilícitas (conf. com 5:31). Se fornicação deve ser entendido também como adultério (uma identificação bem incerta no N.T.), então nosso Senhor permitiu o divórcio só em caso de infidelidade da mulher. (Entre os judeus, só os maridos podiam se divorciar. Marcos, escrevendo para leitores gentios, declara também o oposto, Marcos. 10:12). Entretanto, se fornicação tem de ser tomada no seu sentido costumeiro, referindo-se aqui à falta de castidade da noiva durante o compromisso (conf. com suspeitas de José, Mateus. 1:18, 19), então Cristo não deixou lugar a qualquer tipo de divórcio entre pessoas casadas. Assim ele não concordou nem com Shammai nem com Hillel. Um tão alto e restrito padrão para o casamento teria sido o responsável pelo protesto dos discípulos, não convém casar. Não parece provável que os discípulos, depois de se embeberem com os ideais de Jesus, sentissem que limitar o divórcio aos casos de adultério fosse um fardo intolerável. 11. Nem todos são aptos para receber este conceito, isto é, a declaração dos discípulos. Ainda que às vezes o casamento possa não ser o ideal nem todos os homens são constituídos de forma a poderem se abster. 12. Alguns são incapazes para o casamento por causa de defeitos congênitos; outros por causa de danos ou restrições impostas pelos homens. Outros ainda podem prescindir do privilégio do casamento a fim de se devotarem mais completamente ao serviço de Deus (Paulo, por exemplo, I Coríntios. 7:7, 8, 26, 32-35). Esta declaração certamente não faz restrições ao casamento; antes, finaliza uma conversa na qual o casamento foi exaltado ao seu original estado de pureza. 2) A Bênção das Crianças. 19:13-1 5. As crianças deviam ser muito pequenas, algumas talvez fossem bebês (Marcos. 10:16). Os discípulos não gostaram da intromissão e repreenderam os pais que trouxeram (conf. Marcos. 10:13; Lucas. 18:15). Jesus, entretanto, estava sempre interessado nos jovens e fracos. Durante o delicioso momento, fez os discípulos se lembrarem de uma lição esquecida (18:3). Dos tais é o reino dos céus. Considerando que a entrada no seu Reino exige que os homens se transformem em crianças na fé, os discípulos fariam melhor se fossem bondosos com as verdadeiras crianças.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


27 de Setembro Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

26 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 92  34,35. O entregou aos verdugos. Eis aí o ponto crítico da interpretação. Não pode se referir à eterna ruína de alguém que foi verdadeiramente salvo, pois entraria em conflito com os mais claros ensinamentos de outras passagens. Não pode se referir também a algum purgatório contrário às Escrituras. Mas o fato de que o servo foi perdoado torna impossível que ele fosse um crente simplesmente professo. Entretanto, se encaramos os tormentos como males temporais com os quais o Pai celeste aflige os crentes que não perdoam, as dificuldades anteriores são evitadas. Verdugos (basanistaî) deriva-se do verbo basanizô, o qual se usa para descrever doenças (Mateus. 4:24; 8:6), e circunstâncias adversas (Mateus. 14:24). Ló "afligia a sua alma" em contato com os homens maus (II Pedro. 2:8) Tais tormentos Deus usa para castigar e produzir um espírito adequado entre os seus filhos (I Coríntios. 11:30-32). Assim, o perdão divino aqui é aquele que devemos experimentar diariamente para podermos desfrutar da comunhão perfeita como nosso Pai celestial, e isto se encaixa bem neste contexto no qual se discute o relacionamento entre crentes (vs, 16-20). B. Na Pereia. 19:1 – 20:16. Mateus observa a saída de Jesus da Galileia e descreve a última viagem a Jerusalém. Uma comparação com Lucas. 9:51 – 18:14 indica outra viagem a Jerusalém e um ministério que durou alguns meses. Assim um intervalo de talvez seis meses deve ser colocado em 19:1 entre deixou a Galileia e foi para o território da Judéia, além do Jordão. Mateus 19 1) Ensinamentos sobre o Divórcio. 19:1-12. 1. Além do Jordão. Da palavra grega peran (além) veio o nome "Peréia" para o distrito do lado oriental do rio Jordão. 3. É licito ao marido repudiar sua mulher por qualquer motivo? A severa escola de Shammai defendia a legalidade do divórcio só quando a conduta da esposa era discutível. Hillel, entretanto, interpretou Deuteronômio. 24:1 da maneira mais ampla possível, e permitiu o divórcio por todas as causas concebíveis. Então a pergunta feita a Jesus foi: "Você concorda com a mais prevalecente interpretação (de Hillel)?" 4-6. Em vez de se colocar ao lado de qualquer posição, Jesus cita o propósito divino na criação (Gn. 1:27; 2:24). Considerando que o propósito de Deus exigia que o homem e a mulher fossem uma só carne, qualquer ruptura no casamento contraria a vontade de Deus. 7,8. Por que mandou então Moisés? A citação que fizeram de Moisés (Deuteronômio. 24:1 e carta de divórcio, em oposição a Jesus, provou que não sabiam interpretar esse regulamento. Pois a provisão era uma proteção às mulheres contra os caprichos dos homens, não uma autorização para os maridos se divorciarem à vontade.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

