3 de maio de 2020

ESTUDANDO A BÍBLIA COM PASTOR ANTONIO MARQUES

Resultado de imagem para bíblia sagrada
Deuteronômio (Comentário Bíblico Moody) A. O Grande Mandamento. 5:1 – 11:32.  O primeiro e grande mandamento da aliança, a exigência de perfeita consagração ao Senhor, está enunciado nos capítulos 5-7, e reforçado por reivindicações e sanções divinas nos capítulos 8-11. Esta divisão de assuntos, entretanto, não é rígida; o fio da exortação é penetrante. Analisado mais detalhadamente, esta seção desenvolve o tema do grande mandamento como se segue: as reivindicações do Senhor sobre Israel (cap. 5); o desafio do exclusivo senhorio divino sobre Israel, expresso como um princípio (cap. 6) e um programa (cap. 7); advertências contra a tentação da autonomia, quer na forma do espírito de auto-suficiência (cap. 8) ou da justiça própria (9:1 – 10:11); um chamado à verdadeira fidelidade (10:12 – 11:32). Deuteronômio 5 1) O Senhorio da Aliança do Senhor. 5:1-33. 1. Ouvi . . . aprendais e cuideis em os cumprirdes. Este capítulo começa e termina (vs. 32,33) com um encargo de seguir cuidadosamente as estipulações divinas da aliança que estavam no processo da solenização. 2-5. O compromisso ao qual Israel fora convocado tinha de ser uma renovação do relacionamento convencional com o Senhor, que já estava em vigor. Quarenta anos antes, no Sinai, Deus estabelecera a Israel por meio da cerimônia da aliança como Seu povo teocrático (v. 2). Aquilo foi feito para cumprir as promessas anteriores feitas aos patriarcas. 3. Não . . . com nossos pais . . . e, sim, conosco. Os "pais" patriarcais (cons. 4: 31, 37 ; 7 : 8, 12 ; 8 : 18) morreram sem receber as promessas. Mas a geração atual, com a qual foi estabelecida a Aliança do Sinai, além da geração anterior que pereceu no deserto (cons. 11:2), teve o privilégio de ver o reino prometido realizado. 5. Eu estava em pé entre o Senhor e vós. No Sinai, como agora, Moisés fora o mediador entre Deus e Israel, um cargo tanto mais necessário quanto o temor que Israel tinha de se encontrar face à face com a ardente teofania (cons. 4:12). Se o papel transmissor de Moisés descrito aqui não se refere às revelações dados depois da promulgação do Decálogo, então as declarações feitas em outras passagens, no sentido de que Israel ouviu Deus declarar o Decálogo (por exemplo 4:12; Êxodo. 19:9; 20:19) significariam que a voz de Deus foi audível, mas as Suas palavras eram indiscerníveis a Israel. Contudo, o versículo 5 é mais provavelmente antecipatório, tal como o 22b. Que Deus abençoe a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ESTUDANDO A BÍBLIA LIVRO POR LIVRO

  Livro Ageu (Comentário Bíblico Moody) 10  II. Promessa de Glória Futura. 2:6-9. 6. Ainda uma vez, dentro em pouco. A expressão crítica pro...