Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 5. Não vos entremetais com eles. A luta pela primogenitura já fora há muito resolvida; Canaã era de Jacó. Contudo, Esaú também tinha a sua possessão, no Monte Seir (cons. Gênesis. 36), e Israel ficou proibida de lutar por ela. (Veja Deuteronomio. 23:7,8 em relação à posição relativamente privilegiada dos edomitas na assembléia de Israel.) Quando a política ditada pelo Senhor foi seguida, os edomitas recusaram-lhe passagem através de suas terras, compelindo assim Israel a contornar suas fronteiras (v. 8; cons. Números. 20:14 e segs.). A passagem de Números não diz que os edomitas recusaram-se a vender provisões aos israelitas, uma vez que Israel concordou em contornar Edom. Além disso, Deuteronômio. 2:6 e 29 não declaram explicitamente que Edom tenha vendido provisões a Israel. Pois até mesmo 2:29a possivelmente se refere à última cláusula do versículo 28 (cons. 2:29b com 23:3, 4). Portanto não há contradição entre Números e Deuteronômio neste assunto. 7. Coisa nenhuma te faltou. Este versículo é mais um lembrete das benevolências passadas concedidas por Deus a Israel, mesmo durante a execução do seu julgamento do exílio (cons. 32:1 por exemplo).9-23. Logo a seguir Israel entrou em contato com os descendentes de Ló, o sobrinho de Abraão, os moabitas e amonitas (Gênesis. 19:37, 38). 9. Não molestes a Moabe. Embora estes grupos não desfrutassem do privilégio dos edomitas de participar da assembléia de Israel (23:3 e segs.), também tinham possessões pelas quais Israel não devia lutar (cons. 5, 19). Cada uma destas nações desapossara um povo de gigantes semelhantes aos enaquins, geralmente conhecidos por refains, mas chamados de emins pelos moabitas (vs. 10,11) e zanzumins pelos amonitas (vs. 20, 21; cons. Gênesis. 14:5). A tribo de Enaque está mencionada nos textos das maldições egípcias e os refains nos textos administrativos ugaríticos.Que Deus abençoe a todos
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