27 de Setembro  Dia 270  

Leituras: Lucas 24:13-27; Tito 3:1-8; Salmo 78:23-51; Provérbios 19:12-17; Ezequiel 21-22.  

Versículo Especial“Quem se compadece do pobre ao Senhor empresta, e este lhe paga o seu benefício” (Provérbios 19:17).  

Pensamento Bíblico: “Não Convinha que o Cristo Padecesse”? (Lucas 24:13-27). Dois homens que haviam seguido a Jesus caminhavam na estrada que vai de Jerusalém a Emaús, confundidos pelos acontecimentos dos últimos dias. Eles explicavam a um estranho que eles esperavam que Jesus resgatasse Israel, mas essas esperanças foram esmagadas quando ele foi morto. O “estranho” mostrou que os homens não haviam entendido a missão messiânica.  A cruz não impediu a redenção; ela a tornou possível.  

Ação: Agradeça a Deus por Jesus ter morrido ressurgido.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

25 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 91  18. Tudo o que ligardes na terra (conf. 16:19). A decisão da congregação em tais assuntos, tomada através de oração, da Palavra e do Espírito, será ratificada no céu. Veja também João. 20:23. 19,20. A promessa de que a oração será atendida se ao menos dois de vós concordarem fornece uma prova adicional de que as decisões tomadas através de oração pela congregação, nas questões de disciplina, serão divinamente aprovadas. Essa promessa relativa à oração de comum acordo deve ser considerada à luz de outros ensinamentos de Cristo sobre o assunto (conf. I João. 5:14). Ali estou eu no meio deles. Uma promessa da presença especial de Cristo na menor das congregações concebível. 21-35. Instruções sobre o perdão. 21. Senhor, até quantas vezes? A explanação anterior referente aos ofensores implica no desejo do ofendido de perdoar. Pedro ficou imaginando até onde o perdão deveria ser estendido por repetidas ofensas. Até sete? Os rabinos ensinavam (com base em Amós 1:3; Jó 33:29, 30) que bastavam três. 22. Jesus, entretanto, elevou a questão acima do reino da computação prática, exigindo setenta vezes sete. Em lugar de buscar um padrão numérico, o crente deve seguir o exemplo do seu Senhor (Colossenses. 3:13). 23. A parábola do servo inclemente ensina que os homens que experimentaram o perdão de Deus são obrigados a perdoar os outros. Este é o padrão do reino dos Céus (veja comentário sobre 13:11). O rei oriental (interpretado como sendo o Pai Celestial; v. 35) é apresentado quando fazia um acerto de contas com os seus escravos. 24. Um, aparentemente um sátrapa com acesso a grandes somas dos rendimentos do rei, foi descoberto estar devendo dez mil talentos. valor de um talento diferia em diversas ocasiões, de acordo com o metal envolvido, mas era sempre comparativamente alto.) 25-27. Entretanto, prostrando-se diante do rei, obteve um cancelamento completo da divida (em grego, empréstimo); pela graça do rei não foi considerado um desfalque. 28-30. Saindo da presença do rei, o servo perdoado foi acertar as contas com um dos seus conservos que lhe devia cem dinheiros (denarius, equivalente ao salário de um dia, 20:2), uma insignificantíssima quantia comparada aos talentos. 31-33 Não devias tu, igualmente, compadecer-se? Certamente os pecadores que experimentaram o perdão de Deus devem demonstrar um espírito idêntico para com os outros, especialmente porque as ofensas que os homens cometem uns contra os outros são infinitamente menores quando comparadas coma enormidade do débito para com Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


