5 de maio de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

Resultado de imagem para bíblia sagrada
Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody)  Outras notáveis variações deuteronômicas no Decálogo são o inverso da ordem das palavras mulher e casa no décimo mandamento, e a adição aqui de seu campo (Deuteronômio. 5:21). Este último foi acrescentado porque Israel estava para começar uma existência assentada na terra, enquanto que durante as peregrinações no deserto tal legislação teria sido irrelevante. Este é um bom exemplo do tipo de modificações legislativas encontradas nas antigas renovações dos tratados seculares. 22. Estas palavras falou o Senhor a toda a vossa congregação. A singularidade da revelação das dez "palavras" está sublinhada neste versículo. Só esta revelação foi dita diretamente por Deus a todo Israel; só ela foi escrita por Deus. 23-27. (Bíblia Hebreus. 20-24). Continuando a narração do estabelecimento da aliança no Sinai, Moisés fez o povo de Israel se lembrar do seu voto anterior de obedecer à voz de Deus (cons. Êxodo. 20:18-21). Realmente, tal fora seu temor de Deus na presença de Sua glória, que preferiram, que Moisés recebesse revelações posteriores da voz divina para eles – Chega-te, e ouve (Deuteronômio. 5:27). Tal relutância em experimentar a presença de Deus é um grito remoto do deleite original do homem em ter comunhão com o seu Criador no Jardim. E aqui está exposta a excessiva malignidade da maldição sobre o pecado. É claro que há limites definidos às qualificações do homem para a visão de Deus (cons. Êxodo. 33:20). Mas mesmo que, dentro destes limites, a graça redentora torne possível desfrutar a visão de Deus, o homem decaído encara a experiência como uma ameaça para a sua vida (por exemplo, Gênesis. 32:30; Juízes. 6:22, 23). Na santa presença de Deus no Sinai, os israelitas estavam tão fortemente cônscios de sua corrupção, que temeram aventurar-se com seu raro privilégio (cons. Deuteronômio. 4:33). Contudo, seu temor era piedoso, pois eles reconheciam o Deus que lhes parecia tão terrível na montanha como o seu Deus, e submetiam-se a fazer a Sua vontade. Que Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 12 É bom lembrar, contudo, que desde o começo a maioria dos intérpretes cristãos seguiram a tradição...