8 de maio de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

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Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) 10-19. O corolário constante da exigência de lealdade nos antigos tratados de suserania era a proibição de fidelidade a qualquer outro, e todos os outros senhores. Em Canaã a tentação à idolatria ia ser aguda, pois os deuses daquela região reivindicaram ser os concessores da fertilidade e abundância na terra. Tal é a perversidade humana que Israel, satisfeita com a abundância material e cultura espoliada, sentir-se-ia inclinada a homenagear as reivindicações dos ídolos de suas vitimas, esquecendo-se das reivindicações do Senhor que a salvara do Egito e lhe dera vitória em Canaã (vs. 10-12). 13. Pelo seu nome jurarás. Esse juramento constituía uma renovação do voto de fidelidade que ratificava a aliança e invocava a Deus como divindade que vingava a perfídia. 14. Não seguirá outros deuses. Assim Deus proibiu explicitamente o enredamento com os deuses de Canaã. Ele realmente guardaria com ciúmes a honra do Seu nome (v. 15). 16. Não tentarás o Senhor teu Deus. Israel não devia, portanto, ter a presunção de colocar Deus à prova, como em Massá (cons. Êxodo. 11:7), buscando provas de Sua presença e o Seu poder de impor-lhes as sanções da aliança, fossem bênçãos ou maldições. Antes, Israel devia ser fiel e Deus cumpriria fielmente Suas boas promessas (vs. 17-19; cons. v. 10). 20-25. Vendo as gerações que passavam, a perspectiva de Moisés se alargou. Seus interesses não se confinavam à presente assembléia de Israel, mas penetravam no futuro distante do urino de Deus (cons. v. 2). 20. Quando teu filho . . . te perguntar. Importantíssimo ao bem-estar da teocracia seria a educação fiel dos filhos dentro da mensagem das ações e propósitos redentores de Deus para o Seu povo. 24. Para o nosso perpétuo bem. Particularmente, a doação que Deus fez da Lei promoveu os propósitos de misericórdia, revelando o caminho da justiça, o qual conduziria ao favor e bênçãos divinas. 25. Será por nós justiça. Este versículo não apresenta um princípio operante da salvação. A ênfase recai sobre a função da lei apresentando o padrão de conduta que é justiça diante de Deus, o amor pelo qual é pré-requisito da beatitude, mas não fundamento meritório de tal estado. Que Deus abençoe a todos

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