25 de Setembro  Dia 268  

Leituras: Lucas 23:50-56; Tito 2:1-10; Salmo 77; Provérbios 19:1-5; Ezequiel 17-18.  

Versículo Especial“Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? diz o Senhor Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?” (Ezequiel 18:23).  

Pensamento BíblicoResponsabilidade e Arrependimento (Ezequiel 18). Dois pontos importantes são ressaltados neste capítulo. Deus afirma que somos individualmente responsáveis perante ele. Não somos condenados por depravação herdada, mas por desobediência pessoal. Ele também ressalta a importância do arrependimento. Ele quer que os ímpios voltem a ele, para ganharem “coração novo e um espírito novo”.  

Ação: “Portanto convertei-vos e vivei!” (Ezequiel 18:32).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

24 de setembro de 2024

MEDITAÇÃO DO DIA

 


23 de Setembro  Dia 266  

Leituras: Lucas 23:34-43; Tito 1:1-9; Salmo 75; Provérbios 18:13-18; Ezequiel 13-15.  

Versículo EspecialOra, eis que, caindo a parede, não vos dirão: Onde está a cal com que a caiastes?” (Ezequiel 13:12).  

Pensamento Bíblico“A Cal Fraca” dos Falsos Mestres (Ezequiel 13:1-16). Deus mostra um quadro interessante dos falsos profetas que proclamam revelarem sua palavra. Eles são como construtores levantando uma parede com “cal”. A parede pareceria firme, mas seria destruída por uma tempestade do Senhor. O falso ensinamento, frequentemente, parece atraente, até bom. Quanto testado, ele desmorona e aqueles que confiam nele, frequentemente, morrem na tempestade.  

Ação: Construa suas paredes com a argamassa de Deus: a Verdade.(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

 

23 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 88 27. Mas, para que não os escandalizemos. Pois se Jesus tivesse reclamado o seu privilégio poderia muito provavelmente ter criado uma impressão errada entre o povo, incluindo talvez um desrespeito à casa de Deus. O milagre, demonstrando a onisciência de Jesus ao saber qual o peixe que continha o está ter, e sua onipotência em fazer que fosse o primeiro apanhado, enfatizou o fato de sua divindade (e assina o seu direito à isenção do imposto), a qual poderia ficar obscurecido com a intenção de fazer o pagamento. Está ter. Um está ter, igual a quatro dracmas ou dois terços do siclo, portanto suficiente para Jesus e Pedro. Mateus 18 18:1-14. Instrução sobre grandeza. 1. Quem é porventura o maior? Os antecedentes desta pergunta encontram-se na disputa entre os discípulos enquanto viajavam (Marcos. 9:33; Lucas. 9:46). Talvez fosse acesa pela proeminência dada aos três em Cesárea de Filipe (17:1) ou a Pedro no incidente do pagamento do imposto (17:27). 2-4. Chamando uma criança, ele advertiu os discípulos, dizendo que se não deixassem de pensar grandes coisas de si mesmos, seu problema não seria o de grandeza relativa, mas de entrada no reino dos céus (o reino messiânico que eles esperavam que estabelecesse). A ausência do orgulho da posição é o aspecto da infância aqui referido. Para se entrar no reino de Cristo, um homem deve compreender sua imperfeição pessoal, e sua inteira dependência do Senhor. Deve experimentar o novo nascimento (João. 3:3 e segs.) 5. Tal como este, isto é, uma pessoa que, crendo, tornou-se como um menino (conf. v. 6). Os versículos 5-14 já não tratam mais do menino da ilustração (1-4) mas de um crente semelhante a um menino. Em meu nome. Tendo Cristo por base. Acolhendo outros crentes por causa de Cristo (não por causa de prestígio, riqueza, etc.) é como se acolhêssemos o próprio Cristo (10:42). Qualquer que fizer tropeçar a um destes pequeninos, que creem em mim. Pequeninos também se refere a crente. O terrível julgamento que aguarda aqueles que prejudicara a fé dos crentes foi dramatizado por meio de uma comparação. Pedro de moinho. Literalmente pedra de asno, a grande pedra superior do moinho movida por um asno.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

24 de Setembro Dia 267  

Leituras: Lucas 23:44-49; Tito 1:10-16; Salmo 76; Provérbios 18:19-24; Ezequiel 16.  

