(Comentário Bíblico Moody) Um pensamento semelhante está expresso por Keil e Delitzsch: "A
pergunta (v. 13) . . . pressupunha que o nome expressava a natureza e as
operações de Deus e que Deus manifestaria em feitos a natureza expressa
no nome... (Ele) designou-se por este nome como o Deus absoluto ...
agindo com capacidade desagrilhoada e com auto-independência".
Comentando o nome de Jeová em Genesis. 2:4, os mesmos mestres dizem:
"Ele é o Deus pessoal em Sua manifestação histórica na qual a plenitude
do Ser Divino revela-se ao mundo ... o Deus da história da salvação. Isto
não se mostra na etimologia do nome, mas na expansão histórica". Deus, então, revelou-se a Moisés não como o Deus Criador de poder Elohim,
mas como o Deus pessoal da salvação, e tudo o que o "Eu sou" contém
será manifesto através dos séculos vindouros, culminando naquele em
cujo "Eu sou" ilumina as palavras do N.T.
15. E assim serei lembrado.
16,17. Em verdade vos tenho visitado. O tempo do cumprimento
da promessa feita a José já chegara (Genesis. 50: 25).
18. Nos encontrou. Literalmente, encontrou-nos por acaso, súbita
e inesperadamente. Caminho de três dias. Provavelmente uma
expressão comum para uma considerável distância. "Deus conhecia o
duro coração de Faraó, e por isso orientou que não se pedisse mais a
princípio do que o necessário, para Ele comprovar ou demonstrar a
dureza do seu coração . . . Foi um ato de misericórdia para com Faraó,
portanto, que não se exigisse a partida imediata dos israelitas logo na
primeira audiência de Moisés...pois, se isto fosse exigido, teria sido
muito mais difícil para ele inclinar o seu coração em obediência à
vontade divina, do que quando o pedido apresentado foi tão
insignificante quanto razoável. E se ele tivesse se submetido à vontade
de Deus no pouco, Deus lhe teria dado forças para ser fiel no muito"
(KD). Que Deus abençoe a todos
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