Versículo EspecialO irmão ofendido resiste mais que uma fortaleza; suas contendas são ferrolhos dum castelo” (Provérbios 18:19).  

Pensamento Bíblico“Professam Conhecê-lo, Entretanto O Negam Por Suas Obras” (Tito 1:16). Paulo deixou Tito em Creta, e agora ele o adverte sobre algumas pessoas hipócritas com quem ele teria de tratar lá. Suas descrições de algumas dessas pessoas poderiam ser perfeitamente aplicadas a muitos de hoje em dia. Muitas pessoas professam conhecer Deus talvez declarando-se cristãos enquanto suas obras contradizem suas palavras. Eles podem enganar outras pessoas. Eles podem até enganar a si mesmos. Mas a Deus eles jamais podem enganar. Ele vê tudo.  

Os hipócritas eram um problema em Creta, cerca de 2000 anos atrás.  A triste realidade é que a hipocrisia é um problema que temos que enfrentar hoje em dia, também.  

Ação: Se você diz ser um cristão, ande da maneira que você diz. (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

22 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 


Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 87 Como um grão de mostarda. Sua pequenez era proverbial. O poder da fé foi ilustrado pela sua capacidade de remover este monte. (Teria Jesus apontado para o Monte da Transfiguração?) Em lugar de abrandar a expressão tornando a palavra "monte" símbolo de alguma dificuldade, é melhor entendê-la literalmente. Entretanto, devemos ter em mente que a fé escriturística é a confiança na Palavra e vontade de Deus reveladas. Daí, a fé para remover um monte pode ser exercitada somente quando Deus revelar que essa é a sua vontade. O versículo 21 foi omitido nos melhores manuscritos, sendo uma interpolação de Marcos. 9:29. 22,23. Jesus fala novamente sobre a sua morte e ressurreição. Tendo eles se reunido na Galileia. Embora a evidência do manuscrito gere conflito, este texto não parece mais autêntico e concorda muito com Mc. 9:30. Porque Jesus desejasse segredo, os Doze talvez retornassem por caminhos diferentes, e tendo se reunido novamente, receberam a revelação. O Filho do homem está para ser entregue. Entregue é menos sugestivo do que traído, embora possa sugerir a traição. 16) Instrução aos Doze em Cafarnaum. 17:24 – 18:35. 24-27. Pagamento do imposto do templo. 24. Cafarnaum. A visita final a essa cidade que era a sua residência. Não paga o vosso mestre as duas dracmas? Esse tributo eclesiástico, baseado em Êxodo. 30:11-16, era originalmente para o sustento do Tabernáculo, e foi reinstituído depois do exílio (Neemias. 10:32, a terça parte dum siclo). Parece que nos dias de Jesus os judeus seguiam o plano anual de Neemias, mas cobravam a taxa de Moisés. O pagamento, geralmente feito na primavera, estava com alguns meses de atraso. 25,26. Jesus se lhe antecipou, isto é, falou-lhe antes que ele falasse. Reconhecem: do a confusão de Pedro por causa da lealdade à integridade de Jesus e talvez pela falta de fundos, nosso Senhor mostra, por meio de uma ilustração, que os filhos dos reis estão isentos do tributo. Assim Jesus, o Filho de Deus, não estava pessoalmente obrigado a pagar imposto para a casa de Deus.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

22 de Setembro Dia 265  

Leituras: Lucas 23:26-33; 2 Timóteo 4:9-22; Salmo 74; Provérbios 18:6-12; Ezequiel 11-12.  

Versículo Especial“Antes da ruína, gaba-se o coração do homem, e diante da honra vai a humildade” (Provérbios 18:12).  

Pensamento Bíblico: O Senhor Saiu (Ezequiel 11:22-23). Recorde os capítulos 8 e 10, nos quais Deus revelou o porquê ele estava rejeitando o povo de Judá. Eles não acreditavam que ele poderia rejeitá-los. Eles tinham uma doutrina que dizia ser impossível pecar até o ponto de ficar perdido. Sua crença estava errada. Apesar da sua arrogante autoconfiança, Deus deixou-os e deu o julgamento contra eles. Quando o pecado não deixa espaço para Deus em nossas vidas, ele se afasta!  

Ação: Ande nos estatutos de Deus (Ezequiel 11:19-20).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

21 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 86  12,13 Elias já veio. Para os judeus que não eram espirituais e que meramente andavam à caça de sinais, o próprio João dissera "Eu não sou Elias" (isto é, o profeta do V.T. ressuscitado, João. 1:21). Entretanto, para os que eram sensíveis espiritualmente, João já viera "no espírito e virtude de Elias" (Lucas. 1:17), e os homens foram levados a Cristo por intermédio dele. Assim o oferecimento que Jesus fez do reino foi uma oferta válida, dependendo da aceitação nacional, e Israel não poderia acusar a ausência de Elias para o seu fracasso em reconhecer Jesus. Deus em sua onisciência sabia que Israel, na primeira vinda de Cristo, não estada preparada para o sinal do ministério de Elias, e por isso enviou João "no espírito e virtude de Elias". 14-20. Curando um epilético endemoninhado. Todos os sinóticos colocam esta narrativa logo após a Transfiguração, mas a narrativa de Marcos (9:14-29) é a mais completa. 15. Senhor, compadece-te de meu filho porque é lunático. Literalmente, lunático (conf. etimologia latina de "lunático"). Os sintomas são geralmente como os da epilepsia, produzidos aqui pela possessão demoníaca. 17. Ó geração incrédula e perversa. Com palavras semelhantes às de Deuteronômio. 32:5, Jesus denuncia a falta de fé dos nove apóstolos como característica da sua geração. Sua falta de fé consistia no seu fracasso em se apropriar inteiramente do poder que lhes fora garantido em 10:8. 18. Removendo o demônio (a causa) Jesus efetuou a cura da doença (o efeito). 19. Por que não pudemos expulsá-lo? Sem dúvida foi o primeiro fracasso deles depois que receberam a autorização de Cristo (10: 8). 20. Por causa da pequenez da vossa fé. Não incredulidade em Jesus como o Messias, mas dúvidas quanto às palavras que ele lhes dissera anteriormente (10:8).(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

21 de Setembro Dia 264  

Leituras: Lucas 23:13-25; 2 Timóteo 4:1-8; Salmo 73:18-28; Provérbios 18:1-5; Ezequiel 8-10.  

Versículo Especial: O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria” (Provérbios 18:1).  

Pensamento Bíblico: “Quer Seja Oportuno, Quer Não” (2 Timóteo 4:1-5). Estes versículos contêm uns desafios estimulantes para aqueles que proclamam o evangelho. Temos que ensinar o evangelho cientes da responsabilidade perante Deus. Seremos julgados por Deus. Aqueles que ensinamos (e aqueles que deixamos de ensinar) serão julgados por Deus. Portanto, temos que ensinar a verdade até mesmo quando ela não está em moda. Muitas pessoas rejeitarão a verdade e aceitarão ensinamentos mais apetitosos , porém não devemos negligenciar nosso dever de divulgar o evangelho.  

Ação: Cumpra seu ministério (serviço).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

20 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 85 3. Moisés e Elias, os representantes ilustres, segundo o pensamento judeu, da Lei e dos Profetas, apareceram falando com ele sobre os próximos acontecimentos em Jerusalém (Lucas. 9:31). Essa conversação mostrou aos discípulos que a morte do Messias não era incompatível com o V.T. Considerando a transfiguração como uma pré-estreia do reino messiânico (16:28), alguns têm visto em Moisés (que já morrera) e Elias (que passara desta vida para a outra sem experimentar a morte) os representantes dos dois grupos que Cristo trará com ele para estabelecer o seu reino: santos mortos ressuscitados e santos vivos transladados. Do mesmo modo os três discípulos são considerados representantes dos homens vivos na terra por ocasião do Segundo Advento (L. S. Chafer, Systematic Theology, V. 85-94 ; G. N. H. Peters. Theocratic Kingdom, II, 559-561). 4,5. Então disse Pedro, isto é, reagiu à situação. Um desejo de prolongar esta experiência incentivou Pedro a oferecer-se para construir (façamos) três tendas feitas de ramos, iguais aos que os adoradores construíam por ocasião da Festa dos Tabernáculos. Em resposta, a voz divina saiu da nuvem, reconhecendo Jesus como o Filho amado de Deus, e ordenando aos discípulos: A ele ouvi, Moisés e Elias não tinham nada de novo para transmitir (Hebreus. 1:1, 2). 6-9. Amedrontados com a voz, os discípulos foram confortados, mas também admoestados, no final destes acontecimentos. A ninguém conteis a visão. Parece que nem mesmo os outros apóstolos deviam ser informados nessa ocasião. As coisas que testemunharam só confundiriam e perturbariam politicamente os menos perceptíveis. 10. Por que dizem pois, os escribas ser necessário que Elias venha primeiro? A presença de Elias no monte e a ordem subsequente de silenciar motivou a pergunta. Se essa era a profetizada vinda de Elias (Ml. 4:5), então certamente era chegado o momento de anunciar publicamente. Se não era, como poderia Jesus ser o Messias, pois esse personagem tinha de ser precedido de Elias. 11. De fato, Elias virá primeiro. A forma é presente futuro. Jesus proclama aqui que Malaquias. 4:5 será cumprido.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 

20 de Setembro Dia 263  

Leituras: Lucas 23:1-12; 2 Timóteo 3:10-17; Salmo 73:1-17; Provérbios 17:24-28; Ezequiel 5-7.  

Versículo Especial“Toda a Escritura é inspirada por Deus é útil para o ensino, para repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Timóteo 3:16).  

Pensamento Bíblico“Tu, Porém, Tens Seguido” (2 Timóteo 3:10-17). Em contraste com o serviço fingido descrito nos versículos 1 a 7, aqui Paulo elogia a conduta de Timóteo. Timóteo sofreu por causa de sua fé, mas permaneceu fiel ao Senhor. Sua confiança não era posta em si mesmo nem em outras pessoas, mas em Deus e em sua palavra suficiente.  

Ação: Imite o respeito de Timóteo pelas escrituras (leia de novo o que Paulo diz em 2 Timóteo 3:16-17).(Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

19 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 84 28. Para destacar a realidade desse há de vir e do reino, como incentivo aos homens para que o sigam, mesmo sofrendo, Cristo deu a promessa do versículo 28. Essa vinda do Filho do homem em seu reino explica-se por alguns como sendo a destruição de Jerusalém e por outros como o começo da Igreja. Mas atribuí-la à Transfiguração satisfaz as exigências do contexto (todos os sinóticos dão logo a seguir a Transfiguração, Marcos. 9:1; Lucas. 9:27). Mais ainda, Pedro, que era um dos que estava lá (aqui estão), referiu-se à Transfiguração nas mesmas palavras (II Pedro. 1:16-18). Chafer chama a Transfiguração de "pré-estréia da vinda do reino na terra" (L. S. Chafer, Systematic Theology, V. 85). Mateus 17 17:1-13. A Transfiguração. Nesse momento estratégico do ministério de Jesus, quando ele evocou de Pedro a sua verdadeira designação (16:16), e anunciou a sua morte e ressurreição que estavam por acontecer, essa muitíssimo notável experiência foi garantida a três discípulos. 1. Seis dias depois. Também Mc. 9:2. Os "quase oito dias depois" de Lucas (9:28) incluem o término e também a alegada. Pedro, Tiago e João. Esses antigos sócios de negócios (Lucas. 5:10) tiveram privilégios especiais em mais outras duas ocasiões (Lucas. 8:15; Mateus. 26:37). Será que tinham mais percepção espiritual do que os outros nesta ocasião? Alto monte. O tradicional Monte Tabor é contextualmente improvável. O mais provável é um local perto de Cesárea de Filipe (16:13), talvez um dos picos do Hermom. 2. E foi transfigurado diante deles. O verbo (metamorphoô) indica uma transformação da forma essencial, procedente do interior, e em Rui. 12:2 e II Coríntios. 3:18 foi usado em relação à transformação espiritual que caracteriza os cristãos quando a nova natureza se manifesta neles. Embora para os crentes esta transformação seja uma experiência gradual, a ser completada quando Cristo for visto (II Coríntios. 3:18; I João. 3:2), no caso de Jesus, a gloriosa forma que geralmente se encontrava velada foi rapidamente exposta.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

MEDITAÇÃO DO DIA

 


19 de Setembro Dia 262  

Leituras: Lucas 22:63-71; 2 Timóteo 3:1-9; Salmo 72; Provérbios 17:18-23; Ezequiel 3-4.  

Versículo EspecialO coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos” (Provérbios 17:22).  

Pensamento Bíblico“Tendo Forma de Piedade” (2 Timóteo 3:1-9). Depois de descrever algumas das pessoas mais ímpias mencionadas nas escrituras, Paulo acrescenta: “tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder.”  Sua descrição seguinte mostra que ele está falando de pessoas que parecem ser sinceros discípulos quando, realmente, elas fazem somente o que querem fazer. Elas não amam a verdade, e não amam a Deus. No final, seu egoísmo acaba sendo visível para os outros.  

Ação: Outras pessoas podem pensar que você é fiel a Deus. Examine-se honestamente. Será que Deus conta você como fiel? (Estra Ido dos Estudos da Biblia.Net que Deus abençoe a todos)

18 de setembro de 2024

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

 

Livro Mateus (Comentário Bíblico Moody) 83 23. Arreda! Satanás. Palavras iguais às que Jesus disse a Satanás em 4:10, pronunciadas aqui em uma situação semelhante. Satanás, usando Pedro como instrumento seu, estava novamente tentando afastar Jesus do sofrimento que era Seu quinhão. Não cogitas as coisas de Deus. A divinamente revelada confissão de Pedro (v. 16) demonstrou resumidamente a propriedade do nome que Cristo Lhe deu, mas aqui ele exibe presença da fraqueza carnal. Antes do Pentecostes, os Doze vacilavam frequentemente entre o discernimento espiritual e a más grossa carnalidade. E esse costuma ser tragicamente o caso dos crentes de hoje. 24. Nesse ponto Jesus e os Doze foram seguidos por uma multidão (Mc. 8:34), mesmo embora o Senhor ficasse em relativo isolamento. A si mesmo se negue, isto é, negue-se capaz de méritos no que se refere à vida eterna. Tome a sua cruz, e siga-me. Uma muito conhecida figura de morte e sofrimento (conf. comentário sobre 10:38, 39). Aqui ele descreve a conversão de um pecador que deve reconhecer a sua própria pobreza espiritual e, então, aceitar a Cristo (Sua pessoa e ensinamentos), mesmo que isso signifique assumir, sob certo sentido, um sofrimento que de outra maneira não ocorreria. 25. Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á (conf. com 10:39). Aquele que não está pronto a assumir os fiscos envolvidos em ser um discípulo de Cristo acaba perdendo a sua vida eternamente. Mas o inverso também é verdade. 26. Pois que aproveitará ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder a sua alma? Vida é psychê o termo grego para os dois conceitos, "vida" e "alma". Lucas 9:25 usa o pronome "se". A figura retrata uma negociação comercial na qual o homem troca a sua própria vida (incluindo a alma) pelas atrações deste mundo. O que tal homem usada para comprar sua psyché de volta? 27. O Filho do homem há de vir. Na segunda vinda de Cristo, ele acertará as contas. Assim, aquele que sofrer por Cristo, até mesmo morrendo, receberá sua devida recompensa.(Estudando a Bíblia livro por livro que Deus abençoe a todos)

ESTUDANDA A BIBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro  Mateus (Comentário Bíblico Moody) 104  28-32. Parábola dos Dois Filhos. Só Mateus registra as três parábolas (conf. Mc. 12:1, "...